Sumário
- 1 O Maior Estudo Sobre Geração de Leads de 2025 no Brasil
- 2 10 Estatísticas sobre a Geração de Leads para Agências
- 2.1 Mídias Pagas e Tráfego Orgânico são Gargalos para a Maturidade Digital do Segmento
- 2.2 A Geração de Leads para Agências tem a Melhor Taxa de Conversão do Mercado
- 2.3 Google Ads e Meta Ads são os Canais que Mais Geram Leads
- 2.4 A Maioria dos Canais Teve Aumento na Taxa de Conversão
- 2.5 Google Ads e Busca Orgânica Dominam o Volume de Acessos
- 2.6 Quase Metade dos Leads são Gerados pelo Google Ads, Mesmo ele não Tendo a Melhor Taxa de Conversão
- 2.7 A Maioria dos Acessos do Segmento vem do Mobile
- 3 Como Aumentar a Taxa de Conversão e a Geração de Leads para Agências?
A geração de leads para agências funciona de duas formas diferentes, mas que são complementares.
Primeiro, é claro, precisamos pensar nas vendas. Uma agência de marketing precisa gerar leads para conseguir vender.
Mas também há uma outra questão: a geração de leads para agências também é um momento de mostrar serviço para os clientes e para potenciais clientes.
É como chegar em uma loja de móveis rústicos. Se você perguntar para o dono qual das peças de mostruário ele teria em casa e a resposta for “não sei, meus móveis são todos de plástico”, a confiança no serviço vai lá embaixo.
A atuação maior das agências de marketing digital hoje está na geração de leads para o Marketing Inbound. Por conta disso, ter uma geração saudável é fundamental para continuar gerando mais leads.
Mas como será que está essa saúde do segmento? É o que vamos descobrir agora ao longo do artigo, com dados do Panorama da Geração de Leads 2025.
Vamos juntos? Mas primeiro, um pouco sobre o Panorama em si:
O Maior Estudo Sobre Geração de Leads de 2025 no Brasil
O Panorama da Geração de Leads é o maior estudo sobre Inbound e geração de leads do Brasil. Ele é anual e vem cheio de informações: são mais de 260 páginas de conteúdo dividido em várias áreas diferentes.
A metodologia é simples: como a Leadster é uma plataforma dedicada para a geração de leads, usamos as informações dos nossos próprios clientes (com consentimento e de forma anônima, é claro) para entender o que realmente está acontecendo no mundo do marketing digital.
Esse ano, contamos com o apoio da Reportei, Zoho e da Conversion para a divulgação do material. Essas empresas são, aliás, parte do mercado de software que atua no Brasil.
Além do mercado de software, o estudo também analisou outros 16 segmentos:
- Agências de viagens;
- Consultorias empresariais;
- Educacional;
- Energia;
- Financeiro;
- Imóveis;
- Jurídico;
- Indústria e fabricação;
- Logística e transporte;
- Marketing e publicidade;
- Seguros;
- Serviços médios e saúde;
- Softwares;
- Tecnologia e TI;
- Telefonia e internet;
- Varejo;
- Prestação de serviços.
Esse já é o terceiro Panorama que lançamos, com o primeiro estudo sendo lançado lá em 2023, bem no pós pandemia.
Você pode acessar todos os outros estudos clicando nos links logo abaixo:
➡️ Panorama da Geração de Leads 2023;
➡️ Panorama da Geração de Leads 2024;
➡️ Panorama da Geração de Leads 2025;
Bom, isso é tudo o que rolou até hoje nos nossos Panoramas. Vamos entender o que está acontecendo no mercado de marketing digital no Brasil?
10 Estatísticas sobre a Geração de Leads para Agências
Você já ouviu aquele ditado “em casa de ferreiro, o espeto é de pau”? Tem um “contraditado” que a Resultados Digitais até transformou em um prêmio no RD Summit, o Espada Ninja.
O contraditado é “em casa de ferreiro, espada ninja na vitrine”.
Ou seja: se você é uma agência de marketing digital vendendo geração de leads, você vai precisar gerar leads.
Mas temos boas notícias esse ano no Panorama. Aliás, ótimas notícias para o segmento de marketing digital: ele foi o que apresentou os melhores resultados do estudo.
A geração de leads para agências foi muito forte em todos os Panoramas que já fizemos.
Crescer nesse ano, que trouxe resultados baixos em praticamente todos os segmentos (os menores resultados da história do Panorama), é um feito e tanto.
Mas vamos analisar melhor os dados para entender exatamente o que esses resultados indicam.
Vem comigo:
Mídias Pagas e Tráfego Orgânico são Gargalos para a Maturidade Digital do Segmento
Essa estatística é interessante porque ela vai na contramão do que conversamos até agora. Ops! 😅
Mas isso tem um motivo que vamos começar a entender agora e determinar de vez ao longo das outras estatísticas.
O Índice de Maturidade digital é uma métrica própria da Leadster, que criamos a partir da análise de três frentes principais em uma marca:
- Uso de mídias pagas;
- Maturidade orgânica (principalmente estratégias de SEO);
- Vendas digitais e uso de CRMs e/ou plataformas de marketing;
As agências de marketing digital estão enfrentando gargalos no uso de mídias pagas (só 46% usam links parametrizados de campanha) e tráfego orgânico — somente 18% do tráfego das agências vem por esse canal.
Isso tem um motivo bem claro: as agências costumam fechar contratos grandes e que dependem invariavelmente de pessoal qualificado. Vender demais é um problema tão grande quando vender de menos.
E além disso, muitos contratos simplesmente aparecem. Indicações de outros clientes, indicações da equipe da agência, vendas presenciais em eventos, etc.
As agências andam sempre em uma linha muito tênue entre preciso vender e não posso mais vender.
Isso acaba gerando um desbalanceamento nas ações de mídias pagas, e menos esforços orgânicos — esses são ainda mais perniciosos, porque continuam dando resultados por anos!
Mas vamos conversar melhor sobre esses aspectos ao longo do artigo, especialmente quando formos falar sobre os canais que mais geram visitantes e leads no segmento.
A Geração de Leads para Agências tem a Melhor Taxa de Conversão do Mercado
A geração de leads nessa edição do estudo não está muito saudável para a maioria dos segmentos, especialmente na taxa de conversão.
É claro que a taxa de conversão não conta a história inteira: para entender como um segmento está de verdade, é necessário analisar também o volume de leads gerado, que é a multiplicação da taxa de conversão pela quantidade de visitantes.
Porém, uma boa taxa de conversão, como é o caso aqui do segmento de agências de marketing digital, (mais de 1% acima da média) indica que a marca tem muito mais facilidade em converter os visitantes em leads.
🔎 Leia também: 9 Dicas para Aumentar a Taxa de Conversão de Leads e Vendas
Com 4,8%, o segmento de agências é o que tem a maior taxa de conversão média de todo o estudo.
E além disso, a taxa de conversão de agências de alta performance (nas quais identificamos os maiores resultados) é 2% mais alta que a média de todos os top performers de todos os segmentos.
Ótimas notícias para o segmento como um todo — em ano de quedas, as agências crescem.
Mas precisamos analisar melhor os outros dados para entender até que ponto essa taxa de conversão leva o segmento como um todo.
Vamos lá?
Google Ads e Meta Ads são os Canais que Mais Geram Leads
Como vimos lá no primeiro tópico, a busca orgânica é o canal menos aproveitado pelas agências.
Isso acontece pelo fator que citamos lá em cima — o canal gera muitos leads e não deixa de gerá-los conforme o tempo passa. Aliás, pelo contrário — você passa a gerar mais leads com o tempo.
Mas também existe um outro motivo: rankear bem para a busca orgânica no segmento de marketing e publicidade é muito difícil.
O setor é um dos mais populares no marketing de conteúdo desde 2010 aqui no Brasil, com grandes agências e prestadoras de serviço tech para marketing digital produzindo centenas de artigos muito completos por ano.
Veja essa busca para “como fazer marketing de conteúdo SEO”, por exemplo:
Dois textos da Rock Content, que publica dezenas de artigos por mês. E o mais novo desses artigos tem 5 anos de publicação, sendo que o mais antigo tem 7. É muito difícil para uma agência sem nenhum backlink competir nessas palavras-chave.
Por conta dessa limitação de entrada no tráfego orgânico, é completamente normal esperar um investimento maior nas plataformas de anúncios, como o Meta Ads e o Google Ads, que disputam as primeiras posições na taxa de conversão.
Porém, uma taxa de conversão baixa no orgânico não indica necessariamente baixo esforço na produção de conteúdo. Ela está indicando aqui que os resultados do investimento em conteúdo são baixos, já que a conversão vinda de blogs é baixa.
Ou seja: pode ser o caso também de agências que têm blogs e que trazem muitas visitas, mas que têm dificuldades em converter esses visitantes em leads.
Vamos entender melhor essa situação na estatística que vem a seguir. Mas antes, uma análise rápida da evolução histórica da taxa de conversão nesses canais:
A Maioria dos Canais Teve Aumento na Taxa de Conversão
Bom, o que analisamos até agora indicou que o segmento de marketing é bem diligente no trabalho próprio de geração de leads.
A estatística que vamos ver agora comprova isso e traz uma dimensão extra ao nosso entendimento: o mercado está procurando por soluções de marketing.
Todos os canais apresentaram aumento na taxa de conversão, menos o Google Ads, que caiu cerca de 6,5%.
Se você comparar esse resultado com todos os segmentos analisados pelo Panorama, vai perceber como o segmento foi o mais atípico entre todos os analisados.
A maioria dos segmentos encontrou quedas bem grandes na evolução histórica da taxa de conversão, o que pode indicar muitas coisas, inclusive falta de interesse do próprio mercado.
Afinal de contas, as estratégias de CRO são importantes, mas são pessoas que se convertem. E se o mercado não está muito bom em vendas, é normal que os índices abaixem mesmo.
🤿 Se aprofunde: O que é CRO? 3 Letras que vão Dobrar sua Geração de Leads
O que vemos aqui é o completo oposto disso. Todos os índices estão subindo, indicado um mercado aquecido e que está se convertendo mais a cada dia que passa no segmento de marketing digital.
No geral, a taxa de conversão aumento 33%, o melhor resultado de todos até agora.
Mas precisamos analisar o volume de leads gerados em cada canal, e também a sua evolução, para entendermos melhor o que realmente está acontecendo aqui:
Google Ads e Busca Orgânica Dominam o Volume de Acessos
Conversamos um pouco sobre a busca orgânica mas esse é o momento da gente se aprofundar um pouco mais nela.
Veja os gráficos antes e logo a gente continua a conversa:
Veja que interessante: a busca orgânica é o segundo canal que mais gera acessos no segmento de marketing digital.
A geração de leads para agências precisa considerar a busca orgânica. Nós vimos mais cedo como ela tem uma taxa de conversão muito baixa, e entendemos que isso poderia estar acontecendo por dois motivos principais:
- Falta de investimento na área como um todo: ou seja, as agências não produzem muito conteúdo, e por isso a taxa de conversão acaba sendo mais baixa;
- Falta de investimento em CRO: as agências até produzem conteúdo, mas as oportunidades de conversão dentro desses conteúdos é baixa.
Olhando pelo volume de acessos vindos do canal orgânico, é mais provável que estamos lidando com o segundo caso.
Mas existe uma forma de confirmar isso de vez: comparando o volume de visitas com o volume de leads gerados.
E um spoiler: a busca orgânica é responsável pro apenas 7% do volume total de leads, indicando uma preferência muito maior pelo Google Ads e um ponto de atenção para a taxa de conversão do orgânico, que precisa melhorar.
Ela precisa melhorar por um motivo muito simples, e que acabamos de ver: visitantes chegam nos sites das agências através da busca orgânica. Uma taxa de conversão baixa no canal significa que agências estão perdendo leads que poderiam converter.
Ou seja: há um investimento em tráfego orgânico, mas ele não está dando resultados.
Quase Metade dos Leads são Gerados pelo Google Ads, Mesmo ele não Tendo a Melhor Taxa de Conversão
A taxa de conversão é um grande motivador na geração de leads: normalmente, é ele que indica quais são os melhores canais para investir.
É simples: se o Meta Ads tem as melhores taxas de conversão, é natural esperar que ele vai ser o canal com maior investimento, certo?
Porém, a história aqui é um pouco diferente: o Google Ads é o grande campeão na quantidade de leads gerados, representando quase 50% do total.
Veja no gráfico logo abaixo:
Meta Ads, o canal com as maiores taxas de conversão, tem seu espaço garantido, disso não há nenhuma dúvida. Mas esse espaço é muito pequeno: apenas 12% dos leads gerados foram por esse canal.
É importante entender que o Google Ads é a plataforma de anúncios mais antiga e mais popular do marketing digital.
E que além disso, o Google Ads (junto com o LinkedIn Ads em alguns segmentos) é a plataforma padrão para criar anúncios B2B.
E também tem outro fator: a taxa de conversão do Meta Ads e do Google Ads são bastante parecidas. A diferença não é grande o suficiente para estimular experimentos, sendo que o Google Ads está aí, gerando resultados B2B há mais de 20 anos.
🔎 Leia também: Como Gerar Leads pelo Google Ads com Chatbots Personalizados
A Maioria dos Acessos do Segmento vem do Mobile
Esse já é o novo padrão — a maioria dos acessos aos sites de todos os segmentos do estudo vieram dos smartphones.
Aliás, em só um segmento houve um empate técnico: no de softwares, o índice ficou em 50-50.
Aqui, temos um dos maiores índices de acesso via desktop do estudo, e mesmo esse não está muito grande: 33%.
Veja no gráfico logo abaixo:
Quando analisamos as taxas de conversão, os resultados são bastante equilibrados:
Na média, a taxa de conversão dos desktops está até maior, 4,20% contra 3,27% dos smartphones. É um ponto percentual recuperado nas agências com maior performance, que ficam 1% atrás nos desktops.
E olha que interessante esse próximo gráfico:
Aqui, estamos vendo a conversão por canal e por dispositivo. O Meta Ads, que tem uma das maiores taxas de conversão geral, se dá muito bem no mobile, mas não tem nem dados disponíveis para o desktop.
Ou seja: a popularidade do Meta Ads está diretamente relacionada com as campanhas de anúncios feitas para smartphones, buscando ativar uma estratégia de redes sociais que vem apresentando bons sinais em conversão.
Não é nada de outro mundo esperar que o próximo Panorama traga resultados bem mais expressivos em social media. Inclusive substituindo o orgânico.
Mas isso são apostas. O mais importante agora é aumentar a taxa de conversão em alguns canais chave. Mais sobre isso agora, aqui no finalzinho do texto:
Como Aumentar a Taxa de Conversão e a Geração de Leads para Agências?
Sem rodeios: agências precisam de chatbots no seu site.
Isso porque, como estamos vendo, pessoas estão entrando no site e encontrando poucas oportunidades de conversão, especialmente no orgânico.
E claro: o ponto principal de geração de novos leads e clientes deve acontecer pelo site da agência.
Tudo bem que contratos surgem de toda parte. Mas é importante que seu site seja o ponto de convergência principal em todos os segmentos.
Faça um teste grátis da Leadster hoje para entender melhor como aproveitar esses visitantes que estão entrando e saindo do seu site sem deixar nem um e-mail ou um oi tudo bem.
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Obrigado pela leitura e consulte o material completo para trazer mais informações de mercado para os seus clientes!
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