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De “Pôneis Malditos” da Nissan até “#LikeAGirl” da Always, ganhadora do prêmio de melhor campanha de marketing do século, estamos falando de uma estratégia poderosa que afeta – e muito – os resultados de sua empresa.

As campanhas de marketing, quando bem planejadas e com um propósito bem estabelecido, marcam a vida do público, elas deixam de ser apenas mais um conteúdo consumido para algo que seja realmente lembrado.

Por isso, trazemos aqui para você dicas para aproveitar essa estratégia e fazer com que sua marca seja lembrada.

Continue com a gente!

O que é uma Campanha de Marketing Digital?

O que é uma Campanha de Marketing Digital?

Campanhas de marketing são ações estratégicas planejadas para promover uma meta específica da empresa.

Essas metas podem ser o aumento da conscientização sobre um novo produto, receber feedbacks de clientes, aumentar o engajamento, entre outros objetivos específicos de cada negócio.

Ao contrário do que muitos pensam, campanhas de marketing não se resumem apenas a anúncios de mídia paga. Na verdade, essa estratégia engloba diversos outros canais – on e offline –, como e-mail marketing, publicidade impressa, TV e rádio, redes sociais e conteúdos em blog.

Além de ser multicanal, a campanha de marketing envolve ações mais subjetivas do que simplesmente expositivas. Pois, ao querer mostrar ao consumidor o que a marca oferece, seu diferencial, porque você deve comprar dela, você precisará apostar em estratégias que engajem com o público, que insiram o consumidor na narrativa de uma forma que ele mesmo se sinta parte daquela campanha.

Se essas explicações ainda não te convenceram da importância de uma campanha de marketing digital, vamos aos motivos do porquê investir nessa estratégia.

3 Motivos para Criar uma Campanha de Marketing

3 Motivos para Criar uma Campanha de Marketing

Você já parou para pensar se sua empresa está em um momento de investir em uma campanha de marketing?

Para guiar você nesse processo, trouxe aqui 3 situações que podem motivar esse investimento.

Mas acho importante lembrar que as campanhas de marketing não se resumem apenas a esses 3 motivos, eles podem até ser os principais, mas não há restrições quando falamos sobre essas ações. 😉

Fortalecimento de marca

As campanhas de marketing são ideais para você estabelecer sua identidade e se comunicar com o público de maneira constante e direta.

Por meio das ações que envolvem essa estratégia você estará exaltando o seu produto ou serviço, além de mostrá-lo funcionando na prática e como ele pode ajudar os consumidores. Fora isso, você também estará explorando seus principais diferenciais.

Ideal para lançamento de novos produtos

Se você está prestes a lançar um novo produto ou serviço, é interessante investir na campanha de marketing. 

Afinal, essa estratégia vai criar uma expectativa no público de forma que o produto seja reconhecido antes mesmo do lançamento. Porém, não é para parar no lançamento, a campanha deve se estender para sempre reforçar a qualidade do produto.

Melhor relacionamento com o público

Já dissemos aqui que as campanhas de marketing vão muito além de vender, na verdade, elas tendem a se conectar ainda mais com o público e assim estreitar o relacionamento.

Isso acontece porque as ações não focam em empurrar o produto para o cliente, mas sim fazê-lo entender o que sua marca tem a oferecer e mudar na vida dele.

Tipos de Campanhas de Marketing

Tipos de Campanhas de Marketing

Eu não disse a você que as campanhas de marketing não se resumem ao tráfego pago?

Pois bem, separei aqui uma lista com 9 tipos de campanhas que você pode adequar ao seu negócio. Confira!

  • Campanha de Marketing para Produto;
  • Campanha de Marketing para Desenvolvimento de Marca;
  • Campanha de Marketing por E-mail;
  • Campanha de Marketing de Conteúdo;
  • Relações Públicas – Campanha de Visibilidade;
  • Campanha de Marketing para Clientes Afiliados – os “VIPs”;
  • Campanha de Marketing para Redes Sociais;
  • Campanha de Marketing de Aquisição;
  • Campanha de Marketing Pago.

Agora que você já sabe mais possibilidades para utilizar uma campanha de marketing, vamos entender quais são os elementos essenciais nessa estratégia, independentemente do seu tipo.

Elementos que Compõem uma Campanha de Marketing

Elementos que Compõem uma Campanha de Marketing

Existem alguns componentes essenciais que fazem uma campanha de marketing funcionar.

É necessário ter todos eles bem estabelecidos e planejados para que sua estratégia tenha sucesso.

Vamos explorar os 7 principais:

  • Objetivo, metas e KPIs: esse conjunto de elementos é o que guia sua campanha de marketing. Através deles você define o objetivo principal, as metas a serem atingidas e quais são os indicadores que vão quantificar e qualificar os resultados. 
  • Orçamento: sem orçamento não há campanha. Afinal, você deve estabelecer qual é o tamanho de investimento que reservado para cada campanha, do contrário pode haver frustrações.
  • Público: as campanhas são direcionadas aos seus consumidores, certo? Por isso, você deve definir qual é o público a ser atingido para então estabelecer os canais, tom de voz, tipos de conteúdo, identidade da campanha etc.
  • Canais: pense em onde seu conteúdo e mensagens serão distribuídos. Lembre-se de optar por canais onde seu público esteja presente e que comportem o formato que será usado. Fora isso, não esqueça que a campanha de marketing pode estar presente em mais de um canal.
  • Formato de conteúdo: defina o tipo de conteúdo que será utilizado nas campanhas. Você pode investir em diversos formatos e utilizá-los ao mesmo tempo. Alguns formatos que você pode investir são: e-mail marketing, artigos para blog, posts para redes sociais, vídeos para YouTube e outras mídias, podcasts e a anúncios pagos.  
  • Equipe: se não tiver uma equipe de marketing definida e com funções já estabelecidas, como e quem vai fazer a campanha, não é mesmo? Por isso, se certifique de designar colaboradores para atender a todas as demandas.
  • Ferramentas: defina as plataformas que vão ajudar você a criar uma ótima campanha de marketing. Invista em ferramentas de marketing, como análise, automação, gerenciamento de projetos, design, conteúdo, entre muitas outras.

Ok, agora já temos os elementos em mãos, mas o que fazer com cada um deles?

Para ter essa resposta, vamos ao tópico seguinte!👀

Leia também: 6 Exemplos de Briefing para Download Grátis

Como Fazer uma Campanha de Marketing?

Como Fazer uma Campanha de Marketing?

Apenas com os elementos que compõem uma campanha de marketing digital, já conseguimos ter uma ideia do que nos aguarda na parte de criação.

Se formos separar, uma campanha é em apenas 3 partes: 

  1. Planejamento;
  2. Execução; 
  3. Análise.

Mas, hoje, vamos nos aprofundar um pouco mais

Por isso, separei aqui os 8 passos que você deve seguir para criar uma campanha de marketing de sucesso.

Vamos lá!

1. Estabeleça seu objetivo

Pense no que você quer alcançar com sua campanha

Essa estratégia tem a ver com um dos três motivos – fortalecimento da marca, lançamento de produto e relacionamento com cliente – que destacamos aqui? Mesmo que não tenha, ela pode ser uma solução para seus objetivos já estabelecidos?

Essas são algumas das questões que você deve responder para começar sua campanha.

Para ajudar você, separamos aqui alguns possíveis objetivos que podem ser alcançados, além dos três principais já explorados. Confira:

  • Gerar leads;
  • Gerar receita;
  • Aumentar o engajamento do usuário;
  • Anunciar um próximo evento.

Leia também: Como Fazer um Plano de Ação para os Clientes da sua Agência? Especialistas Respondem

2. Defina seu público-alvo

Segmente o público o máximo possível. 

Dessa forma, você consegue mirar no perfil de cliente ideal e, consequentemente, terá melhores resultados.

Para isso, realize pesquisas e peça feedbacks aos seus clientes.

3. Crie uma mensagem principal

Defina uma mensagem principal que represente toda a sua campanha, mas que também seja um chamariz.

Dessa forma, você estará atingindo seu público diretamente, além de captar sua atenção sem o bombardeio de diversas informações e detalhes.

Leia também: 100 frases de marketing para te inspirar hoje

4. Analise o seu orçamento e defina um ROI

Mais uma vez: “sem investimento, sem campanha”.

Por isso, deixe bem claro qual é o orçamento reservado para essa estratégia e já defina um ROI (Return On Investimet) a ser atingido.

Leia também: ROI e ROAS: Entenda a Diferença e a Importância de Cada Um

5. Crie seus conteúdos e defina seu cronograma

Chegou o momento de criar seus materiais e definir seu cronograma.

Lembre-se que existem diversos formatos para explorar, como:

  • Posts para redes sociais;
  • Campanhas de e-mail marketing;
  • Anúncios pagos;
  • Conteúdo para TV ou rádio;
  • Vídeos;
  • Podcasts.

Assim que os conteúdos forem criados, é importante que você já faça um cronograma de publicações para organizar sua campanha e não haver erros na hora de rodar a estratégia.

6. Defina seus canais

Por fim, com os conteúdos e materiais bem definidos, é o momento de estabelecer onde eles serão compartilhados.

Você pode seguir o modelo PESO – Paid, Earned, Shared e Owned – que divide os canais de distribuição em Pago, Ganho, Compartilhado e Próprio

Veja:

Agora você já tem seus objetivos, público-alvo, mensagem, orçamento, conteúdos e canais bem definidos, sinta-se pronto para iniciar sua campanha!🥳

Leia também: UTM: Aprenda O Que É, Como Funciona e Seus Parâmetros

7. Faça testes e analise sempre

Ué, não acabou com a publicação? Na verdade, não.

A partir do momento que você tem sua campanha de marketing rodando, é essencial que você a acompanhe e analise as métricas estabelecidas. Apenas dessa forma você saberá se está dando resultado ou não.

Para alcançar resultados ainda melhores, faça testes para descobrir qual o melhor tipo de conteúdo, mensagem, canal etc.

Leia também: Remarketing: O que é e Como Criar Campanhas que Funcionam de Verdade

E nas Campanhas de Marketing Digital, Quais são as Principais Ações?

Principais ações de uma campanha de marketing digital

Até agora nós falamos sobre as campanhas digitais como um todo, tanto que falamos de ações para TV, rádio, imprensa entre outros.

Porém, o marketing digital é um dos principais meios para as campanhas – se não, o principal atualmente. Por isso, é importante ter em mente quais são as ações mais utilizadas nesse modelo.

Vamos às quatro principais:

  • Links patrocinados – disponíveis tanto nas redes sociais, quanto em mecanismos de busca. Essa ação consiste em pagar por campanhas para que elas tenham impulsionamento e, assim, um maior alcance.
  • Marketing de conteúdo – o objetivo aqui é gerar conteúdos únicos e relevantes que captam a atenção, gerem conhecimento, atraiam e despertem o desejo de compra do usuário.
  • E-mail marketing – campanhas de e-mail marketing visam fortalecer a comunicação com os clientes. Dessa forma, você pode qualificá-los ainda mais, nutri-los para enfim encaminhá-los para a compra.
  • Redes sociais – se você quer gerar engajamento e se aproximar ainda mais do público, as redes sociais serão uma ótima ação para sua campanha de marketing, pois é lá que as pessoas passam grande parte do dia atualmente.
Leia também: 7 Estratégias para Vender Mais na Internet

3 Melhores Campanhas de Marketing do Mercado

3 Melhores Campanhas de Marketing do Mercado

Não tem como sair dessas dicas sem algumas inspirações, não é mesmo?

Por isso, separei aqui as 3 melhores campanhas do mercado e que podem até mesmo impactar você até hoje.

Confira!

1. Like A Girl – Always

Não podemos começar essa lista sem citar a campanha eleita a melhor do século, não é?

De forma bem simples, a campanha #LikeaGirl ressignificou o sentido de agir como uma garota.

Veja no vídeo abaixo:

2. Pôneis Malditos – Nissan

A campanha Pôneis Malditos apostou em uma música chiclete que provocou o público, viralizando no Brasil inteiro.

Confira o vídeo abaixo – prepare-se para ficar com essa música na cabeça mais uma vez.🥲

3. Conversa com os personagens de Dilema – Netflix

A Netflix sempre surpreende o público – e profissionais de marketing – com suas campanhas e o modo como fala com o público.

Neste exemplo, a empresa usou uma estratégia divertida, e com alto poder de engajamento, para lançar a série brasileira Dilema.

A Netflix nada mais do que divulgou supostos números de telefone de personagens da série para que o público interagisse. 

Confira:


E aí, já sabe qual vai ser a sua próxima campanha de marketing? Pode contar para a gente nos comentários!

Além das dicas que trouxemos aqui sobre essa estratégia, temos diversos conteúdos que podem ajudar você a conquistar mais clientes e melhorar seus resultados.

Para hoje, vou te indicar esse aqui: Como Conquistar Clientes: 20 Estratégias para 2023, não deixe de conferir! 😉

Categorias: Marketing digital

Carolina Fernandes

Especialista de Conteúdo

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