/ / 15 Exemplos de Landing Pages SaaS e Como Construir a Sua

As landing pages SaaS estão por todos os lados na internet. Mas também não é de se esperar menos — a maior parte dos esforços do segmento são no marketing digital. 

Empresas SaaS são aquelas que vendem um software como um serviço. Nós mesmos aqui na Leadster trabalhamos no modelo SaaS, mas o Brasil está repleto de outros exemplos: Resultados Digitais, Rock Content, SimilarWeb — a lista é enorme. 

O crescimento do setor SaaS no Brasil é inegável. No nosso Panorama da Geração de Leads, descobrimos que o setor é o mais avançado em maturidade digital de todos os segmentos analisados. 

Justamente por essa grande presença digital, é de se esperar que as Landing Pages SaaS também estejam por todo lado. Nesse texto vamos conhecer algumas. 

A ideia aqui é te dar ideias. Fizemos uma lista mostrando vários tipos de Landing Pages SaaS para você se inteirar das práticas do mercado e para te oferecer boas inspirações. 

Separamos o texto em três categorias: Landing Pages SaaS brasileiras, estrangeiras e alguns exemplos de LP conversacional da Leadster. 

Vamos começando? 

8 Exemplos de SaaS Landing Pages Brasileiras

Antes da gente partir direto para os exemplos de Landing Pages SaaS brasileiras, precisamos conversar um pouco sobre o que exatamente vamos analisar nesse texto. 

Landing Pages são tão eficientes quanto o esforço que você faz na sua criação. Nos exemplos, vou te mostrar Landing Pages SaaS excepcionais, verdadeiramente incríveis, e também alguns outros exemplos que precisam de uma boa repaginada. 

A organização das avaliações vai ser feita através desses dois emojis: 

👍The good: todos os bons elementos da LP;

👎The bad: todos os maus elementos da LP; 

👾The ugly: todos os elementos excepcionalmente ruins da LP.

Não vão ser todas as Landing Pages SaaS observadas que vão ter essas três categorias, ok? Algumas delas são só bonitas e pronto. Outras talvez nem tenham bons elementos. 

Mas é isso que eu queria falar com vocês antes da gente começar nossas avaliações. O importante aqui é conversar sobre Landing Pages e aprender o que fazer e o que não fazer. 

Bora pra prática: 

WeTransfer — Landing Page + Serviço

Nossa primeira Landing Page SaaS traz um ponto importante a se considerar: o que é site e o que é Landing Page? 

Essa é uma fronteira que vem importando cada vez menos. O WeTransfer, por exemplo, não tem nenhuma outra Landing Page além do seu site. 

Você vai encontrar inúmeras páginas assim. Capta leads? Sim! Oferece o serviço? Também! Mostra várias categorias? Com certeza 🤓

Então, o WeTransfer não é exatamente um exemplo de Landing Page SaaS, mas é um exemplo de como as Landing Pages estão se transformando e oferecendo mais. 

Vamos para a análise: 

👍The Good: 

  • A Landing Page oferece um serviço grátis, exemplo de engineering as marketing, como principal foco;
  • Esse serviço está diretamente relacionado com o que o WeTransfer faz. É como um teste grátis; 

👎The bad:

  • Informações sobre o produto só são encontradas nas abas ao lado;
  • Infelizmente, nesse caso, a Landing Page não faz nenhuma captação de leads, focando em apresentar seu serviço e produto.

Salesforce – Landing Page Básica

A maior parte das Landing Page SaaS que vamos mostrar ao longo desse texto vão seguir bastante esse layout básico que vamos analisar juntos agora. 

Esse é um ponto que vale bastante a pena levantar. Fazer uma Landing Page hoje em dia é um trabalho muito simples — existem várias ferramentas que te ajudam a sair da folha em branco ao trabalho completo em duas ou três horas. 

Por conta disso, muita gente busca economizar no trabalho e no tempo, criando Landing Pages bem simples. Essas são as mais comuns. 

Ao mesmo tempo, é possível inovar, e quem inova colhe ótimos frutos. Mas vamos conversando sobre isso ao longo do texto. 

Vamos para a análise de uma das Landing Pages da Salesforce: 

👍The Good: 

  • A Landing Page tem boa identidade visual, bem simples e limpa; 
  • A LP diz tudo sobre o que esperar do produto; 
  • A LP está direcionada para captação de leads. 

👎The bad:

  • O texto maior (que vou convencionar chamar de headline) não aplica conceitos do Copywriting;
  • A imagem representativa do produto não fala muito sobre ele. 

👾The ugly: 

  • O formulário pede uma quantidade enorme de informações; 
  • Há um chatbot instalado na Landing Page, mas ela não o usa para captar informações do lead. 

HubSpot – Landing Page (quase) Interativa

Como estávamos conversando, criatividade nas Landing Pages ajuda na conversão, mas ao mesmo tempo, ela precisa vir com perícia técnica. 

Não duvido de forma alguma que a HubSpot é mais do que capaz de produzir uma ótima Landing Page interativa. 

Mas infelizmente, esse não foi o caso. Essa é provavelmente a pior Landing Page que vamos analisar nesse texto. 

Vamos para a análise para entender melhor: 

👍The Good: 

  • A Landing Page tem um bom conteúdo de apoio; 
  • A LP busca uma interação visual com os leitores. 

👎The bad:

  • O botão de conversão salta imediatamente para a conversão sem nenhum tipo de conteúdo de apoio; 
  • Toda a primeira dobra da LP (a área mais importante) não está sendo bem aproveitada; 
  • O formulário de conversão é grande e não está bem configurado; 
  • Os elementos parecem interativos, mas são .gifs não clicáveis.

👾The ugly: 

  • O texto está completamente desconfigurado; 
  • O posicionamento das imagens causa confusão na navegação; 
  • As imagens não dizem nada sobre o que está sendo oferecido; 
  • O conteúdo de apoio vem só na segunda dobra. 

Rock Content – Landing Page para Webinars

Existem boas práticas universais para criar Landing Pages, e quando elas não são seguidas, situações como essa da HubSpot acabam acontecendo. 

Mas ao mesmo tempo, além dessas boas práticas universais, também existem boas práticas para cada tipo de landing page. 

Nenhuma LP existe sozinha no universo do marketing digital. Todos os exemplos que mostramos até agora são de páginas com finalidades distintas, e que por isso usam estratégias distintas para a conversão. 

Agora vamos analisar uma landing page para um webinar da Rock Content. Nos aprofundamos no assunto logo abaixo: 

👍The Good: 

  • A LP identifica a participante e mostra suas credenciais;
  • A Landing Page fala sobre o que esperar do webinar; 
  • O design é limpo e bem organizado;
  • A headline da LP diz exatamente o que vai ter no webinar;
  • Presença do branding “Bastidores do Marketing”, que argumenta a favor da qualidade do conteúdo.

👎The bad:

  • O formulário é muito grande e ocupa a tela inteira.

MailChimp – Landing Page Linda

Outro tipo de landing page — muito menos comum, por sinal — é a Landing Page linda. 

Não, esse nome não é uma categoria formal de Landing Pages. Eu acabei de inventá-lo. 😅

Uma Landing Page linda chama a atenção por ser bonita. Mas em muitos casos — e em menor escala, nesse caso — a beleza da LP acaba se sobrepondo a pontos técnicos importantíssimos, e impactando na performance. 

As Landing Pages lindas são as que tomam o branding e o design como principal preocupação na hora de construir a página. Outros fatores, como a performance, copywriting e intencionalidade do usuário, ficam em segundo plano. 

Vamos para essa linda análise: 

👍The Good: 

  • Branding incrível, com ilustrações originais; 
  • Paleta de cores perfeita e que valoriza a marca; 
  • Minimalista, com elementos que conversam com a persona; 
  • Formulário simples, que só pede um e-mail;
  • Duas CTAs com posicionamento ideal para maximizar conversões.

👎The bad:

  • Nenhuma oportunidade de conversão na primeira dobra da Landing Page; 
  • Aproveitamento do espaço que deixa a desejar.

Rock Content – Landing Page Para E-books

Mais uma vez a Rock Content aparece aqui no texto. Pra manter a praxe, vamos continuar a conversa sobre os tipos de Landing Pages? 

Nessa, você vai perceber que alguns elementos estão levemente diferentes, mais otimizados para o tipo de material sendo oferecido. 

Mas ao mesmo tempo, essa personalização no marketing não está sendo tão respeitada assim. Apesar de alguns elementos diferentes na superfície, essa Landing Page SaaS acaba usando a mesma estrutura de várias outras. 

E olha só: está tudo bem fazer Landing Pages com estrutura parecida. Todo mundo faz assim. 

Mas se a sua LP for original e tiver elementos interessantes, como é o caso dessa, sua taxa de conversão fica maior. 

Vamos para a análise: 

👍The Good: 

  • Ótima disposição do conteúdo e dos elementos interativos; 
  • A própria presença de elementos interativos de verdade;
  • Organização do conteúdo em tópicos simples; 
  • Oportunidade de captar dados com o Quiz.

👎The bad:

  • Headline que só repete o nome do e-book; 
  • Uso de imagem genérica; 
  • Uso de formulário para a captação do lead. 

Landing Page Para Eventos – Resultados Digitais

No Brasil, nenhuma empresa tem eventos tão incríveis como a Resultados Digitais. 

Além dos seus esforços em webinars e eventos online, o RD Summit é o maior evento de marketing digital do Brasil e da América Latina inteira. 

E outro ponto importante: o principal produto da empresa, o RD Station, é a ferramenta de construção de landing pages mais popular no Brasil hoje. 

Grandes expectativas! Vamos ver como a Landing Page da RD se saiu na análise: 

Obs: devido ao tamanho dessa Landing Page SaaS, a exibição não vai ficar muito boa aqui no blog. Clique no link para vê-la completa.

👍The Good: 

  • Branding arrojado, divertido e concordando com a persona; 
  • Ótima headline; 
  • Grande aproveitamento da primeira dobra da LP; 
  • CTA em posição de destaque e depois salpicada ao longo do texto; 
  • Ótimo conteúdo ao longo de toda a Landing Page; 
  • Apresentação de todos os palestrantes do evento; 
  • Formulário de inscrição simples.

👎The bad:

  • Uso de formulário para a captação do lead.

Landing Page para Contato Comercial – Exact Sales

Já falamos de três principais tipos de Landing Page até agora: para webinars, para e-books e para eventos. 

Junto com a Landing Page SaaS de contato comercial, esses são os principais tipos de Landing Page que você vai encontrar e desenvolver ao longo do seu trabalho com o marketing digital. 

Outros tipos até podem aparecer — como sorteios, assinatura de newsletter etc. — mas eles são bem menos comuns do que esses quatro tipos principais. 

Vamos analisar a Landing Page comercial da Exact Sales para entender melhor esse formato? 

👍The Good: 

  • A Landing Page usa um vídeo para impulsionar conversões; 
  • Conteúdo objetivo e direto.

👎The bad:

  • Ainda que objetivo, o conteúdo não é o suficiente, ele mal explica o que está acontecendo;
  • Não há nenhuma headline; 
  • A Landing Page está, no geral, bem vazia de conteúdo e argumentos para a conversão. 

👾The ugly: 

  • O formulário é simplesmente gigantesco. A Landing Page SaaS no contexto de contato comercial deve, acima de tudo, priorizar ao máximo o contato. A qualificação do lead feita por Chatbot é muito melhor nesse caso. São 10 campos para preencher! 

5 Exemplos de SaaS Landing Pages Estrangeiras

Bora mudar o jogo: ao invés de analisar Landing Pages SaaS brasileiras, agora vamos ligar o modo global e analisar SaaS Landing Pages de fora do Brasil.

Até agora na nossa análise, destacamos a Rock Content e a Resultados Digitais como as que têm menos pontos negativos e as que têm mais pontos positivos. 

Será que alguma SaaS Landing Page mundo afora consegue competir com nossos produtos nacionais? 

É o que vamos descobrir agora. Confira os melhores exemplos de SaaS Landing Page estrangeiras! 

Ou melhor: the best SaaS Landing Pages around the world! 😛

AppsFlyer – Landing Page de Demo

Demonstrações são importantíssimas no segmento SaaS. Em muitos casos, elas são o principal gatilho de Lead Scoring que transforma leads em leads qualificados. 

🤿 Se aprofunde: O que é Lead Scoring e como Aplicá-lo para Otimizar as Vendas

Por isso, as SaaS Landing Pages que dizem respeito a oferecer demonstrações do produto precisam ser sempre muito otimizadas para a conversão. 

 Vamos ver o que o próximo exemplo nos ensina: 

Captura de tela da SaaS Landing Page da AppsFlyer

👍The Good: 

  • Landing page simples, direta ao ponto, com layout bem simples e limpo;
  • Conteúdo objetivo e direto; 
  • Formulário que pede poucas informações; 
  • CTA clara e com destaque; 
  • Depoimento de cliente high profile no lado direito da página.

👎The bad:

  • Muito pouco conteúdo. Mas ao mesmo tempo, a headline diz exatamente o que o usuário está fazendo. Ponto ambíguo; 
  • Uso de formulários, em geral, diminui a conversão;
  • Poucas informações sobre a ferramenta. Aliás: nenhuma além do depoimento.

ReadyMag – Landing Page com Storytelling Visual

No caso da ReadyMag, o produto vendido é tão visual que uma imagem vale muito mais que mil palavras.

Mas é muito complicado mostrar todas essas imagens para o leitor da Landing Page. Não tem espaço! 

A ReadyMag resolve essa questão com uma Landing Page SaaS que mostra na prática o que o produto faz, através do storytelling visual. 

O print não faz justiça à criatividade dessa Landing Page, então sugiro que você acesse o site enquanto a gente conversa mais sobre os elementos individuais dessa LP: 

👍The Good: 

  • O layout da Landing Page incorpora elementos do próprio produto; 
  • Headline incrível; 
  • CTA clara e com destaque; 
  • Ao longo da LP, mais elementos do produto vão aparecendo. 

👎The bad:

  • Apenas duas CTAs: no topo e no fim da página; 

👾The ugly: 

  • A CTA final está desconfigurada e toma a página inteira; 
  • Muita informação na parte do meio da LP. 

Zoho CRM – Landing Page com Ótimo Design

Também precisamos de uma categoria “LP linda” aqui nas SaaS Landing Pages estrangeiras! 

Separei um exemplo da Zoho que, mesmo sendo estrangeira, é o melhor exemplo de design em uma Landing Page SaaS até agora, trabalhando o conteúdo muito bem e sem deixar as CTAs de lado. 

Essa é a grande campeã do texto. Vamos ver como ela se sai na análise. 

Importante — clique no link embaixo da imagem para abrir a LP completa. Ela é bem grande: 

👍The Good: 

  • Design chamativo e muito bem trabalhado; 
  • Grande quantidade de conteúdo ao longo da LP; 
  • Ótimo uso da primeira dobra da LP; 
  • Copywriting muito bem trabalhado; 
  • Dores das personas e recursos do produto muito bem trabalhados; 
  • Várias CTAs ao longo do conteúdo;
  • Uma CTA superior que acompanha o usuário ao longo da leitura; 
  • O formulário pede poucas informações ao lead. 

Builder.ai – Landing Page com Demo Funcional

Mais um exemplo de uma SaaS Landing Page com demonstração de produto? Não não, o Builder.ai é algo completamente diferente. 

Como quebrei a regra de mostrar LPs que convertem leads logo no primeiro exemplo com o WeTransfer, vou quebrar aqui de novo mostrando uma Landing Page que já mostra o teste do produto sem nenhum tipo de cadastro. 

Sim, isso existe! Mas não é popular o suficiente para saturar o mercado. A maioria dos produtos digitais que usa esse modelo são os no formato de assinatura — o Figma, o WeTransfer como mencionamos acima etc. 

Se esse for o seu caso, esse é um ótimo modelo de SaaS Landing Page.

Isso dito, vamos conhecer uma Landing Page que já mostra o produto em funcionamento?

👍The Good: 

  • Já mostra o produto em funcionamento; 
  • Headline incrível; 
  • CTA clara e com destaque; 
  • Ao longo da LP, mais elementos do produto vão aparecendo.

👎The bad:

  • É difícil dizer se essa estratégia realmente converte leads sem testar. 

SEMRush – Landing Page + Conteúdo

Várias Landing Pages SaaS até agora trabalham bem o conteúdo. A maioria, porém, usa um conteúdo bem básico, simples até. 

O SEMRush, sendo uma plataforma SaaS que se comunica diretamente com o SEO e o marketing de conteúdo, precisa subir o nível. 

Esse é um exemplo de uma Landing Page que parece um artigo, mas na verdade está te convidando para assistir um webinar. 

Vamos ver como ela se saiu? 

Captura de tela da SaaS Landing Page do SemRush

👍The Good: 

  • Conteúdo interessante e informativo; 
  • O texto explica o que a pessoa vai ver no webinar e quem participa; 
  • CTA disfarçada de botão play. 

👎The bad:

  • Falta de CTA com certeza diminui a performance dessa LP; 
  • Não há nenhum outro tipo de destaque no texto além da headline
  • O texto está muito pequeno; 
  • O texto é cinza em um fundo branco, o que dificulta a leitura. 

2 Exemplos de Landing Pages Conversacionais

Precisamos conversar sobre um ponto muito importante na análise dessas Landing Pages SaaS. 

O primeiro deles é que é impossível saber como está a performance de cada uma delas. Pontos que listamos como negativos aqui podem ser até pontos positivos específicos para o público-alvo das marcas analisadas. 

Agora vou te apresentar três tipos diferentes de Landing Pages SaaS, que não apareceram em nenhum outro exemplo. 

Eles funcionam muito bem pra gente e para os nossos clientes, aumentando a conversão de leads pelo uso do marketing conversacional. 

Vamos saber mais: 

Conversational Landing Page

Esse é um tipo de Landing Page que praticamente não existe: é só um link que vai direto para o chatbot. 

Veja o exemplo abaixo: 

Aqui na Leadster, não usamos nenhum tipo de formulário em nenhum momento de conversão ou qualificação de leads. Preferimos usar nosso Chatbot por conta da abordagem do marketing conversacional. 

E aí chegamos na situação acima: como podemos configurar o fluxo do Chatbot, ele também pode ser responsável por toda a conversão, sem a necessidade de uma LP de apoio. 

Mas esse tipo de Landing Page é só pra usuários que já estão muito prontos para converter, já que os outros elementos — branding, design, copywriting e informações sobre a oferta — também têm grandes impactos na conversão. 

Você pode fazer a sua SaaS Landing Page conversacional ainda hoje. Veja como nesse link. 

👀 Leia também: Landing Page ou Chatbot? Diferenças e Onde Usar

Landing Page + Chatbot

A melhor forma de captar leads com as suas SaaS Landing Pages é através de uma Landing Page que também usa um chatbot para a conversão. 

Veja o exemplo do nosso Panorama da Geração de Leads 2023: 

Veja que só nessa primeira dobra já temos duas CTAs: uma estática (o botão) e outra que acompanha o leitor — o Chatbot. 

E esse Chatbot também funciona como um formulário. Inclusive, clicando no botão “Download gratuito”, o Chatbot inicia uma conversa automaticamente com o usuário, pedindo algumas informações básicas: 

O processo é simples para o leitor, que não precisa encarar um formulário enorme como alguns dos exemplos que o texto mostrou. 

É uma situação ganha-ganha. Você aumenta a geração de leads no seu site ao mesmo tempo em que oferece uma experiência muito melhor para o usuário. 

Os Pilares da Construção de uma Landing Page SaaS

Cada Landing Page tem o potencial de ser única. Mas a grande maioria delas — como você viu pelos exemplos, aliás — são bem parecidas entre si. 

Isso porque existem alguns pilares fundamentais na construção de uma Landing Page que converte. 

Para fechar o texto, aqui vai um resumo rápido desses pilares: 

  • Hero Area: é a área mais importante da sua Landing Page, que também chamamos aqui no Brasil de primeira dobra. É basicamente a região que o usuário vê na sua frente sem precisar rolar a página; 
  • Copywriting: Landing Pages SaaS com uma headline de maior destaque que o resto do conteúdo convertem mais. Essa é a principal mensagem que seu usuário vai considerar. Ela precisa ser muito bem trabalhada; 
  • Formulário ou Chatbot: todas as nossas Landing Pages usam Chatbots ao invés de um formulário. Isso aumenta conversões por não intimidar o usuário com um formulário muito grande e gerar uma conexão mais humana – além de uma abordagem proativa, que acompanha o usuário à medida que ele avança na página; 
  • Imagem ou não: é sempre melhor colocar uma imagem — ou até um vídeo — na sua Landing Page. De preferência, mostrando algum ponto do produto; 
  • Oferta: sua oferta precisa ser condizente com o que você está pedindo do lead. É muito comum ver empresas SaaS B2B oferecendo um infográfico simples e pedindo muitas informações. No exemplo da Exact Sales, eram 10 informações diferentes para um e-book simples. Muito cuidado com isso. 

Existem alguns outros pontos fundamentais que não vou conseguir falar aqui porque o texto já está bem grande. 

💡 Veja nosso texto mais completo sobre Landing Pages para conhecê-los e se aprofundar nesses listados. 

Construa Landing Pages Melhores com a Leadster

Espero que esses exemplos de Landing Pages SaaS te ajudem na construção da sua própria LP! 

Com a Leadster você consegue incluir Chatbots personalizados não só nas suas páginas de conversão, mas também em todas as páginas do seu site — incluindo em textos do blog. 

Vamos fazer um teste rápido? Consigo liberar seu acesso por 14 dias sem nenhum tipo de cobrança nem exigência de cartão de crédito. 

Vou ficar te esperando. Clique no banner abaixo para começar. Obrigado pela leitura e a gente se vê no próximo texto!

Categorias: Marketing digital

Fernanda Andreazzi

Estrategista de conteúdo na Leadster. Atua há 5 anos com Marketing Digital, Inbound Marketing, SEO - e tudo o que há de bom

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