Sabemos como a geração de leads e a otimização de sites com foco em conversão fazem diferença nos resultados de crescimento de uma empresa.

Nós mesmos aqui na Leadster crescemos aplicando essas estratégias e contando com o auxílio de algumas ferramentas importantes ao longo do caminho.

Se esse também é um objetivo para o seu negócio, vai gostar deste conteúdo que preparamos!

Reunimos aqui alguns dos melhores plugins WordPress para essas finalidades.

Confira todas as dicas e comece a colher os resultados agora mesmo.

Como otimizar o seu site para gerar mais leads?

CRO ou Conversion Rate Optimization é a estratégia para a otimização da taxa de conversão.

Se você quer melhorar as taxas da sua marca deve prestar atenção ao CRO, que propõe utilizar a estrutura já existente, incrementando-a e ajustando-a para melhorar as taxas de conversão, aumentar os resultados e, consequentemente, as vendas.

Você pode explorar ações de CRO ao melhorar a relevância, facilidade e clareza das suas páginas do site e Landing Pages, ao deixar claro a proposta de valor da sua marca, ao melhorar os textos, ao deixar as páginas com carregamento mais rápido…

São muitas as opções que podem ser exploradas.

Para isso, também é possível contar com algumas ferramentas em formato de plugins, principalmente se seu site é configurado em WordPress.

Melhores plugins do WordPress para Geração de Leads

Existem diversos plugins desenvolvidos para WordPress, com infinitas possibilidades de uso.

Entre eles, existem aqueles pensados para a captação de leads, nutrição de contatos e otimização de sites.

É nesses que iremos focar no artigo de hoje.

1. Leadster

Não poderíamos deixar de indicar a própria Leadster como uma das principais opções de plugin para geração de leads. 

Criamos uma metodologia própria de Marketing Conversacional unindo 5 anos de aprendizado na construção de chatbots com as melhores práticas de otimização de conversão online.

Com isso, oferecemos aos nossos clientes uma ferramenta que transforma um formulário estático em uma conversa, gerando leads qualificados desde o primeiro contato.

A Leadster é um dos plugins mais efetivos nesse sentido, inclusive com resultados melhores quando comparado aos plugins construtores de formulários estáticos ou de botão de WhatsApp.

Por ser personalizável e interativa, essa metodologia cria menos atrito entre o interesse do consumidor e o interesse da marca. Além disso, é menos invasivo e auxilia o usuário no processo de decisão de compra.

Além disso, a Leadster conta com planos gratuitos (até 30 leads) e valores personalizados de acordo com o número de acessos e leads gerados.

Você encontra todos os detalhes que precisa para entender melhor a integração com WordPress aqui.

2. Mailchimp

O MailChimp talvez seja uma das plataformas mais conhecidas quando falamos em automação de marketing e disparo de e-mails.

Através dele é possível criar e gerenciar campanhas de e-mails, além de criar Landing Pages e outros formulários de captação de leads, como pop-ups para o seu site.

A integração com sites que utilizam WordPress é bastante simples e a ferramenta é de fácil utilização, pois traz diversas opções de templates que auxiliam as montagens.

Apesar disso, só é possível contar com opções de formulários estáticos para a captação dos contatos, que são menos atrativos e que podem acabar prejudicando a experiência do visitante e reduzindo a chance de conversão.

3. Contact Form 7

O Contact Form 7, como o próprio nome sugere, é um plugin WordPress específico para disponibilizar formulários de contato em sites.

Através dele você também pode enviar e-mails para esses contatos armazenados.

O plugin perde em termos de análise de dados e por contar com menos funcionalidades do que as oferecidas por outras opções.

Isso dificulta o acompanhamento da evolução de cada lead através do funil de vendas e a qualificação desses contatos para compra.

Também pode ser um pouco difícil obter suporte caso você precise de ajuda para configurar o plugin.

Por outro lado, a ferramenta é 100% gratuita.

4. WPForms

WPForms permite que você crie em seu site formulários com visual personalizável e com diferentes funções: contato, feedback, inscrições, pagamento e outros tipos.

Também é possível criar fluxos de e-mails atrelados a esses formulários. 

A desvantagem fica por conta dos formulários terem baixa conversão e não serem tão atrativos.

Lembre-se: as pessoas só vão preencher seus dados em um formulário estático e ficar esperando pelo retorno quando estiverem convencidas de que o benefício realmente vale a pena.

  Você também pode se interessar por: 30 Dados e Estatísticas sobre Geração de Leads que Você Precisa Conhecer

5. OptinMonster

Focado na criação e monitoramento de formulários e pop-ups para conversão de leads no site, o OptinMonster é um plugin que permite também o gerenciamento diretamente pelo dashboard do WordPress. 

A desvantagem desse tipo de gancho de conversão é que muitas vezes fica difícil conseguir informações relevantes sobre a qualificação daquele lead, uma vez que o formato pop-up funciona melhor quando pede poucos dados.

Também não existem muitas opções de personalização disponíveis na versão free, e o número de pop-ups criados é limitado.

Já utilizamos o plugin aqui na Leadster para divulgar campanhas temporárias específicas, como uma promoção ou o lançamento de um novo material.

Para essa finalidade, funcionou muito bem.

  Leia também: 7 Verdades Inconvenientes Sobre Captação de Leads

6. SumoMe

O plugin SumoMe é uma opção interessante principalmente para quem tem e-commerce, pelas funcionalidades e integrações que oferece.

Ele disponibiliza ferramentas que auxiliam na obtenção de tráfego para o site e ajuda a melhorar a experiência do usuário enquanto navega por ele, utilizando itens como botões de compartilhamento e mapas de calor.

O plano gratuito é limitado a 200 contatos e recursos mais avançados também só estão disponíveis nas versões pagas.

7. Social Chat

Se você quer incluir no seu site um botão para WhatsApp, o melhor plugin WordPress para isso é o Social Chat.

Antes com o nome de “WhatsApp Chat”, a ferramenta facilita a comunicação entre usuário e a sua equipe, já que ela está apenas a um clique de distância. 

Do lado negativo, um botão de WhatsApp pode trazer muitos leads desqualificados, além de ser necessário um trabalho manual da sua equipe para atender e armazenar esses contatos, gerando gasto de tempo e de recursos que podem ser solucionados com outros tipos de captação.

  Descubra por que a Leadster supera o Botão do WhatsApp quando o assunto é Geração de Leads Qualificados

8. HubSpot

A HubSpot é uma das maiores, senão a maior, ferramenta de automação de marketing mundialmente.

Com plugin para conectar ao WordPress, ela é uma plataforma robusta que oferece criação de formulários, pop-ups, Landing Pages, além de possibilitar a criação e disparo de e-mails marketing, fluxos de automação e chat.

A ferramenta também oferece muitas possibilidades de armazenamento e análise de dados, além de contar com opção de CRM integrado.

Como fator negativo temos que ressaltar que, por oferecer tantas funcionalidades, a ferramenta tem um investimento bem mais alto do que as outras citadas aqui.

Instale o plugin da Leadster em seu site em menos de 10 minutos

Dentre as opções de plugins WordPress apresentadas aqui, conseguiu identificar aquela — ou aquelas — que melhor se encaixam no que você espera para melhorar a sua geração de leads e otimização do site para conversão

Te convidamos a conhecer melhor o plugin da Leadster e a entender como a instalação da plataforma é simples, para que você possa ver os seus resultados se transformarem rapidamente.

Confira nosso passo a passo para fazer a instalação em poucos minutos!

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Fernanda Andreazzi

Estrategista de conteúdo na Leadster, atua há 5 anos com Marketing Digital, Inbound Marketing, SEO - e tudo o que há de bom