Ainda existem algumas pessoas que subestimam o poder do Pinterest, como se a plataforma fosse apenas um local para armazenar fotos e ideias. 

Mas, você sabia que usuários da rede estão dispostos a comprar 50% mais do que aqueles que não estão no canal?

Pois é, essa plataforma pode te surpreender. 

Então, vamos conhecer o Pinterest Ads, analisar como ele funciona e aprender a anunciar no canal.

Siga no texto!

O que é Pinterest Ads?

O que é Pinterest Ads?

O Pinterest Ads é, assim como outras redes, uma plataforma que permite a criação de anúncios pagos para impulsionar as postagens e fortalecer o reconhecimento da marca.

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Como Funciona o Pinterest Ads?

Como Funciona o Pinterest Ads?

O funcionamento do Pinterest Ads é parecido com o do Facebook Ads, este que possibilita a criação de campanhas publicitárias para aqueles com perfil para se tornar um cliente.

Essa plataforma possibilita encontrar clientes em potencial, além de divulgar a empresa para um grande número de pessoas. 

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Por que Anunciar no Pinterest Ads?

Por que Anunciar no Pinterest Ads?

Primeiro de tudo, vamos lembrar o que Mariana Sensini, antiga diretora do Pinterest Brasil, relatou sobre o Pinterest em 2020: logo no início do isolamento, a rede social reunia 38 milhões de usuários mensais e o número de pastas criadas cresceu em 62%. Com isso, podemos afirmar que o Pinterest tem grande influência e potencial de crescimento, além de engajar com o público.

Ou seja, um dos motivos para anunciar no Pinterest Ads é a grande quantidade de usuários, além das seguintes vantagens:

  • Conseguir a atenção do usuário na sua busca por ideias;
  • Aumentar o alcance e o reconhecimento da marca;
  • Acesso a um público mais nichado, que tem interesse em produtos específicos;
  • Gerar mais tráfego para o seu site, a partir dos anúncios personalizados;
  • Aumentar a conversão de visitantes em leads, já que serão usuários que sabem mais o que estão buscando;
  • Impulsionar as vendas do seu negócio, por meio dos produtos e serviços expostos;
  • Acesso ao Pinterest Partner, que disponibiliza uma lista de parceiros que vão ajudar no crescimento.

Quais Formatos de Anúncio Podem ser Criados no Pinterest Ads?

Quais Formatos de Anúncio Podem ser Criados no Pinterest Ads?

Assim como o TikTok Ads, LinkedIn Ads e Twitter Ads, o Pinterest também possui diversos formatos de anúncio para você usar e abusar da sua criatividade.

Vamos agora conhecer os cinco tipos de anúncio do Pinterest Ads!

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Estático

Aqui estamos falando sobre o pin padrão ou standard pin, em inglês. Esse formato expõe os produtos ou composições em imagens verticais ou quadradas, com a proporção recomendada de 2:3.

Lembrando que, assim como em outras plataformas, logo abaixo da imagem vem o aviso de que aquele post é um anúncio.

Confira o exemplo abaixo:

Vídeo

Aproveite esse formato para construir um storytelling inspirador que utilize seu produto ou serviço, e utilize bem o tempo curto disponível – o recomendado é ficar entre 6 e 15 segundos (podendo chegar até 15 minutos).

Outras especificações de formato são: .mp4, .mov ou .m4v, com tamanho de até 2 GB.

Confira o exemplo do Mercado Livre:

Shopping

Também chamado de anúncio de compras, o formato Shopping tem as mesmas especificações dos pins estáticos e em vídeo, por isso, pode causar algum tipo de confusão.

Porém, o ponto-chave aqui é que o esse formato é usado diretamente para vender um produto do catálogo

Logo ao clicar no anúncio, uma aba do produto ou serviço já é aberta e você já pode colocar no carrinho. Ou seja, o foco é a conversão para a sua loja virtual.

Vamos ao exemplo prático:

Carrossel

O anúncio em carrossel é aquele que apresenta várias imagens para que o usuário deslize e se aprofunde no conteúdo da marca.

As especificações de formato são as mesmas do formato padrão.

O próprio Pinterest Ads mostra para você como é o resultado final desse formato, confira:

Coleções

Por fim, temos o anúncio tipo coleções. Esse formato permite utilizar uma imagem principal destacada e, logo abaixo, três imagens menores, as quais se relacionam com a principal.

Veja o exemplo do próprio Pinterest:

Qual o Valor do Anúncio no Pinterest Ads?

Qual o Valor do Anúncio no Pinterest Ads?

Segundo levantamento do Statista See More, o custo médio dos anúncios do Pinterest em 2021 foi de US$ 1,50 por clique.

Se compararmos com o Facebook Ads, veremos o custo médio entre R$ 2,00 e R$ 12,00, conforme levantamento do WordStream e AdEspresso. Já no Google Ads é necessário investir, no mínimo, R$ 5,00 por dia.

Com destaque para o formato Shopping que gerou retorno 5 vezes maior em seus gastos com anúncios, além de serem 89% mais econômicos do que outras plataformas utilizadas.

Lembrando que você pode definir um orçamento diário máximo para suas campanhas publicitárias no Pinterest. 

Passo a passo para criar e editar uma campanha no Pinterest Ads

Passo a passo para criar e editar uma campanha no Pinterest Ads

Em apenas 6 passos você terá sua campanha no Pinterest Ads no ar e já poderá monitorar os resultados.

Confira:

Passo 1: Crie uma conta comercial e instale a tag do Pinterest

Para começar, é necessário criar uma conta comercial no aplicativo. Basta acessar a página do Pinterest Ads e clicar em “Entrar” ou “Criar Conta”.

A partir do cadastro, a plataforma vai te fazer uma série de perguntas específicas para entender sobre o seu nicho de mercado e quais são seus objetivos com a conta business no Pinterest. 

Algumas perguntas são:

  • Qual nome você quer dar para o perfil?
  • Você possui um site?
  • Qual o foco da sua marca?
  • Quais são os seus objetivos?
  • Como você descreve a sua empresa?
  • Tem interesse em veicular anúncios no Pinterest?

Após esse preenchimento, seu cadastro será concluído e você vai receber o contato de um especialista em anúncios do próprio Pinterest.

Passo 2: Escolha a meta da sua campanha

Com o cadastro feito, chegou o momento de definir seu objetivo de campanha.

As metas já estabelecidas no Pinterest Ads são:

  • Reconhecimento de marca;
  • Visualização de vídeo;
  • Tráfego para o site;
  • Conversão;
  • Catálogo de compras.

Passo 3: Defina o orçamento da campanha

Após estabelecer o que será alcançado por sua campanha, vamos definir o orçamento, ou seja, quanto você vai investir com os anúncios.

Nessa etapa, defina se o orçamento será diário ou total, o limite de gastos e a programação, ou seja, quando os anúncios vão ao ar. 

Passo 4: Defina o seu público-alvo

Vamos definir agora para quem você está produzindo esses anúncios.

No Pinterest Ads, você pode segmentar seu público-alvo pelo gênero, localização, idioma e dispositivo.

Lembrando que você pode importar listas de clientes ou leads já existentes em sua base de dados.

Passo 5: Escolha os pins que serão anunciados

Estamos chegando nos “finalmentes” da criação de seu anúncio no Pinterest Ads.

O penúltimo passo é a escolha dos pins que vão entrar na campanha. Além de escolhê-los, lembre-se que eles devem estar qualificados, para isso, siga os seguintes pontos:

  • Deixe-os salvos em seu perfil;
  • Não os salve em pastas secretas;
  • Defina as URLs de destino;
  • Não apresente vídeos de terceiros ou GIFs.

Passo 6: Monitore o desempenho da campanha

O último passo é otimizar ainda mais sua campanha. Para isso, é necessário ampliar o público, aumentar o orçamento, experimentar formatos diferentes ou planejar eventos.

Mas, para saber o que deve ser otimizado, você precisa acompanhar o desempenho de suas campanhas anteriores.

O próprio Pinterest Ads já pensou nessa etapa, então você precisa apenas monitorar KPIs importantes. Para defini-los acesse a “Home do Pinterest Business” → “Menu superior → “Anúncios” →  “Relatórios”. 

Algumas das métricas de mídia paga são:

  • Gasto total do período;
  • Impressões;
  • Cliques no pin;
  • Cliques de saída, que levaram para uma ação fora do aplicativo;
  • Custo médio por resultado;
  • CTR.

E aí, já está expert no Pinterest Ads?

Se você não quer parar por aqui, saiba que a Leadster também é sucesso quando o assunto é anúncio pago. Por isso, se liga nesse conteúdo completo sobre o assunto: Mídia Paga – O Guia Completo!

Categorias: Mídia Paga

Gustavo Luby

CMO da Leadster, há 6 anos empreendendo no setor de tecnologia, apaixonado por CRO, Growth Hacking e Mídia paga.

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