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/ / Copywriting para Instagram: 14 Dicas Incríveis para Você Aplicar

Se você ainda não está utilizando copywriting para Instagram, saiba que pode estar perdendo dinheiro.

Mesmo que esta rede social seja voltada principalmente às imagens, ela não é utilizada unicamente para compartilhar fotos do dia a dia.

Segundo dados da Statista, divulgados pelo Oberlo, 83% dos usuários usam o Instagram para encontrar novos produtos e marcas

Então, por mais que “uma imagem valha mais que mil palavras” – como diz o ditado popular -, os copys são indispensáveis para o processo de venda.

Pensando nisso, separamos aqui 14 dicas de copywriting para Instagram que vão te ajudar nos resultados da empresa. Confira!

O que é Copywriting para Instagram?

O que é Copywriting para Instagram?

copywriting é uma forma de escrita focada na persuasão. Seu objetivo é levar as pessoas a tomar uma ação imediata.

A ação desejada varia conforme as estratégias da empresa, pois ela pode ser voltada para a compra, para a inscrição em uma newsletter, iniciar uma conversa, interagir com um conteúdo etc.

No Instagram não é diferente. Da mesma forma que o copy é utilizado em sites, blogs, LPs e anúncios, essa técnica de escrita pode ser usada nas legendas dos posts, stories e até mesmo na bio.

Qual é a Importância do Copy para Instagram?

Qual é a Importância do Copy para Instagram?

Além de alinhar a comunicação com seus usuários, garantindo que estejam na mesma página, o copy para Instagram garante que você se destaque.

Ao utilizar as palavras certas você chama a atenção da audiência, engaja com ela e tem sucesso quando o usuário realiza a ação desejada.

Outra vantagem de utilizar copy nesta rede social é que o algoritmo te nota. Isso significa que o algoritmo do Instagram recompensa os conteúdos que tiveram um melhor engajamento, proporcionando ainda mais alcance.

 Leia também: Social Ads: Como Usar as Redes Sociais para Gerar mais Leads

Onde Devo Usar Copywriting no Instagram da Minha Empresa?

Onde Devo Usar Copywriting no Instagram da Minha Empresa?

O copy para Instagram não deve se prender apenas às legendas dos posts. 

Pensando nisso, separamos aqui 5 locais para você investir no copywriting. Confira!

1. Biografia

A biografia, ou apenas “bio”, do Instagram é a porta de entrada para o seu perfil. É neste campo que os seguidores saberão:

  • Quem você é;
  • O que você faz;
  • Qual é o seu público;
  • Quais resultados já teve; e
  • Como o que você faz difere da concorrência.

Isso tudo em um espaço de 160 caracteres.

O desafio aqui está em chamar a atenção do leitor com tão poucas palavras. 

Por isso, o seu copy deve utilizar palavras poderosas, emojis da sua área de atuação, demonstrar autoridade e fazer um Call to Action (CTA).

2. Post e Reels

Esses três formatos de conteúdo aparecerão no feed de seu Instagram. Eles têm a função de atrair novos seguidores, além de nutrir, engajar e reter aqueles mais antigos.

A cada post e reels criado é preciso pensar na etapa do funil (topo, meio ou fundo) que o conteúdo remete

Dessa forma, além de conseguir interagir facilmente com os seguidores, você proporciona uma experiência completa, já que estará alimentando seu público de conteúdos completos e complementares.

Aproveite também para intercalar os tipos de conteúdo, ou seja, não invista apenas em posts com imagens e legendas, utilize também vídeos curtos e longos

Lembre-se que os copys devem ser diretos, informativos e terminar sempre com um CTA.

3. Stories

Os stories são um elemento essencial para reforçar o relacionamento da sua empresa com o público.

Sua empresa pode criar um storytelling, no qual as pessoas a conhecem melhor, mas quando chegar o momento certo, você anuncia seu produto/serviço, podendo até mesmo levá-las para as publicações do feed.

Utilize “clique no link” e “aperte no link da bio” para fazer sua chamada para ação.

 Leia também: 37 Influenciadores de Marketing Digital que nós Acompanhamos (e Você Também Deveria!)

4. Lives

As lives são como salas de aula, elas são mais um dos momentos para se aproximar de seu público.

Por isso, faça chamadas persuasivas divulgando esses eventos, mostre a importância de estar presente neles e não perca a chance de fazer um bom script para seu vídeo.

5. Destaques

Você quer que as pessoas acessem os destaques de sua conta? Então, saiba como nomeá-los.

Pense que esse recurso será como a sua vitrine

Por isso, organize e deixe claro para os visitantes a que cada um remete e o porquê dele precisar clicar ali.

3 Estruturas Essenciais de Copywriting Ideais para Instagram

3 Estruturas Essenciais de Copywriting Ideais para Instagram

As estruturas de copy ajudam tanto o autor, quanto o leitor a entender o problema, quais são suas opções e como resolvê-lo.

Elas agem como o fio condutor para a linha de raciocínio que o copy engloba.

Por isso, logo abaixo vamos explorar 3 estruturas essenciais de copywriting para você utilizar em seu Instagram. Confira!

 Leia também: 5 Melhores Modelos de Copy para Vendas Validados com Testes

AIDA 

Vamos à explicação do que é o método AIDA:

  • A – atenção: ganhar a atenção do visitante, fazê-lo perceber a oferta;
  • I – interesse: despertar o interesse do visitante;
  • D – desejo: desperte o desejo do cliente sob seu produto ou serviço; e 
  • A – ação: realize uma ação, que pode ser: assinar uma newsletter, fazer download de um e-book ou finalmente fechar a compra. 

Exemplo:

PAS 

Em segundo lugar temos a estrutura PAS, vamos entendê-la:

  • P – problema: identifique o problema do visitante;
  • A – agitação: agite as emoções relacionadas ao problema; e
  • S – solução: ofereça uma solução.

Exemplo: 

“Não aquenta mais investir dinheiro e não ter uma boa conversão de leads? Além do tempo perdido, não sobra momento para as demandas mais importantes? 

Nós sabemos como é, por isso a Leadster desenvolveu uma ferramenta baseada em amrketing conversacional para captar 3 vezes mais leads!

Quer ver como funciona? Clique em  Saiba mais”.

PASTOR

Por fim, chegamos à PASTOR:

  • P – problema: identifique o problema do usuário;
  • A – amplificar: demonstre o que pode acontecer, se o problema não for resolvido;
  • S – solução: apresente o seu produto/serviço como a melhor resolução;
  • T – transformação: mostre como o seu produto/serviço vai fazer a diferença na vida do consumidor;
  • O – oferta: realize a venda, apresente os valores e condições; e
  • R – resposta: explique ao usuário o que é necessário fazer para alcançar o objetivo, sempre com ajuda do seu produto/serviço. 

Exemplo: 

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14 Formas de usar Copywriting para Instagram

14 Formas de usar Copywriting para Instagram

Para complementar o nosso conteúdo estratégico sobre copy para Instagram. Vamos às 14 dicas de como aplicar essa técnica na conta de sua empresa.

1. Saiba com quem você está falando

Para oferecer uma comunicação alinhada, é necessário conhecer o seu público.

Ou seja, é preciso já ter a resposta de perguntas como:

  • Quem é o seu público (idade, gênero, classe, hobbies etc)? 
  • O que incomoda sua persona?
  • O que ela deseja, quais são os seus sonhos e como seu produto pode ajudá-la?
  • Como sua persona se comunica?
  • Quais canais são utilizados para obter informação?

A partir dessas informações, sua empresa saberá qual linguagem seguir e como abordar seus seguidores.

2. Defina os objetivos

Você já sabe quais ações deseja induzir ao usuário por meio do seu texto? 

Sabemos que os objetivos variam conforme a estratégia das empresas. Você pode convencer a pessoa a comprar seu produto, acessar seu site ou interagir com o seu post.

Apenas se lembre de alinhar seus objetivos com as metas da empresa e o interesse do público.

3. Foque na descrição e especificidades do produto

Evite deixar lacunas para dúvidas sobre os seus produtos ou serviços.

Pense que, quanto mais específico você for, melhor será o seu resultado, pois o leitor deve acreditar que aquele texto foi pensado para ele.

Mostre como o seu produto irá ajudar o usuário, aposte em seus benefícios.

4. O início é essencial

O começo de seu copy é importantíssimo para o leitor decidir se vai seguir no seu conteúdo ou não.

Por isso, pense em sempre começar com palavras poderosas, utilize também informações curiosas, dados e métricas que interessam o seu público.

5. Mostre autoridade no assunto

Invista em conteúdos de qualidade que destaquem a sua empresa e a tornem autoridade no assunto.

Lembre que esse ponto deve ser criado naturalmente, não dá para forçar ou iludir seu público.

Você também pode apostar em frases que ajudem a construir essa autoridade, como: “feita com um dos melhores profissionais do mundo” e “produto desenvolvido com tecnologia de ponta”.

6. Aposte nas dores mais comuns

Logo na primeira dica falamos sobre conhecer seu público e conhecer essas dores. Pois bem, esse conhecimento entrará em jogo agora!

Ao descobrir os problemas em comum que os usuários enfrentam, você pode criar copys direcionados a eles

Aqui também é o momento de apresentar seu produto/serviço como o remédio que vai curar essas dores

7. Faça perguntas retóricas focadas no sentimento

Ao fazer perguntas retóricas você quebra com a monotonia da fala e permite que sua empresa ofereça uma solução ao problema proposto.

Alguns exemplos são: “nervoso para implementar seu chatbot para vendas e marketing?”, “pensando em como aumentar suas vendas em tão pouco tempo?” e “tenso por não saber como gerar leads B2B?”

8. Ofereça um bônus

Ao comprar o seu produto, além dos benefícios já apresentados, o que mais o seu cliente pode ganhar?

Presenteie seu público com bônus – vai ser uma ótima surpresa aos seguidores -, e deixe bem claro em seu copy que ele é um “plus”

9. Utilize provas sociais

Você tem casos de sucessos e bons feedbacks? Então já os coloque na lista para os próximos copys.

É muito comum os usuários buscarem por sua empresa antes de finalizar a compra. Então, já adiante esse processo para eles, coloque as provas sociais em seus posts, reels, stories e até mesmo destaques.

10. Construa um ótimo storytelling

As pessoas gostam de conhecer histórias, ainda mais aquelas envolventes que servem de exemplo.

Por isso, aposte em copys com narrativas mais densas e envolventes, utilizando recursos de storytelling

11. Use gatilhos mentais

A tática de gatilhos mentais é importante na hora de convencer o público a comprar um produto ou realizar certa ação.

Você pode investir nos seguintes gatilhos:

  • Escassez;
  • Autoridade;
  • Prova social;
  • Comunidade;
  • Reciprocidade; e
  • Crenças.

Se você curtiu esse pequeno spoiler sobre gatilhos mentais, confira o vídeo que a Leadster preparou especialmente sobre o assunto:

12. Use CTAs

Já falamos bastante sobre CTAs, ou “chamadas para ação”. Mas, não custa reforçar mais uma vez, não é mesmo?

Bom, o CTA é a parte indispensável no seu copy para Instagram, é por meio dele que o usuário vai entender qual ação deve ser seguida.

Você pode utilizar frases como “clique no link da bio”, “clique no link’ e acesse nosso site”.

13. Escreva legendas com escaneabilidade

Não adianta tentar escrever legendas muito longas, sem quebra de parágrafos ou com palavras muito técnicas.

Principalmente no Instagram, as pessoas estão procurando por textos curtos e diretos

Por isso, aposte em frases curtas, bem pontuadas, parágrafos pequenos e até mesmo o uso de emojis – eles chamam a atenção e são autoexplicativos.

14. Use palavras poderosas

Ao longo do texto falamos sobre o uso dessas “palavras poderosas”. Mas, você deve estar se perguntando o que são elas, certo?

As palavras poderosas nada mais são do que substantivos mais “robustos” usados para que as pessoas se sintam de certa maneira, como felizes, animadas, irritadas etc.

Vamos aos exemplos:

  • Ótimo  → Incrível;
  • Muito bom → Extraordinário;
  • Triste → Devastado;
  • Bonito → Deslumbrante;
  • Novidade → surpreendente.

Chegamos ao fim de mais um dos conteúdos estratégicos voltados para o planejamento de sua empresa!

Além do Instagram, você sabia que há outras ferramentas para aplicar o copywriting? O chatbot é uma delas.

Esse software pode ser todo personalizado para o seu negócio, então você pode adaptar os copys para aumentar ainda mais a sua captação de leads.

Se você quer entender mais como esse processo funciona, acesse a demonstração gratuita da Leadster!

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Categorias: Copywriting

Beatriz Testa

Especialista de Conteúdo na Leadster

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