Sumário
O setor comercial de uma empresa é um dos grandes responsáveis pela criação de oportunidades e pela geração de resultados positivos para uma marca.
Com essa responsabilidade tão grande em mãos, é preciso estar preparado e saber explorar as ferramentas certas para facilitar o trabalho.
Para te ajudar, criamos um modelo de proposta comercial e reunimos neste post todas as informações que você precisa para potencializar seus negócios!
O que é uma proposta comercial?
Uma proposta comercial é um documento com todos os detalhes da oferta da empresa ao cliente em potencial, com a descrição da entrega, produtos, serviços, além de outros detalhes importantes como prazo, quantidade e, é claro, o valor negociado.
Esse tipo de modelo é bastante utilizado por empresas B2B e por prestadores de serviço, mas não se limita a estes setores, já que é uma ferramenta de persuasão do vendedor e é uma forma de formalizar uma negociação ou conversa prévia.
A proposta comercial entra na fase de consideração para decisão do funil de vendas, já que normalmente é enviada para oportunidades ou leads qualificados e antecede a fase de assinatura do contrato.
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Como fazer uma proposta comercial?
Existem diversas formas de formalizar esse modelo de proposta comercial e você pode procurar por templates prontos ou criar o seu.
Seja qual for o caminho escolhido, saiba que existem alguns pontos importantes que você precisa considerar:
Conheça bem o cliente
Pense com a cabeça de quem receberá a proposta comercial: o seu consumidor em potencial.
Ele precisa sentir que a proposta foi feita priorizando as necessidades, dores e dificuldades que ele tem.
Mostre como a sua empresa é a solução certa para ele, exaltando os diferenciais.
Detalhe, mas com objetividade
É claro que a proposta inclui os detalhes do serviço ou produto oferecido, mas tome cuidado para que ela não acabe extensa desnecessariamente.
Detalhe tudo o que é relevante para o cliente, mas organiza as informações de forma visual e com texto claro e objetivo.
Defina o melhor formato
Existem empresas que optam pela versão impressa e outras pela versão digital de uma proposta comercial.
Além disso, podem existir variações de formato de arquivo, visual, tipo de linguagem, etc.
Para definir o melhor formato, leve em consideração o perfil do seu mercado de atuação e dos seus clientes.
O que não pode faltar em uma proposta comercial?
Independente do formato ou do modelo de proposta comercial escolhido, alguns itens precisam estar presentes:
- Qual o cenário atual do cliente;
- Qual a dor ou o desafio a ser superado;
- Como a sua empresa vai ajudar a superar esse desafio;
- Depoimentos e cases de sucesso;
- Qual será a metodologia utilizada e quais serão as entregas realizadas;
- Cronograma e prazos a serem cumpridos;
- Orçamento, juntamente com os termos da proposta comercial;
- Possibilidades de negociação (como condições de pagamento, descontos, parcelamento, fidelidade etc);
- Qual é o prazo de validade da proposta;
- Detalhes sobre a assinatura do contrato;
- Informações de contato do vendedor.
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4 Exemplos de proposta comercial e dicas de design
O conteúdo da proposta comercial é um dos fatores de sucesso da mesma, mas não é o único.
A parte visual tem um primeiro impacto importante.
Além disso, a disposição das informações e o design também mostram o quanto a empresa é séria, qualificada e atenta aos detalhes.
Investir em um visual profissional vale a pena.
Confira alguns bons exemplos de proposta comercial:
Baixe o Modelo de Proposta Comercial
Quer acessar um modelo que atende a todos esses quesitos que comentamos aqui no post, gratuito e em português, com fácil adaptação para o seu negócio?
Acesse aqui o template preparado pela Leadster!
Ele foi criado de acordo com a proposta que utilizamos aqui, com a expertise de quem tem anos de mercado e que tem nos dados ótimos resultados.
Dicas para apresentação comercial
Agora, com o modelo em mãos, o que você precisa fazer é adaptar para o seu negócio e seus clientes.
Além da escolha de um modelo de proposta comercial interessante, existem alguns outros fatores importantes para esse momento da negociação.
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Confira algumas dicas para tornar essa apresentação ainda melhor sucedida:
- Dê preferência para reuniões de apresentação, ao invés de apenas enviar a proposta comercial. O contato pessoal passa mais credibilidade, segurança, profissionalismo e ainda facilita na resolução de dúvidas;
- Deixe o cliente em potencial seguro das suas entregas. Se possível inclua na proposta ou envie outros documentos como cases com resultados de outros clientes, dados, métricas, fotos, gráficos, etc;
- O trabalho do departamento comercial não acaba ao enviar a proposta. Na verdade, ele só começa, pois é nessa fase do funil de vendas que o trabalho deve estar focado. Sobre isso, confira o próximo tópico.
O que fazer depois de enviar a proposta?
O acompanhamento da proposta é tão ou mais importante do que a apresentação da mesma.
Treine o seu time para fazer o follow-up e estreitar o relacionamento com essas oportunidades.
A sequência de follow-up mais comum nas empresas é formada por uma ligação, um e-mail e uma segunda ligação.
De acordo com os profissionais pesquisados pela Ascend2, telefone e e-mail são os meios mais utilizados nas primeiras tentativas de contato com um novo lead.
A sequência de follow-up mais comum é: Ligação – E-mail – Ligação.
A partir da terceira tentativa, as mensagens de texto e chat se tornam mais comuns.
Apesar disso, estudos recentes mostram que o consumidor prefere, cada vez mais, o contato por mensagens de texto e chat. (Fonte: Ascend2)
Portanto, mais uma vez foque no perfil do seu consumidor para montar também o seu processo de follow-up.
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