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Sumário

Entre as habilidades que separam bons vendedores de ótimos vendedores está a capacidade de contornar as objeções de vendas.

Mas mesmo os melhores representantes comerciais têm que lidar com certas barreiras impostas pelos clientes e que dão um arrepio na espinha só de ouvir.

Quando elas aparecem, você já sabe: a argumentação e a negociação serão desafiadoras. 

Para te ajudar a contornar qualquer objeção de venda preparamos este post.

Vamos abordar as objeções mais comuns e falar daquelas não tão óbvias e corriqueiras assim.

E, é claro, compartilharemos também dicas para resolver esses problemas, com a participação do nosso próprio time de vendas contando as experiências que ensinaram como contornar esses desafios.

Como Evitar Objeções de Vendas?

Como evitar objeções de vendas?

Praticando Escuta Ativa

Saber falar e argumentar é importante na atuação comercial, mas o que realmente destacará seu trabalho como vendedor é a habilidade de saber ouvir.

Praticando a escuta ativa você entenderá com mais facilidade o perfil e a necessidade do seu prospect. 

Além disso, deixar o consumidor falar fará com que ele se sinta mais confortável na conversa, o que também é um ponto a seu favor.

Fazendo Perguntas Abertas

Perguntas fechadas encerram conversas rapidamente. Simples assim.

Perguntas abertas podem ser objetivas e deixar a conversa fluir naturalmente.

Além das perguntas abertas, tente fazer perguntas sequenciais dentro do tópico que o consumidor está mais aberto a falar sobre.

Permita que ele expresse o que pensa sobre a sua oferta e aproveite para, além de guiar a conversa, conquistar informações relevantes que podem te auxiliar a fechar a venda. 

Validando as Preocupações do Prospect

As objeções do seu prospect revelam inseguranças e dúvidas que são válidas.

Além disso, elas são úteis também para melhorar o seu processo comercial e qualificar o seu lead. 

Validar as preocupações significa ouvi-las, entendê-las e solucioná-las oferecendo a informação que seu cliente em potencial precisa.

Equilibre a perspectiva do consumidor e da empresa para chegar à equação certa.

Antecipando Objeções

Um vendedor excepcional é aquele que identifica rapidamente o perfil do consumidor com o qual está falando.

Entendendo como a mente dele funciona e quais são as objeções de venda que ele está mais inclinado a fazer é possível antecipar as estratégias para contorná-las antes mesmo que estas apareçam.

Para chegar até este lugar, perceba no seu dia a dia quais são as objeções mais comuns e relacione-as com o perfil de consumidor que as apresenta. 

  • Existem similaridades entre os casos? 
  • Existem padrões de comportamento?
  • Como você poderia responder a cada uma delas?
  • O que você pode fazer antecipadamente em uma prospecção para fazer com que elas sejam evitadas?

Com o tempo, prática e estudo você poderá aplicar cada vez melhor esse tipo de estratégia. 

🔎Leia também: O que é funil de vendas? Etapas, métodos e 9 ferramentas

Apresentando o Produto

Antes de escolher qual filme assistir, nós vemos trailer e lemos a sinopse. Com o processo de vendas isso não é diferente.

O consumidor valoriza a familiaridade: produtos ou serviços bem apresentados evitam surpresas e problemas – e permitem um planejamento prévio. 

Ou seja, ao mostrar seu produto, seja por testes grátis ou levando amostras, você evita aquela objeção oriunda da falta de conhecimento e desconfiança de sobra.

Isso é ainda mais necessário no modelo SaaS – software as a service. Clientes já esperam uma demo bem montada e apresentada. 

🔎Leia também: Estrutura de Vendas: Qual a Importância e Como Montar uma

Quais são os 6 Tipos de Objeções de Vendas? 

Quais são os 6 tipos de objeções de vendas?

Temos certeza que você já está familiarizado com muitas das objeções de vendas mais comuns e que vamos citar aqui, mas não custa repeti-las para que você saiba bem em que território está pisando ao iniciar uma negociação de venda ou contratação. 

1. Preço

O preço pode realmente ser um fator decisivo na hora de fechar uma compra ou contratação.

Se seu contato realmente não tem o poder aquisitivo necessário para fechar um negócio com a sua empresa, isso significa que você está abordando o público errado.

Porém, muitas vezes, a objeção em relação ao preço pode servir para velar outras objeções do cliente em relação à compra.

Por isso, investigar e oferecer alternativas é fundamental. 

2. Timing

O tempo certo de abordagem a um consumidor em potencial faz toda a diferença em um processo de vendas.

Se você oferece ao cliente em potencial o que ele quer na hora certa, as chances de fechar um negócio são enormes.

Da mesma forma, se você aborda alguém com o perfil certo, mas que não tem urgência ou prioridade em encontrar uma solução para o problema que tem, as chances diminuem.

3. Concorrência

Se a objeção do seu prospect é a concorrência, isso significa que ele tem interesse no tipo de solução que a sua empresa oferece e que está no momento certo para compra.

Aqui é seu trabalho convencê-lo dos seus diferenciais e benefícios frente às outras opções.

4. Desconfiança

A desconfiança como objeção de venda pode estar relacionada à solução oferecida, à marca ou empresa, ou, até mesmo, em relação ao próprio vendedor.

Neste tipo de situação, o consumidor em potencial conhece o problema que tem, quer resolvê-lo com prioridade, mas não acredita que a melhor opção para isso seja a sua.

5. Relutância

Quando o prospect está relutante em fechar ou trocar o serviço atual pelo que você está oferecendo, você, mais uma vez, precisa utilizar o seu poder de argumentação para mostrar os destaques e diferenciais da sua solução.

6. Desinteresse

Aqui, nesta categoria se encontram aqueles consumidores que não têm a necessidade de solucionar o problema que você pode resolver ou que ainda não perceberam que esse problema existe.

Assim, a sua solução não parece atrativa para eles e o interesse ainda precisa ser gerado.

Esse tipo de lead ainda precisa ser qualificado para compra e talvez seja necessário dar um passo atrás e nutri-lo através de ações e materiais de marketing.

13 Exemplos de Objeções de Vendas para Treinar

13 exemplos de objeções de vendas para treinar

“Preciso Pensar Melhor”

Na maioria dos casos esse tipo de objeção aparece quando um cliente em potencial ainda tem dúvidas sobre a solução ou sobre a empresa, mas quer pesquisar mais sobre isso sozinho.

Com um pouco mais de informação talvez a decisão de fechamento de negócio possa acontecer.

Para contornar essa situação, um ótimo vendedor questionaria sobre as possíveis dúvidas e oferecia conteúdos complementares de suporte à venda, para que o prospect pudesse consultar quando se sentisse à vontade, como e-books, demonstrações online ou cases de sucesso. 

“Estou Pesquisando outras Opções”

Quando nos deparamos com essa objeção de venda nos deparamos com uma ótima oportunidade de negócio.

Afinal, se seu prospect está pesquisando opções significa que está no momento certo de compra. 

O que você precisa fazer é utilizar os argumentos certos para convencê-lo de que a sua solução é a melhor no mercado. 

“…” (silêncio mortal)

E o que pode ser pior do que objeções de venda relacionadas a inseguranças, concorrência ou dúvidas?

Não ter dúvida nenhuma, apenas ter o retorno de um silêncio matador. 

Essa é a pior situação que um vendedor pode encontrar.

Um prospect não dizer nada não significa que ele não tenha nada a dizer.

Mas, por algum motivo, ele decide não compartilhar.

Um consumidor não ter nenhuma dúvida ou objeção clara é a maior bandeira vermelha para o time de vendas.

Tente oferecer opções e, neste caso, alterne perguntas fechadas e abertas para tentar fazer com que o seu contato seja um pouco mais receptivo para que você possa evoluir na prospecção.

“Não sou o Decisor”

Essa objeção se apresenta quando existe insegurança do prospect em fechar uma compra ou contratação sobre a qual ele não tem plena autonomia.

Da mesma forma da objeção de “preciso pensar”, o que o consumidor realmente precisa é de mais informação.

Não queira passar por cima desse contato, para abordar diretamente o decisor.

Use a relação construída com esse contato influenciador até agora para que ele trabalhe a seu favor.

Envie conteúdos de suporte e o auxilie com uma explicação sucinta de porque ele deve fechar com a sua empresa, assim ele saberá como falar com o decisor para argumentar a favor da venda.

🔎Leia também: Como Identificar e Abordar os Tomadores de Decisão em Vendas B2B

“Estamos Usando o Concorrente e Está me Atendendo”

Essa objeção é comum, mas pode ser contornada de maneira fácil. Para isso, tenha certeza de que seu time de vendas está capacitado e sabe os diferenciais do seu produto de ponta a ponta.

Outro ponto fundamental é investir ao máximo na experiência do cliente, mostre que sua equipe está ali presente para o usuário, fortaleça o relacionamento e personalize ainda mais o contato.

Por fim, ofereça testes gratuitos do seu produto para o cliente ver com os próprios olhos que sua opção é realmente a melhor.

🔎Leia também: [Guia completo] Como ter sucesso no pós-vendas

“Com um Desconto Maior eu Levo Agora”

Se você está pensando que oferecer um cupom ou fazer uma promoção especial é a melhor saída para essa objeção, pode até estar certo. 

Mas você também pode estar errado. Tudo depende do seu CAC – o Custo de Aquisição de Clientes. 

Se o seu CAC aguenta um desconto, objeção concluída com sucesso! Mas você precisa entender se esse preço reduzido não está te causando prejuízo.

Para contornar a objeção, você precisa reforçar as vantagens do seu produto, dar ainda mais valor a ele, justificando o porquê do preço estabelecido e elencando tudo aquilo que o cliente vai ganhar ao escolhê-lo.

“Não Estamos Fechando Novas Compras nesse Ano”

Nem sempre vai ser o momento de vender seu produto ou serviço para certos leads, até porque essa questão envolve outras, muito além do quanto sua empresa pode ajudar.

Por isso, a melhor forma de contornar essa objeção é primeiro perguntar qual será o melhor momento para fechar a venda e, em seguida, marcar essa informação específica no CRM, mantendo o contato ao longo do ano para não ser esquecido

“Nunca Ouvi Falar da sua Marca”

Nunca é tarde para se apresentar!

Ao se deparar com esse tipo de objeção, pense nela como uma oportunidade de vender sua empresa.

Aproveite para mostrar seu produto a fundo, apresentando seu funcionamento na prática.

Para apresentar a empresa, use cases de sucesso e depoimentos de clientes.

“Não Acho que eu Preciso do seu Produto”

Se ele acha que não precisa de você, é porque ainda não o conhece!😋

Esteja preparado e faça o dever de casa para esses tipos de situação. Tenha na ponta da língua os argumentos que provam os benefícios do seu produto ou serviço e que ele se encaixa perfeitamente no cenário do consumidor.

“Nem Tive Tempo de Conhecer seu Produto”

Esse é um problema comum e que mostra uma dificuldade do seu time de marketing: levar o seu produto adiante, para que outras pessoas o conheçam. 

Se o seu lead não teve tempo de conhecê-lo, é hora de investir em uma demo guiada. Abra seu produto na própria reunião e vá perguntando sobre necessidades específicas que o seu cliente tem. 

Indo de necessidade em necessidade, apresente todos os recursos do seu produto. Se seu lead não conhece o produto, use a própria reunião para apresentá-lo. 

“Sua Empresa é Muito Nova e Ainda não Confio”

É aquele ditado: “quem vê cara, não vê coração”.

Mostre àqueles com esse tipo de objeção que sua empresa já tem cases de sucesso e experiências prévias de ótimos resultados com outros clientes.

Além disso, sempre que puder reforce os valores da sua empresa e repita todos os benefícios que ela fornece.

“Vou Precisar Mudar Várias Rotinas na Minha Empresa”

Tem mudanças que vem para o bem! Esse é o argumento que você deve utilizar para contornar essa objeção.

Não parando por aí, mostre ao consumidor que sua empresa estará ali, ao seu lado, em todo processo de transição e mudança.

“E se eu Não me Acostumar com o Produto?”

Bom, nem tudo é para sempre, certo?

Por isso, deixe claro ao cliente que existem condições de troca e devolução e como ele deve seguir, caso essa seja sua escolha. 

Nos casos de softwares, aconselhe ele a tentar fechar contratos mais curtos de experiência para não haver prejuízos.

8 Objeções de Vendas Comuns no E-commerce

Mulher olhando para o tablet com expressão pensativa

Bom, até agora entendemos então quais são as objeções de vendas mais comuns no geral, e trouxemos alguns exemplos do B2B para ilustrar melhor os pontos que identificamos lá em cima. 

Lembrando: as principais objeções de vendas são preço, timing, relevância da oferta, desconfiança, desinteresse e concorrência, certo? 

Mas como isso se encaixa no e-commerce? Será que essas objeções são as mesmas quando o visitante do seu site está olhando diretamente para o produto que o interessou? 

A Leadster lançou recentemente o ShopBot, nosso agente de IA instalado no e-commerce que conversa com seus clientes, sugerindo produtos e respondendo dúvidas. 

Isso nos colocou em um mercado totalmente diferente do que a gente está acostumado, aliás. E nos colocou em contato com outras objeções de vendas específicas do e-commerce. 

Conduzimos uma pesquisa mais aprofundada com os clientes ShopBot para ter uma visão mais certeira sobre essas objeções. Quais são elas especificamente? 

Abaixo você acompanha o resultado da pesquisa. E logo depois, um aprofundamento em cada ponto. Vamos juntos: 

1 – Compatibilidade com o Produto 

As principais dúvidas sobre um produto, que são também as objeções mais comuns em um e-commerce, estão relacionadas a compatibilidade do produto. 

Essa compatibilidade está associada com outros fatores, é claro. Vamos falar dos mais específicos ao longo dos itens, mas precisamos antes entender o que exatamente é essa compatibilidade. 

Quando você vai comprar um produto, ele pode não ser compatível com você por uma série de fatores. 

Se você tem um e-commerce de eletrônicos, os problemas de compatibilidade são associados ao próprio produto — ele se conecta com outros que eu já tenho? 

Um exemplo bem claro: a compra de televisões. Os videogames da geração atual, como o Playstation 5, Xbox Series X e Switch 2 dão suporte para a exibição 4K em alguns jogos. Quem vai comprar uma TV precisa saber se ela é 4K. 

Esse é um exemplo básico, já que a maioria das TVs 4K anunciam essa funcionalidade até no próprio título do anúncio. 

Mas pense na compra de um monitor ao invés da TV, para a mesma funcionalidade. A frequência do monitor é importante nesse caso — um monitor 4K de 60 Hz vai ser claramente inferior a um de 125 Hz em alguns jogos, especialmente os mais frenéticos. 

O maior problema da compatibilidade é perder vendas por não informar essas questões. 

As pessoas que não querem seu produto por uma incompatibilidade qualquer não vai comprar o seu produto e tudo bem.

Mas se o seu produto é o ideal para um cliente e ele simplesmente não consegue encontrar as informações que deixam essa compatibilidade clara — e você perde vendas por isso — é inadmissível. 

Contornar a incompatibilidade é impossível. Mas é necessário criar descrições detalhadas para sempre vender quando seu produto é compatível. 

Temos um texto que fala mais sobre como criar descrições de produtos. Acesse logo abaixo: 

➡️ Descrição de Produtos no E-commerce: Guia com e Sem IA

2 – Tamanho do Produto

Uma das principais objeções no e-commerce diz respeito ao tamanho do produto, e isso por alguns motivos diferentes. 

O mais claro com certeza é a necessidade de organizar seu espaço para fazer um produto caber, certo? 

Isso é muito comum em e-commerces de móveis e eletrodomésticos, que precisam sempre deixar o máximo possível de informações sobre as dimensões do produto. 

Isso é padrão, mas é necessário ir além. Produtos de ticket médio alto podem ir muito além de colocar as dimensões no formato A x L x P e pronto. 

Vídeos do produto sendo montado em uma sala de veradade, por exemplo, ajudam muito. Fotos reais do produto montado e instalado também. 

E claro: nunca subestime o poder dos comentários. Veja a Amazon, o Magalu e o Mercado Livre. Pessoas fazem reviews dos produtos que elas compram, inclusive com fotos. 

Estimule esse tipo de conteúdo gerado pelo usuário. Envie e-mails pedindo um feedback do produto e da entrega, oferecendo até cupons de desconto para quem fizer uma análise bem aprofundada sobre o produto. 

Dessa forma, você consegue mais apoio na descrição das dimensões sem precisar investir em mídia extra para cada um dos maiores. 

Outra questão está relacionada com o frete. Vamos conversar melhor sobre isso mais pra frente nos itens. Por enquanto, vamos para a objeção número 3: 

3 – Qualidade do Produto 

Existem cinco indicadores da qualidade do produto em um e-commerce: 

  • A marca do produto; 
  • A descrição técnica do produto; 
  • As fotos do produto; 
  • A opinião de outras pessoas sobre o produto em forma de reviews (prova social); 
  • A copy da descrição do produto. 

Existem várias faixas de produtos, cada um com um nível de qualidade diferente. Exigir que um e-commerce venda sempre os produtos da melhor qualidade possível é completamente surreal. 

Porém, é importante oferecer a melhor experiência possível em todos esses quesitos para valorizar a honestidade acima de tudo. 

Pessoas compram produtos de qualidade variável sempre. Um e-commerce de chocolates, por exemplo, vai ter produtos de qualidade premium, produtos regulares e produtos de qualidade mais baixa por preço baixo. 

Todos esses produtos têm público. Porém, o público premium não pode comprar um produto premium e receber um de qualidade baixa. 

Da mesma forma, quem está buscando produtos regulares não vai querer comprar um produto premium por engano, pagando mais caro muitas vezes até sem poder. 

Por isso, sempre seja honesto. Não precisa falar que o produto é de uma linha de uma qualidade mais baixa, mas é importante que o consumidor entenda que aquele produto está em uma faixa de preço específica, e que existem outras faixas no e-commerce. 

4 – Material do Produto 

Outro caso onde a descrição resolve tudo. 

O material do produto é uma questão que pode ser ou corriqueira ou simplesmente crítica para o momento da compra. 

Ele deve ser expresso com destaque, de preferência no topo da descrição do produto ou até mesmo no nome. 

O material do produto, é importante mencionar, também é parte da palavra-chave, o termo que as pessoas buscam para procurar por algo no Google. 

Quem quer comprar um suéter, por exemplo, vai preferir buscar por “suéter de lã” ao invés de simplesmente “suéter”. 

Quem buscar só por “suéter” ainda vai encontrar seu produto caso você crie a descrição do produto como suéter de lã

E isso nos leva a outro ponto complementar: a cor do produto. Mais sobre isso logo abaixo: 

5 – Cor do Produto 

A cor do produto também está diretamente relacionada com a forma com que as pessoas fazem pesquisas na internet. 

Geralmente, cor e material são figurinhas carimbadas nos títulos dos produtos. E isso em vários segmentos do e-commerce. 

Você raramente vai encontrar anúncios de geladeiras inox, por exemplo, apenas como “geladeira”. 

Da mesma forma, você raramente vai encontrar um vestido vermelho vendido apenas como “vestido”. 

A foto e a descrição vão deixar claro qual é o material e a cor do produto, mas ainda assim é fundamental colocar essas informações direto no título do anúncio como uma boa prática de SEO. 

E já que estamos falando de SEO, temos um texto bem bacana aqui no blog que lida justamente com o SEO para e-commerce. Acesse abaixo: 

➡️ SEO técnico para e-commerce: por onde começar?

6 – Uso do Produto 

Uma das principais objeções de vendas no e-commerce vem das próprias características do produto. Como vou usá-lo? 

Esse parece ser um ponto que não há muito o que fazer, não é? Se o produto não é adequado para o consumidor, ele não vai comprá-lo. 

Mas se formos pensar desse jeito, nenhum dos pontos que analisamos até aqui tem salvação — tudo o que analisamos até agora diz respeito a preferências dos consumidores. 

Porém, essas preferências precisam ser descritas. Esse é o principal argumento de todos os itens que analisamos até agora. 

Nos usos do produto, o melhor que você pode fazer é buscar reviews. Ofereça cupons, envie e-mails, faça o possível para que o máximo de pessoas deixe um comentário na página do produto. 

Isso é ainda mais necessário em produtos que são naturalmente multiuso. Uma sessão de comentários movimentada com bons reviews serve como uma segunda descrição do produto, agora pensando em usos reais e diferentes. 

7 – Frete

E-commerces de produtos maiores sofrem com fretes. E sofrem bastante. 

Comprar móveis online é muito mais barato do que comprar em lojas físicas, mas quando vamos ver o valor do frete, ele é muitas vezes quase o valor do produto completo. 

É justamente por isso que as vendas em lojas físicas são mais caras. Elas é que tiveram que arcar com esse frete. 

Aqui não há muitas alternativas além de oferecer entrega por transportadoras e entrega própria, além da entrega pelos Correios. 

Assim, seu cliente tem mais oportunidades de comparar os preços do frete, e se decidir pelo que faz mais sentido para a sua realidade. 

8 – Garantia, Pagamento e Estoque

Agrupamos esses três pontos em um só porque eles estão relacionados com aspectos gerenciais do seu e-commerce. 

Falar sobre eles aqui é um pouco complicado porque são políticas da sua empresa, mas é necessário ter essas políticas desenhadas e formalizadas. 

Por exemplo: determinados produtos têm garantia, mas outros não. Você só informa sobre a garantia em produtos que têm, enquanto os que não têm você nem menciona nada. 

E se algum cliente comprar 5 produtos, 3 deles com garantia e 2 sem? Será que esse cliente sabe que esses 2 produtos não têm a garantia que os outros 3 têm? 

É importante determinar esse ponto direto na descrição do produto, assim como ter uma página explicando melhor como a garantia funciona exatamente. 

Para os outros dois pontos, o melhor é a gente se aprofundar mesmo. Temos dois textos sobre o assunto aqui no blog. Acesse para saber mais: 

➡️ Sistema Antifraude no E-commerce: Como Instalar?

➡️ Estoque de Segurança no E-commerce: O que é e o que Fazer?

Como os Melhores Vendedores Contornam Objeções?

Como os Melhores Vendedores Contornam Objeções?

Quer aprender a contornar as objeções de vendas como os melhores fazem?

Acompanhe as nossas dicas:

🔎Leia também: Top 100 das melhores frases de vendas do mundo

Diminua o Ritmo

Quando identificar uma objeção de vendas, não se apresse em responder o que vem à mente.

Pause, não interrompa o consumidor enquanto ele fala e, quando tiver que falar, faça calmamente, sem demonstrar nervosismo ou pressa. 

Diminua o ritmo
Fonte: Gong

Deixe a Conversa Clara Através de Perguntas

Faça com que o seu próprio prospect responda porque está colocando aquela objeção em pauta.

Fazer perguntas logo após a objeção é uma forma de deixar a conversa e as questões mais claras, além de eliminar qualquer desentendimento ou ficção.

Mas atenção: a pergunta a ser feita não é “por que?”.

Questionar dessa forma não deixará nada mais claro e ainda pode gerar uma sensação de confronto.

Valide as Objeções do Prospect

As pessoas sentem que são mal compreendidas a maior parte do tempo, durante toda a vida.

Isso é algo humano.

Então, mostrar que você escuta e entende o que o seu prospect diz faz com que você ganhe pontos na negociação.

Converse reforçando as preocupações e sentimentos gerados por elas e ofereça alternativas para isto.

Isole a Objeção

No decorrer de uma abordagem, é comum que mais de uma objeção apareça.

Mas não se engane, só existe realmente um motivo que separa o consumidor de uma compra, não vários.

É seu papel como vendedor identificar qual é a real dificuldade do prospect e trabalhar para resolvê-la.

Dicas dos Nossos Especialistas em Vendas

Dicas dos nossos especialistas em vendas

Algo que não poderíamos deixar de incluir aqui neste post são as dicas e depoimentos do nosso time comercial.

Afinal, quem melhor do que os profissionais que estão todo o dia fazendo prospecções para entendermos como lidar com as objeções de venda?

Confira os depoimentos dos nossos especialistas:

🔎Leia também: Gatilhos Mentais para WhatsApp: 8 Ideias para Aumentar suas Vendas

Mais do que responder às objeções, precisamos entender a verdadeira dor do cliente, perguntar sempre é o melhor caminho, faça perguntas para saber o que o leva a ter essa dor e esclarecer como a sua solução pode ajudá-lo, desafio a desafio. Quanto mais entendemos o cliente, mais cartas na manga temos para direcioná-lo ao fechamento e mostrá-lo como sanamos suas necessidades.

Rafaela Soares, Sales Manager

A validação da dor do lead é, na minha opinião, o passo mais importante para um contato efetivo. Sem saber exatamente o que ele procura, dificilmente você conseguirá guiar a conversa com o foco na solução do problema. Ninguém quer saber quais features a plataforma possui realmente, mas sim, como ela vai conseguir sanar a dor que possui. Fale sobre negócios e não sobre funcionalidades.

Anthony Rebelo, Pre-Sales Manager

De fato, vendedores que falam muito logo de início, acabam confundindo o lead ou fazendo com que ele se perca em muita informação ou em perguntas desnecessárias. A conversa deve fluir naturalmente, sempre com o objetivo de validar potenciais informações e aplicar metodologias de venda para evoluir no processo. Vendedores de alta performance ouvem mais do que falam e, quando falam, colocam questões relevantes e objetivas.

Lucas Lima, Performance Consultant

Levantar todas objeções é importante para saber se aquele ponto levantado é o único e principal empecilho para seguir na negociação. É muito comum termos objeções veladas durante uma negociação, fazer o mapeamento de todas questões que podem inviabilizar o fechamento me ajuda e tornar esse processo mais rápido e assertivo.

Lucas Vianna, Performance Specialist

Conclusão

Agora você já está melhor preparado para lidar e contornar as objeções de vendas, desde as mais comuns até as mais desafiadoras.

Saber ouvir, entender o perfil do seu contato e explorar a argumentação da forma certa farão com que seu trabalho se destaque e você feche muitas novas oportunidades de negócio.

Aproveite para conferir outros conteúdos sobre vendas aqui, no blog da Leadster.

Categorias: Vendas

Fernanda Andreazzi

Especialista de Marketing na Leadster

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