Sumário
Logo de cara, a maioria das empresas, sejam elas agências de publicidade ou não, tem a preocupação de entender como criar uma equipe de marketing digital.
Há sempre dúvidas quanto ao tamanho do time, quais as funções essenciais para o negócio, em quais competências investir etc.
Pensando nisso, a Leadster criou aqui um conteúdo completo sobre as equipes de marketing digital, sua importância e como estruturá-las do zero!
Vamos lá!
O que é Marketing Digital?
O marketing digital é o conjunto de estratégias, informações e ações com o objetivo de promover produtos, serviços e marcas nas mídias digitais.
No marketing digital estão presentes técnicas como:
- Search Engine Optimization (SEO);
- Inbound Marketing;
- Marketing de Conteúdo;
- Mídia Paga.
Lembrando que, no mundo todo, 5 bilhões de pessoas já utilizam internet – e crescendo –, ou seja, o foco dessa área daqui para a frente será o marketing digital.
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Qual a Importância do Time de Marketing?
O time de marketing é o responsável por planejar e implementar estratégias de marketing digital da empresa.
Com essas estratégias, a área conseguirá captar e envolver os clientes e gerar receita por meio de canais on-line.
Ou seja, a equipe de marketing está ligada diretamente com os resultados da empresa.
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Quais as Áreas de um Time de Marketing?
As equipes de marketing possuem peculiaridades próprias conforme a cultura e as necessidades de cada empresa. Porém, podemos citar quais são as principais áreas de um time de forma geral. Confira!
Liderança
Como o próprio nome já diz, é a área que vai coordenar as demais, sendo também o contato direto com outras equipes da empresa. Essa liderança pode aparecer nos gestores, coordenadores, diretores e até mesmo em um(a) Chief Marketing Officer (CMO).
SEO
A área de SEO é mais técnica, voltada às estratégias nos sites e blogs para obter um bom resultado nos mecanismos de buscas.
Conteúdo
O planejamento, criação e acompanhamento de conteúdo é uma das áreas que traz mais resultado às empresas. Essa equipe é a responsável pelo conteúdo do site, blog, redes sociais, e-mail marketing, além de atuar em conjunto com a área de SEO.
Design
O time de design é o responsável por pensar sobre o branding da empresa junto às lideranças, além de ser o cerne da área criativa do negócio. Fora isso, também dominam os pontos técnicos.
Operações
A área de operações é aquela que implementa ferramentas de automação de marketing, já que irá fazer o controle da execução das atividades, sempre conforme o planejamento. O objetivo dessa área é garantir a organização e processos do time de marketing.
Como Criar uma Equipe de Marketing Digital?
Antes de montar sua equipe de marketing digital, é necessário entender as necessidades de sua empresa. Ou seja, pense nessa equipe a partir do tamanho e da quantidade de demandas do seu negócio.
Por isso, separamos aqui três tipos de equipe de marketing digital que você pode criar em sua empresa, confira!
Equipes pequenas de marketing digital
Nas pequenas equipes de marketing, os colaboradores normalmente assumem mais de uma função, como veremos abaixo. É importante que os gestores tenham em mente que isso pode levar à sobrecarga e redução da qualidade das entregas, e tentem trabalhar isso com a equipe para reduzir ao máximo essas possibilidades.
Analista
O analista de marketing, que nessas situações também pode ser considerado um gestor, será o responsável pelo branding da marca, estratégias de campanha, planejamento de marketing e também mensurar e analisar os resultados.
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Assistente de Marketing Digital
Caso a demanda do analista esteja muito alta, é possível contratar um assistente de marketing que desempenhará algumas funções como:
- Publicação de conteúdos;
- Monitoramento das redes sociais;
- Acompanhamento dos dados.
Designer
É o designer que vai criar a identidade visual e artes para as publicações das empresas. Esse serviço até pode ser terceirizado, mas é recomendado ter essa pessoa na equipe para estar tudo mais alinhado na hora da produção das peças criativas.
Redator
Sabe os textos para blog, legendas de redes sociais, copy de posts, e-mail marketing etc.? Pois bem, essa é uma função para o redator, por isso, não deixe de ter essa função na sua equipe.
Equipes médias de marketing digital
Ao falar de equipes médias, já estamos pensando em uma demanda maior, ou seja, precisaremos de mais colaboradores.
Para saber o momento de contratar e expandir sua equipe, avalie o crescimento geral das demandas e o retorno que o departamento de marketing está trazendo até o momento.
Confira funções abaixo:
Gerente de marketing ou CMO
Responsável por gerenciar toda a equipe. É a pessoa que vai liderar toda a equipe, definir as estratégias e acompanhar a execução dos projetos.
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Gestor de tráfego
O gestor de tráfego é o responsável por fazer estudos de palavras-chave e de públicos para planejar e implementar campanhas.
Além do planejamento, ela está envolvido na criação, otimização e distribuição de verba aos canais e campanhas de mídia paga.
Analista de marketing e/ou Assistente de marketing
Essas funções terão as mesmas responsabilidades do que já foi falado no tópico de equipes pequenas, porém, haverá uma maior especialização, já que as demandas serão mais densas. Entenda:
- Analista de marketing – responsável pelas estratégias, pela coordenação de campanhas e pela medição dos resultados; e
- Assistente de marketing – fará atendimento, publicações e monitoramento dos números. Auxilia o analista.
Redator
Aqui, o redator seguirá cumprindo as demandas de criação de conteúdos para redes sociais, blogs, e-mails, landing pages etc.
Designer
Assim como o redator, o designer não mudou sua função da equipe pequena para a média. Ele continuará pensando na identidade visual da empresa e criando as artes necessárias. Em equipes médias, é possível avaliar a contratação de pelo menos dois ou mais designers, já que a área normalmente recebe uma quantidade muito grande de demandas.
Analista de mídias sociais
Um diferencial da equipe pequena para a média é o analista de mídias sociais, que, como o próprio nome já diz, será o responsável por analisar os dados das mídias em que sua empresa está presente.
Dessa forma, você terá melhores resultados e uma comunicação mais alinhada com o seu público.
Programador web
Por fim, o programador web será essencial para atuar na construção das landing pages e atualizar o site da empresa. Por meio dessas funções, sua empresa verá melhores resultados no site e nas campanhas de mídia.
Equipes de marketing digital completas
Para finalizar, vamos às equipes de marketing completas. Esse tipo de equipe é recomendado para empresas grandes ou de médio porte com grande presença digital.
Vamos ao time!
Programador front-end e um back-end
Os programadores vão auxiliar no entendimento das necessidades das campanhas e das páginas on-line de forma mais completa, além de estarem disponíveis para qualquer tipo de erro ou instabilidade.
Analista de SEO
Essa pessoa será a responsável por cuidar das estratégias e resultados de SEO, para que sua empresa atinja ótimos resultados nos mecanismos de busca.
Assistentes e Analistas de marketing
As funções dos assistentes e analistas de marketing não diferem daquelas já faladas nas equipes pequenas e médias.
O que muda na equipe de marketing completa é o número de pessoas com essa função. Por isso, pense sempre nas necessidades a serem atendidas em seu negócio.
Normalmente, as empresas médias têm 3 assistentes e 3 analistas.
Gestor de tráfego
Novamente, o gestor de tráfego é o responsável por planejar e implementar campanhas de mídia paga na sua empresa.
Além do planejamento, ele está envolvido na criação, otimização e distribuição de verba aos canais e campanhas de anúncios.
Redatores
Para grandes e médias empresas é recomendado um número de pelo menos três redatores para atender todas as demandas de criação de texto.
Designers
Assim como as duas funções citadas acima, a função dos designers não muda, apenas o número de colaboradores que, neste caso, recomenda-se pelo menos três também. Um diretor criativo também pode ser avaliado neste momento, isto é, alguém para gerir especificamente a equipe de design.
Analista de UX
De novidade, teremos o analista de UX, que será responsável por avaliar a experiência do usuário, buscando formas de melhorar site, campanhas e conteúdos para entregar o resultado máximo aos usuários.
Analista de CRO
O analista de CRO será aquele que fará a análise da otimização da taxa de conversão da empresa. Afinal, de nada adianta muitos visitantes e poucos leads.
Analista de mídias sociais
Como falamos no item “equipes médias de marketing”, esse colaborador tem a função de analisar os dados das redes sociais em que a empresa atua.
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Head de Marketing
O head de marketing faz o papel de um supervisor da equipe, além de possuir funções como:
- Criar estratégias para todos do time;
- Gerenciar orçamentos do departamento;
- Definir, monitorar e relatar os objetivos da equipe.
Copywriter
Diferentemente do redator, o copywriter irá escrever pensando na persuasão do cliente. Ou seja, sua função está muito mais ligada na escrita voltada aos conteúdos promocionais e publicitários.
Saiba mais: Copywriting e Marketing Digital: Como Funciona Essa Fusão
Chegamos ao fim de nosso conteúdo completo sobre como estruturar uma equipe de marketing digital!
Se você quer conferir mais posts estratégicos como esse, já dê uma olhada em nossos artigos de categoria de Estratégia! Tenho certeza que você vai aprender muito por lá!
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