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O mercado educacional brasileiro vem crescendo com todas as forças, e inovando mais do que nunca. 

Para exemplificar, no ano passado aconteceu o Bett Brasil 2023, que bateu recorde de participantes: 35 mil pessoas em três dias de muita informação e networking. Foi o maior público da história do evento, que já é o maior do Brasil. 

A popularidade desse evento não é à toa. O segmento educacional está em um momento de transição — sejam as próprias escolas ou empresas que prestam serviço para elas. 

O Novo Ensino Médio está chegando, e ele traz um aumento de custos para todas as escolas. Esse é o momento de gerar mais leads e gerar cada vez mais matrículas. 

E para atingir esse objetivo, é importante entender como está o cenário da geração de leads hoje no Brasil. E é exatamente isso que vamos fazer agora. 

Confira os dados do mercado educacional brasileiro com base no Panorama da Geração de Leads no Brasil 2024

O que Estamos Considerando como Segmento Educacional?

Nesse estudo, optamos por analisar o segmento educacional através de empresas que oferecem algum tipo de aula — ou seja: escolas, cursos profissionalizantes, cursinhos preparatórios, faculdades e universidades. 

Digo optamos porque, como estávamos conversando agora há pouco, o segmento educacional é bem vasto. Ele é composto tanto por escolas quanto por empresas que oferecem serviços na área. 

Por exemplo: existem vários sistemas de gestão escolares que, apesar de não trabalharem com aulas, ainda assim estão inseridos no setor educacional privado. 

Essas empresas devem ser consideradas como parte do mercado educacional, sobre isso não há discussão: quando o setor não vai bem, elas também sofrem. E quando ele está aquecido, elas trazem inúmeros benefícios para educadores e alunos. 

Nossa decisão por não considerá-las vem da própria divisão do estudo. Essas empresas estão inseridas também — e principalmente — no setor de bens e serviços. 

Aliás, temos um texto igual a esse aqui no blog que fala especificamente desse segmento. Leia no link logo abaixo: 

➡️ 9 Estatísticas Sobre o Mercado de Bens e Serviços no Brasil

Panorama de Geração de Leads 2024 do Setor Educacional

Antes de começar a te mostrar os dados, precisamos fazer algumas definições rápidas sobre alguns pontos importantes que esse estudo vai abordar. 

Primeiramente: vamos falar bastante sobre conversões aqui. No estudo, consideramos principalmente a conversão de visitantes para leads, ok? 

Outro ponto importante: esses dados são da nossa própria base. Para os dados do mercado educacional, analisamos 164 empresas da nossa própria base. 

Isso significa que os dados aqui nesse texto e no próprio Panorama 2024 são objetivos — não fizemos perguntas, analisamos os resultados direto na fonte. 

Esse texto vai tratar de um pouco de tudo. Falamos sobre marketing inbound, marketing de conteúdo, mídias pagas, social ads e vários outros assuntos relacionados ao marketing digital.

Mas não se preocupe: quando esses termos surgirem, vou deixar um link de aprofundamento para você tirar todas as suas dúvidas, se elas surgirem. 

Por aqui está tudo pronto, e por aí? Já pegou o cafezinho? Então corre lá que os dados sobre a geração de leads do mercado educacional brasileiro começam agora: 

A Taxa Média de conversão do Segmento é de 3,4%

Em 2021, a taxa média de conversão do mercado educacional brasileiro estava em 5,7%. Em 2022, ela caiu dois pontos percentuais, ficando em 3,7%. Agora, em 2024, ela continuou em queda, mas não muito acentuada: apenas 0,3 pontos. 

Os motivos, como sempre, são bem variados. O interessante aqui é entender se essa queda se deu por conta de algum fator externo ou pela própria economia brasileira. 

Tudo indica que fatores externos não contribuíram tanto para a baixa. A pandemia já passou há tempos, sendo que seus piores anos para o setor educacional foram 2020 e 2021. 

E para corroborar a tese de que o país inteiro está experimentando uma baixa na taxa de conversão, vários outros segmentos analisados também apresentaram quedas. 

De qualquer forma, os dados ficaram assim: 

Veja a transcrição abaixo: 

  • Top performer: 7,3% de taxa de conversão; 
  • Mid: 3,4% de taxa de conversão; 
  • Bottom: 1,51% de taxa de conversão. 

Mas onde essas conversões estão acontecendo? No próximo tópico descobrimos. Acompanhe: 

Meta Ads é o Melhor canal para Conversão

Em todos os segmentos do Panorama, o Meta Ads se destacou como o melhor canal para conversão. E não seria diferente no mercado educacional brasileiro. 

Lembrando que o Meta Ads engloba tanto os anúncios no Facebook e no Instagram, as duas redes sociais mais populares no Brasil e no mundo. 

No segmento educacional, o Meta Ads brilha principalmente pelo público-alvo das escolas e universidades, que é de todas as idades e está em praticamente todas as classes sociais. 

Veja os dados completos logo abaixo: 

Acompanhe a transcrição logo abaixo: 

  • Meta: média de 3,01%;
  • Direct: média de 2,43%;
  • Geral: média de 3,4%;
  • Google Ads: média de 2,32%; 
  • Orgânico: média de 2,37%. 

Taxas de Conversão no Desktop e no Mobile são bem Próximas

As escolas têm um grande desafio pela frente: colocar toda a sua experiência digital mobile first. 

Isso porque, seguindo o exemplo de todos os outros segmentos, a taxa de conversão no desktop e no mobile seguem sendo muito próximas. 

Nós vamos ter uma outra oportunidade de conversar sobre o mobile vs desktop logo abaixo, mas aqui precisamos entender que a taxa de conversão média nesses dois canais permaneceu praticamente igual — só 0,2% de vantagem para o desktop. 

O motivo é claro: estamos vivendo — ou estamos próximos — no ápice da popularidade das redes sociais. E elas são consumidas principalmente em celulares. 

E é justamente isso que impulsionou o crescimento da taxa de conversão no mobile. Os resultados no Google foram baixos, mas o Meta Ads e as fontes diretas de tráfego (muito associadas com outros Social Ads) carregaram o time mobile para esse empate. 

E se você acha que o segmento não tem impactos na taxa de conversão por canal, está completamente enganado. 

No setor de serviços, por exemplo, o desktop levou a vantagem nas conversões via Meta — 9,31%. 

São pequenas anomalias assim, que fogem do lugar comum, que nos fazem entender a necessidade urgente de conhecer a fundo o seu público, o que ele consome e por onde. 

Mais de 70% dos Acessos é Mobile

Mas a taxa de conversão não conta a história inteira. Esse tópico e os próximos deixam isso muito claro. 

Apesar dela ser bem similar no mobile e desktop, quase 70% dos acessos nos sites do mercado educacional brasileiro — ou seja, sites de escolas, faculdades e cursos — é feita pelo telefone. 

Então, mesmo que a taxa de conversão nos dois canais seja bem parecida, você tem muito mais pessoas acessando seu site pelo celular, garantindo mais leads e mais vendas. 

Veja a transcrição dos dados: 

  • Mobile: 69,66%; 
  • Desktop: 30,34%. 

Mais de 66% dos Acessos do Segmento vêm da Busca Orgânica

Esse não é um dado comum: ele vem com a sua própria história.

Um aumento na busca orgânica em um determinado segmento é um indicador de maturidade no marketing digital e no trabalho de SEO — otimização para motores de buscas. 

A tendência global até hoje vem sendo gerar cada vez mais visitas no site através do marketing de conteúdo. E depois, convertê-los em leads. 

Então, o resultado de 66% dos acessos do mercado educacional brasileiro mostra que o setor está ficando cada vez mais digitalizado e colocando as práticas da metodologia do inbound marketing para funcionar.

Ainda mais quando comparamos esse resultado com o ano passado, que ficou em 49%. Foram mais de 16 pontos de evolução entre um ano e outro no orgânico, enquanto outros canais mais tradicionais sofreram retração. 

Veja os dados logo abaixo, e depois deles, sua transcrição:

Confira a transcrição: 

  • Orgânico: 66,71%% dos acessos; 
  • Google Ads: 10,99% dos acessos; 
  • Direct: 10,74% dos acessos; 
  • Meta Ads: 2,46% dos acessos; 
  • Outros: 9,1% dos acessos. 

Orgânico é o canal que mais gerou leads

Muito cuidado com os dados, às vezes eles podem te enganar! 

Esse é um desses casos. Lá em cima, vimos que a busca orgânica tem a pior taxa de conversão do segmento, certo? 

Mas agora estamos descobrindo que o orgânico também foi o canal que trouxe a maior quantidade de acessos e gerou a maior quantidade de leads. Por que?

Simples: imagine um site que recebe 500 visitas orgânicas, e dessas, 5 pessoas se tornam leads. Agora, ao invés de 500, imagine 5.000 pessoas visitando o site, mas agora 10 leads. 

A taxa de conversão dobrou? Não: o número de leads dobrou, mas a taxa ficou muito menor por conta da quantidade de acessos, que cresceu.

O Tráfego Orgânico tem o poder de te trazer cada vez mais visitantes e leads. Mas a sua taxa de conversão está diretamente relacionada com o aproveitamento desses usuários do seu site. 

Veja a transcrição: 

  • Orgânico: 423.254 leads; 
  • Google Ads: 47.936 leads; 
  • Direct: 83.512 leads;
  • Meta Ads: 28.142 leads;
  • Outros: 170.777 leads.  

O Índice de Maturidade Digital do Segmento é de 8,37

O Índice de Maturidade Digital é uma métrica própria, que criamos aqui na Leadster com base em três dimensões principais: 

  • Uso de mídias pagas; 
  • Maturidade em geração de tráfego orgânico; 
  • Uso de softwares CRM. 

O segmento educacional no Brasil teve a terceira maior nota no IMD, ficando atrás somente do setor de software e financeiro. 

O que impulsionou o crescimento do setor com certeza foi a maturidade na geração de tráfego orgânico. O Índice nessa dimensão ficou em 9,7, quase um 10 perfeito! 

Mas o uso de mídias pagas acabou puxando a média para baixo. Nessa dimensão, o mercado educacional marcou apenas um 7 bem modesto. 

Abaixando mais a média, a nota para o uso de softwares CRM também deixou a desejar esse ano: 7.  

O que estamos percebendo é um crescimento bem constante da maturidade digital do setor, muito impulsionado pelo desenvolvimento de estratégias de edtechs — startups tecnológicas educacionais — que focam bastante no inbound. 

Veja o índice completo: 

Acompanhe todos os dados no Panorama da Geração de Leads no Brasil 2024

Se você ainda não leu o Panorama 2024, está perdendo bastante informação. 

Primeiro que esse é o maior estudo brasileiro sobre o caso, apoiado pela HubSpot e pela Rock Content. 

E em segundo lugar, nenhum outro estudo pela internet trabalhou com tantas empresas como o Panorama. Nós analisamos mais de 2 mil sites, que juntos geraram 151 milhões de visitas e 2,5 milhões de leads com as suas estratégias. 

Nós temos mais alguns artigos mostrando outros dados de outros segmentos. Acompanhe: 

➡️ 9 Estatísticas Sobre o Mercado de Bens e Serviços no Brasil

➡️ Panorama da Geração de Leads no Mercado Jurídico em 2023

➡️ As 9 Melhores Estatísticas de Mercado B2B no Brasil

➡️ 8 Estatísticas do Mercado Brasileiro de Software

E para acompanhar o Panorama completo, é só você clicar no banner abaixo 😉

Obrigado pela leitura e a gente se vê no próximo texto! 

Categorias: Geração de Leads

Gustavo Luby

CMO na Leadster

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Gustavo Luby

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