Do rádio ao podcast marketing: esse é o cenário em que nos encontramos atualmente.

O marketing estava inserido no rádio? Claro que sim, até hoje podemos ouvir o giro de propagandas que estão nos intervalos.

Hoje em dia não é diferente e, nessa mídia, não nova, mas que vem se reinventado, temos a presença do marketing. Afinal, muitos dos podcasts que bombam atualmente possuem a presença de uma longa estratégia de marketing por trás.

Mas, se você está no grupo que ainda acha que esse canal não serve para marketing, os dados podem mostrar o contrário. 

Segundo pesquisa do IBOPE, no Brasil, de 120 milhões de internautas, cerca de 40% já ouviram podcast – 50 milhões de pessoas.

Não parando por aí, conforme o Relatório Voxnest 2020 Mid Year Report – The State of the Podcast Universe, o Brasil liderou o ranking de países com maior crescimento na produção de podcasts em 2020.

Essas são apenas algumas informações do futuro promissor do podcast como estratégia de marketing.

Para saber mais sobre esse canal e como ele pode fazer parte de sua estratégia de marketing de conteúdo, siga no texto!

O que são Podcasts?

O que são Podcasts?

Podcasts são programas de áudio – atualmente podendo ser também audiovisuais – em formato digital produzidos em diversos estilos, como narrativas, mesa de debate, reportagem, análise, ficção etc. Essa mídia permite que o usuário baixe o conteúdo para consumir online ou offline.

Esse formato pode ser organizado por episódios sobre temas diversos e sem um limite de tempo, tudo dependerá da plataforma de uso e abordagem do programa.

Para que serve um Podcast?

Novamente, essa resposta dependerá do porquê você está produzindo um podcast.

Se antes o propósito era substituir o rádio, oferecer mais um hobby aos ouvintes e entretê-los, hoje em dia, esse canal pode ser um meio até mesmo de vendas – por isso mesmo estamos aqui falando do podcast como estratégia de marketing.

O que é Podcast Marketing?

O que é Podcast Marketing?

O Podcast Marketing são planejamentos estratégicos que usam táticas voltadas para o crescimento de seu público e conscientização sobre a sua marca, neste caso utilizando o podcast.

Por mais que esse segmento esteja bombando atualmente, o Podcast é um conteúdo que dará resultado a longo prazo, por esse motivo, ter uma estratégia de marketing que saiba como divulgar esse canal e fazer com que ele se destaque no mercado é essencial.

Com o podcast como estratégia de marketing, você filtrará quais são os melhores assuntos para abordar e até mesmo qual o formato de conteúdo que o seu público prefere.

Leia também: Técnicas de Marketing: As 20 Melhores para Atrair Clientes

Benefícios do Podcast Marketing

Benefícios do Podcast Marketing

Se ainda não está convencido do que o Podcast Marketing pode trazer a sua empresa, separamos aqui alguns motivos que comprovam como essa estratégia pode impulsionar seus resultados e tornar sua marca ainda mais conhecida. 

Confira!

Conexão com seu público

Produzir conteúdo audiovisual ou apenas em áudio pode aproximar ainda mais o consumidor de sua empresa.

Isso acontece, porque nos sentimos mais próximos daqueles que podemos ver ou ouvir, fugindo de uma conexão mais fria como é a por texto.

Fácil acesso

Os podcasts são normalmente disponibilizados em plataformas gratuitas e que já possuem uma boa parcela de público.

Com isso, seus usuários não precisarão pagar a mais ou ficar buscando locais para ouvir seu conteúdo, já o encontrarão facilmente.

Liberdade de consumo

O podcast é um conteúdo versátil que pode ser consumido em qualquer lugar ou qualquer horário

O consumidor não precisa esperar um horário, como em programas de rádio ou TV, não tem dificuldade em acessá-lo e até mesmo pode consumi-lo ao fazer outras atividades.

Abundância de conteúdo 

Os podcasts tendem a ser canais em que as pessoas se aprofundam nos conteúdos, dando detalhes, dados e informações mais subjetivas.

Com isso, as pessoas consomem diversos conteúdos de forma dinâmica e sem necessariamente deixar de fazer outras atividades. 

Esse aspecto também traz autoridade e confiabilidade para sua marca.

Autoridade no mercado

Ao produzir um podcast você dará aos consumidores informações sobre a sua empresa e o que ela representa e como pode ajudá-los, certo? Em meio a isso, você estará educando os usuários sobre os temas relacionados ao seu negócio, tornando-se autoridade no assunto.

Pense que estará explicando, informando e fazendo análises que vão ajudar seus consumidores na hora de decidir e eles tenderão a lembrar de você em um momento de tomada de decisão, pois já terão certa confiança no que você diz e faz.

Como Criar um Podcast para sua Empresa?

Como Criar uma Estratégia de Podcast Marketing?

Criar uma estratégia de Podcast Marketing é uma tarefa simples, mas que precisa de planejamento e estudo sobre o público que vai ser atingido por essa mídia.

Pensando nisso, separamos algumas etapas que você pode seguir ao criar sua estratégia de podcast.

1. Defina o seu “porquê”

Antes de começar um podcast, você precisa entender o porquê de estar fazendo isso.

Pense no que deseja alcançar, os objetivos por trás dessa estratégia e quais são as metas a cumprir.

Alguns dos possíveis objetivos são:

  • Conquistar maior engajamento;
  • Educar e nutrir o público;
  • Tornar-se autoridade no meio;
  • Gerar mais leads qualificados.

Lembre-se que estamos dentro de uma estratégia maior, neste caso o marketing de conteúdo, que possui seus próprios KPIs.

2. Defina e crie suas pautas

Agora que você já sabe porque está fazendo um podcast, chegou o momento de saber sobre o que e como vai falar.

Para definir sua pauta, pense nos assuntos mais buscados pelo seu público, você pode até utilizar ferramentas de SEO, como o buscador de palavras-chave Ubersuggest, para ajudar a definir seus temas.

Lembre-se de criar histórias envolventes e que realmente acrescentem e possibilitem uma educação do usuário

Não basta fazer uma apresentação e ficar discursando para o microfone, pense em narrativas que façam sentido e representem aqueles que estão ouvindo.

Por fim, não se esqueça de fazer um CTA! Ao decorrer do podcast, diga aos ouvintes o que eles devem fazer após o final do programa, isso ajuda a movê-los através de seu funil de marketing.

2.1 Não esqueça dos títulos e descrições

Os títulos e descrições do seu podcast e episódio são a primeira coisa que seus usuários verão e o que os informará se o seu podcast é para eles ou não

Por isso, assim que tiver a pauta em mãos, já comece a pensar em títulos e descrições chamativos que convençam o leitor. 

Lembre-se também de otimizar esses elementos para SEO, então acrescente as palavras-chave e também mantenha tanto o título quanto a descrição no limite de caracteres recomendados pelas plataformas.

3. Crie seu roteiro

Por mais natural que qualquer podcast possa soar, pode ter certeza que há um roteiro por trás ditando o que deve ser dito, quais caminhos seguir e como conduzir o conteúdo.

Existe um modelo padrão a ser seguido, como mostraremos abaixo, mas sinta-se livre para adaptar ao seu negócio e o tema que está sendo tratado.

  1. Frase de impacto;
  2. Vinheta;
  3. Apresentação – quem é você e seu convidado, caso tenha;
  4. Tema do episódio – pense em listar o que vai ser falado, assim você desperta ainda mais curiosidade;
  5. Introdução ao assunto – dê um breve spoiler de cada tema;
  6. Convite para seguir – avise o usuário que você vai se aprofundar no assunto;
  7. Desenvolvimento – se aprofunde no tema e, caso tenha, chame o convidado para participar;
  8. Convite para compartilhar – dê uma breve pausa no tema e já comece com seus CTAs, peça para compartilhar, dar like, entrar no site etc;
  9. Continuação – continue tratando do tema;
  10. Chamada para ação – após finalizar sua parcela de conteúdo, siga com o CTA principal;
  11. Antecipação – já convide o ouvinte (ou telespectador) para o próximo podcast, seja ele continuação do último ou não;
  12. Despedida e encerramento – por fim, se despeça e chame a vinheta novamente.

4. Grave e edite seu podcast

Com o roteiro pronto, chegou o momento de gravar seu podcast.

Lembrando que agora esse formato não está mais limitado apenas ao som, você também pode gravar sua imagem. Veja o que faz mais sentido para a sua estratégia e também o canal onde vai ser lançado. 

Após a gravação, se não fizer o podcast ao vivo, chegou o momento de editá-lo. É nesta etapa que você vai incluir a vinheta, som de fundo, efeito sonoro desejado etc.

Ferramentas para gravação

Para auxiliar você no processo de gravação do podcast, separamos aqui três tipos de microfones que podem ser úteis. Confira:

  • Microfone Omnidirecional –  esse tipo de microfone consegue captar sons em 360º, ou seja, ele abrange todo o ambiente. O modelo é útil para podcasts com mais de um participante, porém, é importante utilizá-lo em salas com isolamento acústico, para evitar a captação de sons não desejados.
  • Microfone Shotgun – diferente do modelo acima, o microfone Shotgun só capta sons que estão à sua frente. Por isso, esse tipo é indicado para podcasters sólos, sem muita estrutura ou possibilidade de investimento.
  • Microfone Condensador – essa é a opção mais tecnológica. Consequentemente, o condensador exige maior esforço de configuração, além de necessitar conexão com uma mesa de som para manter a qualidade da gravação.

Lembre-se também de gravar em um ambiente calmo e silencioso, que pode até mesmo ser em algum local da sua casa ou da casa do convidado, caso não optem por utilizar um estúdio.

5. Divulgue seu podcast

Essa é a etapa em que o podcast como estratégia de marketing tende a agir com mais afinco. Aqui vamos tratar das táticas escolhidas para divulgar seu podcast.

Para começar, atualize seu site com informações esse novo formato de conteúdo e quais são os próximos lançamentos

Você pode até mesmo criar Landing Pages para que as pessoas se inscrevam e acessem o podcast com antecedência.

Em seguida, você pode iniciar um boletim informativo através do e-mail marketing, dessa forma, você já vai até mesmo preparando o público sobre o assunto a ser abordado.

Para somar na sua divulgação, pense em criar posts para as redes sociais em que está presente, você pode introduzir o assunto, perguntar aos seus seguidores o que eles esperam e até mesmo já colher perguntas que podem ajudar no decorrer do podcast.

Por fim, você também pode investir em campanhas de mídia paga para divulgar seu podcast para as pessoas certas.

6. Publique seu podcast

Com tudo pronto, chegou o momento de lançar seu podcast.

Pense em quais canais disponibilizá-lo – além de um repositório próprio, caso tenha –, alguns deles são:

  • Google Podcasts;
  • Apple Podcasts;
  • YouTube;
  • Spotify –  Spotify for Podcasters;
  • Deezer;
  • SoundCloud;
  • Player de Podcast do Wix.

Como Colocar seu Podcast no Spotify?

Como Colocar seu Podcast no Spotify?

O Spotify é uma das maiores plataformas de streaming de música, podcast e vídeo do mundo. No último trimestre de 2022, o app alcançou 422 milhões de usuários mensais ativos e no seu plano Premium já possui 182 milhões de assinantes.

Só com esses dados, já temos motivos para colocarmos os podcasts nessa plataforma, certo? Mas o Spotify não para por aí e já vem com uma estratégia para popularizar os podcasts. A empresa já comprou alguns negócios do setor, como Gimlet e Anchor, para acelerar esse processo.

Agora que você já tem motivos o suficiente para investir no Spotify, vamos ao passo a passo direto de como implementar seu podcast nessa mídia.

  1. Acesse o site Spotify Para Podcasters;
  2. Clique em “Entrar” e faça login com sua conta do Spotify;
  3. Clique nos três pontos ao lado de sua foto na parte superior esquerda;
  4. Selecione “Adicionar ou reivindicar seu podcast”;
  5. Em seguida, clique em “Começar”, coloque o link do seu feed e clique em “Próximo”;
  6. Coloque o código recebido em seu e-mail;
  7. Em seguida, preencha a tela com as informações do podcast, revise e clique em “Enviar”.
Leia também: 50 Estatísticas de Marketing Digital para 2023

10 Exemplos de Podcast de Marketing

Para finalizar esse nosso conteúdo sobre podcast como estratégia de marketing, vamos a alguns podcasts do ramo que podem servir de inspiração para você tanto sobre os assuntos como para os meios estratégicos de divulgação.

1. Tribo de Marketing

O podcast brasileiro Tribo de Marketing é apresentado pela Fernanda Belfort – executiva de marketing – que compartilha, junto a convidados, os desafios do marketing e negócios no Brasil.

2. Jogo de Damas

Jogo de Damas foi um projeto criado por Renata Lodi – head de Marketing LATAM do Spotify –, onde são convidados representantes da indústria da publicidade e comunicação para falar sobre suas carreiras e vidas pessoais.

Em cada edição do podcast, uma das participantes do episódio anterior deve convidar outra mulher para participar, fazendo com que sempre haja mulheres diferentes conduzindo e sendo entrevistadas pela apresentadora.

3. Confia na Quarta

Conduzido por Luiza Brasil, o Confia na Quarta, da Obvious Agency, trata de temas como liderança, negociação, carreira e muito mais. Todos dentro do universo de empreendedorismo, carreira, marketing, negócios. Ele é incluído dentro do “Prazer, Obvious”, outro programa da empresa.

4. Os Sócios

Conduzido por Bruno e Malu Perini, o podcast Os Sócios compartilha toda quinta-feira seus conhecimentos relacionados ao mundo do empreendedorismo, finanças e desenvolvimento pessoal.

5. Resumo Cast

O último podcast brasileiro da lista, Resumo Cast, trata, em pouco minutos, de debates de livros populares sobre negócios

6. Marketing School

Para começar os próximos 5 exemplos de podcasts sobre vendas e marketing em inglês, temos o Marketing School que conta com a presença de Neil Patel e Eric Siu trazendo diariamente dicas de marketing para serem aplicadas em qualquer negócio.

7. Sales Gravy

O Sales Gravy é um podcast mais motivacional, com episódios bem acionáveis sobre temáticas do mundo das vendas.

8. The Quotable Sales Podcast

Criado e conduzido pela Salesforce, o The Quotable Sales Podcast tem o objetivo de ser uma conversa “de vendedor para vendedor”

Diversos episódios trazem conceitos de vendas bem detalhados que ajudam profissionais que estão começando sua carreira.

9. How I Built This

Conduzido por Guy Raz, o How I Built This tem o objetivo de a cada episódio se aprofundar nas histórias de grandes empresas globais.

10. TED Talks Daily

Por fim temos o TED Talks Daily, que nada mais é do que um podcast com os Talks mais recentes compartilhados em áudio


E aí, já começou a preparar sua estratégia de Podcast Marketing?

Esse é apenas um dos diversos tipos de marketing que podem ajudar você a impulsionar seus resultados.

Por isso, já dê uma olhada em nosso artigo: Tipos de Marketing: “39 Estratégias Para Sua Empresa” para saber quais outras táticas de marketing podem ser a chave para o sucesso de sua empresa.

Categorias: Marketing digital

Beatriz Testa

Redatora na Leadster e jornalista em formação. Há 2 anos trabalhando com SEO, Marketing de Conteúdo, Hard News e muito mais!

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