Sumário
- 1 O que são Leads?
- 2 Qual é a Diferença entre Leads, Prospects e Clientes?
- 3 Como Conseguir Leads para Energia Solar? Dicas de Geração de Leads
- 4 Como Captar Clientes para Energia Solar? Dicas de Vendas
- 5 Como Fazer Marketing Digital para Energia Solar? 14 Estratégias
- 5.1 Tenha um Site Simples e Objetivo
- 5.2 Adicione um Chat Automatizado
- 5.3 Melhore o Tempo de Carregamento do Site
- 5.4 Utilize uma Ferramenta para Teste A/B
- 5.5 Fique de Olho na Concorrência
- 5.6 Invista em um Bom Copywriting
- 5.7 Crie uma estratégia de Inbound Marketing/Marketing de Permissão
- 5.8 Invista em SEO
- 5.9 Atualize o Google Meu Negócio
- 5.10 Invista em Tráfego Pago para Energia Solar
- 5.11 Faça Campanhas de Remarketing
- 5.12 Esteja Presente nas Redes Sociais
- 5.13 Experimente o Vídeo Marketing
- 5.14 Mantenha um Canal no YouTube
Se compararmos o segundo semestre de 2021 com o primeiro semestre de 2022, vamos observar um aumento de 30% no número de gigawatts de energia solar instalados em todo o país (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica).
Esses números mostram quanto o serviço de energia solar vem crescendo no Brasil, é esperado que este ano seja o de maior crescimento do mercado em uma década.
Ou seja, esse setor está crescendo, se tornando mais buscado e consequentemente mais concorrido, então, é necessário saber como gerar leads para energia solar a fim de se destacar no setor, conseguindo cada vez mais leads e, posteriormente, clientes.
Pensando nisso, preparamos um artigo completo para sua empresa gerar mais leads para energia solar e para você entender ainda mais sobre o mercado.
Vamos lá!
O que são Leads?
Podemos tratar lead como uma oportunidade de venda para o seu negócio, ou seja, um possível cliente.
Mais especificamente, o lead é aquele usuário do seu site, blog ou redes sociais que demonstra certo interesse no seu produto ou serviço oferecido, fornece algumas informações de contato, como nome, e-mail e telefone, em troca de algum conteúdo, ferramenta, consultoria, teste, catálogo de produtos, orçamento, cotação etc.
Qual é a Diferença entre Leads, Prospects e Clientes?
O lead é apenas uma parte da jornada de venda, o que todo negócio quer é chegar a fase final: converter os usuários em clientes.
Porém, antes de chegar nessa etapa, ainda passaremos por leads, seguidos de prospects e, por fim, clientes.
Vamos agora diferenciar cada um deles, confira!
Leads
Aquele usuário que mostrou interesse por sua empresa, quer saber um pouco mais sobre o serviço ou produto e concedeu alguns dados para contato.
Prospects
O prospect é um lead que, além de mostrar interesse pelo serviço oferecido, têm características que o definem como um lead qualificado.
Aproveite para nichar ao máximo esse usuário, seguindo as especificidades do segmento de mercado atendido.
Lembre-se também que esta é a fase de nutrição do lead, por isso, dê o máximo de atenção.
Nesse momento ele vai solicitar todas as informações sobre seu produto/serviço, como valores, planos, coberturas etc.
Clientes
Fase de fechamento da venda, após muita pesquisa e conversa.
Mas, não abandone o cliente, siga mantendo relacionamento com ele.
Como Conseguir Leads para Energia Solar? Dicas de Geração de Leads
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a definição de leads e como diferenciá-los de prospects e clientes, vamos adentrar nas dicas de geração de leads.
Siga no texto!
Identifique sua Persona
Para quem você quer vender?
Sua empresa pretende fazer negócio diretamente com o consumidor final ou com empresas, consultórios, escolas, construtoras, escritórios, hotéis etc?
Crie sua persona baseada em experiências reais, ou seja, essa persona deve ter uma história, uma necessidade, assim como metas e objetivos.
A partir disso, sua empresa saberá qual linguagem usar, os tipos de conteúdo a serem criados e quais os canais em que precisam estar presentes.
Saiba mais: ICP, Persona e Público-Alvo: Não Confunda esses 3 Conceitos
Qual o Público-Alvo da Energia Solar?
Quanto mais você segmentar a sua persona, mais fácil será o seu trabalho de captação de leads, por isso, consiga o máximo de informações possíveis do seu cliente ideal.
Confira algumas segmentações que podem ajudar a encontrar os seus nichos de mercado:
- Segmentação Geográfica – Onde sua persona está presente? Qual a região, estado, cidade e bairro? Especifique o máximo que puder.
- Segmentação Demográfica – Aqui você deve especificar dados como idade, gênero, classe social, renda e profissão de seu lead.
- Segmentação Psicográfica – Por fim, vamos questionar sobre os valores e personalidades de seu público. Foque no estilo de vida, hobbies e interesses de sua persona.
Defina suas Estratégias
Pense em como será o seu planejamento estratégico.
Você irá utilizar:
- Inbound Marketing, criando conteúdos ricos e completos;
- Outbound Marketing, focado na prospecção ativa do cliente;
- Mídia Paga, com anúncios nas redes e Google; ou
- Marketing Tradicional, por meio de anúncios de TV, rádio, banners etc?
A definição de estratégias é um ponto essencial para a sua geração de leads, é por meio dela que você vai atrair visitantes para os seus canais de atuação, e, consequentemente, a chance de captar mais leads irá aumentar.
Atue nos Canais Onde o seu Público Está
Ao conhecer seu público, você identificará quais são os canais em que os usuários estão mais ativos e, a partir disso, poderá delimitar seus canais de atuação.
Ou seja, onde sua estratégia de marketing estará presente?
- Nas redes sociais – Instagram, Facebook, LinkedIn, Twitter ou WhatsApp?
- No Google – Site, Blog, Sites de Avaliação, Anúncios?
- No YouTube ou Spotify?
Saiba mais: 8 Novos Canais de Vendas para Você Testar em 2022
Foco na Proposta de Valor
Não fique apenas falando de seu serviço, o usuário vai cansar de ouvir sempre a mesma fala, já que eles estão acostumados a ouvir discursos que apenas focam no produto oferecido pela empresa, então é necessário fazer diferente.
Ao invés de apenas falar sobre o produto, foque nos benefícios trazidos por ele, como ele vai ajudar a vida de seu cliente e por que ele deve comprá-lo.
Nesse caso, invista na explicação sobre quais são os benefícios do uso da energia solar, como:
- Não polui;
- É renovável;
- É sustentável;
- Tem vida útil de mais de 25 anos;
- É silenciosa; e
- É econômica, diminuindo o valor da conta de luz em até 95%.
Ofereça Conteúdo de Qualidade
Quanto mais educado sobre o assunto que abrange o seu negócio o usuário estiver, maiores são as chances de ocorrer uma venda.
Por isso, invista em sua produção de conteúdo, coloque informações relevantes, dados e explicações ricas.
Mas, fique atento! Não é porque o conteúdo deve ser rico que ele precisa ser maçante, então foque nos pontos principais, não fique “enrolando”.
Capte o Contato dos Clientes em Potencial
Não perca a oportunidade de captar os dados de contato daquele visitante que mostrou interesse pelo seu serviço.
Por isso, sempre peça por informações como nome, telefone, e-mail, WhatsApp e qualquer outro dado que irá te ajudar a se relacionar com o lead.
Como Captar Clientes para Energia Solar? Dicas de Vendas
Após a captação dos clientes em potencial, chegou a hora de entender como transformar esse lead em um real cliente.
Vamos lá!
Filtre e Qualifique os Leads Gerados
De nada adianta você ter trabalho e investir em campanhas para captar diversos leads se a maioria deles é desqualificado.
Por isso, logo no primeiro contato, é necessário iniciar a qualificação desses leads, ou seja, veja se o usuário se encaixa em sua persona e qual é o momento em que ele está, dessa forma, a equipe de vendas saberá o exato momento de entrar em contato.
Com leads qualificados, você garante que o público certo está sendo atingido e captado por sua estratégia.
Automatize Respostas
Não há nada pior do que deixar seu lead esperando uma resposta ou permanecer por muito tempo com uma dúvida.
Por isso, é importante que sua empresa automatize respostas para as dúvidas mais comuns.
Mas isso não significa tornar tudo robotizado e inespecífico.
Invista em tecnologias que proporcionem respostas automatizadas, personalizadas, humanizadas e que utilizem o marketing conversacional.
Aproveite também para criar um FAQ para responder às principais dúvidas de seus leads.
Algumas delas podem ser:
- Quanto custa a instalação do sistema fotovoltaico?;
- O sistema fotovoltaico dura para sempre?;
- Como é feita a manutenção do sistema?;
- O sistema fotovoltaico produz energia solar durante a noite?; e
- Se eu investir em energia solar vou zerar minha conta de energia?.
Entre em Contato!
Não perca a chance de criar um relacionamento mais próximo e sólido com seu lead.
Se seu lead está no estágio certo da jornada de venda, sempre aproveite a oportunidade e entre em contato, seja pela redes sociais, e-mail ou telefone, mostre que sua empresa se importa com o interesse dele e quer proporcionar uma boa experiência.
Como Fazer Marketing Digital para Energia Solar? 14 Estratégias
Para fechar esse manual de como gerar leads para energia solar, a Leadster separou aqui as principais estratégias para o seu processo se tornar cada vez mais eficiente.
Vamos a elas!
Tenha um Site Simples e Objetivo
Pense no site como a porta de entrada para a sua empresa, já que é por meio dele que muitas vezes os usuários vão pesquisar e entender sobre o serviço oferecido.
Dito isso, crie um site simples, contendo apenas as informações necessárias, sem poluir visualmente a tela do visitante, e utilizando uma linguagem direta e sempre use estratégias que gerem mais interesse, ou seja, pense nos copys certos aos seus clientes, sempre se apoiando na experiência do usuário.
Para facilitar ainda mais o seu entendimento, logo abaixo estão alguns exemplos de sites simples e objetivos de energia solar para se basear:
Adicione um Chat Automatizado
Aposte em chatbots.
Com essa ferramenta, a sua interação com os clientes se tornará mais rápida, já que o chat estará disponível 24 horas, 7 dias por semana.
Além de otimizar a interação, você vai manter a personalização das conversas, seguirá tirando dúvidas, haverá a qualificação dos leads e encaminhamentos para as equipes responsáveis, além de possibilitar a integração com outras diversas ferramentas de marketing.
Melhore o Tempo de Carregamento do Site
Se o seu site demorar para carregar, ou se ao carregar demorar para mostrar as imagens ou outros recursos visuais, pode ser certeza que o visitante vai sair de sua plataforma e não vai voltar.
Por isso, otimize o máximo de recursos que puder, incluindo as imagens, veja se elas não estão pesadas demais e se não estão prejudicando a velocidade do site.
Utilize uma Ferramenta para Teste A/B
O Teste A/B é um método que realiza comparações baseado nas variáveis impostas pela sua estratégia.
Esse teste visa trazer melhorias para a sua plataforma, já que mostrará o resultado de qual opção (A ou B) performou melhor, como aumento da taxa de conversão, diminuição da taxa de rejeição, entre outras métricas essenciais.
Fique de Olho na Concorrência
Acompanhar seus concorrentes é um método eficaz para entender os erros e acertos já cometidos, para aplicar ou não em sua empresa.
Por isso, sempre fique de olho na sua concorrência, quais as estratégias realizadas e como o público está respondendo.
Saiba mais: Veja o Benchmark da Taxa de Conversão por Segmento de Mercado
Invista em um Bom Copywriting
Com uma boa estratégia de copywriting você pode convencer o lead a comprar seu produto apenas com algumas palavras.
O copywriting utiliza da escrita para instruir o usuário para alguma ação, seja uma inscrição, curtida, compra etc.
Crie uma estratégia de Inbound Marketing/Marketing de Permissão
Essa estratégia é baseada na produção de conteúdo de qualidade, dessa forma, os usuários vão encontrar sua empresa, se informar com ela e criar ainda mais interesse pelo serviço oferecido.
Planeje-se para investir em canais como:
- Blogs;
- Podcasts;
- Vídeos;
- e-Books;
- Newsletters;
- Whitepapers; e
- SEO.
Invista em SEO
A estratégia de Search Engine Optmization (SEO) fará com que o seu site e blog sejam encontrados mais facilmente nos mecanismos de busca.
Então, aposte nas palavras-chave mais buscadas quando se fala de energia solar e procure responder às principais perguntas do seu público.
Atualize o Google Meu Negócio
Pense que uma pessoa está procurando sobre serviços de Energia Solar no Google e, como ela se encaixa no perfil de cliente ideal, acaba dando de cara com a sua empresa logo nos principais resultados de busca.
É isso que o Google Meu Negócio proporcionará para você, se torne referência de serviço em sua região de atuação.
Invista em Tráfego Pago para Energia Solar
Você pode investir em mídia paga como Facebook Ads, LinkedIn Ads e Google Ads, dessa forma seus anúncios sempre aparecerão para o público desejado, atraindo ainda mais leads.
Ao utilizar mídia paga você terá resultados como:
- Aumento do tráfego;
- Aumento da visibilidade;
- Efeitos trazidos mais rapidamente; e
- Segmentação dos clientes.
Leia também: Tráfego Pago e Orgânico: Qual Gera Mais Resultado?
Faça Campanhas de Remarketing
Não desista dos antigos visitantes!
Se o usuário já teve algum tipo de contato com o seu negócio, mas não chegou a pedir nenhum orçamento, utilize o remarketing.
Essa estratégia possibilita personalizar anúncios para esse tipo de situação, então aproveite.
Esteja Presente nas Redes Sociais
Ao estar presente nas redes sociais, você conseguirá engajar o seu público, criar um relacionamento mais próximo, responder possíveis dúvidas e ainda facilitar a comunicação.
Por isso, não deixe de estar nas plataformas mais acessadas pela sua persona.
Experimente o Vídeo Marketing
A estratégia de Vídeo Marketing pode te proporcionar um maior envolvimento com seu público, com ela você atrai, converte e retém clientes.
Esse método pode ser utilizado para apresentar a empresa, explicar sobre o serviço, ensinar sobre mercado de atuação e até mesmo tirar dúvidas.
Um exemplo é o vídeo da Blue Sol Energia Solar que, ao explicar sobre a energia solar, chama os usuários para a sua marca, sem nem mesmo falar sobre a empresa, mas apostando em toques sutis como nome e logo da marca e hashtags.
Mantenha um Canal no YouTube
A sua estratégia de vídeo marketing pode estar dentro do seu canal do YouTube, por exemplo.
Essa ferramenta é considerada o segundo maior mecanismo de busca do mundo, estando atrás somente do Google, por isso, mantenha-se presente no YouTube.
Chegamos ao fim de mais um de nossos conteúdos estratégicos, dessa vez, você já está preparado para colocar em prática a sua estratégia de como gerar leads para energia solar – não se esqueça de aproveitar as dicas e explicações dadas aqui!
Pensando em ter esses resultados em seu negócio? Fique tranquilo, pois em poucos passos você já pode triplicar a sua geração de leads. Entenda como e veja uma demonstração agora mesmo!
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