Sumário
- 1 O que é storytelling?
- 2 Quais são os objetivos e benefícios do storytelling?
- 2.1 Guiar o público através da jornada de compra
- 2.2 Despertar atenção
- 2.3 Educar e informar
- 2.4 Influenciar uma decisão
- 2.5 Criar conexão e engajamento
- 2.6 Despertar emoções
- 2.7 Ativar gatilhos mentais
- 2.8 Humanizar a marca
- 2.9 Motivar os consumidores
- 2.10 Reter clientes da marca
- 2.11 Atrair novos clientes
- 2.12 Tornar o conteúdo da sua marca único e diferenciado
- 2.13 Mostrar um lado menos “vendedor” do seu negócio
- 3 Quais são os principais elementos do storytelling?
- 4 Como usar o storytelling para vendas e marketing?
- 5 Como fazer um bom storytelling?
- 5.1 Utilizando elementos narrativos
- 5.2 Construindo uma marca com personalidade
- 5.3 Criando uma narrativa original e autêntica
- 5.4 Explorando diferentes formatos de conteúdo
- 5.5 Conhecendo a sua audiência profundamente
- 5.6 Selecionando os melhores canais de divulgação
- 5.7 Transportando o leitor do ponto A até o ponto B
- 5.8 Explorando a criatividade
- 5.9 Transmitindo sensações positivas
- 5.10 Criando mensagens pessoais, que ressoem com as emoções humanas
- 5.11 Apoiando-se em dados reais
- 6 22 Tipos de narrativas utilizadas no marketing
- 6.1 1. Mostrando através do exemplo
- 6.2 2. Contando a história da sua marca
- 6.3 3. Transmitindo valores
- 6.4 4. Comunicando a promessa de marca
- 6.5 5. Fomentando a colaboração
- 6.6 6. Controlando rumores
- 6.7 7. Compartilhando conhecimento
- 6.8 8. Conduzindo as pessoas para o futuro
- 6.9 9. Ficção
- 6.10 10. Viagem pessoal
- 6.11 11. Valores da marca
- 6.12 12. Situações de consumo
- 6.13 13. Jornada do herói
- 6.14 14. Inimigo em comum
- 6.15 15. A Vida do idiota
- 6.16 16. Fracasso à fama
- 6.17 17. Herói por acidente
- 6.18 18. Eu pareço com você
- 6.19 19. Quem sou eu
- 6.20 20. Projeções para o futuro
- 6.21 21. Lições de vida
- 6.22 22. Eu sei o que você está pensando
- 7 Exemplos de storytelling na publicidade
- 8 Ferramentas, sites e aplicativos para construir um bom storytelling
- 9 Cursos de storytelling gratuitos e pagos
- 10 Melhores livros sobre storytelling
Desde o tempo das cavernas, as histórias são a escolha favorita da humanidade para transmitir uma mensagem, despertar a atenção, informar e criar conexões.
É certo que já evoluímos bastante nossas linguagens e técnicas, mas jamais abandonamos o hábito de contar histórias.
Bons vendedores são bons contadores de histórias desde o início dos tempos.
O que estamos descobrindo mais recentemente, com uma relação cada vez mais próxima entre as áreas de marketing e vendas, é que marcas e empresas também contam histórias.
E, para trazer informações sobre essa dinâmica tão presente no nosso dia a dia, criamos este post.
Ele vai abordar o que é storytelling, quais são seus objetivos nas áreas de marketing e vendas e ainda trazer dicas de como explorar essa técnica milenar para gerar conexão com o público e — consequentemente — aumentar as vendas.
O que é storytelling?
O termo vem da junção de duas palavras em inglês: “story”, de história, e “telling” de contar.
Portanto, a tradução de storytelling é “contação de histórias”.
Ao longo do tempo, o termo foi utilizado para nomear a técnica que vemos ser utilizada por escritores, roteiristas e marcas para criar narrativas cativantes e que geram identificação e conexão emocional com o público.
Essa dinâmica hoje está presente em muitas estratégias e posicionamento de marcas.
Essa aproximação e influência nos resultados de marketing e vendas fez com que a neurociência e o neuromarketing estudassem como o storytelling atua no nosso cérebro, ativando áreas específicas:
Quais são os objetivos e benefícios do storytelling?
Seja qual for a história a ser contada através do storytelling, existem objetivos que fazem parte da dinâmica e que pretendem ser atingidos.
Esses objetivos podem ser conectados com o funil de marketing e vendas e com as etapas da jornada do cliente.
Utilize a técnica para:
Guiar o público através da jornada de compra
Você se lembra das etapas da jornada do consumidor?
- Aprendizado e descoberta
- Reconhecimento do problema
- Consideração da solução
- Decisão de compra
O storytelling pode ser utilizado para conduzir o leitor ao longo dessa jornada, fazendo a ponte entre cada fase.
Utilizando elementos narrativos, é possível fazer com que o leitor se relacione com as dores solucionadas por seu produto ou serviço e veja a sua marca como uma autoridade na área.
Despertar atenção
Relacionado à fase de atração, um dos objetivos ao narrar uma história é despertar o interesse da sua audiência — seja ela um leitor, espectador ou mesmo um usuário que pode virar um consumidor em potencial.
Para isso, você deve contar a sua história focando em compartilhar interesses, paixões e valores.
Que tipo de coisa atrairia a atenção do seu público?
Ele precisa se conectar com a sua mensagem aqui.
Educar e informar
O educar e informar se relaciona com a fase de consideração.
Depois da conquista da atenção para a sua história, você precisa fazer com que ela seja relevante para o seu público.
Aqui, você mostra um pouco mais da sua perspectiva, explica as vantagens da solução e porque sua empresa vai ajudar a solucionar as necessidades ou desejos do consumidor.
Influenciar uma decisão
Para a fase de conversão, o storytelling nos auxilia a influenciar uma decisão.
No caso, ao aplicá-lo para estratégias de marketing e vendas, você deve mostrar como, especificamente, o seu produto ou solução é a certa para o que o público deseja.
Podem ser explorados aqui provas sociais, cases, depoimentos…
Tudo para aumentar a credibilidade e dar bagagem para a tomada de decisão.
Afinal, 93% dos consumidores afirmam que esse tipo de argumento de venda tem um impacto na decisão de compra.
Criar conexão e engajamento
Depois que seu lead vira um cliente, a história acaba?
Pois tenha certeza que não!
O storytelling auxilia a sua marca a manter a conexão com o público, além de estimular o engajamento e a recompra.
Quanto maior a conexão do consumidor com a sua marca, maior as chances dele voltar a comprar e indicar seus produtos e soluções para outras pessoas.
E o storytelling é uma das formas de trabalhar a fase de retenção e encantamento, fase pós-venda.
Despertar emoções
As pessoas se identificam com histórias, cada uma delas pode despertar uma emoção diferente no usuário.
Utilize as histórias para acessar as lembranças de seu cliente, mostre que ele pode ser o protagonista da narrativa.
Ativar gatilhos mentais
Os gatilhos mentais podem parecer apenas informações soltas ao longo do conteúdo, mas que tem o poder de gerar uma reação automática por parte do usuário.
Por meio dos gatilhos mentais, o cérebro humano armazena certa palavra, imagem ou comportamento que serão acessados em outro momento.
Alguns gatilhos mentais para vendas são:
- Afinidade;
- Autoridade;
- Coerência e compromisso;
- Escassez;
- Prova social;
- Reciprocidade.
Humanizar a marca
Pessoas interagem com pessoas.
Mesmo que a relação com uma marca jamais possa ser igual, você pode humanizar seu negócio por meio de histórias.
Aproveite os acontecimentos das vidas de seus funcionários, traga os acontecimentos da sua empresa e seja sincero em sua comunicação para criar uma conexão com o público.
Motivar os consumidores
Crie conteúdos que motivem o seu público.
Eles podem ser por meio de textos, vídeos, imagens, e-mails ou qualquer outro formato.
Os conteúdos podem chamar o usuário para uma conversa, envolvê-los com a sua marca e, posteriormente, motivá-los a tomar uma ação.
Reter clientes da marca
Pense o que fará com que os clientes permaneçam com a sua empresa e não o concorrente.
Um modo de fazer isso é sair do que é esperado pela sua empresa, apostar em novos tópicos que também são do interesse dos clientes.
Ou seja, apresente uma solução para os interesses individuais.
Atrair novos clientes
Para atrair novos clientes é necessário estar presente nos principais canais utilizados pelo seu público.
Invista na criação de conteúdos ricos, informativos e únicos para facilitar o seu compartilhamento e engajamento.
Tornar o conteúdo da sua marca único e diferenciado
Mais uma vez falaremos sobre histórias.
Utilize histórias fictícias e até mesmo do cotidiano para diferenciar seu conteúdo.
Ao utilizar personagens e fatos já conhecidos, você aproxima o cliente de sua empresa.
Mostrar um lado menos “vendedor” do seu negócio
Evite o “mais do mesmo”.
Inove seus CTAs, cause outras emoções no seu cliente, os faça rir, ficar felizes, curiosos e interessados.
Quais são os principais elementos do storytelling?
Existem 4 pilares para criar um bom storytelling, vamos a eles.
Mensagem
Não basta ter uma boa história se não sabemos como apresentá-la.
Tão importante quanto a sua narrativa é a mensagem que você transmite para o público ao contá-la – ou seja, onde você quer chegar, a “moral da história”.
Por isso, fique atento a este pilar.
Ambientação
O ambiente é um elemento importante no storytelling.
Ele facilita o entendimento do público, ajudando o leitor a compreender o contexto e despertando sensações.
Personagem(ns)
O personagem é o nosso protagonista, é ele que viverá a história criada.
E lembre-se, o personagem deve ser capaz de suportar o nosso próximo tópico: o conflito.
Conflito
Qual será o desafio enfrentado pelo personagem?
Como será sua trajetória e como ele vencerá esse conflito?
Essas são algumas perguntas que os espectadores farão sobre o seu conteúdo.
Elabore bem esse conflito para que aguce a curiosidade de seus clientes.
Como usar o storytelling para vendas e marketing?
Seguindo os objetivos que descrevemos no tópico anterior, o storytelling pode ser aplicado ao marketing e vendas em diferentes fases na jornada de compras.
Ele pode ser utilizado para atrair a atenção, cativar e conectar emocionalmente o consumidor com a marca, aumentar a consciência de marca e alavancar as vendas através da influência na decisão de compras, na criação do desejo e na retenção pós-venda.
Além disso, essa técnica pode ajudar a contar a história e criar a identidade da própria marca e linhas de produtos, aplicadas a diferentes áreas, estratégias e canais de atuação da empresa, como:
- Conteúdo e estratégias de branding – aposte no conteúdo da sua marca, crie peças ricas, informativas e que deem mais autoridade a sua marca;
- Personalidade de Marca – utilize arquétipos de marca para posicionar sua empresa na cabeça dos clientes;
- Branded Content – por meio do branded content você vai explorar as narrativas que expressam a importância de sua marca;
- Product Placement – inclua histórias que se relacionem ao uso de seu produto ou a sua marca;
- Website – o site é um dos portais de entrada para a sua empresa. Então invista no seu conteúdo e design;
- Cases de sucesso – os cases de sucesso também são narrativas, por meio deles os interessados podem saber como a sua empresa pode ajudá-los.
- Apresentações – crie apresentações para introduzir sua empresa aos possíveis clientes. Você pode utilizar imagens, gráficos e tabelas nessas apresentações para captar ainda mais a atenção.
- Pitch de vendas – essa estratégia consiste na sua apresentação comercial. Nela, é preciso explicar, de forma clara e objetiva, a natureza do negócio;
- Publicidade / Anúncios – os anúncios são essenciais para captar a atenção dos usuários, faça com que eles sejam chamativos ao mesmo tempo que passam a mensagem desejada.
- Chatbots e assistentes virtuais – essas ferramentas ajudam tanto na questão de marketing e vendas quanto no atendimento;
- Redes sociais – veja em quais delas o seu público está presente e invista nos conteúdos adaptados para cada plataforma;
- E-mail marketing – o e-mail marketing é uma ótima estratégia para nutrir seus leads e se mostrar presente na vida de seus clientes;
- Vídeos – as narrativas audiovisuais chamam muito a atenção dos clientes, principalmente daqueles que estão buscando se informar. Então, não perca tempo e invista nesse formato.
- Podcasts – os podcasts tiveram um boom nos últimos anos. Eles são uma ótima alternativa para aqueles que desejam ouvir uma história.
- Atendimento – o atendimento é crucial para o seu negócio. Por isso, tenha essa área bem preparada.
- Experiência do cliente – ao fornecer uma boa experiência ao cliente, você diminui as chances de cancelamento, aumenta a possibilidade de um up-sell e ainda pode ter sucesso no “marketing boca a boca”;
- Onboarding – o onboarding é essencial para seus clientes novos. Com ele você consegue dar todo o apoios necessários, mostrando a devida importância que a pessoa tem para o seu negócio;
- Entrevistas – aproveite o storytelling em pesquisas e entrevistas com clientes. Sempre dê um contexto e mostre os benefícios daquela conversa.
- Treinamentos e capacitações – utilize histórias para gerar funcionários bem preparados e que entendem do negócio.
As possibilidades são muitas e um storytelling bem feito tem seus elementos presentes em todos os materiais e ações desenvolvidas.
Como fazer um bom storytelling?
Não existe receita ou fórmula pronta.
Existem diferentes tipos de metodologia e estrutura para a construção de narrativas cativantes para marcas, mas todas elas seguem as dicas a seguir:
Utilizando elementos narrativos
Lembre-se: estamos falando sobre contar histórias.
E, para contar essas histórias, é preciso utilizar elementos próprios de uma narrativa.
Uma mensagem precisa ser definida e ela é a que será transmitida ao público.
Além disso, é fundamental explorar elementos que prendem a atenção do público, despertam interesse e identificação com a história proposta, como: personagens, ambientação, emoções, conflitos e plot (sequência de eventos).
Você também pode se interessar por: O que é Copywriting e Como Converter Usando Copywriting?
Construindo uma marca com personalidade
Qual a personalidade da sua marca?
Quais são os tópicos que as pessoas podem pensar que vão remeter ao seu negócio?
Pense nos arquétipos de marca:
- Inocente: está conectado à ideia de simplicidade e da felicidade nas pequenas coisas.
- Explorador: construído por meio de características como a vontade de descobrir e viver novas experiências.
- Sábio: este perfil é inteligente, tem o poder de análise, é aconselhador, além de influente, confiável e opinativo.
- Fora da Lei: possui características de uma personalidade rebelde, questionadora, inquieta e que não aceita as barreiras impostas.
- Mago: tem ideias e atitudes fora do comum ou do esperado, de forma criativa e lúdica, realizando sonhos e criando momentos únicos.
- Herói: deseja mudar o mundo e transformá-lo em um lugar melhor, guiado por conceitos como honestidade, coragem e bondade.
- Cuidador: está relacionado ao serviço e à proteção. Ele é generoso, acolhedor e igualitário.
- Criador: deseja criar algo com valor e significado. É curioso, criativo, inventivo, empreendedor e artístico.
- Governante: visa criar ordem, através da liderança, responsabilidade e organização.
- Amante: dá valor à personalização. Suas características são: idealização, paixão, desejo e empatia.
- Bobo: quer trazer diversão para o mundo, através do humor, irreverência, leveza e otimismo.
- Pessoa comum: representa uma personalidade amigável, humilde e autêntica.
Saiba mais: Arquétipos de Marca: Conheça os 12 Tipos e Descubra o Seu
Criando uma narrativa original e autêntica
Todo conteúdo precisa contar uma história, eles devem seguir uma narrativa única e original.
Lembre-se que a mensagem deve ser universal, memorável, consistente e organizada.
Explorando diferentes formatos de conteúdo
Muitas marcas desenham a narrativa ao trabalhar com a estratégia de branding, mas pecam ao transmitir essa história para o público.
Para que isso seja feito da maneira correta, seu storytelling precisa ser consistente e explorar diferentes possibilidades.
Você pode aplicar o storytelling em vídeos, posts em redes sociais e blogs, campanhas publicitárias, e-mails marketing, ações offline, etc.
Conhecendo a sua audiência profundamente
Entenda a fundo o seu público.
Explore seus interesses, necessidades, formas de comunicação, características demográficas e geográficas.
Lembre-se de criar um perfil de cliente ideal.
Dessa forma, ficará mais fácil identificar seus possíveis clientes.
Selecionando os melhores canais de divulgação
Em todos os momentos, o conhecimento profundo do público-alvo e do que funciona para ele é o que vai separar bons e maus trabalhos de storytelling.
Os canais de divulgação da sua marca e da narrativa criada para ela precisam ser escolhidos pensando nisso, também.
Onde seu público está e onde ele consome?
Entenda quais canais são esses e invista de acordo com o perfil identificado: site, redes sociais, influenciadores, canais offline, mídia paga etc.
Outro canal importante é o interno.
Os colaboradores também precisam conhecer e contar a história criada para seu marketing e vendas.
Transportando o leitor do ponto A até o ponto B
Evite histórias “sem pé nem cabeça”.
Ou seja, apresente sempre um ponto de partida e onde você quer chegar, o ponto final.
Por mais que seja sucesso na literatura e cinema, esse vai e vem nas histórias não é nada bom na hora de vender.
Invista em uma estrutura simples: introdução, desenvolvimento e conclusão
Explorando a criatividade
Tente fugir do básico, utilize elementos que captem a atenção dos usuários.
Para isso, utilize os assuntos do momento, histórias em comum entre o seu público e narrativas populares.
Transmitindo sensações positivas
Segundo pesquisa publicada pela Scientific American, histórias que estimulam emoções positivas são mais compartilhadas do que as que provocam sentimentos negativos.
Ou seja, invista em conteúdos positivos, mas realistas – não iluda o seu cliente.
Às vezes também é necessário mostrar os problemas.
Criando mensagens pessoais, que ressoem com as emoções humanas
Mostre que sua marca também tem emoções, isso faz com que o usuário se identifique ainda mais com a empresa.
Os consumidores desejam uma forte conexão emocional com questões maiores, assim estarão mais interessados em apoiar a marca.
Apoiando-se em dados reais
Dados chamam a atenção das pessoas, elas se sentem mais seguras ao verem as narrativas baseadas em números.
Por isso, aproveite para investir em resultados e informações relevantes à sua marca.
22 Tipos de narrativas utilizadas no marketing
Trouxemos 8 tipos principais de narrativas exploradas – e outros 14 secundários, relacionados de acordo com cada objetivo desejado:
1. Mostrando através do exemplo
Você com certeza já ouviu que ações valem mais do que palavras, certo?
Um tipo de narrativa que pode ser explorada é justamente esse.
Utilizando provas sociais, depoimentos e cases de sucesso sua marca mostra o sucesso e impacto do seu produto ou solução.
Nesse tipo de estrutura você também deve explorar elementos que façam o público se imaginar nessa situação, em como suas necessidades e dores seriam resolvidas com a mesma ação.
2. Contando a história da sua marca
Esse tipo de narrativa apresenta a história ou construção da marca, através do compartilhamento de forças ou desafios do passado, que criam engajamento e identificação.
Para essa técnica de storytelling você precisa se certificar que a audiência tem interesse e tempo para escutar a sua história — mais uma vez reforçamos a importância da escolha dos canais e formatos.
3. Transmitindo valores
Para transmitir o valor da marca é interessante explorar personagens e situações que ilustrem a história que você quer contar.
Criar uma narrativa com o que importa para a empresa tem um impacto muito mais do que simplesmente escrever a visão, missão e valores no seu site.
E não se esqueça de que a história precisa ser condizente com a cultura organizacional e as ações reais da empresa.
4. Comunicando a promessa de marca
O que sua empresa entrega ao público? E por que faz isso?
A estratégia de explorar o storytelling para falar sobre a promessa de marca está atrelada ao propósito por trás dela.
Existem diversas maneiras de trazer essa força para sua comunicação, marketing e vendas, mas aqui também é preciso tomar cuidado com a consistência.
Por exemplo, de nada vale explorar uma narrativa sobre preocupação com sustentabilidade se ela não reflete em todos os processos de uma marca.
5. Fomentando a colaboração
E se, ao invés de usar a sua marca como protagonista, você chamasse o público para esse papel?
Uma narrativa que fomenta colaboração é aquela que estimula a participação do espectador, para que ele também compartilhe histórias e experiências que ele viveu dentro do contexto proposto.
6. Controlando rumores
Esse tipo de narrativa precisa ser criado de forma muito inteligente.
Ela se aproveita ou cria um rumor e depois revela como ele não é real.
Normalmente atrelada ao uso de humor para contar histórias.
7. Compartilhando conhecimento
Com foco em problemas e soluções que os resolvem, esse tipo de storytelling pode ser utilizado numa fase de meio de funil.
Ofereça alternativas para que o público não precise mais passar por uma dificuldade e explique como essa solução — que é a da sua marca — funciona.
8. Conduzindo as pessoas para o futuro
Esse tipo de narrativa não olha para o passado, mas sim para o futuro.
Com ela, você pode contar uma história de como sua marca quer causar impacto e como quer que o público faça parte dessa transformação.
Mais tipos de narrativas utilizados em storytelling:
9. Ficção
Narrativa que apresenta uma situação ficcional.
Os personagens e ações não são reais, mas precisam parecer verdadeiras.
10. Viagem pessoal
Seu foco é na jornada da empresa.
A narrativa pode ser contada desde o início do negócio ou a partir de uma situação em que a empresa teve que superar algum momento.
Esse formato é ideal para transmitir ideias inspiradoras.
11. Valores da marca
Mostra o dia a dia da empresa.
Normalmente, dá foco a personagens, como funcionários da empresa, seus proprietários e consumidores reais.
12. Situações de consumo
Essa narrativa é criada em contextos onde os personagens estão em uma situação de envolvimento concreto com o produto ou serviço anunciado.
13. Jornada do herói
A jornada do herói pode ser considerada uma das mais utilizadas no storytelling.
A narrativa começa com o herói vivendo em seu mundo normal, até que ele se depara com um problema sem solução.
O herói sofre com um conflito interno até encontrar seu mentor.
O mentor faz com que o herói deixe sua vida pacata para trás e vá em busca da mudança para seu mundo.
Agora, o herói luta contra todos os seus inimigos, porém, percebe que não conseguirá resolver tudo sozinho.
Por isso, ele procura ajuda, fazendo novos aliados com o mesmo objetivo que ele.
Finalmente, o herói vence o mal, salva o seu mundo e supera suas dificuldades.
14. Inimigo em comum
Essa narrativa envolve a apresentação de um problema que muitas pessoas têm.
A partir deste ponto, é interessante mostrar como você encontrou a solução desse problema, fazendo com que haja a atração de um grande público.
15. A Vida do idiota
Na verdade, o personagem não é um idiota.
A narrativa precisa mostrar todas as vezes que o personagem falhou, percebe isso e não cometerá o erro novamente.
16. Fracasso à fama
Perseverança é o foco dessa narrativa.
O personagem enfrenta um problema, algo que fez com que ele experimentasse o fracasso.
Mas, ele não se dá por vencido, na verdade, busca reverter essa situação através de conhecimento.
17. Herói por acidente
O nome diz por si só, não é mesmo?
Para essa narrativa, pense em um personagem que vive uma vida comum, então ele possui alguns problemas.
Até que um dia o personagem descobre, sem intenção, a solução para seus problemas.
18. Eu pareço com você
Diferente da narrativa “inimigo em comum”, aqui o personagem se identifica com quem você é e com seu modo de pensar e de ver a vida.
Ao saber que vocês possuem essas questões em comum, ela vai querer saber a solução do possível problema.
É neste momento que sua marca consegue criar uma conexão com o telespectador.
19. Quem sou eu
Modo de conquistar sua audiência.
Nesta narrativa você pode compartilhar suas experiências e motivações enquanto marca.
Quanto mais humanizado você for, melhor será a conexão com o seu público.
20. Projeções para o futuro
Aqui você investe em como as coisas poderiam ser a partir de sua marca.
Mostre como a sua empresa venceu os obstáculos e que ela pode fazer o mesmo para o público.
21. Lições de vida
O foco aqui é lidar com os valores que sua empresa tem a passar para o público.
Foque naqueles que mais se aproximam de sua persona e que você deseja reforçar.
22. Eu sei o que você está pensando
Esse tipo de narrativa assegura que sua empresa neutralize a preocupação do cliente sem mesmo ela ter sido levantada.
Você prevê uma objeção do público e utiliza a narrativa para antecipá-la.
Exemplos de storytelling na publicidade
Quer alguns exemplos de storytelling bem aplicados para se inspirar?
Confira a nossa seleção:
Mercedes-Benz
A gigante de automóveis Mercedes-Benz é a marca mais antiga do setor na Alemanha.
Para a construção da narrativa da marca, foi explorada a construção histórica da mesma: a atuação e motivação de Bertha Benz.
Em 5 de agosto de 1888 ela foi a primeira pessoa na história a dirigir um automóvel a uma longa distância, para provar para a sociedade da época que a invenção do marido, Karl Benz, seria o futuro da mobilidade, deixando para trás as carroças e cavalos utilizados na época.
Você pode conferir como a Mercedes-Benz trabalha essa narrativa no vídeo a seguir.
A multinacional de serviços online e softwares cresceu absurdamente nos últimos anos e hoje oferece centenas de ferramentas, mas começou com o serviço da plataforma de buscas que você conhece.
A marca retoma esse ponto na comunicação de branding utilizando storytelling na série de vídeos Google Search Stories, que mostra como uma simples busca online acompanha transformações de vida.
Destacamos a peça “Parisian Love”, que você pode assistir abaixo:
Young Director Award
Um vídeo rápido, genial e que passa a mensagem de forma clara através do storytelling é o comercial de divulgação do Young Director Award 2010, criado por TBWA Helsinki e dirigido por Rogier Hesp.
Você pode conferir o vídeo completo aqui:
Logitech
A empresa de tecnologia Logitech criou um comercial com a atuação de Kevin Bacon e que nos ensina muito sobre um storytelling bem feito.
O vídeo, de apenas 1 minuto, conta a história proposta com humor, autenticidade, inovação e inspiração.
Confira o vídeo agora:
Adobe Experience Cloud
A Adobe Experience Cloud, antiga Adobe Marketing Cloud, reúne a coleção de produtos integrados de marketing online e análise web da Adobe.
Explorando o storytelling a marca soube, através de uma simples comparação, criar uma história cativante e que gera identificação com o seu público-alvo.
O comercial pode ser visto na sequência. Vale a pena!
Aviation Gin
“Arlene Manko nasceu em 1936. Mas amanhã ela vai completar 21 anos de idade”.
Essa é chamada para um comercial da Aviation Gin, marca americana de destilados que, na época do comercial, pertencia ao ator Ryan Reynolds.
Quer saber como essa história e a marca se conectam? Assista o vídeo:
Head & Shoulders
Você se recorda do comentado inglês do técnico de futebol Joel Santana?
A Head & Shoulders, marca de produtos para cabelos, aproveitou essa história amplamente conhecida pelo público masculino para promover seus produtos.
Você pode conferir o resultado, com muito humor, no vídeo:
Dove
A Dove é conhecida por ser uma marca que se posiciona a favor da identidade individual de cada mulher e da aceitação do próprio corpo.
Seguindo esse forte storytelling, a marca criou o filme “Escolha Bonita”, que faz mulheres de São Francisco, Xangai, Deli, Londres e São Paulo refletirem sobre beleza ser uma escolha.
Confira o vídeo completo no Youtube:
Ferramentas, sites e aplicativos para construir um bom storytelling
Sabia que algumas ferramentas podem te auxiliar na construção de seu storytelling?
Vamos a algumas delas:
- Pixton – crie quadrinhos de forma fácil e rápida.
- Scribble Press – conte sua história com imagens e fotos de forma gratuita.
- Utellstory – conte e compartilhe histórias com fotos, vídeos, áudio e animações.
- Meograph – um dos sites mais conhecidos para a criação de histórias próprias. Seus recursos permitem o compartilhamento das criações.
- Chogger – crie seus próprios quadrinhos.
Cursos de storytelling gratuitos e pagos
Se você está pensando em se aprimorar no storytelling, nós temos cursos para te indicar. Confira!
Gratuitos
Pixar in a Box
O Pixar in a Box é oferecido pela própria empresa de animação.
A plataforma mostra os princípios usados pelo estúdio na hora de criar seus filmes.
iEstudar
O curso do iEstudar tem seu foco storytelling para empresas.
Ele é gratuito, mas, caso o aluno deseje obter o certificado de conclusão, pagará uma taxa de emissão de R$ 69,90.
Rock Content
Se está procurando por algo mais curto, o mini-curso de storytelling da Rock Content possui quatro horas de videoaulas que visam ensinar a aplicação da contação de histórias e da jornada do herói em conteúdos de negócios.
Pagos
Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
Uma das faculdades mais renomadas na área de arquitetura e design, a Belas Artes traz um curso de curta duração (até 40 horas) sobre storytelling.
Os preços variam conforme as temáticas.
Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP)
A FAAP oferece um curso de extensão em storytelling completo e com uma carga horária de 88 horas.
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
Por fim, a ESPM oferece um curso de storytelling também com um diferencial de ser aplicado à gestão de marcas.
O curso possui 9 horas de duração e exige um investimento de R$ 660.
Melhores livros sobre storytelling
Para fechar, vamos a alguns dos melhores livros sobre storytelling para aperfeiçoar seu aprendizado.
- Storytelling: Aprenda a contar histórias com Steve Jobs, Papa Francisco, Churchill e outras lendas da liderança – Carmine Gallo;
- The Story Factor – Annette Simmons;
- Whoever Tells the Best Story Wins – Annete Simmons;
- All Marketers Are Liars: The Power of Telling Authentic Stories in a Low-Trust World – Seth Godin;
- Story: Substance, Structure, Style and the Principles of Screenwriting – Robert McKee.
O storytelling é muito mais do que contar histórias.
É criar conexão e identificação, para solidificar marcas e entregar para o público algo que ele nem espera.
E sua marca, que história ela conta?
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