Sumário
Sua estratégia para o Topo de Funil de Vendas deu certo e agora os usuários passaram para a próxima fase: o Meio de Funil.
A parte intermediária da etapa de vendas é tão importante quanto o Topo e Fundo de Funil.
Muitos podem subestimá-la, mas estão cometendo um grande erro ao fazê-lo.
Por isso, a Leadster preparou esse artigo para você saber o que é o Meio de Funil, sua importância e quais são os tipos de conteúdos necessários para essa etapa.
Siga no texto!
O que é Meio de Funil?
Pode-se tratar o Meio de Funil (MoFu) como o momento de conversão do usuário, ele é a ponte que conecta o interesse inicial (topo) com a etapa final, a venda (fundo).
O objetivo do MoFu é manter o interesse do cliente em potencial, nutrindo o relacionamento já existente com o negócio, mostrando-lhe mais profundamente o problema enfrentado e aumentando a confiança dele sobre o serviço/produto oferecido.
As fases do funil de marketing também podem ser relacionadas com as etapas da jornada do consumidor, como mostra a imagem abaixo:
Entenda os Objetivos do Meio de Funil
No meio de funil de vendas você deve se atentar aos seguintes objetivos:
- Nutrição de leads;
- Monitoramento da intenção de compra; e
- Estabelecer fidelidade à marca, criando defensores.
Todos eles dizem respeito ao relacionamento com o cliente, ou seja, a principal meta dessa etapa é fazer com que o usuário siga interessado em seu negócio, entendendo ainda mais o problema enfrentando e seguindo para o momento de compra, o fundo de funil.
Leia também: Dicas Leadster: Como Qualificar um Lead Gerado com a Leadster?
A Importância do Meio de Funil
Como já falamos acima, o meio de funil é a ponte entre o início e fim do funil de vendas, seu objetivo é deixar que a jornada do cliente flua normalmente.
Porém, existem pontos essenciais destacados pelos conteúdos de Meio de Funil para que a compra aconteça, vamos a eles!
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Fornece Mais Informações
Se sua empresa quer aprofundar ainda mais a relação com o cliente, nada melhor do que torná-lo cada vez mais entendedor do problema que enfrenta, desse modo, ele passa a confiar mais em seu negócio e, consequentemente, fornece mais informações para você.
Com as informações recebidas, você conseguirá criar conteúdos personalizados para o seu lead, voltados diretamente ao que ele está procurando.
Resumindo, essa é uma via de mão dupla, ao fornecer conteúdos relevante para o seu possível cliente, ele segue com a sua empresa, dando cada vez mais informações e você, por sua vez, criará conteúdos personalizados.
Quebra Objeções
No Meio de Funil é onde você acaba com todos os “e se” que seu lead têm logo no início da jornada do cliente.
Lá no topo do funil, o usuário nem mesmo sabia do que estava precisando, é nesse momento em que sua empresa entra em cena.
Ao chegar no meio do funil, a empresa fará com que a intenção de compra seja trabalhada, gerando mais interesse e aumentando a confiança.
Aumenta a Chance de Fechamento
A partir dos conteúdos de qualidade e personalizados criados para o meio de funil, seu lead ficará cada vez mais interessado por sua empresa, pois se sente mais seguro e entendedor do assunto.
Dessa forma, a chance de ocorrer um fechamento de venda é grande.
Por que Investir em Conteúdo de Meio de Funil?
Os conteúdos de Meio de Funil aumentam a comunicação com os possíveis clientes, melhorando o relacionamento com ele e dando maior credibilidade e confiança para a empresa.
A partir das estratégias de Meio de Funil você poderá:
- Oferecer mais informações sobre a sua empresa;
- Aumentar o tráfego nos canais utilizados;
- Acabar com possíveis objeções;
- Capturar mais leads qualificados; e
- Direcionar as compras.
Leia também: Como Reduzir o Tempo de Resposta ao Lead para Aumentar as Vendas e a Satisfação do Cliente
Como Criar Conteúdo para o Meio de Funil?
Os conteúdos direcionados para o meio de funil, não devem ser tão técnicos quanto os de fundo de funil, mas precisam ser mais detalhados e informativos quando comparados aos de topo.
Você também deve focar seus conteúdos para os seguintes formatos:
Posts para Blog
Nessa etapa os textos devem ser mais aprofundados e detalhados, mas sem linguagem tão técnica.
Invista em informações ricas, exemplos e dados reais.
Newsletters
As newsletters devem ser personalizadas, contendo informações que sirvam para cada cliente.
Aproveite para falar um pouco sobre sua própria empresa e os produtos ou serviços oferecidos.
E-books ou Whitepapers
Os e-books correspondem a conteúdos mais longos, detalhados e servem para tirar dúvidas dos clientes.
Eles podem ser disponibilizados em PDF, em troca, o usuário pode fornecer novas informações de qualificação.
Já os whitepapers são conteúdos intermediários, ou seja, não tão curtos quanto o de um blog, mas não tão longos como um e-book, esse formato é focado mais em dados e tem linguagem direta.
Checklists
Faça checklists para seus usuários, dessa forma, você ajuda em sua organização, contagem de tarefas e planejamento.
Crie um template com a cara do seu negócio e forneça de forma gratuita para aqueles interessados.
Guias Comparativos
Crie modeles de tabelas comparativas, de vantagens e desvantagens, sobre o seu negócio, foque nos pontos que o diferencia dos demais concorrentes.
Mas, sempre fique atento para não mudar o foco dos conteúdos: seu objetivo é informar e auxiliar na decisão do usuário e não fazer apenas propaganda de seu negócio.
Vídeos de Demonstrações
Mostre como o seu produto/serviço funciona, demonstre o passo a passo.
Desse modo, o seu possível cliente se sente mais imerso em seu serviço, facilitando sua compreensão.
Estudos de Caso
Como a sua empresa trabalha para solucionar a necessidade de seu cliente?
Essa é a pergunta que diversos usuários têm, por isso, aproveite os casos de sucesso do seu negócio, para mostrar como tudo foi feito, cessando as dúvidas de seus visitantes.
Chegamos ao fim de mais um conteúdo sobre o Funil de Vendas!
Aproveite para colocar todas essas estratégias em prática e já confira os demais conteúdos sobre Topo e Fundo de Funil.
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