Panorama de Geração de Leads no Brasil 2024

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/ / Estratégias de Marketing Digital 2024: o Velho e o Novo

Todo ano é a mesma história: nos primeiros meses, todos os blogs especializados estão falando sobre as tendências para estratégias de marketing digital. 

E nesse não vem sendo diferente: com uma pesquisa simples você já vai encontrar dezenas de posts. E todos eles muito parecidos entre si. 

Dizem que não dá pra ser tão diferente assim, já que as tendências de marketing não são infinitas, certo? 

Mas ao mesmo tempo, o que chamam de “tendências” em estratégias de marketing digital não é tão tendência assim. E muitos conteúdos acabam repetindo os mesmos pontos, entra ano e sai ano. 

Quis fazer diferente aqui nesse texto. Trouxe tendências reais, informadas pelas maiores autoridades nas áreas específicas que vamos tratar. 

E ao final do texto, também trouxe algumas tendências antigas que se consolidaram e outras que estão no processo, para te lembrar de nunca deixar de investir nelas. 

Vamos começando que o assunto é extenso. Vem comigo: 

As melhores estratégias de marketing em 2024

Homem sentado em foguete mexendo no notebook

Vamos direto ao ponto? 

As estratégias de marketing digital em 2024 estão convergindo muito para a Inteligência Artificial. Essa é a que você mais vai encontrar no topo de textos que falam sobre esse assunto na internet. 

Mas ao mesmo tempo, precisamos considerar que a Inteligência Artificial é só um sintoma do que realmente é tendência no marketing para 2024 e além: a personalização da experiência e a força do conteúdo para avançar o Funil de Marketing

Experiências personalizadas nunca deixaram de ser tendência. Mas agora, com a IA, ela vem se tornando cada vez mais acessível para todos os tipos de negócio — desde os pequenos até os gigantes. 

O debate sobre os usos éticos da IA são, no fim das contas, debates sobre conteúdo. 

E 2024 é o grande ano para essa conversa. Nunca tivemos tanta preocupação com a qualidade do conteúdo sendo criado para o Google, YouTube e Redes Sociais.

É claro que essa conversa toca em pontos éticos, mas 2024 pode ser lido como o grande marco dessa preocupação com conteúdo. 

O que antes era conversa para grupos de marketing e SEO, agora é pauta no Fantástico. As atualizações do Google estão sendo assunto do cafézinho. 

Então, vamos começar a lista nessa toada: IA e conteúdo, conteúdo e IA. 

Vamos lá? 

Inteligência Artificial (especialmente em vídeo)

A Inteligência Artificial com certeza leva a cereja do bolo nas tendências de marketing digital em 2024.

Ela pode se fazer presente em praticamente qualquer estratégia de marketing hoje, melhorando todos os seus aspectos. 

Inclusive, já destrinchamos aqui no blog seus usos mais comuns na produção de material para o marketing digital. Veja alguns textos que já escrevemos sobre: 

➡️ Criação de conteúdo com inteligência artificial: como fazer?

➡️ Como fazer bons criativos para anúncios usando IA? + Exemplos

➡️ 18 ferramentas de inteligência artificial para criar imagens

Porém, enquanto a maior parte da discussão de 2023 girou em torno da IA Generativa para produzir texto e imagem, 2024 traz uma nova possibilidade: a produção de vídeos. 

Os vídeos com IA já existem há algum tempo, mas agora existe a possibilidade de você criar vídeos com apenas um prompt, algo que era domínio exclusivo do texto e imagem. 

Estamos falando do Sora da OpenAI. Veja os exemplos que eles oferecem no site todos reunidos em um único vídeo: 

Mas ao mesmo tempo precisamos entender que o trabalho que o Sora faz está se inserindo em um mercado muito maduro. 

Plataformas como o Envato Elements, por exemplo, oferecem milhares de vídeos stock com qualidade melhor e sem nenhuma alucinação, tudo por um plano que provavelmente vai ser mais barato que o da OpenAI. 

O que o Sora oferece é a possibilidade de criar qualquer tipo de vídeo com configurações absolutamente variadas. É uma nova fronteira sendo inaugurada no marketing, e vamos ver seu desenvolvimento e sua adoção ao longo de 2024. 

O debate entre IA e conteúdo gerado por humanos

Ao mesmo tempo, há cada vez mais um debate forte sobre que tipo de conteúdo a Inteligência Artificial produz, e se esse realmente é o conteúdo que nosso público-alvo quer.

Uma pesquisa da Pewsearch, de 2022, mediu o nível de aceitação da IA nos seus estágios iniciais, ainda durante a pandemia, nos EUA. 

Seu resultado mostrou que a maioria das pessoas está em cima do muro sobre sua utilização na vida cotidiana: 45% dos entrevistados estão animados e cautelosos ao mesmo tempo sobre sua utilização.  

Chart shows Americans lean toward concern over excitement when it comes to the increased use of AI in daily life, and public views are varied when it comes to three specific AI applications

Ao mesmo tempo, no Brasil, o mercado da IA está avançando bem mais devagar do que o esperado. Só 23% dos gestores brasileiros fizeram investimentos significativos nessas ferramentas, segundo a Folha. 

Ao longo de 2024, podemos esperar um debate cada vez maior sobre esse tema. Já encontramos pela internet diversas publicações, entre blogs e redes sociais, que fazem questão de deixar bem claro que todo seu conteúdo é feito por humanos. 

➡️ Se aprofunde: Panorama do Mercado de Inteligência Artificial no Brasil

A IA tem sim o potencial de substituir pessoas na criação de conteúdo. Mas o debate desse ano está girando em torno da necessidade disso acontecer. E dos resultados que a IA traz versus os resultados que o conteúdo gerado por humanos traz. 

A resposta, é claro, está no meio do caminho. 

Mas saindo um pouco da IA, vamos para um assunto que viralizou bastante no começo de 2024: o delivery. 

Delivery

O presidente do iFood, Fabricio Bloisi, foi citado em uma matéria da Folha em 18 de fevereiro, dizendo que “dentro de 10 anos, ninguém mais vai cozinhar”. 

O assunto virou uma polêmica enorme, e até nomes como a Rita Lobo foram criticar o CEO.

Porém, na sua nota de esclarecimento, Biosi citou os motivos dele ter feito essa pequena hipérbole: a penetração do mercado do delivery no Brasil chegou a 89% no final de 2022, sendo que ao longo de 2023 as marmitas foram os itens mais pedidos no app. 

Esses dados estão concordando com as estatísticas. De acordo com uma pesquisa recente da Statista, o Brasil é o país que mais pede delivery na américa latina: quase 50% de todos os pedidos são feitos aqui. 

Segundo projeções também do Statista, o mercado deve continuar crescendo ao longo de 2024, saltando de R$7.8 bilhões movimentados anualmente em 2023 para R$9.1 bi no final de 2024. 

O Delivery, então, já é patrimônio nacional e precisa ser visto como tal. E por conta dessa grande aceitação, o mercado está deixando de ser exclusivo para a alimentação e passando a ser figurinha carimbada no varejo também. 

Um pouco mais sobre isso agora: 

Entrega rápida sem frete

Os marketplaces estão cada vez mais agressivos nas suas táticas de entrega rápida. 

O Mercado Livre, por exemplo, já garante que 70% das entregas feitas na modalidade full para grandes centros metropolitanos já acontece em, no máximo, 24 horas.

Já os envios Amazon Prime garantem prazos de entrega que giram em torno dos 2 a 3 dias úteis em regiões metropolitanas também. 

Quem trabalha com e-commerces precisa ficar de olho nessa tendência, conhecendo os planos de entrega dos marketplaces e garantindo que sua loja está elegível para essas entregas. 

E quem trabalha com sites próprios também precisa diminuir tanto o valor das entregas quanto o seu tempo. 

A Magalu é um grande exemplo disso. Seus prazos para entregas maiores, como móveis, chegam a ser três vezes menores que as entregas de vendas feitas em sites próprios. 

Quem quer se destacar na área precisa prestar atenção às entregas. Esse é um dos maiores fatores de sucesso na Jornada de Compras atual

Community Marketing

Nunca houve tantos recursos simples para trabalhar o Marketing de Comunidades como hoje. 

Pense lá nos anos 2000: você só conseguia formar comunidades de verdade através de eventos, newsletters e perfis em redes sociais muito limitadas. 

Hoje, você pode criar um canal do Discord para a sua marca em 5 minutos e engajar seus usuários mais assíduos, literalmente fazendo audio calls com eles por quanto tempo você quiser. 

Você pode criar grupos no WhatsApp e Telegram. Pode criar newsletters e grupos no LinkedIn, pode criar grupos que não vêm com o branding da sua marca no Facebook para atrair mais pessoas, pode criar perfis no Twitter, enfim: as possibilidades são enormes. 

O Marketing de Comunidade é uma das estratégias mais interessantes para 2024, já que as tecnologias de integração multicanais estão ficando cada vez mais avançadas. 

Temos um texto que fala mais sobre essa tendência e como você pode começar no Marketing de Comunidades ainda hoje. Olha só: 

➡️ Marketing de Comunidade: Por que Você Deveria Estar Fazendo

Conteúdo diferenciado e personalizado

Existe uma grande saturação de conteúdo na internet hoje. E ela vai ficar ainda maior em 2024. 

Isso é uma previsão minha, mas com o avanço da IA no mundo, acho bem difícil estar errado nela. 

Todo mundo está criando conteúdo da forma padrão que nos foi ensinada lá em 2008~2010 com o surgimento do Inbound Marketing

Só que essa forma padrão funcionava para a época, quando pouca gente estava investindo em marketing digital com foco em conteúdo. 

Hoje já não funciona mais. Está tudo tão otimizado que o caminho sendo feito pelas maiores marcas está sendo o contrário: eliminar a otimização pelo elemento humano. 

Veja esse exemplo de um post da Droga5, uma das agências mais criativas do mundo: 

Esse é um post para comemorar o final do ano de 2023, feito no Instagram. 

Agências menores, negócios que não ligam tanto para o conteúdo ou que seguem a lógica de sempre do conteúdo enlatado e produzido rápido, fariam um post no estilo “Obrigado 2023”, com recursos do Freepik e pronto — todo mundo feliz. 

Esse caso da Droga5 foi diferente. Eles abriram um concurso interno e publicaram o vencedor. 

Isso é storytelling, e storytelling é interessante. E o resultado dessa iniciativa sempre vai ser melhor do que posts feitos só pra cumprir tabela — o designer está motivado para criar, não para entregar. 

Essa tendência está muito forte em 2024, muito também pelo próprio advento da IA. Em um mundo lotado de conteúdo sem qualidade, quem faz diferente sai na frente. Sempre. 

E com essa rima vamos para o próximo item. 

Plataformas no-code e drag n’ drop 

O ano também está muito propício para as plataformas SaaS que facilitam tarefas que antes iriam requerer um programador, no mínimo. 

Plataformas como a Salesforce, por exemplo, permitem que você crie pequenos apps organizacionais usando lógicas simples e através do modelo drag n’ drop.

O Canva é outro grande exemplo disso, facilitando a vida de pessoas que precisam de design rápido, mas não têm designers disponíveis na equipe. 

Esses são só dois exemplos dessa tendência que está dominando tudo. 

Temos um texto aqui no blog, por exemplo, que mostra como fazer anúncios usando IA (linkado logo acima), sem você precisar de designer. 

O Wix é outro exemplo — você pode criar sites sem precisar digitar uma única linha de código. 

Esse movimento se intensifica ainda mais em 2024, já que estamos em um novo boom do marketing digital, especialmente para leigos que nunca nem viram uma linguagem de programação na vida. 

ESG

Essa tendência é mais sobre a postura da marca no mercado e as preferências que as pessoas vêm tendo sobre o que consumir. 

Marcas conscientes estão aproveitando o ESG para gerar conteúdo, mostrando como elas atuam nos seus diferentes preceitos e nas suas recomendações. 

O ESG é bastante amplo. Você pode conferir seus 17 pilares de transformação diretamente no site das Nações Unidas. 

As certificações são obtidas principalmente através de consultorias especializadas, que aplicam os pontos na sua empresa e já fazem também a certificação através dos canais adequados. 

Existem pontos para todo tipo de empresa, não só aquelas que trabalham diretamente com o meio ambiente. 

O ESG está trazendo uma ótima onda para o conteúdo, já que ele é uma implementação que transforma a empresa inteira. 

Toda transformação tem uma história. E como vimos, em toda história há a possibilidade de ativar o marketing e transformá-la em resultados. 

Uso de IA na estruturação de dados

Nós passamos boa parte da década coletando dados do nosso público-alvo, cliente e mercado em geral. 

A questão é que quando a gente vê o que a internet tem a falar sobre isso, muito pouco é dito sobre como organizar esses dados. 

Dados de marketing, por exemplo, são primariamente organizados em plataformas como a RD Station ou CRM de vendas

O problema é que, como se diz em marketing, o meio é a mensagem. Usando só essas plataformas para organizar seus dados, você está automaticamente determinando quais são os dados mais importantes — os que a plataforma julga como mais importantes. 

Agora, com o fim dos cookies de terceiros e o advento da LGPD, os dados vão ficando cada vez mais escassos, o que nos compele a depender ainda mais dessas plataformas. 

2024 é o ano em que muita gente vai entender esse perigo e captar seus próprios dados. 

E com essa grande captura de dados, vêm surgindo também as IAs treinadas para organizá-los. 

A estruturação dos dados, então, também é tendência. É muito importante gerar os dados, mas organizá-los é ainda mais. 

Isso garante que você tenha o controle de todos os dados gerados sobre seu perfil ideal de cliente. Algo fundamental para o marketing pós-LGPD. 

Trabalho remoto informando o mercado B2B

Para fechar o tópico, precisamos conversar sobre um último ponto: a revolução no modelo de trabalho. 

Existem vários pontos de contato entre uma empresa e uma marca. Inclusive, no nosso estudo sobre o Futuro do Consumidor B2B, conversamos sobre vários deles. 

Um desses pontos é o grande trabalho invisível que as estratégias de marketing fazem. A conversa sobre o novo lançamento de uma marca ali no cafézinho, o novo comercial, o curso que a marca X lançou…

Tudo isso não gera dados, mas é fator determinante em compras. 

Essa dinâmica está mudando com o home office. Conforme as empresas fazem a migração para o setor — algo que não vai ser geral mas está tendo muitos adopters Brasil afora — o trabalho do Marketing B2B vai mudando um pouco. 

O foco está em conteúdo fácil de consumir e simples de compartilhar digitalmente. Essa é uma grande tendência que, apesar de simples de entender, não é tão fácil de aplicar. 

Aliás, falando de aplicação, precisamos conversar sobre esse ponto agora no texto. Vem comigo: 

Guia para atualizar sua estratégia de 2023 para 2024

Pessoas passando por um funil de vendas.

Tudo certo, entendemos então o que é tendência para 2024, não é? 

Mas agora precisamos entender um ponto tão importante quanto: e as estratégias iniciadas em 2023? É possível atualizá-las?

As estratégias que você já tem rodando desde o ano passado precisam de algumas pequenas atualizações para levar todos esses pontos que mencionamos em consideração. 

Na verdade, precisam é uma palavra forte. Toda vez que surgem listas de tendências, aluzinha do FOMO (Fear Of Missing Out) começa a piscar na cabeça dos profissionais de marketing. 

A verdade verdadeira mesmo é que a grande maioria das estratégias que você está seguindo desde 2023 vão continuar funcionando em 2024. 

Mas até quando? 

Conhecer essas tendências é importante porque, como já dizia o Lulu Santos, tudo muda o tempo todo no mundo (do marketing). 

Então, se as suas estratégias não levam nenhum dos pontos que mencionamos em consideração, vale muito a pena atualizá-las agora para ter mais sucesso ao longo do ano. 

E para chegar em 2025 com uma estratégia nova, fresca e longeva. 

Vamos entender melhor como fazer essa adequação? Vem comigo: 

O que deu certo e o que não deu

Primeiro, você precisa analisar quais dessas tendências você já começou a aplicar, mesmo sem querer, ao longo de 2023. 

Algumas são impossíveis, como é o caso do Sora da OpenAI que ainda não existia. 

Mas tirando essa, todas essas outras estratégias de marketing digital para 2024 têm raízes bem antigas. 

A questão do frete, por exemplo, está se desenvolvendo muito mais agora, mas o Amazon Prime já existe aqui no Brasil desde 2019. 

O ESG e suas estratégias de implementação são assunto desde a pandemia. O Community Marketing existe desde que o Facebook revolucionou a tecnologia dos grupos e por aí vai. 

Essas tendências são relacionadas à tração que essas estratégias de marketing digital estão ganhando em 2024, e não necessariamente são lançamentos de 2024. 

Então, busque entender na sua estratégia de marketing geral o que já é aplicado, e o que vem dando certo tanto para a sua marca quanto para o seu cliente. 

E depois, siga para o próximo passo: 

Encontrando novos canais de divulgação

Com base nas tendências que analisamos aqui, é interessante você procurar canais diferentes de divulgação do seu conteúdo, levando em consideração essas tendências principais. 

O Community Marketing, por exemplo, não precisa ser uma estratégia de marketing isolada em 2024. 

Na verdade, ela é informada pelas próprias plataformas de divulgação. Um link na bio do Instagram para um grupo no Telegram, uma Newsletter exclusiva no LinkedIn, um link para o Discord da marca: tudo isso vale.

Para atualizar sua estratégia, você precisa analisar se seu conteúdo está de acordo com essas tendências, e buscar outras formas de se colocar. 

Atualizando a equipe inteira

Os esforços para atualizar a estratégia de marketing em 2024 são colaborativos. 

Uma pessoa sozinha não consegue fazer nada. Pense nos cargos de liderança em inovação nas empresas, como os Chief Innovation Officers: todos eles exigem, para começar o trabalho, uma equipe completa. 

Não são todos os negócios com capital o suficiente para investir nesse tipo de profissional. Então, toda a equipe precisa pesquisar e aplicar as inovações onde for possível. 

Busque atualizar sua rotina de trabalho para permitir que sua equipe inteira consiga, por pelo menos uma hora todo dia, pesquisar e listar inovações que fazem sentido para 2024 e além. 

E busque manter um banco de dados atualizado com todas essas informações adquiridas. 

Também é uma ótima ideia fazer reuniões para discutir essas inovações, buscando entender o que é possível aplicar dentro da realidade da empresa, o que compensa, quais são os esforços necessários etc. 

Identificando as melhores oportunidades de conteúdo

Agora, falando mais especificamente do Marketing de Conteúdo, você vai precisar pensar em formatos que vão além do bom ou ruim. 

Conteúdo bom é ótimo, não me leve a mal. Mas ele sozinho não faz mais milagres. 

Já foi a época que um blog simples te trazia centenas de leads todo mês. Para se destacar hoje, você precisa estar sempre aberto a novas oportunidades. 

Isso acontece muito através do co-marketing

Veja nosso próprio exemplo. Nossos materiais mais densos sempre são lançados em conjunto com outras marcas, que também são autoridades no marketing digital. 

Mas esse é apenas um dos vários pontos que você pode abordar na busca de oportunidades para conteúdo. 

Por exemplo: identifique onde comunidades surgem espontaneamente sobre seu produto. Fóruns de discussão, grupos no WhatsApp, vale tudo: onde estão falando de você? Produza conteúdo pra lá! 

Vale tudo aqui. Só não vale ficar parado e continuar produzindo o mesmo conteúdo de sempre. 

Encontrando oportunidades de personalização

O marketing já é personalizado em vários níveis hoje em dia. Mas muitas vezes essa personalização passa despercebida para a maioria das pessoas. 

Por exemplo: você sabe que existem segmentações personalizadas no Google Ads e nos Social Ads, certo? 

Mas ao mesmo tempo, muita gente que é impactada por esses anúncios não faz a menor ideia de como ela acontece. 

Uma grande tendência nas estratégias de marketing digital para 2024 é fazer essa personalização ficar cada vez mais evidente. 

Uma das melhores formas de fazer isso é através de um chatbot. Com ele, você consegue abordar cada visitante do seu site de forma personalizada usando o marketing conversacional. 

Através dele, você consegue mais chances de conversão dos seus visitantes, e sem precisar gastar metade do seu orçamento de marketing. 

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As tendências passadas que ainda estão valendo em 2024

Esse deve ser o texto sobre tendências mais liberal que você já viu, né? 

A verdade é que as tendências não precisam ser verdadeiras receitas de bolo. Você não precisa parar tudo o que está fazendo e se dedicar 100% às novidades. 

Pesquisar tendências é buscar oportunidades. E enquanto essas oportunidades estão funcionando pra você, é bom mantê-las. 

Mas o que está valendo dentro das tendências que todo mundo sempre cita, ano após ano? 

Separei aqui algumas estratégias de marketing digital que nunca, mas nunca mesmo, vão deixar de ser importantes. Vem comigo: 

  • Marketing de influência e microinfluenciadores: ainda mais hoje em dia, com a enorme popularidade do TikTok. Marcas com conteúdo institucional têm muitas dificuldades em se inserir nas redes sociais e ter engajamento. Separar um orçamento para influencers é absolutamente necessário em 2024; 
  • UGC: foco no produto e na experiência geral do cliente gera User Generated Content, ou Conteúdo Gerado pelo Usuário. Não é possível “investir em UGC” — ele é um reflexo natural da qualidade do seu produto e do quanto você conhece seu público-alvo;
  • Social Commerce: muitas empresas usam o Instagram como uma extensão do seu e-commerce. Segundo a HubSpot em uma pesquisa própria, 17% dos entrevistados disse ter comprado algo diretamente pelas redes sociais em 2023. Qualquer que seja seu modelo — se vendas direto na plataforma ou um Linktree para ofertas — ainda assim vale muito a pena continuar investindo nessa estratégia de marketing. 
  • Business Intelligence com IA: esses foram os primeiros desenvolvimentos da IA dentro das estratégias de marketing, através de plataformas de Inteligência Comercial. Clique no link para saber como funciona. Mas já te adiantando: essa é outra tendência consolidada que provavelmente nunca vai embora enquanto existir internet;
  • Realidade aumentada e VR: essa é outra tendência que vem se consolidando há anos e anos. A tecnologia existe há pelo menos 10, mas seus usos em marketing começaram a decolar pouco tempo atrás. Quem trabalha com o varejo precisa se atualizar e oferecer VR (Realidade Virtual) nos seus aplicativos. Hoje, pouquíssimas empresas trabalham com ela. Faça diferente! 
  • Marketing personalizado: a tendência, na verdade, é que o marketing se torne cada vez mais personalizado. Você precisa encontrar as oportunidades mais simples de personalização, como chatbots, para incluir no seu site. E com o tempo, você vai analisando os dados que você capta para entender como oferecer experiências ainda mais personalizadas. 

E aí, o que você achou dessas estratégias de marketing para levar no bolso em 2024? 

Como você percebeu, estamos falando de tendências de marketing, mas de uma forma bem mais realista: quanto mais você conseguir ser centrado e analisar o que dá certo para a sua marca, melhores serão os resultados. 

Agora, queria te convidar a dar seu primeiro passo nessas estratégias. Bora sair só da leitura? 

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Carolina Fernandes Cunha

Formada em Jornalismo, atua como Analista de Conteúdo há mais de 2 anos. Apaixonada por textos de todos os tipos - no momento, em especial aqueles otimizados para mecanismos de busca.

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