/ / 21 Apps de Inteligência Artificial para Mobile e Desktop

Os apps de Inteligência Artificial já estão por toda parte. Correr deles nessa altura do século é inviável e de verdade: não faz nem sentido. 

Hoje já existem apps de IA para muitas coisas, mas ainda não para tudo. E é importante entender o que exatamente eles fazem para entender como eles conseguem se encaixar na sua rotina do melhor jeito possível. 

Os tempos que estamos vivendo exigem esse comprometimento. Entender onde a Inteligência Artificial se aplica no seu trabalho é a nossa tarefa nesses anos iniciais da tecnologia. E é exatamente isso o que vamos fazer hoje, juntos aqui no texto. 

Mas existe uma distinção bem clara nos aplicativos de Inteligência Artificial — existem os para Desktop e os voltados para o Mobile. 

Vamos falar mais sobre essas diferenças nos tópicos relacionados e nos itens dentro de cada um deles. Vamos começar?

Os melhores apps de Inteligência Artificial para PC

O homem bicentenário com varios apps de inteligência artificial ao redor.

Já existem vários apps de Inteligência Artificial voltados para o público do Desktop. Esses aplicativos costumam ser mais robustos e são muitas vezes voltados para o segmento B2B. 

No Desktop, a maior preocupação dos aplicativos de Inteligência Artificial é facilitar o seu trabalho. 

Grande parte desses aplicativos para Desktop usa a tecnologia desenvolvida por laboratórios de forma licenciada. Apps de produção de conteúdo, por exemplo, usam a API do ChatGPT. 

Outros, relacionados a imagem, vão usar os recursos do DALL-E 2 e do Midjourney. Alguns deles também usam tecnologia própria. 

De qualquer forma, os aplicativos de Inteligência Artificial para PC mais avançados hoje estão em dois eixos principais: Business Intelligence e produção criativa. 

É claro: existem outros tipos de aplicativo que vão se encaixar em outras categorias. Mas essas são as principais até o momento. 

Vamos direto para os exemplos? Neles conseguimos nos aprofundar melhor. Começando com os básicos: 

ChatGPT

Entre todos os apps de Inteligência Artificial que trouxemos aqui, o ChatGPT é provavelmente o mais conhecido e popular. 

Para quem ainda não conhece, seu funcionamento é simples: você entra com um comando — chamado de prompt — e a Inteligência Artificial te entrega um texto com base no que você pediu. 

A partir daí, é possível trabalhar esse texto da forma como você desejar. Por exemplo: se você pede ao ChatGPT um resumo sobre a primeira guerra mundial e ele entrega um texto de 500 palavras, você pode pedi-lo para expandir ou encurtar esse texto. 

O ChatGPT tem duas versões principais disponíveis para o grande público: uma grátis e uma paga. A sua versão paga usa a tecnologia mais recente da OpenAI, o GPT-4, e pode ser conectado via API na construção de outros aplicativos voltados para a produção textual. 

Inclusive, nós vamos ver vários exemplos ao longo desse texto de apps de Inteligência Artificial que usam o modelo GPT-4 em diversas funções diferentes.

Mas vale ressaltar que o ChatGPT é o nome do aplicativo de Inteligência Artificial. Ele é um produto. O Modelo de Processamento de Linguagem Natural é o GPT. 

Apesar do ChatGPT usar o GPT, fazer essa distinção é importante para entender como outros aplicativos de Inteligência Artificial conseguem usar o GPT para outras finalidades, mais específicas e direcionadas. 

Midjourney e DALL-E 2

Os dois são os apps de Inteligência Artificial mais populares quando o assunto é a produção de imagens. 

O Midjourney e o DALL-E 2 são produtos diferentes: o primeiro é produzido pelo laboratório independente de mesmo nome, e o segundo pela OpenAI, criadora do ChatGPT. 

O que esses apps de Inteligência Artificial fazem é bem simples e similar ao funcionamento do ChatGPT: você “pede” uma imagem através de um prompt e a IA faz o resto. 

Essas duas ferramentas também servem como fundação para outras tecnologias, do mesmo jeito que o ChatGPT. 

Aplicativos de geração de imagens, especialmente no mobile, usam muito uma das duas tecnologias. Junto com o ChatGPT, elas constituem o padrão atual de criação através de Inteligência Artificial. 

E já que estamos nesse assunto: 

Adobe Firefly e Generative Fill

Saindo um pouco do eixo Midjourney e OpenAI, a Adobe também está bem avançada no seu próprio modelo de Inteligência Artificial. 

Seus dois produtos principais são o Firefly e o Generative Fill. Ambos já estão integrados diretamente nos produtos Adobe via Creative Cloud — como o Photoshop e o Ilustrator — desde a última atualização dos mesmos. 

A Adobe tem uma abordagem mais consciente do trabalho sendo realizado pelos criadores. Ambas as ferramentas surgem como um complemento, uma ferramenta creators first.

Isso é bastante importante no cenário polêmico que vivemos hoje com a Inteligência Artificial. Esses aplicativos foram criados para expandir o trabalho dos designers, e não substituí-los. 

Willian Gomes, da Rock Content, escreveu um artigo recentemente testando as duas funcionalidades. 

O Generative Fill funciona adicionando elementos em uma imagem original, com o suporte de ferramentas clássicas do Photoshop — como a Magic Wand, por exemplo. Veja o resultado da aplicação: 

Teste do Generative Fill

Aqui, o autor fez quatro mudanças principais: 

  • Ele removeu as pessoas e os carros; 
  • Ele aumentou a luminosidade e o contraste das fotos; 
  • Ele adicionou elementos extras na rua, como a poça e as vendas; 
  • Ele adicionou outros elementos originais, como o cavalo alado e a moça dançando na rua. 

Tudo isso diretamente pelo Photoshop. Já o Adobe Firefly é mais parecido com o DALL-E 2 e o Midjourney. Você insere um prompt e ele te retorna um resultado: 

Teste do Adobe Firefly

O resultado com o Generative Fill é bem mais orgânico e tem menos cara de videogame, que é um dos males das imagens geradas por IA hoje, e também tem menos alucinações, como os cascos do cavalo, a posição das suas pernas e a perspectiva da imagem como um todo. 

Vale bastante a pena ler o artigo do Willian para entender melhor todas as funcionalidades que a Adobe está oferecendo com a IA. Ela vem se destacando bastante no segmento. 

Canva

O Canva oferece uma ferramenta similar a da Adobe já há algum tempo no seu editor. E mais algumas outras também super interessantes. 

A ferramenta de Inteligência Artificial Generativa para a criação de imagens funciona no mesmo estilo das outras que estamos analisando até agora. Você cria um prompt e ele entrega uma imagem pronta: 

Teste da IA do Canva

Esse foi o resultado para o prompt “homem comendo um hambúrguer”. Dá pra ver que a funcionalidade ainda é bastante limitada nos detalhes: as unhas não estão certas e o hambúrguer não parece ter carne. 

O Canva também oferece alguns outros apps de Inteligência Artificial super interessantes. O D-ID AI Presenters cria vídeos humanizados com narração, enquanto a Soundraw cria trilhas de música simples com a IA. 

Vale a pena testar todos, mas os resultados ainda são bastante limitados. 

ElevenLabs

O app de Inteligência Artificial da ElevenLabs vai direto ao ponto: sua função é criar vozes de acordo com os prompts dos seus usuários. 

A imensa maioria dos apps de Inteligência Artificial funcionam desse jeito, como você já deve estar percebendo. Esse é o modelo de negócios e a tecnologia conhecida como Inteligência Artificial Generativa. 

A ElevenLabs pode ser usada em vários tipos de material distribuídos em várias mídias. Vídeos, audiobooks, jogos e até chatbots com inteligência artificial podem ganhar vozes próprias e naturais. 

Outra funcionalidade é o Voice Cloning. Você pode pedir para a ferramenta ler um texto com uma voz específica que você envia. Seu chefe não quer gravar o vídeo, mas precisa ser na voz dele? Deixa que a IA resolve 🤖

Veja um vídeo de demonstração logo abaixo: 

Detalhe: a ElevenLabs funciona em vários idiomas (inclusive português), reproduzindo dialetos e sotaques. 

Leadster

O Chatbot Leadster também tem sua própria funcionalidade de Inteligência Artificial usando o modelo GPT-4. 

Funciona assim: quando você instala a Leadster, nós tomamos um tempo para analisar suas páginas mais acessadas. Depois, você ganha um Analytics exclusivo com a performance dessas páginas e dos chatbots instalados nelas. 

E nisso a funcionalidade da Inteligência Artificial ainda nem começou a funcionar. Quando essas páginas são analisadas, nós oferecemos sugestões de copy personalizadas para cada uma delas. 

Veja como funciona: 

Captura de tela da funcionalidade IA da Leadster

Simples, mas muito efetivo. Preparar uma boa copy para fluxos diferentes leva tempo e esforço. Com a IA, são dois cliques e pronto: tudo resolvido. 

Anyword

A Anyword vem se destacando das outras ferramentas de IA para o marketing digital pela sua proposta que consegue ser abrangente e específica ao mesmo tempo. 

A plataforma busca otimizar resultados com copy analisando seus anúncios e oferecendo sugestões de melhorias de acordo com o seu histórico do que dá certo e do que não dá. 

Por exemplo: vamos supor que você tem 10 campanhas rodando entre Google Ads e Social Ads. Um dos pontos principais do CRO é que você deve otimizar suas copys de acordo com o que suas campanhas de maior sucesso estão dizendo. 

Mas isso leva bastante tempo. A proposta da Anyword é fazer essa análise e oferecer as melhores ideias de acordo com o que está funcionando. 

Treinando a IA da Anyword, você recebe uma nota para cada anúncio que você está planejando, indo até mesmo além da copy e em informações mais aprofundadas, como segmentação de público e objetivos da campanha. 

Além disso, ela também trabalha com a otimização de qualquer texto que você vai produzir de acordo com o seu guia de estilo e tom de voz. 

Além dessas otimizações, a Anyword também gera o conteúdo de acordo com seus textos de maior performance. 

Mas cuidado: um dos grandes diferenciais da escrita humana é a surpresa. Resultados com a IA podem ser até garantidos, mas para expandir seu negócio de verdade, é sempre bom contar com criativos humanos. 

Gamma

O Gamma é uma das ferramentas mais específicas de IA que você vai ver aqui nesse texto. E o que ele produz nem é nada de outro mundo: a ferramenta é especializada em produzir slides e pitch decks. 

É como se fosse um Canva automatizado, mas completamente otimizado para a produção de slides sem todo o ruído que o Canva acaba trazendo mais de uma década depois da sua inauguração. 

O modelo de IA é o mesmo que estamos vendo até aqui: o Generativo. Você digita um prompt e pronto: seu deck de slides fica pronto imediatamente, você só vai precisar editar o texto. 

Além dessa funcionalidade principal, a ferramenta também conta com um assistente virtual que recebe suas instruções e as aplica em tempo real. 

Se o seu slide ficou muito azul, por exemplo, você pode pedir para trocar completamente as cores e até sugerir uma cor que combina melhor com você. 

A ideia é simples, mas ela é muito bem executada. É como se você abrisse o Power Point e, ao invés de descobrir todas as suas funções, você só falasse com ele. 

O Gamma funciona à base de créditos. Você pode comprá-los ou assinar o Gamma Pro, que custa US$ 16 por mês. 

Panorama de Geração de Leads no Brasil 2023 - Leadster

BQE Core Suite

Saindo um pouco do eixo criativo, o BQE Core Suite é um app de Inteligência Artificial totalmente voltado para o Business Intelligence. 

Sua proposta é simples: com acesso a todos os dados de vendas e relacionados a administração da sua empresa, ele fornece informações cruciais para a melhor tomada de decisões. 

Além disso, o BQE também atua organizando essas informações em gráficos compreensíveis e os envia automaticamente para os setores responsáveis.

Visão em tempo real de KPIs, integração entre os objetivos individuais de cada projeto e os globais da empresa, visão do status de projetos em tempo real, integração da gestão de projetos com a contabilidade: tudo isso é parte do trabalho do BQE. 

É bem complicado falar sobre Business Intelligence porque esse é um assunto melhor explicado pela prática. Te recomendo acessar o site da BQE e fazer um teste da ferramenta. 

Ou até conhecer algumas outras no mercado para entender quais fazem mais sentido para a sua realidade. O BQE é melhor aproveitado por empresas de médio a grande porte. 

Genesys Cloud CX

Para fechar esse tópico, vamos partir dos dois eixos principais que dominam os apps de Inteligência Artificial hoje e entrar em um outro que vem se desenvolvendo muito rápido: o customer experience. 

O Genesys Cloud CX é um dos melhores aplicativos de Inteligência Artificial do setor CCaaS — Contact Center as a Service — figurando inclusive como líder no quadrante mágico da Gartner 2023. 

Mas a Inteligência Artificial no caso da Genesys não é exatamente sua maior funcionalidade, mas “apenas” mais uma delas. 

A plataforma te permite gerenciar todos os pontos de contato com o seu cliente: mensagens, telefonemas, e-mail e chatbots para atendimento com IA. 

As funcionalidades são muitas e podem ser extensamente personalizadas. O vídeo abaixo, de apresentação, traz algumas delas: 

Bom, chegamos ao fim da nossa lista dos melhores aplicativos de Inteligência Artificial para o PC. 

Como conversamos mais cedo, a maioria deles está relacionada com a performance no trabalho. 

Agora, vamos conhecer um pouco mais sobre os apps de IA para o smartphone — eles são um pouco mais divertidos e menos orientados para o mercado. 

Continue comigo na leitura: 

Melhores apps para Android e iOS

Mas pode ficar tranquilo: não é que mostramos todos os apps relacionados ao trabalho e agora é a hora da diversão não! 

Os apps de Inteligência Artificial para Android e iOS são mais lúdicos e divertidos mesmo, e trouxe aqui alguns exemplos que não tem absolutamente nada a ver com marketing digital ou trabalho de qualquer forma. 

Mas ainda assim existem vários outros que podem muito bem ser usados para melhorar sua performance no trabalho. Tudo depende de quais são os seus objetivos no uso. 

Mas é melhor a gente se aprofundar nesses pontos em cada um dos itens. Vem comigo: 

Lensa

Captura de tela do app Lensa

A maioria dos aplicativos de Inteligência Artificial para Android e iOS vai trabalhar algum aspecto da câmera e das fotos, do mesmo jeito que a Inteligência Artificial no Desktop trabalha muito imagem e texto. 

O motivo é simples: nós estamos só no início dessa nova era tecnológica, e a criatividade dos desenvolvedores ainda está sendo desafiada. 

O foco do Lensa está em filtros para correção, principalmente de selfies. Ele tem esse uso mais voltado para pessoas comuns, fora do ambiente corporativo, mas também tem grandes usos em uma agência de publicidade, por exemplo. 

Várias já estão usando aplicativos de inteligência artificial para fazer alguns retoques nas fotos e criar ótimas imagens Instagramáveis dos seus clientes sem precisar envolver designers.

WOMBO Dream 

Captura de tela do app Wombo

O WOMBO Dream é como um Midjourney para o celular — mais simples de usar mas também um pouco mais limitado. 

Seu funcionamento é muito simples: você digita um prompt e ele te entrega uma arte gerada por Inteligência Artificial de acordo com o que você pediu. 

Ele é um exemplo entre vários outros que estão oferecendo basicamente a mesma coisa nas lojas de aplicativos. Sua versão grátis tem bastante anúncios, então se prepare para exercitar sua paciência ou pagar o plano premium. 

Você pode escolher estilos de arte e o aplicativo gera múltiplas imagens para o mesmo prompt, com algumas variações bem drásticas entre elas. 

Seu uso principal acaba sendo mais a diversão do usuário, já que as opções de edição de imagem pelo celular ainda são bem limitadas. Para um uso profissional, recomendo usar o Adobe Firefly no Desktop. 

Perplexity

Captura de tela do app Perplexity

O Perplexity é o aplicativo mais popular em uma nova modalidade de Inteligência Artificial que vem ganhando espaço pouco a pouco no mercado — os Google killers.

Sua principal funcionalidade é literalmente substituir o Google. Ou como diriam os sarcásticos, “só isso”. 

Seu funcionamento é bem simples, como um buscador deve ser. Você instala o aplicativo no seu celular, abre e faz uma pergunta. 

Usando o modelo GPT-4, o Perplexity então busca responder sua pergunta de forma textual e imediata, sem você precisar clicar em nenhum resultado. 

Seus usos ainda são limitados na mesma medida que o próprio modelo GPT-4 também é limitado. As respostas são certas na maior parte do tempo, mas algumas vezes o app tem alguns problemas com alucinações. 

Replika

Captura de tela do app Replika

Esse é um dos apps de Inteligência Artificial mais interessantes até agora. Ele é como uma mistura de ChatGPT com The Sims 😅

O funcionamento do Replika é exatamente o que seu nome diz. Você cria um avatar capaz de conversar com você, simular emoções e te oferecer conselhos quando você precisa. 

Um ponto super interessante é que o Replika se lembra de tudo que você conversa com ele, buscando trazer esse nível extra de simulação. O ChatGPT, por exemplo, não se lembra de praticamente nada que você conversa uma hora depois da conversa acabar. 

Como toda IA, quanto mais você conversa com a sua Replika, mais inteligente ela se torna. Você também pode fazer vídeo-chamadas com seu avatar e até explorar o mundo junto com ela usando óculos de realidade virtual. 

Socratic

Captura de tela do app Socratic

Ok, saindo do mundo da diversão e voltando para a seriedade: é hora de conversar sobre o Socratic

O Socratic é mais do que uma plataforma de Inteligência Artificial. Ele tem vários recursos voltados para a educação e a IA é mais uma delas. 

Basicamente, você pode usar o reconhecimento de voz e texto para encontrar respostas bem específicas que o app não conseguiu te fornecer nativamente. 

O Socratic usa o algoritmo de Inteligência Artificial do Google e, embora não seja puramente um aplicativo IA, é um dos mais populares e importantes no mercado hoje. 

Rizz

Captura de tela do app Rizz

O Rizz é super interessante principalmente para quem entende um pouco mais de inglês. 

Sua principal função é transformar textos comuns em textos que a Geração Z gostaria de ler — usando suas gírias, maneirismos, metáforas e analogias. 

Mas a sua principal funcionalidade não é só a transformação: ela vem com uma finalidade, e essa finalidade é o amor 💙

O Rizz é um assistente virtual para paqueras. Ele dá dicas de como abordar pessoas da Geração Z quando você também é da Geração Z mas não tem um domínio 100% do rizz — o jeito específico que o pessoal dessa geração fala. 

ELSA

Captura de tela do app ELSA

O ELSA Speak é outro app de inteligência artificial focado no aprendizado, mas dessa vez o de idiomas.

Sua principal finalidade é te ajudar na pronúncia ao longo da sua jornada de aprendizado de inglês. 

O funcionamento é simples: o aplicativo te oferece algumas frases que variam de complexidade conforme você vai avançando nas lições. 

Seu trabalho é falar essas frases em inglês para o aplicativo, que então avalia sua pronúncia através de uma inteligência artificial própria. 

É como um Duolingo, mas o foco aqui está muito mais em como você pronuncia as frases. 

Youper

Captura de tela do app Youper

A especialidade do Youper também é bastante específica: a sua saúde mental. 

Sua apresentação é simples e intuitiva: ele é um chatbot que age como seu “terapeuta”. 

Mas seu funcionamento vai bem além disso. Ele foi criado com base em informações de milhares de pacientes e casos reais. 

Por conta disso e das respostas imediatas, o Youper vem se tornando bastante popular nos Estados Unidos, que vem passando por uma crise de saúde mental tão grave que está difícil encontrar profissionais para a demanda gigantesca. 

Nessas horas, um atendimento feito por um robô é melhor do que não ter nenhum atendimento, não é? 

Mas é sempre bom deixar claro que o tratamento com o Youper não substitui um profissional qualificado de jeito nenhum! Ele pode ser um complemento ao tratamento, dependendo muito do caso. 

Luma

O trabalho do Luma é bem simples: democratizar o acesso a inserções 3D em qualquer tipo de vídeo. 

Esse é um app bem interessante mas também bastante avançado. Ele é ótimo para designers que querem fazer inserções mais audaciosas nos seus trabalhos mas que precisam de uma mãozinha extra do robô 🤖

É importante considerar também que os modelos são bastante simples. Eles servem principalmente como inspirações para um trabalho maior, que exigiria uma renderização mais longa e um hardware mais potente. 

Mas mesmo assim, os resultados ainda impressionam bastante. Todos os entusiastas de IA deveriam conhecer o Luma para entender qual é o futuro do design 3D. 

Be My Eyes

Entre todos os aplicativos de Inteligência Artificial que citamos até agora, o Be My Eyes é o que tem o maior impacto social. 

O que ele faz é bastante louvável: descrever o mundo para pessoas cegas. 

Isso funciona através de vídeos feitos ao vivo. A pessoa com deficiência aponta a câmera do celular para o que ela quer ter uma descrição, e o aplicativo fornece a resposta para a dúvida. 

O Be My Eyes tem dois funcionamentos: primeiro, através da comunidade e de vídeos. Você pode ligar a câmera do seu celular e solicitar ajuda. Um membro voluntário da comunidade então vai te descrever com detalhes o que está sendo transmitido. 

A outra funcionalidade usa o GPT-4 para transformar imagens em texto. Você aponta a câmera, tira uma foto e a IA te diz exatamente o que está na imagem. 

Interessante e com um grande valor social, não é? E o melhor é que o Be My Eyes não usa a IA para substituir ninguém: ela é um complemento ao trabalho já sendo feito. 

Otter AI

Para fechar o texto, um último aplicativo super útil para quem tem bastante reuniões: conheça o Otter AI. Sua principal funcionalidade é gerar notas automaticamente nas reuniões online.

Funciona assim: toda reunião que começa com o Otter AI instalado está dando informações para ele. E todos os participantes da reunião podem fazer pedidos específicos para a Inteligência Artificial. 

Por exemplo: você pode pedir para o Otter te fazer um sumário rápido de um assunto específico que você perdeu por chegar atrasado. 

Também pode orientar a IA a fazer anotações só sobre um assunto específico e ignorar os outros. 

Quem trabalha muito com reuniões online vai se beneficiar bastante dessa tecnologia. Pode esperar: dentro de poucos anos essa funcionalidade já vai ser padrão nos principais apps de vídeochamadas. 


E aí, o que você achou da nossa lista de apps de Inteligência Artificial? Espero que ela tenha sido bastante útil pra você. 

Não é mais correto dizer que o futuro vai ser dominado pela IA. Nós já estamos vendo isso acontecer agora, no presente. 

Você pode ter o poder da Inteligência Artificial para gerar leads hoje no seu site. E o melhor: de graça e sem cartão de crédito. 

Faça um teste da Leadster e veja como nossa funcionalidade que usa o ChatGPT funciona. A IA é democrática e deve ser para todos. Que tal começar hoje? 

Clique no banner abaixo e comece seu teste! Obrigado pela leitura e a gente se vê no próximo texto. 


Gustavo Luby

CMO da Leadster, há 6 anos empreendendo no setor de tecnologia, apaixonado por CRO, Growth Hacking e Mídia paga.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *