Sumário
- 1 O que é uma Ferramenta de Automação de Marketing?
- 2 Por que usar a Automação de Marketing?
- 3 19 Melhores Ferramentas de Automação de Marketing em 2024
- 3.1 1. RD Station Marketing, a Melhor Combinação para sua Estratégia
- 3.2 2. RAMPER, a Melhor para uma Experiência Completa
- 3.3 3. ActiveCampaign, a Melhor para a Experiência do Usuário
- 3.4 4. E-goi, a Melhor para Comunicação
- 3.5 5. Mailbiz, a Melhor para E-mail Marketing
- 3.6 6. Sharpspring, a Melhor para Agências
- 3.7 7. Hubspot Marketing Hub, a Melhor para Marketing de Conteúdo
- 3.8 8. Mailchimp, a Melhor para Campanhas Automáticas
- 3.9 9. LeadLovers, a Melhor para Vender pela Internet
- 3.10 10. Snov.io, a Melhor para Captação de Leads
- 3.11 11. Salesforce Pardot, a Melhor para Aumentar sua Receita
- 3.12 12. Brevo, a Melhor para Mais Resultado com Menos Dificuldade
- 3.13 13. SendPulse, a Melhor para Engajar Leads
- 3.14 14. Keap para Pequenas Empresas
- 3.15 15. Dinamize, a Melhor para Alcançar seu Público
- 3.16 16. Fleeg, a Melhor para Simplificar seus Processos
- 3.17 17. Mautic, a Melhor para o seu Orçamento
- 3.18 18. Marketo, a Melhor para Estimular seus Leads
- 3.19 19. Oracle Eloqua, a Melhor para Personalização
- 4 Como Identificar suas Necessidades Antes de Contratar uma Ferramenta de Automação de Marketing?
Uma equipe de marketing é essencial para qualquer empresa, afinal, demandas não faltam para esse setor.
Dito isso, imagine o quanto seu fluxo de trabalho melhoraria com a implementação de um software de automação.
As ferramentas de automação de marketing permitem que sua equipe possa concentrar tempo e atenção em outros esforços que geram receita, enquanto o software faz a gestão de tempo, otimização, atendimento ao cliente, além de facilitar outros processos.
Pensando nisso, a Leadster separou neste artigo as 19 Melhores Ferramentas de Automação de Marketing em 2024, confira!
O que é uma Ferramenta de Automação de Marketing?
A ferramenta de automação de marketing é um software responsável por centralizar informações e rotinas automatizadas dos processos de vendas e marketing.
Algumas das funções da ferramenta são: fluxos de automação, atribuição de leads, e-mail marketing, segmentação da base, geração e monitoramento de leads, testes A/B e relatórios.
Além disso, ela agrupa dados, determina as regras da automação, analisa os leads, abrange recursos de criação de conteúdo e também integra com outros softwares.
Por que usar a Automação de Marketing?
Além das funções listadas acima, o ponto-chave para usar ferramentas de automação de marketing é automatizar seus processos, a fim de otimizar o tempo de trabalho e melhorar os resultados de sua empresa.
O software de automação lhe proporcionará:
- Maior eficiência no funil de vendas;
- Mais eficiência nas vendas;
- Melhor comunicação com o cliente;
- Nutrição de leads;
- Redução de custo; e
- Preparação do lead para a decisão de compra.
Leia também: 8 Melhores Plugins WordPress para Gerar mais Leads
19 Melhores Ferramentas de Automação de Marketing em 2024
Agora que você já sabe o que é automação, qual a função e importância desse software, vamos às 19 melhores ferramentas de automação de marketing em 2024!
Leia também: Conheça os Melhores Chatbots do Mercado para usar em 2024
1. RD Station Marketing, a Melhor Combinação para sua Estratégia
A referência de marketing digital na América Latina, Resultados Digitais, oferece uma ferramenta de automação de marketing líder no Brasil, a RD Station Marketing.
Suas principais funções são:
- Agendamento e disparo de e-mails;
- Alimentação de fluxos de nutrição;
- Criação de landing pages;
- Gestão de redes sociais, blog e SEO;
- Análise de leads;
- Pop-ups;
- Gestão de contatos;
- Integrações com diversas ferramentas.
Os valores e planos variam conforme o objetivo, ou seja, se o uso será voltado para equipe de marketing ou de vendas. Porém, as mensalidades estão a partir de R$ 50,00, no plano light.
Para auxiliar na sua decisão, separamos aqui algumas avaliações feitas nas principais plataformas de feedback. Confira:
- B2B Stack – 4.7 de 5 estrelas;
- Kmaleon – 91.8 de 100;
- Capterra – 4.1 de 5 estrelas;
- G2 – 4.7 de 5 estrelas.
2. RAMPER, a Melhor para uma Experiência Completa
Eleita duas vezes como a melhor ferramenta de Marketing Digital pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), a RAMPER (antiga LAHAR) se destaca pela constante implementação de novas funcionalidades, tornando o software cada vez mais completo.
Algumas das funções de sua ferramenta de automação de marketing são:
- Agendamento de disparos e fluxos de nutrição de e-mail;
- Modelador de e-mails arrastar e soltar;
- Editor de landing pages;
- SMS marketing;
- Lead scoring;
- Whitelabel – permite que toda a ferramenta seja customizada;
- Base de contato – CRM;
- Formulários para captação de Leads;
- Gestão de Leads;
- Lead Tracking.
A LAHAR oferece três planos: o Starter, o Pro e a Agência, os recursos oferecidos vão aumentando conforme as especificidades de cada plano.
Suas avaliações também são muito boas:
- B2B Stack – 4.8 de 5 estrelas;
- Kmaleon – 96.5 de 100.
3. ActiveCampaign, a Melhor para a Experiência do Usuário
Pense em uma plataforma atrativa, de fácil uso e baseada completamente na experiência do usuário, essa é a ferramenta de automação de marketing oferecida pelo ActiveCampaign.
Além de ser o software indicado para aqueles que quem quer iniciar as atividades de automação, ele conta com um diferencial: o marketing geográfico, possibilitando determinar o local em que o lead estava quando recebeu o e-mail.
Ou seja, mais um dado disponível para analisar e avaliar o rendimento das campanhas.
Fora isso, suas outras funções são:
- Automatizar o e-mail de follow up;
- Localizar os contatos mais engajados;
- Integrar com outras ferramentas;
- Segmentar leads;
- Personalizar conteúdos.
Os planos oferecidos são Lite (R$ 79,00/mês), Plus (R$ 189,00/mês), Profissional (R$ 539/mês) e Enterprise (personalizado).
Por fim, vamos às avaliações:
- B2B Stack – 4.6 de 5 estrelas;
- Capterra – 4.6 de 5 estrelas;
- G2 – 4.6 de 5 estrelas.
4. E-goi, a Melhor para Comunicação
Se você está buscando uma ferramenta que proporcione comunicação em diversos canais, o software de automação de marketing da E-goi é para você.
Com ele, você terá acesso a meios de comunicação como:
- E-mail marketing;
- SMS marketing;
- Notificações web push;
- Notificações push mobile;
- Chamadas de voz;
- E-mail e SMS transacional;
- Anúncios próprios.
Fora isso, suas funcionalidades são: geração e tráfego de leads, conversão, otimização, relacionamento com usuários e e-commerce.
Além do plano gratuito, os valores mensais da E-goi vão de R$ 44,99 a R$ 1.800,00.
Sua avaliação no mercado também é positiva:
- B2B Stack – 4.5 de 5 estrelas;
- Capterra – 5 de 5 estrelas;
- G2 – 4.4 de 5 estrelas.
5. Mailbiz, a Melhor para E-mail Marketing
A ferramenta de automação da Mailbiz vem se destacando pelo suporte, usabilidade, qualidade e funcionalidade entre os clientes.
O software oferece:
- Teste A/B;
- Automação de e-mails;
- Landing Pages;
- Web Forms;
- Gerenciamento e segmentação de listas;
- Relatórios;
- Templates gratuitos;
- Editor Drag and Drop.
Os planos da Mailbiz custam a partir de R$ 329,00 por mês.
Confira também as avaliações:
- B2B Stack – 4.9 de 5 estrelas;
- Kmaleon – 98 de 100.
6. Sharpspring, a Melhor para Agências
Presente em mais de 1.600 agências em todo o mundo, a Sharpspring oferece uma ferramenta completa, com as seguintes funcionalidades:
- CRM próprio;
- Mensuração de campanhas online e offline;
- Integração com Google Adwords;
- Criação de personas;
- Motor de automação robusto;
- E-mails dinâmicos;
- Landing pages dinâmicas;
- Nutrição de leads automatizada;
- Filtro de clientes em potencial – lead scoring.
Confira a avaliação de clientes:
- B2B Stack – 4.8 de 5 estrelas;
- Kmaleon – 98 de 100;
- Capterra – 4.6 de 5 estrelas;
- G2 – 4.5 de 5 estrelas.
7. Hubspot Marketing Hub, a Melhor para Marketing de Conteúdo
Além de ser mais uma referência de marketing digital, a Hubspot criou uma das ferramentas de automação de marketing mais completa do mercado, a Hubspot Marketing Hub.
Além de funcionalidades, como:
- Landing Pages;
- Gerenciamento de leads;
- E-mail;
- Análise da jornada do cliente;
- Mídias Sociais;
- Acompanhamento do ROI de sua publicidade;
- SEO;
- Blog.
A Hubspot Marketing Hub também facilita o gerenciamento de leads, divulgação de mensagens em redes sociais, produz análises e, seu ponto principal: transforma leads inativos em ativos.
Seus planos variam, mas o preço mínimo é de R$ 800 por mês.
Confira algumas das avaliações do mercado:
- B2B Stack – 4.4 de 5 estrelas;
- Kmaleon – 55.6 de 100;
- Capterra – 4.5 de 5 estrelas;
- G2 – 4.4 de 5 estrelas.
8. Mailchimp, a Melhor para Campanhas Automáticas
Além da ferramenta do Mailchimp contar com recursos inteligentes para e-mail marketing, suas outras funcionalidades são:
- Integração com redes sociais;
- Criação de anúncios no Facebook, Instagram e Google;
- Agendar o disparo de e-mails;
- Monitorar as campanhas;
- Segmentação de contatos.
Os planos variam de acordo com a quantidade de contatos que você tem na sua base de leads. Acesse o site para saber mais.
Avaliações:
- B2B Stack – 4.5 de 5 estrelas;
- Kmaleon – 86.6 de 100;
- Capterra – 4.5 de 5 estrelas;
- G2 – 4.3 de 5 estrelas.
9. LeadLovers, a Melhor para Vender pela Internet
A ferramenta de automação de marketing da LeadLovers é para aqueles que visam construir um relacionamento forte entre marca e cliente.
O software proporciona:
- Modelos de máquinas de vendas prontos;
- Criação de páginas simplificada – mais de 450 modelos prontos;
- Hospedagem de domínios ilimitados;
- Integração com as principais plataformas do mercado.
A empresa oferece quatro planos: Starter, por R$ 197, Essential, por R$ 347 e Plus, por R$ 747. Há descontos no plano anual.
Veja também as avaliações dos clientes:
- B2B Stack – 4.6 de 5 estrelas;
- Kmaleon – 93.6 de 100;
- Capterra – 4.4 de 5 estrelas;
- G2 – 3.8 de 5 estrelas.
10. Snov.io, a Melhor para Captação de Leads
A ferramenta de automação de marketing da Snov.io é focada no Outreach de vendas, ou seja, o processo de alcançar leads e ex-clientes por meio de ligações, e-mails, mensagens e redes sociais.
Algumas de suas funções são:
- Campanhas de gotejamento de e-mails;
- Verificação de e-mails;
- Rastreio de e-mails enviados.
Todos os planos da Snov.io são cobrados em dólar e o valor mínimo é de US$ 30,00 por mês.
Aproveite e confira as principais avaliações:
- B2B Stack – 4.8 de 5 estrelas;
- Capterra – 4.5 de 5 estrelas;
- G2 – 4.5 de 5 estrelas.
11. Salesforce Pardot, a Melhor para Aumentar sua Receita
A ferramenta de automação de marketing da Salesforce Pardot integra CRM, e-mail marketing, relatórios ROI e classificação de leads.
A média de preço dos planos é de 1000 dólares por mês, incluindo as seguintes funções:
- Rastreamento de clientes em potencial;
- Criação, pontuação e classificação de leads;
- Formulários;
- Landing pages;
- Testes A/B.
Como você pode ver, o Salesforce Pardot tem um preço bem alto. Mas isso é natural por tudo o que ele entrega.
O trabalho do Salesforce Pardot é integrar marketing e vendas, e ele opera quase como um CRM + Plataforma de marketing ao mesmo tempo.
Por isso seu preço bastante salgado. Ele é indicado para empresas mais maduras, que estão querendo investir pesado em estratégias inbound.
Confira as avaliações:
- B2B Stack – 4.36 de 5 estrelas;
- Capterra – 4.7 de 5 estrelas;
- G2 – 3.9 de 5 estrelas.
12. Brevo, a Melhor para Mais Resultado com Menos Dificuldade
Recentemente a Sendinblue se tornou Brevo, sendo anteriormente uma plataforma voltada para o e-mail marketing, mais especificamente o disparo de newsletters.
Porém, com o tempo, a Sendinblue foi crescendo e se tornando uma verdadeira plataforma de marketing. O nome precisou ser mudado por conta disso.
Hoje, a Sendinblue oferece vários recursos interessantes para uma automação de marketing completa. Veja algumas:
- E-mail marketing;
- SMS marketing;
- Chat;
- CRM;
- Automação de marketing;
- E-mails transacionais;
- Formulários
- Landing pages;
- Anúncios de Facebook;
- Retargeting.
A Brevo oferece 3 planos, além do gratuito, são eles: Starter (R$ 40/mês), Business (R$ 81/mês) e Enterprise.
Algumas de suas avaliações são:
- Capterra – 4.6 de 5 estrelas;
- G2 – 4.5 de 5 estrelas.
13. SendPulse, a Melhor para Engajar Leads
O diferencial da SendPulse é seu foco no engajamento dos leads, utilizando a humanização dos processos, além de simplificá-los.
Fazendo isso por meio de funções como:
- CRM próprio;
- Integração com ferramentas de vendas;
- Mensuração do ROI;
- Automação de e-mail marketing;
- Criação de landing pages.
Além do plano gratuito, a SendPulse oferece o Standard (R$ 32,80/mês), o Pro (R$ 39,36/mês) e o Enterprise (R$ 55,10/mês).
Esse é o valor para a contratação anual!
Suas avaliações no mercado são:
- B2B Stack – 4.5 de 5 estrelas;
- Capterra – 4.5 de 5 estrelas;
- G2 – 4.5 de 5 estrelas.
14. Keap para Pequenas Empresas
A Infusionsoft mudou e agora é Keap.
Além de oferecer funções básicas, a eficiência da ferramenta de automação de marketing da Keap é muito alta.
O software possibilita:
- Agendamento e disparo de e-mails;
- Acompanhamento do comportamento do usuário;
- Criação e gerenciamento de landing pages;
- Processos de cobranças, pagamentos e gerenciamento automatizados.
Seus preços mudaram bastante, o que acaba atrapalhando um pouco sua principal função, o trabalho com pequenas empresas.
Os planos variam de acordo com a quantidade de leads na sua base, mas começam em US$ 249 ao mês.
Então nos vemos em uma situação complicada na Keap. Ao mesmo tempo que suas funcionalidades são adequadas para pequenos negócios, no Brasil você teria que pagar mais de R$ 1000 por mês no plano mais básico.
Suas avaliações são:
- B2B Stack – 4.1 de 5 estrelas;
- Capterra – 4.1 de 5 estrelas;
15. Dinamize, a Melhor para Alcançar seu Público
Focada na geração de resultados, a plataforma da Dinamize fornece:
- Envio automático de e-mail marketing;
- Recursos para a criação de ações, vendas e fidelização do seu público;
- Gestão de leads;
- Lead scoring;
- Lead tracking;
- Integração com CRMs.
Seus planos são o Starter (R$ 190/mês), Pro (R$ 560/mês), Pro (R$ 390/mês) e Advanced (R$ 650/mês).
Sua avaliação no site B2B Stack é 4.5 de 5 estrelas.
16. Fleeg, a Melhor para Simplificar seus Processos
Assim como a SendPulse, a ferramenta de automação da Fleeg aposta na humanização de seus processos.
O software oferece:
- CRM próprio integrado;
- Integração com ferramentas de vendas;
- Geração de relatórios.
Além do plano gratuito, a Fleeg oferece o Pro (R$ 99/mês), Advanced (R$ 199/mês) e Gestão de Leads (R$ 319/mês).
Ainda não há muitas avaliações sobre a ferramenta no mercado.
17. Mautic, a Melhor para o seu Orçamento
A ferramenta da Mautic é open source, ou seja, código aberto, possibilitando que os usuários façam sugestões e melhorias.
Sua automação de marketing está presente nas seguintes funções:
- Nutrição de leads;
- Gestão de contatos;
- Campanhas de marketing;
- E-mail marketing sequencial;
- Monitoramento de redes sociais
- Landing pages;
- Funil de vendas.
Algumas de suas avaliações no mercado são:
- B2B Stack – 4.4 de 5 estrelas;
- Kmaleon – 96.9 de 100;
- Capterra – 4.3 de 5 estrelas.
18. Marketo, a Melhor para Estimular seus Leads
O software de automação de marketing da Marketo tem sua base em uma nuvem, visando construir e manter relacionamentos com clientes.
Algumas de suas funções são:
- Gestão de leads;
- E-mail marketing;
- Mobile marketing.
O Marketo conta com 4 planos: Jumpstart, Select, Prime e Ultimate.
Veja algumas de suas avaliações no mercado:
- Capterra – 4.2 de 5 estrelas;
- G2 – 4.1 de 5 estrelas.
19. Oracle Eloqua, a Melhor para Personalização
A ferramenta de automação da Oracle Eloqua permite atuação de sua empresa em múltiplos canais, além de uma alta personalização.
Algumas de suas funcionalidades são:
- Geração de leads;
- Gerenciamento de leads;
- Segmentação de leads;
- Rastreamento de relatórios e pesquisas de um comprador.
Sua avaliação no site G2 é 3.9 de 5 estrelas.
Como Identificar suas Necessidades Antes de Contratar uma Ferramenta de Automação de Marketing?
Muita gente busca uma ferramenta de automação de marketing sem ter delimitados os processos que exigem essas ferramentas.
Ou seja: há uma necessidade de contratação, mas sem analisar outros pontos da empresa, a busca pelo produto ideal fica comprometida.
Imagine: você faz a contratação de uma dessas plataformas, a que entrega pontos mais simples, mas aí você descobre, 3 meses depois, que ela não faz e-mail marketing.
Você precisava de e-mail marketing, mas ainda não sabia. Agora que você já sabe, é tarde demais. Outra ferramenta precisa ser encontrada.
Para evitar essa situação, separei aqui três dicas simples para te ajudar a auditar as necessidades de marketing da sua empresa antes de fazer a contratação.
Vamos de dicas básicas até as mais avançadas, seguindo a ordem de complexidade. Veja:
Converse com Toda a Equipe
É muito comum que as contratações de ferramentas de automação de marketing sejam feitas de baixo para cima.
De repente, em um belo dia, a equipe chega para trabalhar e pronto: há um novo sistema implementado.
Isso é bastante complicado porque a equipe consegue te ajudar a elencar as necessidades de marketing que a empresa tem no momento.
Um exemplo: os gestores sabem que é necessário catalogar os leads. Mas eles podem não saber que o próprio processo de captação de leads está inadequado, levando o CRO para baixo.
Nesse caso, uma plataforma de marketing, para ser eficaz, precisa tanto das funcionalidades de catalogação e automação quanto a de geração de leads — chatbots, construtor de Landing Pages, construtor de formulários, pop-ups, etc.
Então, antes de fazer sua decisão, sempre consulte a sua equipe. Esse é um passo muito fundamental para garantir que você está fazendo a melhor decisão para todos.
Tire um Mês Apenas para Testes
Várias dessas ferramentas que citamos oferecem testes grátis por um período.
Mas o ideal é que você faça vários testes, em várias ferramentas, de preferência até ao mesmo tempo.
Faça uma lista das plataformas que mais te interessaram e tire um mês apenas para se decidir pela melhor.
Assim, você garante que todas as plataformas vão ser testadas com calmas e em situações de uso reais.
Envolva também toda a equipe nesses testes, e ao final do mês, faça uma grande reunião para determinar qual foi a favorita.
Mas importante: a favorita não é necessariamente a plataforma de automação que você vai contratar!
Na verdade, existem alguns outros pontos que vão te ajudar a fechar o negócio. Mais sobre eles agora:
Faça um Benchmark Técnico e Econômico
Hora de planilhar!
Escolher uma ferramenta de automação de marketing é difícil porque a variação das funcionalidades que elas oferecem é bem pequena.
Existem plataformas que oferecem sempre praticamente a mesma coisa, mas com algumas diferenças básicas — uma funcionalidade aqui e ali diferentes, um limite de contatos, etc.
Monte uma planilha e coloque como colunas todas as funcionalidades que a sua marca precisa.
E como linhas, use os próprios produtos que você está analisando. Coloque a performance de cada um, todas as suas funcionalidades etc., como comparativo.
E pronto! Agora você tem um documento que determina qual é a relevância de cada uma dessas ferramentas para a sua estratégia de marketing.
E então, já sabe qual é a ferramenta que se encaixa melhor na sua empresa?
Aproveite também para conhecer mais sobre outras ferramentas que vão auxiliar nos resultados de seu negócio, veja mais conteúdos sobre chatbot e CRMs e torne sua marca referência no mercado.
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