Sabemos como a geração de leads e a otimização de sites com foco em conversão fazem diferença nos resultados de crescimento de uma empresa.

Nós mesmos aqui na Leadster crescemos aplicando essas estratégias e contando com o auxílio de algumas ferramentas importantes ao longo do caminho.

Se esse também é um objetivo para o seu negócio, vai gostar deste conteúdo que preparamos!

Reunimos aqui alguns dos melhores plugins WordPress para essas finalidades.

Confira todas as dicas e comece a colher os resultados agora mesmo.

Como otimizar o seu site para gerar mais leads?

CRO ou Conversion Rate Optimization é a estratégia para a otimização da taxa de conversão.

Se você quer melhorar as taxas da sua marca deve prestar atenção ao CRO, que propõe utilizar a estrutura já existente, incrementando-a e ajustando-a para melhorar as taxas de conversão, aumentar os resultados e, consequentemente, as vendas.

Você pode explorar ações de CRO ao melhorar a relevância, facilidade e clareza das suas páginas do site e Landing Pages, ao deixar claro a proposta de valor da sua marca, ao melhorar os textos, ao deixar as páginas com carregamento mais rápido…

São muitas as opções que podem ser exploradas.

Para isso, também é possível contar com algumas ferramentas em formato de plugins, principalmente se seu site é configurado em WordPress.

Melhores plugins do WordPress para Geração de Leads

Existem diversos plugins desenvolvidos para WordPress, com infinitas possibilidades de uso.

Entre eles, existem aqueles pensados para a captação de leads, nutrição de contatos e otimização de sites.

É nesses que iremos focar no artigo de hoje. Mas antes, um adendo: grande parte dos plugins que estamos avaliando aqui lidam principalmente com a construção de páginas, Landing Pages e Pop-ups para o seu site. 

Todas essas tarefas são super importantes em uma estratégia de geração de leads, sem dúvida alguma. 

Mas ao mesmo tempo, esses recursos estão ficando cada dia mais obsoletos. Você vai perceber ao longo do texto como a maioria dos plugins relacionados à criação desse tipo de página pode ser substituída por um chatbot. 

Mas conversamos um pouco mais sobre isso no finalzinho do texto. Por enquanto, vamos de lista:

1. Leadster

Não poderíamos deixar de indicar a própria Leadster como uma das principais opções de plugin para geração de leads. 

Criamos uma metodologia própria de Marketing Conversacional unindo 5 anos de aprendizado na construção de chatbots com as melhores práticas de otimização de conversão online.

Com isso, oferecemos aos nossos clientes uma ferramenta que transforma um formulário estático em uma conversa, gerando leads qualificados desde o primeiro contato.

A Leadster é um dos plugins mais efetivos nesse sentido, inclusive com resultados melhores quando comparado aos plugins construtores de formulários estáticos ou de botão de WhatsApp.

Por ser personalizável e interativa, essa metodologia cria menos atrito entre o interesse do consumidor e o interesse da marca. Além disso, é menos invasivo e auxilia o usuário no processo de decisão de compra.

Além disso, a Leadster conta com planos gratuitos (até 30 leads) e valores personalizados de acordo com o número de acessos e leads gerados.

Você encontra todos os detalhes que precisa para entender melhor a integração com WordPress aqui.

2. Mailchimp

O MailChimp talvez seja uma das plataformas mais conhecidas quando falamos em automação de marketing e disparo de e-mails.

Através dele é possível criar e gerenciar campanhas de e-mails, além de criar Landing Pages e outros formulários de captação de leads, como pop-ups para o seu site.

A integração com sites que utilizam WordPress é bastante simples e a ferramenta é de fácil utilização, pois traz diversas opções de templates que auxiliam as montagens.

Apesar disso, só é possível contar com opções de formulários estáticos para a captação dos contatos, que são menos atrativos e que podem acabar prejudicando a experiência do visitante e reduzindo a chance de conversão.

3. Contact Form 7

O Contact Form 7, como o próprio nome sugere, é um plugin WordPress específico para disponibilizar formulários de contato em sites.

Através dele você também pode enviar e-mails para esses contatos armazenados.

O plugin perde em termos de análise de dados e por contar com menos funcionalidades do que as oferecidas por outras opções.

Isso dificulta o acompanhamento da evolução de cada lead através do funil de vendas e a qualificação desses contatos para compra.

Também pode ser um pouco difícil obter suporte caso você precise de ajuda para configurar o plugin.

Por outro lado, a ferramenta é 100% gratuita.

4. WPForms

WPForms permite que você crie em seu site formulários com visual personalizável e com diferentes funções: contato, feedback, inscrições, pagamento e outros tipos.

Também é possível criar fluxos de e-mails atrelados a esses formulários. 

A desvantagem fica por conta dos formulários terem baixa conversão e não serem tão atrativos.

Lembre-se: as pessoas só vão preencher seus dados em um formulário estático e ficar esperando pelo retorno quando estiverem convencidas de que o benefício realmente vale a pena.

  Você também pode se interessar por: 30 Dados e Estatísticas sobre Geração de Leads que Você Precisa Conhecer

5. OptinMonster

Focado na criação e monitoramento de formulários e pop-ups para conversão de leads no site, o OptinMonster é um plugin que permite também o gerenciamento diretamente pelo dashboard do WordPress. 

A desvantagem desse tipo de gancho de conversão é que muitas vezes fica difícil conseguir informações relevantes sobre a qualificação daquele lead, uma vez que o formato pop-up funciona melhor quando pede poucos dados.

Também não existem muitas opções de personalização disponíveis na versão free, e o número de pop-ups criados é limitado.

Já utilizamos o plugin aqui na Leadster para divulgar campanhas temporárias específicas, como uma promoção ou o lançamento de um novo material.

Para essa finalidade, funcionou muito bem.

  Leia também: 7 Verdades Inconvenientes Sobre Captação de Leads

6. Sumo

O plugin Sumo é uma opção interessante principalmente para quem tem e-commerce, pelas funcionalidades e integrações que oferece.

Ele disponibiliza ferramentas que auxiliam na obtenção de tráfego para o site e ajuda a melhorar a experiência do usuário enquanto navega por ele, utilizando itens como botões de compartilhamento e mapas de calor.

O plano gratuito é limitado a 200 contatos e recursos mais avançados também só estão disponíveis nas versões pagas.

7. Social Chat

Se você quer incluir no seu site um botão para WhatsApp, o melhor plugin WordPress para isso é o Social Chat.

Antes com o nome de “WhatsApp Chat”, a ferramenta facilita a comunicação entre usuário e a sua equipe, já que ela está apenas a um clique de distância. 

Do lado negativo, um botão de WhatsApp pode trazer muitos leads desqualificados, além de ser necessário um trabalho manual da sua equipe para atender e armazenar esses contatos, gerando gasto de tempo e de recursos que podem ser solucionados com outros tipos de captação.

  Descubra por que a Leadster supera o Botão do WhatsApp quando o assunto é Geração de Leads Qualificados

8. HubSpot

A HubSpot é uma das maiores, senão a maior, ferramenta de automação de marketing mundialmente.

Com plugin para conectar ao WordPress, ela é uma plataforma robusta que oferece criação de formulários, pop-ups, Landing Pages, além de possibilitar a criação e disparo de e-mails marketing, fluxos de automação e chat.

A ferramenta também oferece muitas possibilidades de armazenamento e análise de dados, além de contar com opção de CRM integrado.

Como fator negativo temos que ressaltar que, por oferecer tantas funcionalidades, a ferramenta tem um investimento bem mais alto do que as outras citadas aqui.

O maior estudo sobre geração de leads do Brasil. Panorama de Geração de Leads 2023 - Leadster

9. Rank Math

O Rank Math é um plugin para o WordPress focado na análise de SEO on page. 

Isso significa que ele vai analisar seu conteúdo e te entregar recomendações de melhoria de acordo com as melhores práticas de SEO. 

O Rank Math é quase como uma nova versão do Yoast, um plugin bem antigo que fazia a mesma coisa mas que com o passar dos anos acabou ficando bastante desatualizado. 

Seu trabalho é analisar questões como a quantidade de links externos e internos, a densidade da palavra-chave, o atributo alt em imagens, o tamanho do texto etc. 

São questões relativamente simples que qualquer copywriter com foco em marketing de conteúdo já sabe de cor, mas é sempre bom relembrar. 

Ele também é muito útil para redatores iniciantes, que vão aprendendo junto com as revisões que o plugin oferece. 

Além disso, ele também traz uma interface simplificada para a edição do meta-title, da URL e da meta descrição das suas publicações — tanto posts, quanto páginas. 

O Rank Math é gratuito, mas sua versão pro oferece alguns recursos extra e a possibilidade de instalá-lo em centenas de sites diferentes. Na versão paga, cada conta pode instalá-lo somente em um site. 

10. Elementor Pop Up Builder

É interessante incluir o Elementor Pop-up Builder aqui porque a maioria dos sites mais simples feitos em WordPress usa o Elementor como principal recurso. 

Só para clarificar: o Elementor é um conjunto de ferramentas e plugins para o WordPress, sendo que o Pop-up Builder é um membro dessa grande família, sendo parte do Website Builder

A funcionalidade Pop-up Builder do Elementor oferece alguns templates e conjuntos de ferramentas com base nas seguintes categorias: 

  • Captura de leads;
  • Subscrição em newsletters; 
  • Login e Re-login; 
  • Checagem de idade; 
  • Boas-vindas após saída da página; 
  • Boas-vindas pela primeira vez; 
  • Anúncios e ofertas; 
  • Produtos relacionados e Upsell.

O Pop-up Builder é pago, mas para quem está iniciando na jornada de construção de sites e busca um plugin garantido e SEO-first, essa é a melhor opção. 

O Elementor em si é gratuito, mas com algumas limitações. O que muita gente faz é instalar o Elementor gratuito no WordPress e depois procurar templates também gratuitos feitos através dele. 

11. Thrive

Ao longo do texto conversamos bastante sobre os melhores plugins para WordPress no modelo gratuito, mas agora é um bom momento para apresentar os pagos. 

O momento é bom porque o Thrive é um ótimo exemplo do que um plugin pago para o WordPress é capaz de entregar. Na construção de páginas, por exemplo, ele é o único da lista capaz de entregar conteúdo interativo, como quizzes. 

Aqueles quizzes do Buzzfeed mesmo! Eles são ótimos para o engajamento na página e para o compartilhamento nas redes sociais, e o Thrive entrega toda a estrutura necessária para criá-los e publicá-los com o mínimo de dificuldade. 

Além dos quizzes, o Thrive ainda entrega várias outras funcionalidades, incluindo: 

  • Criador de temas para WordPress;
  • Criador de Landing Pages, páginas e Pop-ups; 
  • Criador de cursos; 
  • Organizador de comentários; 
  • Otimização de SEO e legibilidade; 
  • Automações básicas por e-mail. 

Entre as suites pagas de WordPress, o Thrive é uma das melhores. E seu plano nem é tão caro: US$ 300 por ano com o pagamento feito adiantado, ou US$ 500 por ano no pagamento mensal.
 

12. LeadPages

A LeadPages é uma ferramenta voltada para a criação e publicação de Landing Pages, Pop-ups e barras de alerta no seu site. 

Além disso, ela também oferece um dashboard com foco na geração de leads, e seu plugin do WordPress segue o mesmo padrão. 

O plugin da LeadPages é comercial, o que significa que ele não tem uma versão gratuita. Isso é bom e ruim. 

Ruim porque existem outros plugins, inclusive alguns que mencionamos no texto, que fazem o mesmo trabalho sem custar nada. 

E bom porque, apesar desses outros plugins gratuitos serem similares, os plugins comerciais vêm com muito mais recursos, segurança para o seu site e funcionalidades extras. 

Hoje, para ter a LeadPages como plugin, é necessário contratar o plano completo da ferramenta. A versão Standard custa US$ 50 e a versão Pro US$ 100 ao mês. 

13. Bloom 

O Bloom é um plugin pago da ElegantThemes, com foco em criar Opt-ins para newsletters no seu site. 

Funciona assim: seus visitantes entram no seu site, acham seu conteúdo interessante e querem receber mais. Mas como? 

Hoje, o jeito mais comum é assinando uma newsletter. Mas como gerar um link para a subscrição na newsletter? E depois integrá-lo com um pop-up? E depois ainda criar as automações de envio? 

Esse é o diferencial do Bloom: ele entrega tudo isso. 

🚨 Leia também: LGPD — Aulão Completo com 11 Dúvidas Respondidas

Dessa forma, entre os melhores plugins para WordPress, o Bloom é o que vai mais longe na modalidade de Opt-in para e-mails. Existem outros, inclusive gratuitos, que oferecem funcionalidades similares — mas também bem mais simples. 

O Bloom pode ser adquirido como parte de um pacote completo da Elegant Themes ou individualmente. Esse pacote inclui também alguns outros plugins interessantes que vale a pena conhecer. 

Individualmente, ele é bem baratinho. Por US$ 70 você tem acesso à ferramenta por um ano. E por US$ 200, para a vida inteira. 

14. Ninja Forms

Para criar formulários simples e bem baratos, o Ninja Forms é a sua melhor opção. 

Ele é um plugin gratuito que busca criar formulários de contato simples com organização e envio automático dos leads gerados por lá. 

Sua principal funcionalidade é realmente essa: oferecer a possibilidade de criar formulários de contato gratuitos. Nada muito além disso para não dificultar a vida de ninguém. 

Sua versão paga tem preços que variam dos US$ 50 até os US$ 200 ao ano, sendo que a principal diferença da versão free são algumas funcionalidades extra e a possibilidade de instalação em mais de um site, se você julgar necessário. 

Os Add-ons que a versão paga do plugin oferece incluem: 

  • Formulários de pagamento e doação; 
  • Mais de 27 campos para escolha; 
  • Editor de estilo e layouts; 
  • Upload de arquivos; 
  • Analytics; 
  • Formulários de múltiplas partes; 
  • Exportação da lista em .csv; 
  • Formulários em PDF.

15. MailOptin

O MailOptin faz basicamente o mesmo trabalho que o Bloom, mas ele tem uma versão Lite que é gratuita. 

É bastante importante oferecer pontos de conversão no seu site. E pequenos negócios muitas vezes acabam deixando isso de lado por não saber exatamente como captar esses e-mails. 

Tem muita gente que acha que é só com uma ferramenta como a RD Station ou ActiveCampaign que é possível converter leads. 

O MailOptin mostra que não: a ferramenta gratuita te permite criar caixas simples para subscrição na sua newsletter, que podem ser adicionadas em qualquer lugar do seu site.

Para acessar a versão gratuita, é necessário entrar nessa página e deixar seu e-mail. A MailOptin disponibiliza um arquivo para a instalação manual no WordPress.  

16. Holler Box

O Holler Box faz um trabalho bastante similar ao MailOptin e outros plugins focados na criação de Pop-ups e formulários em geral, mas ele ganha bastante na usabilidade e na disponibilidade total de recursos mesmo na versão free.

Enquanto a maioria das outras ferramentas gratuitas limita a quantidade de leads e formulários que você pode criar, o Holler Box permite um número ilimitado desses recursos sem pagar mais. 

O Holler Box também permite integrações super interessantes com a Zapier e Webhooks, facilitando o trabalho de automação do disparo de e-mails. 

Ele também tem um sistema simples de condicionamento de exibição das Pop-ups, te permitindo mostrá-los não só em páginas específicas, mas também em condições específicas — algo que o Elementor e o Thrive também fazem. 

Além disso, o Holler Box ainda tem um sistema bem básico de chatbot para gerar leads

17. PopUp Domination

O PopUp Domination é, como você deve estar imaginando, outro plugin de WordPress focado na construção e publicação de Pop-ups. 

Sei que pode estar ficando repetitivo, mas quis incluí-lo por conta do seu pricing. 

Enquanto a maioria dos que mostramos até agora vai te cobrar de acordo com os recursos do plugin — quanto mais você paga, mais funcionalidades são liberadas — o PopUp Domination faz diferente. 

A única diferença entre os preços da ferramenta está na quantidade de visualizações que seu Pop-up vai ter. Funciona assim: 

  • Até 10.000 views: US$ 50 por ano; 
  • Até 30.000 views: US$ 114 por ano; 
  • Até 100.000 views: US$ 174 por ano.

Todos os planos, do mais barato ao mais caro, têm as mesmas funcionalidades. São elas: 

  • Domínios ilimitados; 
  • Pop-ups ilimitados; 
  • Pop-ups de saída; 
  • Testes A/B;
  • Analytics; 
  • Suporte. 

Para agências de marketing digital, esse é um dos melhores plugins WordPress por conta dos domínios ilimitados. A maioria dos construtores de Pop-ups limita a quantidade de domínios drasticamente nos planos mais baratos. 

Agências iniciantes ou que atendem menos de 10 sites, acabam tendo que comprar planos mais caros que liberam centenas de domínios, sendo que elas só precisavam mesmo era de um plano que aceitasse mais de três. 😅

18. GetSiteControl

O GetSiteControl é mais um conjunto de ferramentas voltada para a captação de leads e o trabalho de criação de Pop-ups, opt-in para e-mails etc. 

É bem no estilo de outras suites que já analisamos aqui, como o Thrive e o Elementor. Suas funcionalidades podem ser divididas em quatro categorias diferentes: 

  • Widgets: galeria de templates, editor drag n’ drop e condicionamento de Pop-ups; 
  • Contatos: banco de dados, segmentação e interações; 
  • Broadcast: disparo de e-mails, editor de e-mails e agendamento de disparos. 

O GetSiteControl foca bastante nessa tríade de funcionalidades, buscando unir o seu lado criador de Pop-ups com a criação de campanhas e o disparo de e-mails. 

19. Hustle

O Hustle é um criador de Pop-ups e Opt-ins de e-mail com plano gratuito. Ele pode ser instalado agora mesmo no seu site, se você quiser, sem nenhum tipo de pagamento ou registro. 

Claro que isso vem com algumas limitações bem drásticas. Você só pode fazer 3 Pop-ups e 3 Opt-ins, por exemplo. 

Mas para quem está na pressa e precisa urgente de um plugin confiável e popular, o Hustle é uma ótima pedida. 

20. Brave Builder

O Brave está no mesmo balaio do Hustle: ele cria Pop-ups, Opt-ins e outros recursos simples de geração de leads e também vem com um plano gratuito. 

Seu diferencial, porém, está na possibilidade de criar formulários de pesquisa no estilo do Google Forms, mas com templates personalizados. 

Como instalar plugins no WordPress? 

Na maioria das vezes, instalar plugins no WordPress é uma tarefa bem simples. É basicamente clicar em alguns botões e pronto: ele já vai estar funcionando. 

Fiz um pequeno tutorial aqui para te ajudar nesse trabalho. Primeiro, vamos aos passos gerais. Logo depois, vou te mostrar como é a instalação do plugin da Leadster para te ajudar. 

A instalação direto pela Dashboard do WordPress é simples: 

  • Faça login na sua página; 
  • Procure pela aba “Plugins”; 
  • Atenção: essa aba só aparece se você for Administrador do site; 
  • Navegue pelos plugins disponíveis ou use a busca para encontrar algum;
  • Clique no plugin que você quer instalar; 
  • Clique em “Instalar Agora”;
  • Depois, clique em “Ativar” 

Pronto! Seu plugin foi instalado com sucesso. Talvez ele precise de mais algumas configurações extra, mas isso depende de plugin para plugin. 

Separei uma série de vídeos aqui para ilustrar o processo através da Leadster. Primeiro, encontrando e instalando o plugin: 

Depois, você vai precisar configurar o plugin com o seu código único. Para conseguir esse código, você precisa ser um cliente Leadster — mas você pode fazer um teste grátis hoje que funciona do mesmo jeito, ok? 

Clique em “Plugins”, encontre a Leadster, depois clique em “Configurações”: 

E por fim, você vai precisar inserir o código de verificação, que você acessa aqui, no campo correspondente do plugin da Leadster: 

Pronto: agora você já tem o plugin da Leadster funcionando no WordPress! 

A maioria dos plugins gratuitos que mostramos aqui tem uma instalação super básica, só clicar e instalar. 

Mas os plugins pagos ou de interação com outras ferramentas vão exigir uma configuração simples como essa que mostramos agora antes de começarem a funcionar. 

Se ficou alguma dúvida, assista o vídeo abaixo para clarificar, ok? 

Teste a Leadster gratuitamente hoje

Mock-up do chatbot Leadster

Todas as ferramentas que mostramos ao logo desse texto são ótimas para gerar leads, mas seu funcionamento está restrito ao que o WordPress consegue te oferecer. 

É por isso que a maioria delas oferece editor de blocos, Landing Pages, Opt-ins e Pop-ups. Tudo isso é bastante importante em uma estratégia de geração de leads, é claro, mas existem outros meios mais garantidos de gerar cada vez mais contatos. 

Um desses meios é através de um chatbot. Você pode ter Pop-ups e formulários no seu site para gerar leads? Claro: mas um chatbot traz o poder das abordagens personalizadas para aumentar sua conversão. 

Veja como ele funciona fazendo um teste da Leadster hoje! É só clicar no banner abaixo para iniciar. Não precisa de cartão de crédito e o plugin do WordPress fica liberado assim que seu teste se inicia. 

Muito obrigado pela leitura e espero que a lista tenha sido útil! A gente se vê no próximo texto 😉


Fernanda Andreazzi

Estrategista de conteúdo na Leadster. Atua há 5 anos com Marketing Digital, Inbound Marketing, SEO - e tudo o que há de bom

2 comentários

Augusto · 17 de março de 2023 às 16:30

Muito fácil de usar e integrar o leadster com WordPress, excelente trabalho.

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