Sumário
Você sabia que criar chatbot do Telegram é mais fácil e prático do que parece?
O Telegram é bastante democrático em relação a sua API, e facilita muito algumas tarefas que ajudam muito negócios ao redor do mundo — especialmente os pequenos e médios.
A questão é que essa integração pode ser feita de dois jeitos principais: um fácil e outro mais difícil, que envolve programação.
O texto de hoje é para te mostrar esses dois jeitos. Separei aqui um guia rápido usando as ferramentas do próprio Telegram para te ajudar a montar seu chatbot para atendimento hoje!
E claro: também trouxe algumas dicas de que tipo de texto usar e como fazer a melhor abordagem das pessoas que entram em contato com você através do chatbot do Telegram.
Tudo pronto por aí? Então vamos começar:
O que é o chatbot do Telegram?
O chatbot do Telegram é uma funcionalidade disponibilizada pela plataforma que te ajuda a realizar atendimentos automáticos.
Na prática ele funciona como qualquer chatbot de atendimento: você cria fluxos, determina perguntas, configura respostas para elas e realiza atendimentos em qualquer horário, todos os dias.
Essa é uma funcionalidade padrão de aplicativos de mensagem, diga-se de passagem. O WhatsApp Business permite a criação de um chatbot bastante similar, e os processos são bastante parecidos.
A maior diferença é que o Telegram não exige número de celular para a criação da sua conta e para a configuração do chatbot, diferentemente do WhatsApp Business.
Se você já foi atendido por um chatbot do Telegram antes já sabe mais ou menos como ele funciona: você envia mensagens de acordo com gatilhos que sempre serão padronizados.
Por exemplo: toda vez que alguém inicia uma conversa com você, o chatbot do Telegram entra em cena e envia o primeiro fluxo.
Para que esse fluxo continue em funcionamento, a pessoa conversando com o chatbot precisa fornecer um comando, geralmente escolhendo o número da opção desejada, e recebe uma resposta de acordo.
Com as ferramentas certas de chatbot e automação do atendimento, você pode integrar o chatbot do Telegram a um verdadeiro ecossistema, usando recursos do WhatsApp, do Direct do Instagram, do Messenger e do seu próprio site.
Um pouco mais sobre isso agora:
Como criar um chatbot do Telegram?
Para entender melhor como realmente funciona o chatbot do Telegram, precisamos nos aprofundar um pouco mais na sua criação.
É através dela que vamos entender juntos quais são as suas principais funcionalidades e claro: as suas maiores limitações.
Mas já adiantando: se você está buscando trabalhar essa estratégia, é importante saber que o chatbot do Telegram é um pouco limitado.
Primeiro: ele só funciona no Telegram. Para fazer outras integrações e inaugurar um trabalho multicanais de atendimento, será necessário trabalhar com uma ferramenta de relacionamento do cliente, como o Zendesk, por exemplo.
Outro ponto importante: o chatbot do Telegram não é um chatbot para gerar leads nativo. Para fazer isso, você precisa de integrações com um chatbot para essa funcionalidade, como o da Leadster.
Terceiro e último ponto: o chatbot do Telegram também vai te exigir, para o seu funcionamento normal no atendimento, a contratação de um software dedicado a criar chatbots.
Você pode integrar esse software via API ou criar um do zero usando alguns recursos simples de programação — simples para quem domina, claro.
Tudo certo? Então vamos conversar melhor sobre como criar um chatbot do Telegram:
Acionando o @botfather
O primeiro passo para criar um chabot do Telegram é acionar o pai dos bots: o @botfather.
Essa é a “conta” do Telegram que gerencia todos os bots. Para acioná-lo é simples: use a barra de pesquisa e digite “botfather”.
Uma tela assim vai aparecer:
Agora é só seguir esses passos simples para você criar seu primeiro chatbot do Telegram:
- Inicie uma conversa com o BotFather;
- Digite /newbot;
- Crie um nome para o seu chatbot. Atenção: o nome precisa terminar em “_bot”;
Tudo isso vai sendo feito através de uma conversa com o BotFather. O processo é super simples e uma vez que você cria o nome, o chatbot do Telegram já está criado.
Mas esse é só o primeiro passo. Agora existe uma entidade dentro do Telegram: o seu primeiro chatbot. Mas como fazê-lo funcionar?
O que é a API token?
Assim que você criar seu bot, o BotFather vai te disponibilizar uma API Token — um código de letras e números que você vai precisar para fazer o chatbot do Telegram funcionar.
E o que fazer com isso?
A API Token é o código usado para conectar um aplicativo a outro. Basicamente, você vai precisar dela para integrar seu chatbot do Telegram no seu aplicativo de chatbots que você já está usando.
E se você for programar o seu chatbot do zero, você também vai precisar dessa API para referenciar o Telegram no seu programa.
Esse passo é importante porque essa API é que vai abrir as portas para a integração do Telegram com o seu recurso de chatbots.
Mas agora vamos conversar um pouco mais sobre a parte técnica: como colocar o chatbot para funcionar?
Integrando o chatbot do Telegram ao seu chatbot de atendimento
O chatbot do Telegram não funciona sozinho. E, para além disso, o próprio Telegram não vai te entregar as ferramentas necessárias para configurá-lo.
É por isso que para que tudo funcione bem você vai precisar trabalhar com uma plataforma dedicada de chatbots de atendimento.
Para isso, você vai precisar copiar a API Token do seu chatbot e inseri-la na área de integrações da sua ferramenta de preferência.
Como criar um programa simples de atendimento via Telegram
Ao mesmo tempo, você também pode criar o seu próprio programa independente e adicioná-lo ao Telegram.
Mas é claro: essa opção fica restrita somente às pessoas que sabem programar o básico ou que estão dispostas a passar uma semana ou duas aprendendo como fazer.
Curiosos que nunca programaram antes podem até seguir tutoriais na internet e aprender sozinhos.
Disponibilizei um desses tutoriais logo abaixo. Existem também vários chatbots do Telegram prontos e Open Source no Github que você pode repaginar e chamar de seu, ok?
Veja no vídeo abaixo como criar um chatbot simples através da programação:
Melhores práticas para criar um fluxo de atendimento com o chatbot do Telegram
Como vimos até agora, se você quer trabalhar com um chatbot do Telegram, a plataforma atua te oferecendo a infraestrutura necessária, mas a parte lógica da criação do software quem vai precisar fazer é você mesmo.
Ou a sua plataforma de chatbots de atendimento de preferência. Essa integração é necessária para que você consiga extrair o melhor do Telegram e para fazer o seu chatbot funcionar.
Uma vez que você resolve essa questão, surge uma outra: como montar um fluxo de atendimento para o chatbot do Telegram?
Quais são as melhores práticas de copywriting, marketing digital e experiência do usuário que você precisa levar em consideração para criar fluxos cada vez melhores?
É isso que vamos discutir agora nesse tópico. Continue na leitura que temos muito para conversar:
Entendendo o seu negócio
O primeiro passo é o mais básico, mas isso não quer dizer que ele seja simples: qual é a realidade de atendimento do seu negócio?
Aqui você vai precisar mapear os principais pontos de interação entre você e o seu cliente. Isso é único para cada segmento e, dentro deles, para cada negócio.
Você precisa dominar questões como:
- Como é o processo de atendimento atual;
- Como é possível melhorá-lo;
- Onde divulgar o link do Telegram;
- Quem vai acompanhar as solicitações;
- Qual é a rotina de produção da sua empresa;
- Como o Telegram vai se integrar a ela.
Dentre outros pontos específicos. Empresas que trabalham com atendimento ao público já têm processos padronizados já definidos há muito tempo. Use esses processos como inspiração para automatizar o atendimento.
Entendendo as necessidades do seu cliente
Esse ponto também é fundamental ao começar uma operação de atendimento através do chatbot do Telegram.
Aliás, ele é o principal ponto. Criar fluxos de chatbot é um trabalho inteiramente voltado para o cliente.
Você precisa determinar como é o mapa de interação do seu cliente com a sua marca. Esse ponto é importante porque esse mapa é basicamente o funcionamento do seu chatbot do Telegram.
Quais são os serviços que seus clientes podem escolher? Quais são as opções que você precisa oferecer? Quais são as variações no atendimento que você precisa se atentar?
Todos esses pontos são fundamentais para que o atendimento funcione. Minha dica é que você faça vários testes antes de inaugurar o serviço para não perder nem uma venda sequer!
Organizando sua equipe de atendimento
A lógica interna da sua empresa também precisa de uma atenção especial antes da inauguração do seu chatbot do Telegram.
Vamos pensar em um exemplo simples: um restaurante que iniciou um trabalho de atendimento via chatbot para receber pedidos do delivery.
Só nesse caso, você vai precisar determinar:
- Quem repassa os pedidos para a cozinha;
- Como o pedido é repassado — se por um monitor, por notinhas etc.;
- Quem organiza os pedidos na cozinha;
- Quem organiza os pedidos prontos para a entrega;
- Quem faz e quem acompanha a entrega.
São cinco passos contando apenas o delivery. Empresas do varejo vão ter outros passos completamente diferentes, envolvendo a separação de produtos, embalagem, organização etc.
Um chatbot de atendimento muda a rotina da sua empresa. Não é possível fugir disso e você não deveria nem tentar. Abrace a mudança porque ela vem para facilitar 😉
Exemplos de mensagens e fluxos por segmento
Para que tudo isso que a gente conversou até agora funcione bem, você vai precisar desenhar bons fluxos e ter as melhores mensagens possíveis para encantar seu cliente.
Mas como conversamos ao longo do texto, cada segmento tem suas particularidades. E dentro dos segmentos, cada empresa tem processos específicos que precisam ser respeitados.
Trouxe aqui alguns fluxos gerais e alguns exemplos de textos que vão te ajudar a trabalhar melhor seu atendimento via chatbot do Telegram. Acompanhe:
Empresas de serviços em geral
Olá, boa tarde! Meu nome é [nome do chatbot] e estou aqui para te ajudar no seu atendimento. Selecione abaixo a opção que mais se encaixa no que você precisa:
1 – Serviços disponíveis;
2 – Orçamento rápido;
3 – Telefone para contato;
4 – Endereço;
5 – Falar com um atendente.
Criando um texto específico para cada um desses pontos, você já vai ter um fluxo de chatbot do Telegram completo para trabalhar com seus clientes.
É importante lembrar que você sempre deve incluir uma opção “voltar ao menu principal” em qualquer uma das alternativas, ok?
Delivery e restaurantes
Boa noite e bem vindo ao Restaurante do Gegê. Como posso te ajudar hoje?
1 – Delivery;
2 – Fazer uma reserva;
3 – Aluguel do espaço;
4- Ver cardápio;
5 – Falar com um atendente.
Mas só isso está pouco, né? Vamos ver um fluxo mais avançado, tratando da reserva:
Ótimo! Obrigado pela preferência. No momento, temos reservas disponíveis de segunda a sexta, das 20h às 00h. Escolha seu horário de preferência:
1 – 20:00 horas;
2- 21:00 horas;
3- 22:00 horas;
4 – 23:00 horas.
Escolha uma opção que vamos conferir a disponibilidade de mesas e de horários. Caso sua reserva envolva mais do que quatro pessoas, escolha a opção 5 logo abaixo:
5 – Falar com um atendente.
Hotéis e pousadas
Hotéis e pousadas são bem difíceis de automatizar completamente o atendimento.
Muitas vezes, esses tipos de negócios têm particularidades que só alguém na recepção consegue resolver.
Mas ainda assim, um fluxo básico de atendimento via chatbot pode ser algo assim:
Olá, boa tarde e seja bem vindo ao Hotel Lótus Branca! Como posso te ajudar hoje?
1 – Checar quartos disponíveis;
2 – Ver fotos do hotel;
3 – Ver pacotes padrão
4 – Como é a vizinhança?
5 – Reservar um quarto.
Lojas no varejo
Olá, boa tarde! Como posso te ajudar hoje?
1 – Conferir prazo de entrega de um produto;
2 – Conhecer o catálogo da loja;
3 – Acessar o site da loja;
4 – Comprar um produto;
5 – Falar com um atendente.
Vamos nos aprofundar um pouco mais na alternativa 4. Quando alguém ativá-la, você precisa estar pronto para enviar algum dos seus vendedores para checar a disponibilidade do produto.
Nesse caso, o atendimento via chatbot termina e a pessoa já vai começar a falar com um atendente imediatamente após o produto ser localizado.
Mas antes:
Certo, vou te explicar como fazer: me envie o nome ou uma foto do produto que você está precisando. Nossos atendentes vão procurá-lo no estoque e dentro de no máximo 30 minutos retornamos com as opções, ok? Obrigado!
Qual é a diferença entre um chatbot do Telegram e um chatbot para gerar leads?
Existem diferenças bem grandes entre essas duas modalidades de chatbot.
Como você percebeu ao longo do texto, o chatbot do Telegram é mais indicado para empresas de serviços e varejo. Elas lidam diretamente com o público e muitas vezes têm um fluxo de atendimentos bem alto no dia a dia.
O chatbot para gerar leads está relacionado com uma estratégia de marketing digital, mais tanto no Inbound Marketing quanto no Outbound.
É claro que é plenamente possível gerar leads com o chatbot do Telegram. Disso não há dúvidas. Mas esses leads geralmente são mais Fundo de Funil, e estão interessados ou em já fazer a compra ou em receber um orçamento personalizado.
Já o chatbot para gerar leads busca transformar os visitantes do seu site em leads através de ofertas personalizadas, fazendo inclusive integrações com o próprio Telegram (via Zapier, por exemplo) e o WhatsApp Business para pedidos de orçamento e compra imediata.
Vamos explorar melhor as diferenças entre os dois nos tópicos abaixo. Confira:
Local de instalação
Essa é a diferença mais óbvia entre os dois. Enquanto o chatbot do Telegram é instalado no próprio Telegram e configurado via API de integração com seu software de chatbots, o chatbot para gerar leads é instalado direto no seu site.
O Chatbot da Leadster, por exemplo, fica assim no seu site:
Com as cores e imagem que você escolher, é claro.
O chatbot para gerar leads precisa ficar no seu site porque é através dele que sua geração de leads acontece.
Se você não tem um site e trabalha só com as redes sociais, por exemplo, o chatbot do Telegram assume essa função temporariamente, mas com limitações bem grandes e foco maior do fundo do funil.
Principal objetivo
Bom, como o seu próprio nome diz, a principal função do chatbot para gerar leads é gerar leads no seu site.
Ou seja, transformar os visitantes em leads, pessoas que deixaram seu contato e permitiram que você entre em contato com elas para oferecer produtos ou trabalhar uma estratégia de nutrição de leads.
O chatbot do Telegram é outra história. Sua principal função é automatizar o atendimento de pessoas que já estão entrando em contato com a loja, sendo considerado mais como uma estratégia de experiência do usuário.
Mas o chatbot do Telegram também é bastante maleável, se inserindo na sua estratégia seja ela como for. Onde for possível fazer algum tipo de atendimento automatizado ao cliente, ele pode entrar.
As melhores funcionalidades de um chatbot para gerar leads
O chatbot do Telegram é, em teoria, grátis. Essa é uma das suas maiores vantagens.
Você pode, com um pouco de conhecimento em programação, montar o seu próprio e começar a atender clientes sem gastar absolutamente nada com isso.
Aliás, o WhatsApp Business funciona da mesma forma. A única diferença entre os dois é que o Telegram não exige um cadastro com número de telefone.
Mas digo em teoria porque o chatbot do Telegram ainda vai exigir, para a maioria dos negócios, uma plataforma de atendimento também, como vimos ao longo do texto.
Essa é apenas uma das diferenças entre o chatbot do Telegram e um chatbot para gerar leads. O foco, como conversamos, está em abordar clientes e oferecer suporte. A geração de leads tem outras prioridades.
Vamos conversar um pouco mais sobre elas agora? Conheça algumas das funcionalidades da Leadster para entender o que um chatbot para gerar leads pode oferecer:
Classificação por origem
Na Leadster, é possível classificar as pessoas que interagem com seu chatbot de acordo com o canal de onde elas vieram.
Por exemplo: você pode criar 5 fluxos de atendimento diferente para uma mesma página, mas diferenciando as mensagens de acordo com de onde seu lead chegou.
Se ele veio de um anúncio no Google Ads, você pode usar um texto diferente dos que vieram dos Social Ads e da sua estratégia de SEO e tráfego orgânico, por exemplo.
Isso é muito útil para campanhas com criativos diferentes, trazendo um nível a mais de personalização no marketing para a sua estratégia.
Agendamento de reuniões
Através do chatbot para gerar leads também é possível oferecer o agendamento de reuniões automaticamente para os visitantes do seu site.
O funcionamento é simples: você configura um fluxo com a funcionalidade e o chatbot faz o resto, oferecendo um calendário completo para o seu lead escolher o melhor dia e horário.
Esse calendário fica conectado a algum perfil do Google, permitindo a atualização automática e em tempo real da agenda do comercial envolvido.
Distribuição de leads
Nesse ponto o chatbot para gerar leads se aproxima mais do Telegram.
Com ele, é possível direcionar os leads que solicitam esse contato para os representantes comerciais um por vez.
Por exemplo, você tem 3 comerciais: José, João, Joaquim. Chega uma solicitação de contato no seu site através do chatbot de marketing — esse lead é direcionado automaticamente para o José.
20 minutos depois, outro contato: ele agora chega para o João. E meia hora depois, mais um, que dessa vez é passado para o Joaquim.
Essa funcionalidade facilita muito o dia a dia dos seus comerciais, evitando sobrecargas e diminuindo drasticamente as filas, se elas chegarem a se formar.
Dashboard com dados atualizados em tempo real
Um dos problemas de trabalhar com um chatbot do Telegram programado por você mesmo é a ausência de uma dashboard personalizada.
Usando algum outro software de chatbot para fazer esse trabalho você vai ter acesso a uma dashboard mais completa, mas ainda assim ela tem algumas limitações.
O chatbot para gerar leads trabalha dentro do seu próprio site, e portanto ele tem mais recursos para oferecer uma dashboard simples, porém bastante completa.
É o nosso caso aqui da Leadster. Nossa Dashboard oferece informações detalhadas sobre a sua taxa de conversão dos seus chatbots, comparativos com a média do seu segmento e várias outras informações tão importantes quanto. Veja:
Conseguimos inclusive te mostrar quantos leads você gerou no total e quantos desses leads estão completos, além de quantas vezes o chatbot foi iniciado por visitantes.
Essa dashboard acaba sendo sua central para a geração de leads do seu site, rivalizando inclusive com plataformas de marketing que fazem um trabalho similar.
Chatbots com Inteligência Artificial
A Leadster também oferece uma funcionalidade única: a criação de fluxos com a ajuda do ChatGPT.
Funciona assim: você instala a Leadster, espera até 7 dias para que a gente consiga entender a realidade das visitas no seu site. Depois desse prazo, nós passamos a te oferecer sugestões de chamadas personalizadas para essas páginas usando a IA.
E junto com isso você ainda tem um mini analytics sobre o desempenho do seu chatbot em cada uma dessas páginas, assim como sugestões personalizadas para melhorias.
E aí, conseguimos te ajudar a criar seu primeiro chatbot do Telegram? Espero que sim!
O processo é mais simples do que parece, mas para fazer sozinho você vai precisar da expertise de um programador. A boa notícia é que esse profissional não precisa ser muito experiente — o trabalho é simples e pode ser feito em poucos dias ou até algumas horas.
E existem várias empresas especializadas em chatbots para atendimento que conseguem te ajudar muito bem a fazer essas integrações sem nenhuma linha de código.
Se você se interessou no chatbot para geração de leads, tenho um último convite para te fazer. Vem testar a Leadster!
Te oferecemos 14 dias grátis sem cartão de crédito para você entender o poder de um chatbot na geração de leads do seu site, que inclusive pode ser integrado com o seu Telegram 🙂.
Obrigado pela leitura e a gente se vê no próximo texto!
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