Sumário
Ainda existem algumas pessoas que subestimam o poder do Pinterest, como se a plataforma fosse apenas um local para armazenar fotos e ideias.
Mas, você sabia que usuários da rede estão dispostos a comprar 50% mais do que aqueles que não estão no canal?
Pois é, essa plataforma pode te surpreender.
Então, vamos conhecer o Pinterest Ads, analisar como ele funciona e aprender a anunciar no canal.
Siga no texto!
O que é Pinterest Ads?
O Pinterest Ads é, assim como outras redes, uma plataforma que permite a criação de anúncios pagos para impulsionar as postagens e fortalecer o reconhecimento da marca.
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Como Funciona o Pinterest Ads?
O funcionamento do Pinterest Ads é parecido com o do Facebook Ads, este que possibilita a criação de campanhas publicitárias para aqueles com perfil para se tornar um cliente.
Essa plataforma possibilita encontrar clientes em potencial, além de divulgar a empresa para um grande número de pessoas.
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Por que Anunciar no Pinterest Ads?
Primeiro de tudo, vamos lembrar o que Mariana Sensini, antiga diretora do Pinterest Brasil, relatou sobre o Pinterest em 2020: logo no início do isolamento, a rede social reunia 38 milhões de usuários mensais e o número de pastas criadas cresceu em 62%. Com isso, podemos afirmar que o Pinterest tem grande influência e potencial de crescimento, além de engajar com o público.
Ou seja, um dos motivos para anunciar no Pinterest Ads é a grande quantidade de usuários, além das seguintes vantagens:
- Conseguir a atenção do usuário na sua busca por ideias;
- Aumentar o alcance e o reconhecimento da marca;
- Acesso a um público mais nichado, que tem interesse em produtos específicos;
- Gerar mais tráfego para o seu site, a partir dos anúncios personalizados;
- Aumentar a conversão de visitantes em leads, já que serão usuários que sabem mais o que estão buscando;
- Impulsionar as vendas do seu negócio, por meio dos produtos e serviços expostos;
- Acesso ao Pinterest Partner, que disponibiliza uma lista de parceiros que vão ajudar no crescimento.
Quais Formatos de Anúncio Podem ser Criados no Pinterest Ads?
Assim como o TikTok Ads, LinkedIn Ads e Twitter Ads, o Pinterest também possui diversos formatos de anúncio para você usar e abusar da sua criatividade.
Vamos agora conhecer os cinco tipos de anúncio do Pinterest Ads!
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Estático
Aqui estamos falando sobre o pin padrão ou standard pin, em inglês. Esse formato expõe os produtos ou composições em imagens verticais ou quadradas, com a proporção recomendada de 2:3.
Lembrando que, assim como em outras plataformas, logo abaixo da imagem vem o aviso de que aquele post é um anúncio.
Confira o exemplo abaixo:
Vídeo
Aproveite esse formato para construir um storytelling inspirador que utilize seu produto ou serviço, e utilize bem o tempo curto disponível – o recomendado é ficar entre 6 e 15 segundos (podendo chegar até 15 minutos).
Outras especificações de formato são: .mp4, .mov ou .m4v, com tamanho de até 2 GB.
Confira o exemplo do Mercado Livre:
Shopping
Também chamado de anúncio de compras, o formato Shopping tem as mesmas especificações dos pins estáticos e em vídeo, por isso, pode causar algum tipo de confusão.
Porém, o ponto-chave aqui é que o esse formato é usado diretamente para vender um produto do catálogo.
Logo ao clicar no anúncio, uma aba do produto ou serviço já é aberta e você já pode colocar no carrinho. Ou seja, o foco é a conversão para a sua loja virtual.
Vamos ao exemplo prático:
Carrossel
O anúncio em carrossel é aquele que apresenta várias imagens para que o usuário deslize e se aprofunde no conteúdo da marca.
As especificações de formato são as mesmas do formato padrão.
O próprio Pinterest Ads mostra para você como é o resultado final desse formato, confira:
Coleções
Por fim, temos o anúncio tipo coleções. Esse formato permite utilizar uma imagem principal destacada e, logo abaixo, três imagens menores, as quais se relacionam com a principal.
Veja o exemplo do próprio Pinterest:
Qual o Valor do Anúncio no Pinterest Ads?
Segundo levantamento do Statista See More, o custo médio dos anúncios do Pinterest em 2021 foi de US$ 1,50 por clique.
Se compararmos com o Facebook Ads, veremos o custo médio entre R$ 2,00 e R$ 12,00, conforme levantamento do WordStream e AdEspresso. Já no Google Ads é necessário investir, no mínimo, R$ 5,00 por dia.
Com destaque para o formato Shopping que gerou retorno 5 vezes maior em seus gastos com anúncios, além de serem 89% mais econômicos do que outras plataformas utilizadas.
Lembrando que você pode definir um orçamento diário máximo para suas campanhas publicitárias no Pinterest.
Passo a passo para criar e editar uma campanha no Pinterest Ads
Em apenas 6 passos você terá sua campanha no Pinterest Ads no ar e já poderá monitorar os resultados.
Confira:
Passo 1: Crie uma conta comercial e instale a tag do Pinterest
Para começar, é necessário criar uma conta comercial no aplicativo. Basta acessar a página do Pinterest Ads e clicar em “Entrar” ou “Criar Conta”.
A partir do cadastro, a plataforma vai te fazer uma série de perguntas específicas para entender sobre o seu nicho de mercado e quais são seus objetivos com a conta business no Pinterest.
Algumas perguntas são:
- Qual nome você quer dar para o perfil?
- Você possui um site?
- Qual o foco da sua marca?
- Quais são os seus objetivos?
- Como você descreve a sua empresa?
- Tem interesse em veicular anúncios no Pinterest?
Após esse preenchimento, seu cadastro será concluído e você vai receber o contato de um especialista em anúncios do próprio Pinterest.
Passo 2: Escolha a meta da sua campanha
Com o cadastro feito, chegou o momento de definir seu objetivo de campanha.
As metas já estabelecidas no Pinterest Ads são:
- Reconhecimento de marca;
- Visualização de vídeo;
- Tráfego para o site;
- Conversão;
- Catálogo de compras.
Passo 3: Defina o orçamento da campanha
Após estabelecer o que será alcançado por sua campanha, vamos definir o orçamento, ou seja, quanto você vai investir com os anúncios.
Nessa etapa, defina se o orçamento será diário ou total, o limite de gastos e a programação, ou seja, quando os anúncios vão ao ar.
Passo 4: Defina o seu público-alvo
Vamos definir agora para quem você está produzindo esses anúncios.
No Pinterest Ads, você pode segmentar seu público-alvo pelo gênero, localização, idioma e dispositivo.
Lembrando que você pode importar listas de clientes ou leads já existentes em sua base de dados.
Passo 5: Escolha os pins que serão anunciados
Estamos chegando nos “finalmentes” da criação de seu anúncio no Pinterest Ads.
O penúltimo passo é a escolha dos pins que vão entrar na campanha. Além de escolhê-los, lembre-se que eles devem estar qualificados, para isso, siga os seguintes pontos:
- Deixe-os salvos em seu perfil;
- Não os salve em pastas secretas;
- Defina as URLs de destino;
- Não apresente vídeos de terceiros ou GIFs.
Passo 6: Monitore o desempenho da campanha
O último passo é otimizar ainda mais sua campanha. Para isso, é necessário ampliar o público, aumentar o orçamento, experimentar formatos diferentes ou planejar eventos.
Mas, para saber o que deve ser otimizado, você precisa acompanhar o desempenho de suas campanhas anteriores.
O próprio Pinterest Ads já pensou nessa etapa, então você precisa apenas monitorar KPIs importantes. Para defini-los acesse a “Home do Pinterest Business” → “Menu superior → “Anúncios” → “Relatórios”.
Algumas das métricas de mídia paga são:
- Gasto total do período;
- Impressões;
- Cliques no pin;
- Cliques de saída, que levaram para uma ação fora do aplicativo;
- Custo médio por resultado;
- CTR.
E aí, já está expert no Pinterest Ads?
Se você não quer parar por aqui, saiba que a Leadster também é sucesso quando o assunto é anúncio pago. Por isso, se liga nesse conteúdo completo sobre o assunto: Mídia Paga – O Guia Completo!
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