Sumário
Pensando em utilizar um blog para gerar leads? Sua empresa já está presente neste canal, mas ainda não sabe como explorá-lo para a geração de contatos?
Se o seu caso é essa segunda situação, fique atento, pois você pode estar perdendo bons resultados. Vem com a gente entender o porquê.
Segundo pesquisa divulgada pela Orbit Media Studios, 77% das empresas entrevistadas afirmam que os blogs trazem resultados ao marketing, incluindo a captação de leads.
Mas, para obter esses resultados, você precisará investir mais tempo e esforço em postagens de qualidade, além de diversas outras estratégias relacionadas a conteúdo. Por isso, separamos aqui 10 delas para você aplicar em seu negócio.
Siga no texto para saber mais!
O que é um Blog?
O blog é uma página eletrônica de conteúdo atualizado frequentemente. Esse canal pode ter objetivos pessoais, noticiosos ou empresariais.
O blog é uma ponte entre os negócios e o público e nele você pode encontrar conteúdos informativos, explicativos, com teor de venda e até mesmo humorísticos.
Leia também: O que é CRO? 3 Letras que vão Dobrar sua Geração de Leads
Para que Serve um Blog?
Além de utilizar o blog para enviar novidades e sanar dúvidas, os blogs empresariais também têm outro objetivo: junto ao marketing digital, eles geram oportunidades de negócio, mais conhecidos como leads.
Mas, para gerar essas oportunidades, é necessário investir no inbound marketing.
Eu sei, você deve estar se perguntando: os termos novos não acabam nunca?
Fique tranquilo: o inbound marketing nada mais é do que um conjunto de estratégias que visam atrair e converter clientes por meio de conteúdo relevante.
Esse conjunto de estratégias é baseado principalmente no funil de vendas, ou seja, cada conteúdo produzido leva em conta o momento que o usuário está. Para saber como funciona este processo de escolha entre topo, meio e fundo de funil, veja o vídeo que nosso CMO, Gustavo Luby, preparou:
Como um Blog Pode te Ajudar a Gerar Leads para a sua Empresa?
A partir do blog, sua empresa ganha mais autoridade.
Ao escrever conteúdos objetivos, completos, pertinentes ao seu público e que tenham as estratégias de SEO aplicadas, a chance de seu site aparecer nos primeiros resultados nos mecanismos de busca (como o Google ou Bing) também aumenta.
Isso quer dizer que você sai na frente dos concorrentes, já que será uma das primeiras opções de novos visitantes quando eles pesquisarem por palavras-chave – palavra que resume os temas principais de um texto, além de ser a forma como os usuários fazem sua busca – relacionadas a sua empresa. Consequentemente, ao ter o conteúdo acessado, as chances de converter um usuário em lead crescem.
Mas fique atento, porque aumento de tráfego não são a mesma coisa. Por exemplo, ao criar posts topo de funil que ranqueiam, podemos gerar mais tráfego, mas não necessariamente conversões de leads qualificados, por isso que seu conteúdo deve ser diversisificado e interligado entre si.
Leia também: 30 Dados e Estatísticas sobre Geração de Leads que Você Precisa Conhecer
10 Estratégias para Gerar Leads com o seu Blog
Chegou o momento de impulsionar seu planejamento do blog para gerar leads através das estratégias. Confira!
1. Produza peças de conteúdo excelentes
Pense em como prender a atenção de seu leitor. O que fará com que ele chegue até o final de seu blog post?
Invista na criação de conteúdos completos, objetivos, úteis e que respondam às perguntas dos visitantes. Evite “encher linguiça” e utilizar termos complicados de entender, pois o usuário não dará continuidade ao texto.
Dessa forma, você conquista autoridade e o seu visitante tende a confiar mais na sua empresa e mesmo a realizar ações de conversão.
Crie e divulgue uma newsletter em seu blog. Ela pode ser um compilado de seus melhores textos ou até mesmo de novidades sobre a sua organização.
Não perca a chance de pedir para os visitantes se inscreverem nela. Só assim você mostra o valor que as newsletters têm, além de criar uma comunidade com seus usuários.
3. Faça uso dos Pop-ups
Os pop-ups são tipos de janelas que abrem na própria página já acessada por um visistante. Seu objetivo é surpreender o leitor, induzindo ele a tomar alguma ação.
Os pop-ups podem ser:
- Oferta ou teste personalizado;
- E-book ou curso;
- Desconto em algum produto ou serviço.
Leia também: Google Ads vs Facebook Ads: Qual o Melhor para Geração de Leads?
Os banners podem ser imagens ou até mesmo GIFs, dependendo dos recursos que você tiver.
Seu objetivo é conseguir chamar a atenção do leitor e instigá-lo ao clique.
Você pode posicionar seus banners em diversas áreas, como cabeçalho, sidebar, rodapé ou ao longo do post. Um exemplo real de banner de conversão é esse aqui, da Leadster:
5. Abuse de CTAs
Para melhorar ainda mais o seu blog para gerar leads, o Call to Action – chamada para ação – deve estar presente ao longo de todo o seu post.
Não deixe que a experiência do visitante com a sua empresa termine com aquele texto, faça com que ele: inscreva-se, baixe, clique, leia outra coisa, assine, instale ou entre em contato com você etc.
6. Linkbuilding interno
Conforme seus textos são publicados, crie uma estratégia de linkagem interna. Ou seja, coloque links internos induzindo o leitor a ler os outros artigos.
Essa estratégia, além de ser uma boa prática de SEO, mostra que sua empresa é autoridade em determinado assunto, gerando mais confiança no usuário de que a empresa é a solução certa para a sua necessidade.
7. Vídeos
Os vídeos ao longo do texto também dão o respiro necessário ao leitor.
Além disso, esse recurso audiovisual também tem um grande poder interativo e educacional.
Ele consegue proporcionar uma conexão mais profunda com seu lead, desenvolvendo confiança e ajudando a levar os clientes adiante no funil de marketing.
8. Guest post
O guest post é ação de convidar empresas respeitadas com nichos relacionados ao seu para escrever em seu blog e vice-versa.
Ao ter links para outros sites reconhecidos pelo Google, sua autoridade do site aumenta, fazendo com que ele apareça para mais pessoas em pesquisas.
Ademais, pode ser uma boa oportunidade para ser reconhecido e gerar leads a partir de um público que ainda não te conhece.
9. Chatbots
Imagine que o lead está em um de seus blog posts e surge uma dúvida. Melhor ainda, e se ele quiser saber sobre o seu produto?
Nessas situações, ele teria que entrar em contato com a sua empresa por e-mail, redes sociais ou telefone, o que poderia demorar certo tempo, além de dar mais trabalho a sua equipe.
Para evitar esse cenário, invista nos chatbots.
A ferramenta, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, oferece respostas instantâneas, tira dúvidas, oferta os produtos e ainda gera e qualifica os leads.
Leia também: Leadster: Como Funciona a Plataforma que Triplica a Geração de Leads
10. Ofereça um diagnóstico gratuito
Dê uma “palinha” do que o usuário terá ao adquirir o seu produto.
Faça um diagnóstico gratuito, ou seja, descubra quais as dores deles e ofereça as melhores soluções.
Aproveite para divulgar esse diagnóstico no seu blog, criando um pop-up para direcionar o leitor, por exemplo.
Um bom conteúdo também pode influenciar na geração de leads
Além das estratégias citadas acima, investir na qualidade de conteúdo do seu blog também é essencial.
Isso mostra ao leitor que você se importa com seus textos e que preza sempre pelo máximo aproveitamento de conteúdo, gerando confiança e autoridade.
A consequência disso é um leitor mais estudado, seguro e com mais certeza de que o seu negócio é a solução certa.
Vamos agora as dicas para se ter um bom conteúdo!
1. Inclua áudios
Além de ser uma estratégia de inclusão, permitindo que todos tenham acesso aos seus conteúdos, acrescentar áudios ao seu blog post faz com que o leitor tenha aquele “respiro” para não se cansar na leitura.
2. Escreva um resumo do post
Cada vez mais os usuários diminuem o seu tempo de leitura nos blogs, sites de notícias e até mesmo nas redes sociais.
Por isso, ofereça, logo no início do texto, um resumo do que será visto no artigo.
3. Atualização de conteúdo
Se atente para sempre manter seu conteúdo atualizado, não o abandone.
A atualização pode ser o acréscimo de tópicos, atualização de imagens, novas informações, mais links internos, entre outros.
Ou seja, a atualização de conteúdo são todas ações que tornaram o texto mais rico e relevante, além de mostrar ao Google que o conteúdo ainda é atual.
Você pode ainda inserir mais banners, CTAs e oportunidades de conversão em posts antigos.
4. Divulgue nas redes sociais
Você pode separar pequenos pedaços de seus blog posts para divulgar em diferentes plataformas. Além de multiplicar o conteúdo e enriquecê-lo, pode gerar diversas perspectivas sobre o mesmo assunto.
Outro ponto positivo é que as chances de seu público engajar com o conteúdo é maior, gerando oportunidades de entendê-los e gerar mais leads, pois ficarão curiosos em conhecer o seu negócio.
Missão dada é missão cumprida! E aí, já vai colocar em prática nossas estratégias de blog para gerar leads ao seu negócio? Não perca a chance de ver com seus próprios olhos o sucesso da estratégia de Chatbots. Se ainda não tem certeza de que eles funcionam, acesse a demonstração gratuita da Leadster e confira agora mesmo!
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