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/ / Rede de Pesquisa Google: O que Você Precisa Saber para Começar

Uma das melhores formas de atrair tráfego qualificado com agilidade para o seu site é investir no Google Ads.

Hoje vamos explicar como funciona a rede de pesquisa Google e como sua marca pode se destacar na maior plataforma de buscas online.

Comece a colher os resultados que você tanto deseja depois de ler nosso conteúdo completo.

O que é a rede de pesquisa do Google?

Como funciona o Google Ads?

Os anúncios através da rede de pesquisa Google são aqueles que aproveitam as buscas realizadas pelos usuários em plataformas como Google ou Youtube.

A rede de pesquisa do Google abrange Google Search, Google Shopping, Gmail e Google Play.

Qual a diferença entre rede de pesquisa e rede de display?

Qual a diferença entre rede de pesquisa e rede de display?

O Google Ads oferece aos seus anunciantes dois tipos de investimentos em mídia na plataforma: a rede de pesquisa e a rede de display.

Essa segunda opção é aquela em que banners visuais são distribuídos entre os milhares de sites parceiros do Google.

Esse tipo de mídia aparece para os usuários selecionados, enquanto estes navegam nos sites.

Essa é uma forma de aproveitar o grande volume de usuários online e pode ser aplicada a diversas opções na plataforma, como Google Display, Google Play e YouTube.

Quais resultados posso esperar com a rede de pesquisa do Google?

Quais resultados posso esperar com a rede de pesquisa do Google?

Ao investir em anúncios de rede de pesquisa Google, sua marca estará presente na maior plataforma de buscas online, já que o Google recebe quase 80% de todas as buscas online realizadas hoje

As campanhas são segmentadas e configuradas de acordo com os objetivos e estratégias definidas, com cobrança também feita de acordo com as configurações das campanhas, o que possibilita um alto controle de quem está investindo.

Com boas campanhas nesse formato de mídia online, você consegue atingir o público que deseja no momento em que ele ativamente está buscando por uma dúvida, solução ou mesmo por uma marca que atenda a necessidade que ele tem. 

 Leia também: Google Ads vs Facebook Ads: Qual o Melhor para Geração de Leads?

Os tipos de anúncio da Rede de Pesquisa Google

Os tipos de anúncio da Rede de Pesquisa Google

Existem alguns formatos de anúncios que podem ser escolhidos na rede de pesquisa do Google Ads.

São eles:

  • Anúncios de texto, dinâmicos e responsivos de pesquisa: esse é o formato mais comum na rede de pesquisa, quando os anúncios são compostos puramente de textos e links. Esse formato aparece na página de busca depois de uma pesquisa de palavra-chave, feita pelo usuário, logo no início da página, antes dos resultados orgânicos.
  • Anúncios do Google Shopping: o Shopping do Google é um formato focado nos usuários mais fundo de funil, que estão na plataforma buscando por produtos. O usuário faz a pesquisa também por palavras-chave. Além dos resultados orgânicos, a plataforma também mostra, logo na primeira linha, os anúncios das marcas.
  • Anúncios gráficos e em vídeo: também é possível utilizar a rede de pesquisa para configurar campanhas mais visuais, com banners em sites parceiros e  vídeos como anúncios, seja no Youtube ou mesmo na página de busca do Google “Vídeos”.

As vantagens de Usar a Rede de Pesquisa Google

As vantagens de Usar a Rede de Pesquisa Google

Existem alguns motivos que fazem com que as marcas procurem o Google Ads e a rede de pesquisa Google como plataforma de investimento de mídia online. 

Podemos citar como principais vantagens: 

  • A possibilidade de segmentação apurada dos anúncios, já que você pode escolher usuários de acordo com dados de perfil dos mesmos como idade, localização, gênero; palavras-chave e tópicos buscados, que demonstram interesses específicos; acessos a diferentes sites; além da possibilidade de trabalhar com remarketing, para direcionar anúncios para usuários que já tiveram contato com o seu negócio. 
  • A facilidade no acompanhamento dos resultados. Por ser um investimento online e centralizado na plataforma de anúncios, é muito fácil acompanhar os resultados das campanhas configuradas e até mesmo editá-las para otimizar ou redistribuir os investimentos.
  • A flexibilidade financeira oferecida pela plataforma: diferente de um canal de mídia mais tradicional, que define quanto custa um anúncio naquele canal, no Google Ads é sua marca que determina quanto quer investir nas campanhas. 
 Confira: Campanha Publicitária: O que é, Como Fazer, Exemplos e Benefícios

Como fazer um anúncio de rede de pesquisa em 7 passos?

Quer criar a sua primeira campanha na rede de pesquisa Google?

Primeiro, recomendamos que você acesse o post “O que é e Como Anunciar no Google Ads”, pois ali você encontrará algumas informações mais iniciais, caso ainda não tenha uma conta de anúncios na plataforma.

Agora, se você já tem alguma familiaridade com a plataforma, siga os passos e dicas abaixo:

Como fazer um anúncio de rede de pesquisa em 7 passos?

1. Escolha as palavras-chave corretamente

Antes de criar seus anúncios é preciso escolher as palavras-chave que o guiarão.

Elas são importantes para associar os interesses do público com o que ele irá encontrar. 

É fundamental escolher diversas palavras-chave para aumentar seu alcance e você poderá inclusive escolher entre as sugestões da plataforma para você.

2. Insira palavras-chave relacionadas ao produto

Nesse grupo de palavras-chave inclua também aquelas que representam as possíveis buscas, relacionadas ao tipo de solução que você oferece, que seu público-alvo pode fazer.

3. Entenda as informações apresentadas

Com as palavras-chave selecionadas, a plataforma mostrará uma série de informações relacionadas e, para seguir com a configuração da sua campanha, é preciso que você as entenda. 

Entre essas informações estarão a média de pesquisas mensais, a concorrência e os lances por clique mínimos e máximos de cada palavra-chave.

Termos mais amplos e com maior volume de pesquisa, por padrão, terão uma maior concorrência e um maior investimento necessário.

4. Faça a análise dos tipos de correspondência

Depois de selecionar as palavras-chave, você precisará selecionar o tipo de correspondência.

Existem três opções:

  • Correspondência ampla: tipo de pesquisa que inclui erros de digitação, sinônimos, buscas relacionadas e variações dos termos;
  • Correspondência de frase: pesquisas mais longas que incluem a palavra-chave, com outras palavras antes ou depois do termo;
  • Correspondência exata: a campanha será exibida apenas para buscas exatas do termo selecionado.

5. Crie uma campanha na rede de pesquisa

No fim, você efetivamente fará a configuração do anúncio, no caso da rede de busca, escrevendo o texto do anúncio e incluindo os links de redirecionamento.

Lembre-se que o anúncio precisa ser breve, atrativo para o seu público e estimular o clique com um CTA.

6. Crie os textos para os seus anúncios

Vamos dar aqui algumas dicas mais específicas sobre a criação desses textos: 

  • Título do anúncio: o título é um forte elemento, principalmente nos anúncios da rede de pesquisa. Ele precisa ser curto (o limite da plataforma é de 2 linhas de 30 caracteres), precisa se conectar com o que o usuário está pesquisando e chamar a atenção para leitura.
  • Descrição do anúncio: é o texto menor, que vem logo abaixo do título e que pode ter no máximo 80 caracteres. Ele é lido por quem foi fisgado pelo seu título e precisa, além de explicar melhor, gerar o interesse para o clique. Você pode explorar aqui gatilhos mentais como curiosidade, autoridade, prova social, etc.

7. Configure e salve a sua campanha

Depois de criar os anúncios, sua campanha está quase pronta para entrar na rede de pesquisa Google! 

Para finalizar as configurações, você deve definir aspectos como objetivo, locais de abrangência, idiomas, estratégias de lance (que definem como a cobrança dos anúncios será feita), cronograma e orçamento diário. 

A própria plataforma de anúncios é bastante didática e explica todos os pontos no momento da definição dos mesmos.

 Você também pode gostar: Como Triplicar a Conversão de Anúncios Com um Chatbot

Quais as métricas a serem acompanhadas na rede de pesquisa?

Quais as métricas a serem acompanhadas na rede de pesquisa?

Acompanhar a sua campanha é tão importante quanto a configuração da mesma.

É esse monitoramento e o ajustes realizados a partir dele que otimizam os investimentos e potencializam os resultados dos anúncios.

Além de trazer aprendizados, principalmente para quem está começando, sobre o que melhor funciona com o público da marca.

As principais métricas que você deve acompanhar são:

  • CTR / Taxa de cliques; 
  • CPC Médio / Média do custo por clique;
  • Índice de Qualidade / Nota de 1 a 10 para o anúncio;
  • CPA / Custo por ação;
  • Taxa de conversão.

Alcance as pessoas certas com os anúncios da rede de pesquisa do Google com essas dicas

Alcance as pessoas certas com os anúncios da rede de pesquisa do Google com essas dicas
  • Incentive as pessoas a realizar ações: as chamadas para ação impulsionam os usuários ao clique e são ainda mais relevantes quando as cobranças pelos anúncios são configuradas com esse objetivo;
  • Destaque informações importantes sobre sua empresa: tenha certeza de que os usuários facilmente identifiquem de quem é aquele anúncio e possam dar sequência à interação;
  • Faça ajustes para alcançar o sucesso: monitore as métricas e faça testes e ajustes para buscar melhores resultados;
  • Acompanhe seu progresso: acompanhe as campanhas com frequência e aprenda para implementar anúncios mais potentes com o passar do tempo.

Pronto para explorar a rede de pesquisa Google?

Com essas dicas você está pronto para começar a criar suas campanhas nessa plataforma tão potente e tão presente na vida dos consumidores.

Comece a fazer seus testes e anúncios, impulsionar sua marca e atrair tráfego qualificado para o seu site.

Categorias: Mídia Paga

Gustavo Luby

CMO na Leadster

2 comentários

Flavio Renato · 11 de agosto de 2022 às 01:18

Excelente conteúdo. Muito bem explanado e mastigado. Gostaria de ver um artigo mais específico sobre a Rede de Display e seus formatos e medidas. Grato.

    Fernanda Andreazzi · 28 de novembro de 2022 às 16:35

    Obrigada pela dica, Flavio! Logo logo vamos publicar esse conteúdo sobre a rede de display ;D

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Gustavo Luby

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