Sumário
E aí, você está precisando de algumas campanhas de marketing criativas para se inspirar hoje?
Porque eu já trouxe logo dezessete 😅
É sempre bom ver o que estão fazendo de novo no mundo da publicidade e do marketing digital.
E também é ótimo relembrar as maiores campanhas do mundo para treinar os músculos criativos.
Hoje trouxemos várias campanhas, cada uma com suas particularidades, para contar uma grande história: como o marketing digital usa todos os recursos possíveis, até fora do digital, para criar uma grande campanha.
Vamos ver quem está entrando para história e como?
Então bora começar:
Campanhas criativas de marketing em 2022: as mais premiadas
Todo ano, em junho, acontece o Festival Internacional da Criatividade em Cannes.
Lá são premiadas as melhores entre as campanhas de marketing criativas do ano anterior.
O Brasil vem crescendo bastante no Festival – em 2022, trouxemos pra casa 70 leões entre as várias categorias avaliadas.
Separamos algumas das campanhas mais criativas do Festival: algumas brasileiras, outras globais.
Olha só:
O Jatobá Refugiado
O Jatobá Refugiado foi uma campanha criada pela agência África para a APIB – a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil.
O conceito já começava incrível: em meio a tantas crises de refugiados acontecendo pelo mundo, um Jatobá cruzou a floresta para pedir asilo na embaixada da Noruega, em Brasília.
O feito foi apenas em filme, já que o Jatobá é uma espécie protegida e tirá-lo fisicamente da floresta é crime.
Mas de qualquer forma, sua jornada carrega muito bem o conceito desenvolvido junto à APIB: “se não pararmos o desmatamento agora, em 15 anos a floresta deixa de existir”.
Assista ao filme vencedor de um Leão de Ouro em Cannes:
Burger Glitch
O escritório paulista da David the Agency lançou uma campanha de marketing criativa que, só olhando uma vez, é até difícil entender porque ganhou tantos prêmios.
Mas veja o vídeo e logo depois dele a gente conversa:
A campanha é interessante e criativa: se você achar um glitch no aplicativo do Burger King, é porque o produto está com uma promoção especial. Interessante e com bastante espaço para a interação.
Mas o mais interessante dessa campanha foi o próprio comercial.
A agência David precisou construir uma engine própria, quase pequenos jogos, para fazer o conceito funcionar e, claro, correr dos direitos autorais.
Então, mesmo que os jogos mostrados pareçam bastante com suas contrapartes reais – especificamente o GTA, Mortal Kombat, The Sims e FIFA – eles foram feitos do zero pela agência.
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Coca-Cola Beatcan
Apostar em campanhas que já fizeram sucesso no passado não tem nada de errado.
A Coca-Cola está sempre reinventando campanhas de marketing criativas com ótimos resultados.
A iniciativa Beatcan foi uma das mais interessantes.
Focada no público sul-africano, a ideia é colocar em cada lada um “verso” de beatbox.
Juntando vários, é possível criar uma verdadeira banda:
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A Song for Every CMO – Spotify
Outro vencedor do Cannes Lions 2022 foi o Spotify, dessa vez na categoria Marketing B2B.
E olha: entre todas as que mostramos aqui, com certeza essa é uma das campanhas de marketing criativas mais ousadas.
A FCB New York foi briefada pela Spotify para resolver um problema simples: os maiores anunciantes preferem vídeo, e a Spotify está sempre com dificuldades em vender seus espaços de publicidade na plataforma.
Para mostrar o potencial criativo dos anúncios para o Spotify, além do seu poder de segmentação fortíssimo, a FCB criou uma canção para CMOs de grandes marcas – no estilo que eles mais costumam ouvir.
O resultado foi um crescimento enorme em anunciantes, especialmente em grandes contas.
Muita gente nem sabia que os dados do Spotify poderiam ser usados dessa forma.
Veja o conceito da campanha e seus resultados:
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Los Santos + 3°
A VMLY&R Brasil desenvolveu uma campanha super criativa para o Greenpeace, e trouxe pra casa um Leão de Ouro pelos seus esforços.
A agência usou uma das cidades mais conhecidas do público jovem e gamer para trazer à tona os perigos do aquecimento global.
O conceito é simples: como Los Santos – análoga digital de Los Angeles no jogo GTA V – ficaria se o mundo tivesse um aquecimento de 3° na sua temperatura?
Trabalhando com modificações direto no jogo, o Greenpeace abriu seus servidores e convidou pessoas para jogarem o resultado final, que ficou bem chocante.
Veja:
Cabelo Cremoso
Cremoso é o adjetivo mais brasileiro da última década.
E olha que interessante: ele combina muito com cerveja.
O conceito é simples: um cabeleireiro criou um penteado diferente – o Cabelo Cremoso.
Basicamente, o cabelo precisa ser cortado e depois pintado para parecer um copo de cerveja.
A Agência África levou 7 Leões pra casa com essa ação, que teve toques de marketing de conteúdo, guerrilha e viral, contando com a participação de jogadores, apresentadores e influencers de esporte.
É uma ação muito ambígua: você quer explicar como ela dá certo mas ao mesmo tempo quer dar risada da brincadeira.
É o puro Brasil de Brahma 🍻
Quer mais responsabilidade do que criar a marca do carnaval do Rio?
Em 2022, a grande honra recaiu sobre a Tátil Design, agência brasileira especializada em branding.
O resultado ficou tão incrível que as palavras não conseguem fazer jus a tudo o que foi entregue.
A forma da marca foi composta através da captação dos movimentos de uma porta bandeira, e colorida com as cores mais tradicionais do Rio.
Assista à sua criação:
🔎 Leia também: Podcast Marketing: O que é, Vantagens e 10 Exemplos para se Inspirar
#VozPreta
A FCB Brasil foi um dos escritórios brasileiros mais premiados no Cannes 2022.
A ação #VozPreta foi uma campanha da agência para a Revista Raça.
O conceito da campanha de marketing é simples: você acessa o site da #VozPreta e escreve um tuíte.
Enquanto você escreve, o site calcula quantos caracteres faltam, e completa com uma recomendação de autores e autoras pretas.
O resultado é tão interessante que passamos a manhã inteira testando aqui no escritório.
Dê uma olhada no vídeo da ação e faça seus tuítes também!
Ostentação da Cultura
Não é muito comum que o marketing interno de empresas chegue a ganhar Leões no Festival Cannes – normalmente, as agências é que assumem uma posição de destaque no evento.
Mas o Mercado Livre chegou com tudo na edição passada com sua campanha Ostentação da Cultura, criada para apoiar o lançamento da Feirapreta – um espaço no site para empreendedores pretos venderem seus produtos.
Entre todas as campanhas de marketing criativas que citamos até agora, nenhuma delas criou uma canção original.
O Mercado Livre convidou os rappers Djonga e Tássia Reis para criar a música perfeita para o conceito.
O resultado ficou incrível, e você acompanha no vídeo logo abaixo:
Liquid Billboard
A representatividade está muito em alta em Cannes, como você deve ter percebido até agora.
Mas enquanto as campanhas de marketing criativas que mostramos até agora têm um foco bem maior no digital, a Adidas e a agência Havas nadaram na direção contrária.
O trocadilho é proposital. 😅
A Adidas lançou em 2022 sua coleção de roupas de banho para mulheres muçulmanas, que tinham dificuldade em nadar em público pela necessidade de cobrir a cabeça e outras partes do corpo.
Maiôs e biquínis tradicionais são muito difíceis de usar com as restrições do islã, então muitas mulheres do Oriente Médio acabam desistindo de entrar na piscina.
Para o lançamento dessa linha, a agência Havas criou um outdoor nadável.
Ele é coberto de água, e as nadadoras com as roupas da Adidas ficam dentro da estrutura.
Veja na íntegra essa campanha de marketing criativa:
🔎 Leia também: Como fazer cross-branding e co-branding? Guia completo e 7 exemplos
As 10 campanhas de marketing mais criativas de todos os tempos
Esse é um título bem ambicioso, hein?
Mas a ideia é que a gente construa essa parte do texto juntos.
Deixe nos comentários as campanhas de marketing criativas que marcaram sua vida: pode ser de qualquer ano, beleza?
É por isso que estamos falando sobre todos os tempos.
No tópico anterior, conversamos sobre as campanhas de marketing criativas que ganharam Leões no Festival Cannes de 2022.
Agora não tem mais Cannes.
Trouxemos as campanhas mais criativas de qualquer ano, que ganharam prêmios ou não.
Começando:
Burger King no Halloween de 2015
Em 2015, o Burger King inovou e fez uma das maiores campanhas de Halloween de todos os tempos.
Sincronizando seus esforços com hamburguerias de todo o país, o BK foi a primeira rede de fast food a descaracterizar completamente um dos seus ingredientes.
No Halloween de 2015, o pão do Whopper ficou preto.
Todo mundo foi atrás só pra saber como seria um Whopper preto.
A campanha foi um grande sucesso, sendo exibida em vários canais de televisão e com duração estendida a pedido do público.
Dumb Ways to Die
A campanha Dumb Ways to Die, idealizada pela McCann Austrália para a autoridade de metrôs de Melbourne, é considerada como uma das maiores campanhas virais já criadas por uma agência.
Na época, a Metro Trains estava com um problema sério com acidentes nos trilhos.
Eles contrataram a agência para criar uma campanha de conscientização.
Precisamos aplaudir por um momento a coragem da Metro Trains em prosseguir com o trabalho proposto.
Os resultados foram incríveis, mas prevê-los era impossível na época.
“Dumb Ways to Die” – ou “maneiras burras de morrer” – é um vídeo que mostra vários personagens sendo eletrocutados, queimados, comidos por animais e envenenados, com uma música super fofinha tocando no fundo.
No final do vídeo, as pessoas são direcionadas para o site da Metro Trains e recebem uma educação rápida sobre a segurança nos trens.
Dumb Ways to Die é até hoje o vídeo publicitário com mais visualizações no mundo, e seus dois jogos acumulam centenas de milhares de downloads.
🔎 Leia também: 100 frases de marketing para te inspirar hoje
Volvo + Van Damme
A campanha da Volvo também foi uma das mais criativas já realizadas em toda a história da publicidade.
Para mostrar como seu controle automático de direção é bom, a Volvo pediu para o ator Jean Claude Van Damme fazer uma abertura completa – seu golpe mais conhecido – entre dois caminhões.
Detalhe: os caminhões estavam em movimento!
Essa é uma daquelas campanhas de marketing criativas que você precisa ver para acreditar. Acompanhe:
🔎 Leia também: Co-marketing - O que é, Vantagens e Como Fazer Na Prática
Essa Coca é Fanta
Representatividade está em alta, e a Coca-Cola Brasil foi responsável por uma das campanhas de marketing criativas mais representativas dos últimos anos.
Trabalhando a frase preconceituosa “essa Coca é Fanta”, o marketing da empresa fez uma edição limitada da sua latinha, mas com um detalhe: ao invés de Coca, o que tinha dentro era Fanta.
A embalagem dizia “Essa Coca é Fanta, e daí?” e foi distribuída localmente nas capitais mais influentes do Brasil.
O esforço viralizou e rendeu prêmios para a Coca-Cola em 2017, como a campanha orgânica de maior engajamento do ano – mais de 1 bilhão de impressões sem nada investido em mídias pagas.
Reposter Skol
A Skol foi uma das grandes responsáveis pelo fim da sexualização feminina exagerada dos comerciais de cerveja.
Desde que o mundo é mundo, os comerciais da bebida mostravam mulheres (normalmente loiras) com pouca roupa e o produto do lado.
Pessoas de gerações mais novas podem até ter problemas em imaginar uma cena dessas, mas é verdade: na época, só isso já bastava como conceito para uma campanha de marketing.
Em 2017, as agências que cuidavam de contas de cervejarias estavam em polvorosa: projetos de Lei estavam sendo criados para vetar esse tipo de propaganda. E aí?
A Skol deu o primeiro passo com o Reposter: a campanha assumiu os erros antigos da marca e chamou artistas mulheres para recriar sua comunicação.
🔎 Leia também: Outbound Marketing - O Que é e Quando a Estratégia é a Melhor Opção
Ice Bucket Challenge
Quando paramos para pensar, muitos conceitos do marketing digital parecem ser muito antigos, mas eles só foram “descobertos” há alguns anos.
É claro que já existia marketing viral antes do Ice Bucket Challenge.
Mas essa campanha foi a primeira a romper as barreiras geográficas.
De repente estava todo mundo jogando um balde de água fria na cabeça para apoiar a ALS – desde você e seus primos até o Bill Gates:
Dove Real Beleza
É impossível falar de campanhas de marketing criativas sem citar o Dove Real Beleza.
A campanha foi um grande marco na publicidade dos anos 2000, e iniciou todo um movimento de inclusão nas maiores empresas de cosméticos.
O conceito do anúncio é mostrar que muitas mulheres são muito duras com elas mesmas, especialmente com seus rostos e corpos.
A Ogilvy, agência da marca, chamou mulheres e desenhistas, e pediu para que elas fizessem o retrato falado delas de acordo com as características que elas mesmo davam.
Depois, outras pessoas deram as características das mesmas mulheres para os desenhistas, e os resultados eram completamente diferentes.
Acompanhe o vídeo para entender na íntegra o que acontece. Alerta de lágrimas 🥲
Como fazer uma campanha de marketing criativa?
Como você pôde perceber, todas essas campanhas de marketing criativas têm alguns pontos em comum:
- Elas são direcionadas para o público-alvo certo;
- Elas são completamente originais;
- Elas envolvem várias áreas de atuação;
- Elas têm mensagens tão impactantes que saem até nos jornais;
- Elas são atemporais e funcionam em qualquer época.
Esse é o grande segredo de criar campanhas de marketing criativas.
Dominando a mensagem do produto e tendo certeza de para quem essas mensagens devem ir, a criatividade flui e os resultados são os melhores possíveis.
É isso o que você precisa levar em consideração para criar as suas.
Mas como fazer uma campanha se a correria do ano não deixa?
Simples: tendo um bom planejamento de marketing feito desde o ano anterior.
Nós conseguimos te ajudar com isso!
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Com ele, você tem liberdade e tempo para pensar em grandes campanhas, e não precisa fazer nada de última hora.
Vou ficar te esperando, beleza? Obrigado pela leitura e até o próximo texto 😉
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