Sumário
É muito difícil saber de onde vêm os memes.
Às vezes pensamos que eles só aparecem do nada, mas, na verdade, muitos são pensados com antecedência. Inclusive, existem pessoas que trabalham com isso – fazer memes o dia inteiro.
E, bom, também existem memes no marketing digital que podem ser bem muito bem utilizados em campanhas, conteúdos, estratégias de engajamento e até mesmo fazer parte da identidade da marca.
Pensando em como ajudar você a entrar no mundo dos memes, preparamos esse conteúdo completo com conceitos, dicas e exemplos para você se inspirar e também participar dessa tendência.
Bora lá?! 😉
Como falei logo na introdução, os memes em sua maioria são planejados com algum objetivo em mente – nem que seja só o entretenimento.
Já os posts virais são espontâneos, e não são criados com a finalidade de se tornar virais.
Eles simplesmente são.
Por isso, se apegue na seguinte frase: alguns virais podem virar memes, mas memes estabelecidos raramente viralizam.
Para não restar nenhuma dúvida, vamos explorar esses dois conceitos.
O conteúdo viral é aquele compartilhado por milhares de pessoas e se espalha quase que instantaneamente e “do nada”.
Um post viral não sofre alterações ao ser repassado, ele só vai chegando de pessoa para pessoa.
Exemplo: se você acha um vídeo de um cachorro dançando muito engraçado e já repassa, várias pessoas farão o mesmo, sem alterar nada no conteúdo.
Isso é ser viral.
🔎Leia também: Marketing Viral: Exemplos e Técnicas para Viralizar mais
O que é um meme?
Já o meme, conceito criado em 1970 (sim, ele não surgiu com a internet), é uma ideia ou informação propagada que vai se multiplicando entre as pessoas e acaba sofrendo algumas alterações no meio do caminho.
Nem sempre os memes serão virais, inclusive, eles não abrangem apenas piadas, pois podem ter um teor mais crítico ou apresentar uma história a ser contada.
🔎Leia também: 12 Tendências de Marketing Digital para Explorar em 2023
5 utilidades dos memes no marketing digital
Se você ainda não acredita que os memes podem ser muito úteis em suas estratégias de marketing digital, separei aqui 5 formas de aproveitar e aplicar esse tipo de conteúdo em suas ações.
Confira!
🔎Leia também: 13 Ideias de conteúdo para marketing digital com exemplos
Mais engajamento
Não tem como negar, os memes no marketing digital chamam a atenção do usuário.
Pense comigo, o que mais chama a sua atenção: um post no Instagram apenas com uma frase impactante ou um post que logo de cara coloca um meme que encaixa muito bem ao conteúdo?
Obviamente você escolherá a segunda opção, certo?
Essa é a essência do meme, captar sua atenção e assim gerar mais engajamento através da identificação de quem vê.
Os leitores se sentem mais a vontade para curtir, comentar e compartilhar.
Vamos ao exemplo da Resultados Digitais, logo abaixo temos dois posts sobre a área de redes sociais tendo que se atualizar a todo momento.
Um utiliza o meme da Rihanna e o outro não, qual você acha que gerou mais curtidas e comentários?
Claro que o da Rihanna 🤭
Fácil de fazer
Outro benefício de utilizar os memes no marketing digital é a facilidade de criar esse post.
Lembre-se que o formato já vem pré-pronto – ele será reaproveitado –, a equipe criativa só terá a responsabilidade de adaptá-lo para a marca e fazer o texto correspondente.
Mais uma vez vamos utilizar o Instagram da RD como exemplo.
No post abaixo eles reaproveitaram aquele meme da Mônica que já bombou muito em todas as redes sociais e que vira e mexe aparece novamente.
🧐Saiba mais: Copywriting para Instagram: 14 Dicas Incríveis para Você Aplicar
Alcance em múltiplas audiências
Nem todo mundo conhece os benefícios do marketing conversacional e entendem que os formulários estão ultrapassados… mas, todos conhecem o seriado americano que bombou no Brasil: Todo mundo Odeia o Chris.
Foi pensando nisso que a Leadster criou o post abaixo.
Ao utilizar memes no marketing digital você expande o alcance de suas publicações, pois não ficará nichado ao público que já te segue ou que é especialista em determinado assunto.
Mais chances de compartilhamento
O que você mais compartilha com seus amigos: posts de memes que representam algo para vocês ou um post completo sobre um produto X?
Acredito que seja a primeira opção, certo?
Pense que se a audiência achar o meme super legal, eles vão compartilhá-lo espontaneamente.
Vamos ao exemplo da HubSpot que aproveitou um meme relativamente antigo, mas que ainda é utilizado nas redes.
Esse meme é utilizado para todas as áreas da vida possíveis, ele já foi adaptado para diversas situações e gerou engajamento, nada melhor do que aproveitá-lo para as pessoas compartilharem espontaneamente e você aproveitar para “panfletar” sua empresa.
🧐Saiba mais: Tráfego pago no Instagram em 2023: guia completo
Uso em várias mídias
O meme não deve se limar às redes sociais.
Na verdade, esse tipo de conteúdo pode ser usado em blog posts, e-mail marketing, anúncios e até mesmo ser enviado por WhatsApp.
A Leadster inclusive é muito adepta de utilizar os memes em seus anúncios, pois eles geram mais resultados e engajamento do que os demais.
Veja os exemplos tanto para Facebook e Instagram quanto LinkedIn:
Como fazer memes para o marketing digital usando o Canva
Bom, agora que você já sabe as utilizadas dos memes e até mesmo viu alguns exemplos, chegou o momento de aprender como fazê-los.
Para facilitar ainda mais esse processo, vamos dar o passo a passo de criação direto no Canva (plataforma de design).
Confira:
- Acesse o Canva – você pode baixar o app no celular ou acessar pelo computador. Em seguida, faça o login e digite “meme” na ferramenta de busca para começar;
- Procure um template – use e abuse da biblioteca de templates de memes do Canva. Você pode até segmentar sua procura, basta adicionar palavras-chave relacionadas ao tema. Escolha template que preferir;
- Aproveite os recursos – a biblioteca do Canva também tem milhares de imagens, fotos, ícones, adesivos, balões de fala e outros elementos gráficos. Utilize aqueles que mais fazem sentido a postagem.
- Personalize o seu meme – aqui é o momento de adaptar o meme à sua marca, então escolha seu próprio estilo de fonte, fundo e esquema de cores;
- Salve e compartilhe – se você já escolheu o meme e já o personalizou para ficar a sua cara, chegou a hora de salvar e compartilhar. Você pode salvar em PNG, JPG ou GIF.
Pronto para aplicar memes no marketing digital?
Se você quer saber outras táticas para aplicar em sua estratégia e gerar leads, vou recomendar mais uma leitura!
Dessa vez é sobre o conteúdo: Social Ads: Como Usar as Redes Sociais para Gerar mais Leads!
Prometo que o texto é completo e vai mudar como você vê as redes sociais, depois me conta o que achou! 😉
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