Sumário
- 1 O que é um Orçamento para Cliente?
- 2 Qual a Diferença entre Cotação de Preços, Orçamento e Proposta Comercial?
- 3 Como Gerar Mais Orçamentos para Clientes e Cotações de Preço para sua Empresa?
- 4 Como Fazer um Orçamento para Cliente?
- 4.1 Tenha uma Tabela de Preços para Agilizar o Processo
- 4.2 Se não Puder Oferecer um Preço Fixo, faça uma Estimativa
- 4.3 Ofereça Opções para o Cliente
- 4.4 Inclua Todas as Informações Essenciais
- 4.5 Utilize um Modelo de Orçamento para Cliente Padronizado
- 4.6 Deixe um canal aberto para tirar dúvidas e negociar os termos da proposta
- 5 O que Não Pode Faltar em uma Cotação de Preços para o Cliente?
- 6 Como Escrever um E-mail de Orçamento?
- 7 Como Abordar o Cliente para Fechar Orçamento?
- 8 Gere Mais Orçamentos e Aumente suas Vendas com a Leadster
Como oferecer um produto para seu cliente sem nem mesmo entender qual a necessidade dele e negociar o melhor para ambas as partes? A solução para esse problema é fazer um bom orçamento para cliente.
Por meio do orçamento, você consegue apresentar ao cliente o que sua empresa tem a oferecer dentro das dores enfrentadas, como e quanto isso vai custar.
Se você quer aprender a fazer um bom orçamento para cliente e, consequentemente, fechar mais vendas, continue no texto!
O que é um Orçamento para Cliente?
O orçamento para cliente nada mais é do que um documento que detalha os custos de um serviço ou produto.
Ou seja, é uma proposta quanto ao pedido do cliente, na qual é apresentada a melhor cotação possível para o serviço ou produto solicitado.
O orçamento para cliente também é utilizado para formalizar a contratação dos serviços ou a emissão de fatura.
Qual a Diferença entre Cotação de Preços, Orçamento e Proposta Comercial?
Para facilitar o entendimento, vamos a um exemplo hipotético:
Imagine que seu departamento de marketing tem determinado orçamento disponível para o primeiro semestre do ano. Uma das formas para utilizar essa verba é contratar um software gerador de leads.
A partir disso, a equipe de marketing vai solicitar uma cotação para diversos fornecedores, para, a partir das negociações, aquela que tiver a melhor proposta (incluindo preço, condições, qualidade do atendimento etc.) levar o contrato.
Ou seja, o orçamento está ligado à previsão de gastos e receitas de um período, é a gestão interna de um negócio.
Já a cotação de preços é quando a empresa lança suas solicitações no mercado, analisando informações sobre preço e condição de compra de produtos ou serviços.
Por fim, a proposta comercial formaliza a oferta de produto ou serviço para um cliente.
No entanto, é muito comum ouvirmos os três termos sendo usados como sinônimos no dia a dia – e não há problema nenhum nisso, desde que você esteja falando a mesma língua que o seu cliente.
Como Gerar Mais Orçamentos para Clientes e Cotações de Preço para sua Empresa?
Existem diversas estratégias para gerar mais orçamentos, algumas delas são a prospecção e geração de leads, por isso, separamos aqui 9 formas para você testar em sua empresa.
Vamos lá!
Para Gerar Leads Qualificados
Aqui estão 6 ferramentas que vão auxiliar você a gerar leads qualificados, ou seja, clientes em potencial com características ainda mais pertinentes ao perfil da sua empresa, e que muitas vezes estarão solicitando orçamentos.
- Ferramentas de Prospecção Ativa (e B2B) – software que envolve a pesquisa, identificação e construção de um relacionamento com consumidores que correspondem ao perfil de cliente ideal. Algumas opções são: Ramper, LinkedIn Sales Navigator e Speedio.
- Chatbots – essa ferramenta funciona por meio de textos e roteiros pré-definidos, gerando conversas automatizadas, tendo como um dos objetivos a geração de leads. Alguns dos melhores chatbots do mercado são: Leadster, Intercom e Landbot.
- Botão do WhatsApp – essa ferramenta é um recurso para direcionar os visitantes das páginas do seu site para um canal de contato direto, o WhatsApp. Saiba que você consegue colocar o Botão do WhatsApp com a Leadster também!
- Construtores de Landing Pages – as LPs são ótimas ferramentas para o lançamento de campanhas e para a captação de leads. Algumas das melhores ferramentas de landing page são: Carrd, IM Creator e Wix.
- Criadores de Pop-Ups – os pop-ups são janelas que se sobrepõem ao site ou página visitada, com linguagem objetiva e com um CTA forte. As melhores ferramentas são: OptinMonster, ConvertFlow e Popt.in.
- Plataformas de Anúncios – por fim, as plataformas de anúncio serão as responsáveis por divulgar e, assim, atingir os contatos mais qualificados para a sua empresa, além de possibilitar uma abordagem personalizada. Pense em investir no Facebook Ads, Google Ads e LinkedIn Ads.
Para Nutrir e Conquistar Pedidos de Orçamento
Agora que você já conquistou seus leads qualificados, é o momento de nutrir esse pessoal – pois nem todos já chegarão pedindo um orçamento.
Para isso, utilize as seguintes ferramentas:
- E-mail marketing – esse tipo de ferramenta está focado na criação, edição e disparo de campanhas de e-mail marketing. Normalmente, oferecem templates, modelos e layouts prontos para facilitar o trabalho. As melhores ferramentas de e-mail marketing do mercado são: MailChimp, RD Station e SendPulse.
- Cold calling – a estratégia de cold calling (ou “chamada fria”) é baseada na ligação para vários contatos para ver se algum deles fecha alguma venda.
- WhatsApp marketing – como o próprio nome diz, é a estratégia que utiliza o WhatsApp como canal de marketing para vender seus produtos, serviços e demais soluções. Ele também pode ser usado para nutrir um relacionamento com o lead após conversão, para que com o tempo essa pessoa se interesse pelo seu produto/serviço e faça um pedido de orçamento.
Como Fazer um Orçamento para Cliente?
Agora que você já conhece algumas das estratégias para receber mais pedidos de orçamentos, vamos ao passo a passo para dar continuidade a esse processo e organizá-lo internamente aí na sua empresa?
Tenha uma Tabela de Preços para Agilizar o Processo
Em algum momento a sua empresa precisará definir uma lista de preços, por isso, já fique preparado para essa etapa.
Lembre-se também de datar as suas listas de preços para que o cliente analise a situação em que está, além de deixar claro o que está sendo cobrado naquele orçamento.
Se você é uma agência ou um freelancer de marketing e nunca passou por essa etapa antes, saiba que a Leadster tem um texto pronto para guiar você na criação de sua Tabela de Preços para Marketing Digital.
Se não Puder Oferecer um Preço Fixo, faça uma Estimativa
Caso você não tenha um preço fixo, ofereça uma estimativa.
Essa situação pode acontecer nos casos em que a produção do serviço e produto depende das habilidades, tempo e materiais necessários que são variáveis.
A estimativa é um palpite de quanto o trabalho pode custar, ela considera possíveis desenvolvimentos imprevistos e circunstâncias.
Forneça valores mínimos e máximos para o orçamento do cliente.
Ofereça Opções para o Cliente
Muitas vezes o cliente pode não ter pedido um item específico. Por isso, inclua em seu orçamento serviços ou produtos que tenham a ver com a dor e necessidade do usuário, mesmo que ele não tenha solicitado.
Inclua Todas as Informações Essenciais
As informações essenciais abrangem datas, valores, dados padrões da empresa, entre outros indispensáveis para o seu orçamento.
Siga no texto, pois vamos detalhar cada uma delas à frente.
Utilize um Modelo de Orçamento para Cliente Padronizado
Para não haver imprevistos no dia a dia, siga um modelo padronizado de orçamento para cliente.
Faça testes e siga aquele que mais tem dado resultado para o seu negócio.
No texto sobre proposta comercial, temos quatro modelos que você pode adaptar no orçamento para cliente de sua empresa.
Temos também modelos personalizados para quem trabalha com marketing digital, confira!
Deixe um canal aberto para tirar dúvidas e negociar os termos da proposta
Nada de mandar o orçamento e sumir. Lembre-se de manter uma comunicação clara e disponível ao usuário.
Dessa forma, o processo de negociação fluirá melhor, além da sua empresa “ganhar pontos” em termos de experiência do cliente.
O que Não Pode Faltar em uma Cotação de Preços para o Cliente?
Agora que você já sabe como fazer um orçamento ou cotação de preços para cliente, vamos aos pontos que não podem faltar.
- Informações comerciais padrão – nome, endereço da empresa, detalhes do cliente, número de identificação e número da cotação;
- Detalhes do serviço ou produto a ser entregue – detalhamento da falha, dos procedimentos a serem executados e o cronograma de execução (como vemos abaixo);
- Cronograma de execução ou prazo de entrega – prazo de vencimento ou datas para entrega dos produtos e serviços;
- Preços – total por produto/serviço e total geral de todos os serviços e produtos inclusos;
- Condições de pagamento – parcelamentos, valor de entrada, valor de frete, pagamento por boleto, cartão de crédito etc.;
- Termos e condições – por ser uma área mais jurídica, é bom você buscar por um advogado para delinear essa seção;
- Validade da cotação – validade do orçamento, validade da proposta e validade do serviço (se necessário);
- Espaço para assinaturas – você pode também disponibilizar assinaturas digitais, e receber de forma instantânea o aceite da cotação;
- Dados de contato – e-mail corporativo, telefone, site e todas as outras formas disponíveis pela empresa.
Como Escrever um E-mail de Orçamento?
Para começar, um bom e-mail de orçamento para cliente precisa ter uma linguagem clara, ser objetivo, incluir dados verídicos e fechar com um agendamento de follow-up.
Agora que você já sabe quais são os pontos essenciais, vamos ao passo a passo:
- Escreva uma apresentação que valorize seu negócio – exalte os benefícios de seus produtos e serviços, para evidenciar ainda mais, ressalte as dores do cliente;
- Descreva os produtos e serviços de maneira clara e objetiva – crie uma descrição completa e transparente dos seus produtos e serviços;
- Insira uma tabela de valores legível – inclua o preço de cada produto ou serviço, a identificação de cada item e um breve descrição;
- Informe um prazo de validade para o orçamento – não se esqueça desse ponto, senão tudo pode fugir do planejado. Por isso, deixe em evidência o prazo de validade do orçamento;
- Agende um follow-up – por fim, combine com o cliente qual é o próximo passo para dar continuidade na tratativa, seja em vídeo, ligação, visita ou novo e-mail.
Como Abordar o Cliente para Fechar Orçamento?
Em quatro passos você saberá como abordar o cliente para fechar o seu orçamento.
Confira:
1. Identifique se o lead realmente é quente e se é o tomador de decisão (ou só está pesquisando/influenciador)
Vamos às definições para entender essa etapa:
- Leads quentes – leads qualificados e que se destacam da base geral por estarem altamente interessados na sua solução e prontos para uma abordagem do seu representante comercial.
- Tomadores de decisão – profissionais responsáveis pela palavra final sobre uma compra ou uma contratação.
Identifique se o usuário em que você está conversando se encaixa em uma dessas definições para seguir com o negócio, pois, às vezes, a pessoa está apenas realizando uma pesquisa e não tem chance de fechar negócio.
2. Faça follow-ups
O follow-up de vendas nada mais é do que o acompanhamento de um contato.
Essa etapa fará com que a oferta, no caso o orçamento, se mantenha ativa, impedindo que a negociação esfrie.
Além disso, ela também funciona para estreitar relacionamento, se mostrar à disposição, tirar dúvidas e estimular o fechamento da compra ou contratação.
3. Quebre objeções para seguir a negociação
A objeção de vendas é uma consideração, questão ou impedimento colocado pelo consumidor em relação à proposta que está sendo oferecida.
Para entender melhor essa situação, é importante que você crie sua matriz de objeções em vendas, assim a equipe já estará preparada para esses momentos.
Agora para quebrar essas objeções, indico a você as 14 Principais Técnicas de Negociação para Vendas da Leadster!
4. Faça o fechamento da venda usando as técnicas consagradas (ou não)
Existem diversas técnicas de fechamento de vendas no mercado.
Para escolher qual utilizar foque sempre no tom de voz de seu negócio, além de considerar a personalidade tanto da empresa quanto do usuário: analise qual é a estratégia mais adequada para conversar com seu lead e fechar a venda.
Gere Mais Orçamentos e Aumente suas Vendas com a Leadster
Para turbinar ainda mais o seu processo de orçamento para cliente, conte com a Leadster.
Por meio do nosso Chatbot de Marketing Conversacional, você já qualifica o lead, capta todas as informações necessárias para a criação do orçamento e ainda pode enviar esses leads qualificados direto para o WhatsApp ou agendar uma reunião.
Se ainda não está convencido, saiba que já temos um caso de maior geração de orçamentos após uma empresa ter começado a usar a Leadster.
Esse é o case da Cosiaço, que gerou 4 vezes mais pedidos de orçamentos qualificados, faturando 55 mil reais adicionais com a Leadster, então, não deixe de dar uma olhadinha.😉
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