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2025
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/ / Mercado Educacional Brasileiro: 10 Dados Sobre Geração de Leads [2025]

O mercado educacional brasileiro está em plena expansão, especialmente no lado tecnológico das escolas. 

Aliás, estamos elaborando esse texto em abril de 2025, mês que acontece o maior evento de tecnologia educacional da América Latina, o Bett Brasil. 

Escolas tradicionais estão se modernizando, e novas empresas do setor edtech estão surgindo todo mês no Brasil. 

Isso se reflete em escolas e empresas adjacentes — fornecedores de soluções tecnológicas terceirizadas — se tornando cada vez mais maduras digitalmente, e apostando no marketing digital com bastante força. 

No texto de hoje vamos analisar o segmento educacional brasileiro do Panorama da Geração de Leads 2025, o maior estudo sobre a geração de leads do país, já disponível para download grátis. 

Vamos começando? 

O Maior Estudo Sobre Geração de Leads de 2025 no Brasil

O Panorama da Geração de Leads é o maior estudo sobre Inbound e geração de leads do Brasil. Ele é anual e vem cheio de informações: são mais de 260 páginas de conteúdo dividido em várias áreas diferentes. 

A metodologia é simples: como a Leadster é uma plataforma dedicada para a geração de leads, usamos as informações dos nossos próprios clientes (com consentimento e de forma anônima, é claro) para entender o que realmente está acontecendo no mundo do marketing digital. 

Esse ano, contamos com o apoio da Reportei, Zoho e da Conversion para a divulgação do material. Essas empresas são, aliás, parte do mercado de software que atua no Brasil. 

Além do mercado de software, o estudo também analisou outros 16 segmentos: 

  • Agências de viagens; 
  • Consultorias empresariais; 
  • Educacional; 
  • Energia; 
  • Financeiro; 
  • Imóveis; 
  • Jurídico; 
  • Indústria e fabricação; 
  • Logística e transporte; 
  • Marketing e publicidade; 
  • Seguros; 
  • Serviços médios e saúde; 
  • Softwares; 
  • Tecnologia e TI; 
  • Telefonia e internet; 
  • Varejo; 
  • Prestação de serviços. 

Esse já é o terceiro Panorama que lançamos, com o primeiro estudo sendo lançado lá em 2023, bem no pós pandemia. 

Você pode acessar todos os outros estudos clicando nos links logo abaixo: 

➡️ Panorama da Geração de Leads 2023

➡️ Panorama da Geração de Leads 2024

➡️ Panorama da Geração de Leads 2025

Bom, isso é tudo o que rolou até hoje nos nossos Panoramas. Vamos entender o que está acontecendo no mercado de serviços no Brasil? 

10 Estatísticas sobre a Geração de Leads do Mercado Educacional Brasileiro 

Mulher olhando para o tablet com expressão pensativa

No Panorama, consideramos o mercado educacional brasileiro como escolas, empresas que geram leads para escolas, cursos de idiomas, cursos profissionalizantes, faculdades e outras instituições de ensino. 

Não focamos tanto nesse capítulo em fornecedores de tecnologia para a escola, já que essas empresas se enquadram no nosso texto sobre o mercado de softwares brasileiro, que você lê aqui no link. 

A popularização do marketing digital trouxe uma grande mudança para as escolas, que tradicionalmente empregavam táticas offline para gerar matrículas. 

A adoção do Inbound Marketing trouxe uma grande revolução para as escolas, já que a estratégia tem a característica de ser a longo prazo, algo que combina com o período limitado de matrículas. 

Saindo do geral e entrando no específico, não temos ótimas notícias para a geração de leads do segmento educacional. Na verdade elas são até um pouco tristes 😥

Como a maioria dos segmentos analisados no estudo, a geração de leads no segmento educacional brasileiro está em queda. 

Mas para entender melhor essa queda e o que é necessário fazer para miitigá-la, precisamos nos jogar nos dados e realmente entender o que está acontecendo. 

Vamos fazer isso juntos agora: 

O Índice de Maturidade Digital traz o SEO como Maior Estrela do Setor 

Quem trabalha ou já teve contato com o conteúdo voltado para o segmento educacional vai concordar: o SEO feito pelo segmento educacional é um dos mais fortes do Brasil. 

Edtechs, escolas, empresas de serviços relacionados — todo mundo quer aparecer no Google. Se quiser tirar uma prova, pesquise por qualquer assunto educacional e veja você mesmo os resultados. 

Isso se reflete na Maturidade Digital do setor. 

Só lembrando: a maturidade digital é um índice próprio da Leadster que mede o quanto a empresa aplica o marketing digital e estratégias digitais em geral na sua operação. 

Usamos três parâmetros principais para determinar essa métrica: 

O mercado educacional brasileiro tem bons indicadores em SEO, mas baixa adesão em mídias pagas e uso de CRMs de vendas e outras plataformas de marketing. 

Mas isso não é tão novidade assim. Quando paramos para pensar, o próprio segmento é um pouco complicado em relação a vendas. 

A maioria das escolas vai começar a vender mesmo lá para o final do ano. Não compensa tanto usar o Google Ads para tentar fisgar matrículas que só vão ser efetivadas mesmo no ano seguinte. 

Isso também explica a popularidade do SEO, que traz resultados a longo prazo. O período letivo é 

Conversão em Queda — a Taxa do Segmento Apresenta Segunda Baixa Consecutiva

A queda na taxa de conversão do mercado educacional brasileiro foi uma das mais acentuadas de todos os segmentos que analisamos ao longo do estudo. 

De 2023 até 2025, a taxa média sofreu uma queda de um ponto percentual completo, sendo que a maior baixa foi de 2024 para 2025 — de 3,4% para 2,6%, em comparação com 3,7% para 3,4% na edição anterior. 

A taxa das empresas consideradas de alta performance no estudo — ou seja, as que tiveram as melhores taxas de conversão — também veio com uma queda acentuada: de 7,3% para 6,61% esse ano. 

A trajetória é de queda na taxa de conversão, mas ela não explica tudo o que está acontecendo de verdade no mercado educacional brasileiro. Precisamos do contexto que o resto da análise vai trazer pra gente. 

Mas por enquanto, um ponto interessante de analisar bem rápido: 

Empresas que usam chatbots conseguem mitigar a queda 

Uma das principais estratégias para lidar com a queda na geração de leads em qualquer mercado hoje é trabalhar com chatbots. 

Os chatbots são as melhores ferramentas possíveis para contornar a baixa na taxa de conversão por alguns motivos: 

  • Simplicidade na instalação; 
  • Custo bem democrático e escalável conforme o plano; 
  • Qualquer analista consegue criar e editar fluxos de chatbot
  • O chatbot funciona como uma CTA 24 horas em todas as páginas do seu site; 

Os resultados que o setor educacional consegue com os chatbots são incríveis. Aliás, temos um case aqui que comprova esses resultados — a Católica SC é um grande caso de reversão da queda através dos chatbots. 

🤿 Para se aprofundar, acesse o link! 

Conversão por Canal — Tráfego Pago Supera o Orgânico

Esse é um resultado incomum. Tanto que o segmento educacional brasileiro foi um dos poucos que teve um resultado parecido. 

Olhando canal por canal, a conversão do tráfego pago superou a conversão do tráfego orgânico. Veja no gráfico: 

A taxa de conversão média da busca orgânica costuma ficar bem próxima dos outros canais, como o Google Ads nesse caso e o Meta Ads. 

Geralmente, orgânico, Google e Meta ficam bem próximos. Mas dessa vez, a busca orgânica veio com uma grande baixa. Sua taxa média ficou em 1,74%, enquanto a mediana geral ficou em 2,67%. 

Outro ponto importante a se considerar é que todos os canais analisados tiveram taxas de conversão abaixo da média. 

Mas para falar sobre isso, precisamos analisar também a variação da taxa de conversão ao longo dos anos. 

Vamos juntos: 

Evolução da Conversão por Canal — Quedas Generalizadas, mas Google Ads se salva 

Como você pode ver aí no gráfico, todos os indicadores históricos da taxa de conversão no segmento educacional estão em queda quando analisamos os canais de conversão. 

É importante entender que esses indicadores não são exclusivos do segmento software não! 

Na verdade, todos os segmentos encontraram queda contínua — ou seja, a taxa de conversão apresentou queda no Panorama 2024 e está apresentando de novo em 2025. 

O Google Ads se mostrou o favorito, sendo o único canal em que a taxa de conversão subiu, e subiu até bem: 14 pontos percentuais. 

Isso em um cenário onde a própria média está caindo desde o ano anterior, e esse ano chegou a -21,5%. 

Volume de Acessos por Canal — Busca Orgânica Vence Disparado 

Esse resultado é bastante comum em todo o Panorama. Aliás, ele também se repete em várias equipes de marketing pelo Brasil: a busca orgânica gera mais visitantes, mas tem uma taxa de conversão geralmente baixa. 

Veja os dados no gráfico: 

Tirando essa questão bastante comum, precisamos ressaltar algo incomum: mesmo em queda em relação ao ano anterior, a busca orgânica ainda é responsável por 63% do tráfego de todo o setor educacional brasileiro. 

Ou seja: bem mais da metade dos acessos vêm diretamente da busca orgânica. 

Por que isso acontece? Bom, lembra lá no começo do artigo? Grande parte da Maturidade Digital do mercado educacional brasileiro vem justamente dos investimentos em SEO. 

Sendo um segmento que prioriza o SEO, é bastante natural que a maior parte das visitas venha da busca orgânica. 

Porém, como percebemos, a taxa de conversão da busca orgânica para o segmento está bastante baixa. 

Isso é provavelmente explicado por uma baixa maturidade na aplicação do Funil de Marketing, e falhas nas estratégias de conversão Topo de Funil. 

Volume de Leads por Canal — Busca Orgânica Também Lidera 

Outro ponto interessante e que nem é tão comum nos outros segmentos: a busca orgânica liderou de lavada o volume de leads gerados. 

A explicação é a mesma que entendemos no tópico anterior. E ela ainda vem qualificada pelo percentual bem alto no volume de visitas orgânicas do setor. 

Normalmente, a busca orgânica fica em segundo lugar no volume de geração de leads, mesmo tendo uma expressividade bastante baixa na taxa de conversão em si. 

Mas no mercado educacional brasileiro, ela veio com uma expressividade muito grande. Por conta disso, é natural que o volume de leads também seja dominado pela busca orgânica. 

Volume de Acessos por Dispositivo — Mobile Vence, mas Desktop Ainda tem Espaço

A batalha dos dispositivos está bastante acirrada, e no mercado educacional brasileiro o mobile dominou, como dominou na maioria dos segmentos. 

Veja o gráfico logo abaixo: 

Isso demonstra a grande necessidade de investir em sites ótimos para navegar nos smartphones. Aliás, é necessário criar o design e a experiência do usuário pensando primeiro no mobile. 

Os dados específicos sobre a geração de leads em cada dispositivo também mostram um cenário vitorioso para os smartphones: 

Alguns detalhes importantes sobre esses gráficos, que estão contando histórias bem interessantes: 

  • A taxa de conversão está em queda em todos os dispostivos e em todas as empresas analisadas, tanto as de alta performance quanto as de média e baixa;
  • O mobile e desktop têm taxas de conversão médias similares, inclusive nos pontos percentuais de queda. Isso indica que as CTAs estão adequadas tanto para o desktop quanto para os smartphones;
  • Entre as empresas com maior performance, a taxa de conversão do desktop é maior; 

E como um último dado interessante, veja a taxa de conversão por canal e por dispositivo: 

E aí, o que você achou sobre as informações da geração de leads do mercado educacional brasileiro? 

Espero que elas tenham te ajudado a entender o cenário que estamos vivendo no marketing digital hoje — queda no tráfego, queda na conversão, e o reinado do mobile se consolidando de vez. 

Para ler o estudo completo com todos os segmentos, faça o download grátis clicando no banner logo abaixo. 

Vou ficar te esperando, ok? 

Categorias: Geração de Leads

Gustavo Luby

CMO na Leadster

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Gustavo Luby

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