Lançamento: ative a Inteligência do ChatGPT no seu site

Conheça a funcionalidade
/ / O que é CTR? E como melhorar a taxa de cliques?

Uma das métricas mais importantes do Marketing Digital é o CTR — ou Clickthrough Rate, Taxa de Cliques. 

O CTR é uma métrica que determina o impacto das suas CTAs dentro das campanhas que você lança. Acompanhá-lo é fundamental para entender se os seus esforços realmente estão tendo resultados. 

Existem várias formas de analisar o CTR, já que ele não é uma métrica independente. Ele vai estar sempre atrelado a uma campanha específica. 

E como existem campanhas e campanhas, além de ofertas e ofertas, analisar o CTR é um trabalho feito em nível individual na maioria das vezes. 

Mas é claro: todas as ações e todos os ajustes informam outros, sucessivamente, como deve ser no marketing digital. 

Hoje o assunto é CTR. Vamos conversar sobre suas principais preocupações, e também analisar ações que precisam de bons CTRs para funcionar bem. 

Vamos começando? 

O que é CTR?

Mulher com expressão de dúvida

CTR é uma sigla que significa Clickthrough Rate, Taxa de Cliques. 

Basicamente, ela indica quantas pessoas clicaram em uma determinada CTA dentro de uma campanha. 

Vamos para um exemplo rápido: você envia um e-mail, e nesse e-mail, inclui um botão para que a pessoa clique e aproveite a oferta que você está oferecendo. 

A CTR desse e-mail vai indicar quantas pessoas realmente clicaram nesse botão. 

🤓 Leia também: 30 KPIs de Vendas, Marketing e CS que os Líderes Querem ver no seu Dashboard

Para que esse cálculo seja criado, também é necessário analisar a taxa de abertura do e-mail, nesse caso específico. 

Isso porque só pessoas que abriram seu e-mail vão clicar na CTA. 

Em algumas outras campanhas, também é necessário analisar algumas outras métricas para informar melhor o cálculo do CTR, que vamos analisar logo abaixo. 

Mas resumindo bastante: O CTR indica quantas pessoas clicaram na sua oferta e tiveram contato com o que você está oferecendo nela. 

A próxima métrica para análise, dentro desse mesmo eixo, é o CRO. Ela vai indicar quantas pessoas estão realmente convertendo nos seus objetivos de negócio, não apenas clicando nas suas CTAs. 

Temos um texto bem bacana sobre isso. Acompanhe no link! E agora vamos falar sobre como calcular o CTR. 

➡️ O que é CRO? 3 Letras que vão Dobrar sua Geração de Leads

Como calcular o CTR

O cálculo do CTR não é muito complicado. Na verdade, é bem o contrário.

Para calcular o CTR, você precisa fazer a seguinte conta: 

(Número de impressões / número de cliques) X 100

As informações que compõem esse cálculo vão variar bastante dependendo de qual é a análise que você está fazendo. 

“Impressões” está relacionado com os seus esforços no Google Ads e nos Social Ads. Essa métrica indica a quantidade de pessoas que receberam seus anúncios.

Mas ela não serve para o e-mail marketing, por exemplo. Nesse caso, não importa tanto para quantas pessoas seus e-mails foram entregues, mas sim quantas pessoas abriram seu e-mail. 

Claro, com algumas ressalvas: você precisa saber se seu e-mail está chegando para os seus leads. Se ele não estiver, aí o problema é bem mais profundo.

Por conta dessas diferenças pequenas na análise, separei logo abaixo como acompanhar de perto o CTR nas campanhas onde ele é mais necessário. 

Vem comigo: 

Em quais tipos de campanhas é importante avaliar o CTR?

Você vai precisar analisar o CTR em campanhas que têm CTAs clicáveis. Esse é o ponto básico universal para o CTR. 

Isso vai até além do marketing digital, viu? Por exemplo: se você coloca um outdoor com um QR Code no meio da cidade, analisar o CTR é analisar quantas pessoas abriram o QR Code. 

E o cálculo, nesse caso, vai analisar a quantidade estimada média de pessoas que vêem seu outdoor dividida pelas pessoas que clicaram no QR Code. 

O cálculo serve para qualquer ocasião, desde que exista uma ação que o seu prospect, lead ou cliente precisa tomar. No fim das contas, o CTR é menos sobre “clique” e mais sobre a conclusão dessa ação. 

Mas dentro do marketing digital existem alguns tipos de campanhas onde o CTR ganha um protagonismo enorme, se transformando na principal métrica de análise. 

Vamos falar sobre elas logo abaixo. Vem comigo: 

E-mail

O e-mail é uma das ações que mais precisa de uma análise constante do CTR, muito porque ele precisa que as pessoas cliquem nas suas CTAs para ter efetividade. 

O cálculo do CTR no e-mail marketing é feito dividindo a quantidade de e-mails abertos pela quantidade de pessoas que clicaram na CTA. 

Ou seja: quantas pessoas abriram o e-mail e ainda clicaram na oferta que você disponibilizou. Essa primeira métrica é a taxa de abertura. 

A própria taxa de abertura tem uma grande influência no CTR do e-mail marketing, mas quando você lida com métricas de forma percentual, pode ser difícil analisar os resultados absolutos. 

Por exemplo: seu CTR está em 7% em uma campanha de e-mails. Ótimo! Mas quantas pessoas clicaram? 

No caso dos e-mails, que lida com uma quantidade menor de pessoas que os Social Ads, por exemplo, saber esses números absolutos é importante para se manter por cima do que realmente está acontecendo. 

SEO

Em um trabalho de SEO, o CTR vai te indicar quantas pessoas estão clicando nas suas oportunidades de conversão no seu site e no seu blog. 

No site, podemos pensar em algumas oportunidades de conversão simples: 

  • Quantas pessoas engajaram com seu chatbot para gerar leads
  • Quantas pessoas clicaram no seu botão de “teste agora”; 
  • Quantas pessoas clicaram em qualquer botão, na verdade; 
  • Quantas pessoas interagiram com um vídeo de apresentação;
  • Quantas pessoas clicaram na sua página de pricing

Enfim: quantas pessoas clicaram em qualquer oportunidade de conversão oferecida pelo seu site. 

No caso dos blogs, é a mesma coisa, mas agora com um recurso extra que casa muito bem com o formato: os banners.

Esse texto tem alguns banners, como você deve ter percebido. Esses banners levam para outros materiais, geralmente disponibilizados em uma Landing Page com um chatbot configurado para conversão. 

Nós precisamos medir a CTR desses banners para saber quais são os materiais que recebem mais cliques durante a leitura. Assim, conseguimos entender se a estratégia em si de adicionar os banners é viável. 

E também para comparação. Aliás, esse é um ponto importantíssimo do CTR: a possibilidade de medir o que está dando certo com o que está dando errado, e depois fazer ajustes. 

Mídia Paga

Nas mídias pagas, é importantíssimo medir o CTR de qualquer campanha em qualquer canal. 

Aliás, essa mensuração, por mais simples que seja, vem com um extra: você fica de olho em tudo o que está acontecendo nas suas campanhas, e consegue pegar probleminhas que não pegaria se só deixasse elas lá. 

Para medir o CTR nas mídias pagas, simplesmente divida a quantidade de impressões que seu anúncio teve com a quantidade de cliques. 

Importante: impressões é diferente de alcance. Essa segunda métrica, muito presente no Facebook e Instagram, indica quantas pessoas únicas foram impactadas por um anúncio. 

Ou seja, quantas contas viram seu anúncio. 

Para o CTR, o que importa são as Impressões. Elas vão indicar quantas vezes seu anúncio apareceu para os usuários, independente se só uma vez ou dez. 

Medimos dessa forma porque parte do trabalho das mídias pagas é expor as pessoas aos anúncios até que elas cliquem. E na maioria das vezes, elas não vão clicar assim que o anúncio aparece. 

Quais são bons valores de CTR?

Mulher com expressão pensativa ao lado de ícone de alvo

A gente veio discutindo até agora sobre a importância do CTR e como calculá-lo, duas partes mais operacionais do trabalho de marketing digital, certo?

Mas como exatamente saber se o seu CTR está bom? Existem taxas que determinam se ele está bom ou ruim? 

Bom, é sempre bom a gente pensar pelo lado específico primeiro, antes de generalizar. O CTR ideal para a sua marca é aquele que está em tendência de crescimento. 

Os percentuais de CTR são muito voláteis dependendo da taxa de conversão de cada segmento do mercado. 

No Panorama da Geração de Leads 2024, por exemplo, encontramos valores completamente diferentes em conversão entre os quase 20 setores que analisamos. 

Ou seja: se a taxa de conversão é diferente em cada segmento, o CTR também vai ser, já que para converter o seu prospect precisa primeiro clicar no que está sendo oferecido. 

Por conta dessa volatilidade, é melhor analisar tendências e determinar uma meta para encontrar o CTR ideal para o seu mercado. 

Porém, olhando pelos próprios percentuais, conseguimos ter uma ideia mais generalizada da sua taxa de cliques: 

  • 🔴 Entre 0% e 1% — uma taxa considerada ruim, está indicando que, em média, seus anúncios não estão sendo clicados o suficiente. Isso para qualquer campanha, em qualquer canal, e até fora das mídias pagas. É situação de alerta vermelho! 
  • 🟡 Entre 1% e 5% — uma taxa considerada mediana. Você não está em alerta, mas quanto mais próximo do 1% você estiver, mais importante vai ser buscar alternativas para melhorar seu CTR. Não se preocupe que ainda nesse texto vamos conversar sobre isso. 
  • 🟢 De 5% pra cima — uma taxa considerada boa, e quando ela ultrapassa os dois dígitos, é considerada excelente. Mas taxas assim são raridade, e normalmente indicam materiais bastante necessários para o lead. 

De qualquer forma, o que vale mesmo é estudar seu segmento e a sua operação para entender quais são os CTRs mais indicados para a sua realidade específica, ok? 

Mas falando em analisar métricas e como o CTR se encaixa nas suas estratégias, precisamos também falar de um outro assunto rapidinho. 

Vem comigo: 

O CTR é uma métrica de vaidade?

O que são métricas de vaidade?

Não, o CTR não pode ser considerado uma métrica de vaidade de maneira nenhuma. 

Mas existem situações onde só analisar o CTR não é o suficiente. Já até conversamos sobre uma delas agora a pouco: o caso dos e-mails e a sua taxa de abertura. 

Vamos supor que seu CTR esteja em 10%: ótimo, não é? Mas como você pode ver aí, esse é um percentual. 

E esse percentual é construído na razão entre a quantidade de pessoas que abriram o e-mail e a quantidade de pessoas que clicaram em pelo menos um link dentro dele, certo? 

Pois bem: qual é a quantidade de pessoas que abriu o e-mail? Se foram só 10 e você enviou para uma base de 1000 pessoas, só saber o CTR não adianta: a taxa de abertura atrapalhou os resultados dessa campanha. 

Se só 10 pessoas abriram o e-mail, uma delas clicou no link. Mas se 200 pessoas tivessem aberto, o percentual do CTR não vai mudar tanto — 20 pessoas teriam clicado no link. 

Então, não é que o CTR é uma métrica de vaidade. Aliás, nem acredito que as métricas de vaidade existam. 

O que é existe são métricas que explicam perfeitamente algumas situações, mas que não explicam outras. 

Ou seja: as “métricas de vaidade” são, na verdade, um outro nome para métricas inadequadas para aquele momento e aquela aferição específica. 

Como otimizar o CTR para cada tipo de campanha

Mulher olhando para o tablet com expressão pensativa

Bom, agora que conversamos melhor sobre o CTR nos vários tipos de campanha, precisamos conversar também sobre como melhorá-lo em cada uma delas. 

Esse também é um trabalho bastante abstrato. Nada no marketing digital é exato, até porque o marketing digital não é uma ciência exata.

Ele só passa a ser exato quando você está lidando com dados. Então, a primeira sugestão para melhorar seu CTR é captar e organizar esses dados. 

Os dados são os próprios CTRs de todas as campanhas que você faz. Para começar a melhorá-lo, é fundamental entender se ele está crescente, decrescente ou estacionário. 

Se você ainda não tem esses dados, você já pode colocar todas as dicas abaixo em prática, mas não espere resultados imediatos — você está angariando dados. 

Agora, se você já tem as informações que você precisa, pode seguir direto para a aplicação desses pontos que vamos ver juntos agora.

Vem comigo: 

E-mail

O CTR no e-mail é determinado pelos cliques em links ou botões presentes nele. 

Então, a primeira dica para melhorá-lo é aumentar as oportunidades. 

É bastante comum encontrar e-mails com texto – texto – texto – botão – texto. Todo mundo já conhece essa estrutura, não existe nenhuma curiosidade. 

Essa é a minha oferta. Se você gostou dela, clique nesse botão. É tudo tão padrão que a pessoa só vai clicar se ela realmetne se interessar pela oferta. 

Esse é o maior problema do CTR baixo nos e-mails: eles não despertam a curiosidade de quem está lendo e recebendo a oferta. 

A melhor saída é investir pesado em bom copywriting para que o seu e-mail desperte essa curiosidade, e incluir outros recursos que também vão estimulá-la. 

Links para pesquisas publicadas no seu blog que complementam a sua oferta. Links no final com produtos relacionados. Várias CTAs, dispostas ao longo de todo o e-mail e pelo menos uma antes da primeira dobra. 

São pontos simples mas que mudam e muito a situação do baixo CTR no e-mail. Mas de longe, o que mais ajuda é realmente o copywriting. 

SEO

Falando em blogs, o melhor para aumentar o CTR é oferecer mais ofertas de conversão. 

Lembrando que, no caso de um site, o CTR é indicado pela quantidade de pessoas que clicou em pelo menos um dos seus links. 

Isso é similar ao que entendemos como taxa de rejeição: pessoas que abandonam o site sem nenhum clique em nada. Elas lêem e saem. 

Por essa característica, tudo é link em um site. Página de serviços, pricing, produtos, categorias: tudo é um link. 

Se a pessoa não clica em nenhum link, seu CTR vai cair. É natural. 

É importante analisar os motivos delas não clicarem nesses links, banners e oportunidades de conversão para aumentar o CTR. Eles costumam incluir: 

  • A usabilidade do site está baixa; 
  • Os links estão difíceis de encontrar; 
  • Os menus não são chamativos; 
  • O blog tem poucos banners; 
  • Não há um chatbot instalado; 
  • A copy do site não está otimizada; 
  • O site está muito lento no geral; 

Dentre outras questões mais específicas, voltadas para a realidade do seu site. 

Search Ads

Os anúncios na rede de pesquisa são a modalidade mais popular do Google Ads. Eles são aqueles resultados patrocinados, que aparecem antes das primeiras posições no buscador. 

Eles têm alguns recursos próprios. Todo anúncio na rede de pesquisa é constituído por: 

  • Título; 
  • URL; 
  • Subtítulo descritivo. 

O formato é muito limitante, então entender o CTR nesses anúncios fica mais simples. Algum desses pontos está com um problema. Você só precisa descobrir qual! 

Essa descoberta é um pouco complicada de fazer aqui por falta de espaço. Mas temos um texto que se aprofunda muito mais nesse assunto, recomendo bastante a leitura: 

➡️ Rede de Pesquisa Google: O que Você Precisa Saber para Começar

Social Ads

Os Social Ads são mais complexos que os anúncios na Rede de Pesquisa, muito porque eles envolvem criativos. 

E é justamente nesses criativos — e na legenda que acompanha os anúncios — que mora o perigo. 

Um bom criativo é capaz de aumentar e muito o seu CTR. Mas um criativo não adequado faz o contrário, e faz com muito mais força. 

O único jeito de manter seus Social Ads com bons CTRs é testando. Evite fazer anúncios em uma única versão, faça sempre Testes A/B para entender qual foi o criativo que teve melhores resultados. 

Temos também um texto que vai te ajudar bastante nisso. Nele, te damos o mapa da mina sobre como começar a espionar seus concorrentes usando a Biblioteca de Anúncios do Meta Ads. 

Acesse logo abaixo: 

➡️ Espione outras marcas com a Biblioteca de Anúncios do Facebook


Espero que esse texto tenha te ajudado a entender melhor o que é o CTR e como ele é aplicado nas mais diferentes funcionalidades do seu marketing digital! 

Uma das melhores formas de aumentar esse CTR é trabalhando com o Marketing Conversacional. 

Através da sua personalização que você consegue ter taxas de clique bem maiores no seu site, já que a abordagem passa a ser proativa. 

No banner abaixo você vai descobrir mais sobre a estratégia e tudo o que ela representa. Vou te esperar por lá, ok? Obrigado pela leitura e a gente se vê no próximo texto! 


Fernanda Andreazzi

Estrategista de conteúdo na Leadster. Atua há 5 anos com Marketing Digital, Inbound Marketing, SEO - e tudo o que há de bom

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *