Sumário
Fazer a captação de clientes no marketing digital é uma das tarefas mais amplas e até divertidas de todos os processos.
A captação está principalmente no Topo do Funil, que é reconhecido por ter uma atuação ampla e recompensar a criatividade e a produção de conteúdo.
Mas ela não está restrita a essa etapa do Funil. Captar clientes significa acompanhá-los ao longo da Jornada do Cliente
É justamente nesse ponto que a Inteligência Artificial para captação de clientes entra em cena.
Desde os métodos mais criativos até os mais processuais e operacionais, a Inteligência Artificial facilita a captação de clientes, sendo um apoio crucial para equipes de marketing que atuam no Topo do Funil — e além também.
Hoje vamos conversar melhor sobre esse assunto, começando com um passeio pelo papel da IA ao longo do Funil de Vendas — onde usá-la? E como, exatamente?
Vamos para a conversa. Tudo pronto por aí?
O estado da IA na captação de clientes em 2025
Mas antes de tudo, precisamos entender exatamente como estão os avanços da IA em 2025, o que é possível atingir com ela e o que ainda está para chegar.
2025 é o ano das IAs multimodais e dos AI builders — construtores de sistemas com Inteligência Artificial.
Além, é claro, da introdução de integrações que antes eram até inimagináveis.
Porém, precisamos esclarecer que as IAs ainda estão se desenvolvendo. 2024 foi o ano da criação de vários sistemas diferentes, enquanto 2025 será o ano da integração entre esses sistemas.
Já existem várias plataformas de marketing oferecendo sistemas de IA que, se ainda não fazem o que trazemos aqui no texto, estão se desenvolvendo nesse caminho.
Então, vamos falar um pouco das promessas da IA junto com alguns pontos que a IA já entrega ao longo do artigo, fazendo a distinção quando for necessário.
No próximo tópico, vamos explorar como a IA se insere no Funil de Marketing e Vendas, um espaço um pouco mais abstrato.
Mas logo depois, vamos conversar melhor sobre sistemas de IA que já estão em funcionamento, e que já entregam algumas funcionalidades que elencamos, tudo bem?
Captação de clientes com Inteligência Artificial ao longo do Funil de Marketing
Antes de tudo, precisamos conversar sobre onde exatamente a Inteligência Artificial ajuda na captação de clientes ao longo do Funil de Vendas.
Como conversamos na introdução, a captação de clientes muitas vezes é colocada como responsabilidade do Topo do Funil, mas não é bem assim.
A etapa de ToFu existe para a geração de leads, algo bem diferente de clientes.
A verdade é que a captação de clientes ocorre nos três estágios do Funil de Marketing e Vendas, tendo variações no foco e nas abordagens em cada etapa.
Geralmente, e de forma bem resumida, podemos descrever as etapas da captação de clientes assim:
- Topo do Funil: geração de leads e qualificação desses leads;
- Meio do Funil: qualificação e nutrição dos leads;
- Fundo do Funil: abordagens ativas para geração de clientes e marketing de relacionamento para expansão da recompra ou manutenção dos contratos, no caso de serviços.
Claro que essa é uma forma bem resumida de conversar sobre os estágios do Funil de Vendas.
Para um aprofundamento maior, caso você sinta necessidade, acesse nossos textos específicos sobre cada uma das etapas do Funil:
➡️ Topo de Funil: Estratégias e Conteúdos para essa Etapa de Vendas
➡️ Meio de Funil: O Que É e Como Criar esse Tipo de Conteúdo
➡️ Fundo de Funil: Como Produzir Conteúdo Para Essa Etapa
Agora, vamos entender melhor como a Inteligência Artificial ajuda na captação de clientes em cada uma dessas etapas.
Tudo pronto por aí? Depois, vamos conversar sobre as principais ferramentas de IA que vão te ajudar nesse processo, separando por conteúdo, contato direto com o cliente, analytics e mais alguns outros pontos mais avançados.
Vamos lá:
A Inteligência Artificial no Topo do Funil para Geração de Leads
A IA no Topo do Funil busca principalmente gerar novos leads. E a geração de leads passa invariavelmente por alguns aspectos:
- Produção de conteúdo para gerar visitantes;
- Brand Awareness;
- Conteúdo aprofundado para geração de leads na prática;
- Criação das melhores CTAs;
- Identificação dos melhores locais para essas CTAs;
- Criação de anúncios com objetivo de conversão em leads (não necessariamente vendas);
A IA tem várias aplicações em cada uma dessas categorias de ações.
Com certeza a mais popular hoje é o uso da Inteligência Artificial na criação de conteúdo.
As ferramentas de IA Generativa funcionam em vários aspectos da criação de conteúdo, indo desde o brainstorming para novas ideias até a criação de primeiros esboços — mas claro, com sérias limitações.
Mas esse é só o aspecto mais superficial. Na conversão de visitantes em leads, a IA atua em chatbots para oferecer ofertas de aprofundamento mais personalizadas, facilitando a análise e a criação de chamadas.
A Leadster já oferece esse suporte desde 2022, por sinal.
E agora, com o surgimento do Gemini do Google, é possível contar com um chatbot no próprio Google Ads, facilitando a criação de anúncios até por analistas de marketing que nunca tiveram contato com a ferramenta antes.
Meio do Funil
O Meio do Funil atua principalmente na criação de fluxos de nutrição para a qualificação dos leads e o seu avanço para o Fundo do Funil.
Os fluxos de nutrição em si são absolutamente particulares, e dependem da estrutura de conversão de cada marca.
Ou seja: a construção de um fluxo de nutrição está diretamente relacionado com como foi o processo até o momento.
A IA hoje consegue resolver esse ponto especialmente na área de analytics, na construção dos próprios fluxos e na elaboração de material a ser enviado ao lead durante todo o processo.
A integração com CRMs de vendas e plataformas de marketing vão permitir (os avanços nessa área ainda estão no início) a criação de fluxos personalizados de acordo com o perfil do seu público-alvo e com as interações que ele teve com a marca.
Isso aumenta a precisão do Lead Scoring, e permite a entrega de MQLs com muito mais garantias para a equipe de vendas.
Exatamente como fazemos hoje manualmente. É claro que a IA não será capaz de fazer um fluxo de nutrição completo e perfeito. Mas esse não é nem o seu objetivo.
E no próprio processo de nutrição, a IA atua ajudando a elaborar as melhores mensagens, SMS, e-mails e até roteiros de ligação para os seus leads.
Fundo do Funil
O Fundo do Funil de Marketing é a inauguração do Funil de Vendas.
Nesse momento, todos os esforços são guiados para a geração de SQLs — Leads qualificados para a venda.
A IA aplicada em sistemas de automação de marketing — algo que já está acontecendo pouco a pouco e vai se expandir ao longo de 2025 — é capaz de entender as nuances dessa qualificação e do Lead Scoring.
Um pouco mais sobre o Lead Scoring. Ele gera pontuações para cada interação que um lead tem com a sua marca.
Porém, com uma base de leads grande e uma equipe reduzida, pode ser difícil entender a história completa dessa qualificação.
Dois Leads podem ter a mesma pontuação, mas terem baixado materiais completamente diferentes.
É possível diferenciar categorias — por exemplo, um lead se qualificou baixando materiais sobre marketing digital na sua agência, e outro tem a mesma pontuação, mas só baixou materiais sobre e-commerce.
Isso é possível perceber nos próprios sistemas de automação de marketing, certo?
Agora pense nesse lead que só baixou materiais de e-commerce. Podem ter categorias diferentes de materiais dentro desse segmento na sua empresa.
Uma IA consegue ler esses dados e entender essas diferenças mais sutis nesses dois leads, e gerar abordagens muito mais personalizadas.
Isso já acontece hoje independente da IA. Isso já acontece há anos, aliás. Porém, só em empresas maiores.
A HubSpot é conhecida por fazer ligações para seus leads e citar exatamente quais foram os materiais que ele baixou.
Mas e as empresas que não têm um departamento de vendas tão grande quanto ela, e precisam enviar e-mails em massa?
A IA nesse caso proporciona a democratização de estratégias avançadas no Fundo do Funil.
Sistemas de IA que já podem ser usados hoje para a captação de clientes
Já existem vários sistemas de IA hoje capazes de entregar resultados nos três estágios do Funil tranquilamente.
E de diversas formas também. Desde a criação de conteúdo mais bruto do ChatGPT até a integração entre seus dados na criação de fluxos de nutrição, a IA está presente de uma forma ou de outra na captação de leads já há algum tempo.
O que vamos ver para 2025 é uma expansão dessa integração e a adição de capacidades multimodais à essas IAs.
A maioria dos principais sistemas voltados para o marketing já possui algum tipo de IA funcionando.
Ela já está presente na criação de anúncios, em sistemas de Analytics, na descoberta e criação de público-alvo, na criação de conteúdo e muito mais.
Para entender perfeitamente como a captação de clientes pode usar a IA, precisamos explorar um pouco mais esses sistemas e ver na prática o que eles já conseguem fazer.
E é isso o que trazemos agora na lista logo abaixo. Tudo pronto? Então vamos juntos:
SemRush (ToFu)
Começando com a IA mais básica de todas, mas também uma das mais antigas: a que está instalada no SemRush.
O SemRush surgiu com uma proposta simples nos seus primórdios: do mesmo jeito que você pode ver os analytics do seu site através do Google Analytics, ele permite que você veja as métricas de outros sites, especialmente os da concorrência.
Porém, há uma questão aí que precisamos levar em conta.
A aproximação do SemRush não é precisa e nem nunca foi. O mesmo sistema de IA operacional também analisa a quantidade de acessos de palavras-chave e seu nível de dificuldade, mas é tudo uma extrapolação.
Os dados não são precisos, e além disso, é difícil saber quando eles estão certos ou errados, já que não há referência.
O que a IA do SemRush faz muito bem é entregar termos e palavras-chave relacionadas a uma determinada marca, e na análise de palavras-chave indexadas no Google.
Usos mais estratégicos podem trazer predições, mas elas não devem ser levadas como fato.
Por conta disso, a IA do SemRush na captação de clientes precisa ficar restrita ao Topo do Funil, e mesmo nesse caso, ela serve como uma hipótese a ser validada pelo trabalho posterior.
Tudo o que a IA do SemRush entrega hoje:
- Análise de palavras-chave;
- Análise de concorrência;
- SEO técnico;
- Gestão de backlinks;
- Automação de campanhas de PPC;
- Planejamento e criação de conteúdo (análise de SEO, principalmente);
- Previsão de tendências de mercado;
- Gestão de presença em redes sociais;
- Insights personalizados para setores específicos;
- Integrações e relatórios automatizados;
No caso do Sales Navigator, chamar o sistema de uma IA é um pouco generoso.
Ela é no máximo uma IA algorítmica, da mesma forma que as da Meta funcionam.
A análise de dados de tudo o que é postado na plataforma permite um entendimento mais aprofundado do público-alvo que você quer atingir.
A captação de clientes, especialmente no B2B, se beneficia muito do Sales Navigator. Por mais que ele não ofereça uma IA “verdadeira”, ela ainda assim é um ótimo sistema para identificar boas oportunidades de negócio.
Aliás, ele é melhor que muitas IAs “verdadeiras” nesse sentido, e é visto como indispensável em ações de captação de clientes B2B.
O LinkedIn tem acesso a grandes volumes de dados de perfis, conexões e interações.
O Sales Navigator processa essas informações para identificar padrões que ajudam na prospecção, como cargos, setores e interesses.
Estratégias de Account Based Marketing funcionam ainda melhor nesse contexto.
A Zia do Zoho (ToFu, MoFu, BoFu)
O Zoho é um CRM de vendas muito popular, e que criou há pouco um sistema de IA chamado ZIA — Zoho Integrated Assistant.
Como praticamente todos os sistemas de IA lançados entre 2023 e 2024, a Zia é um assistente virtual contextual, com funcionalidades operacionais mas também com uma boa dose de IA Generativa.
Veja todas as suas funções:
- Análise preditiva: A Zia pode prever quais leads têm mais chances de conversão, ajudando a priorizar o follow-up;
- Análise de sentimentos: A ferramenta avalia as interações com os clientes, como emails e chamadas, para determinar o sentimento e ajudar na abordagem mais eficaz;
- Automação de vendas: A Zia pode automatizar processos como o envio de e-mails, a criação de tarefas e o agendamento de compromissos;
- Relatórios inteligentes: Ela fornece insights sobre o desempenho da equipe de vendas e sugere melhorias;
- Integração com múltiplos canais: A Zia pode interagir com canais como e-mail, chat e redes sociais, facilitando a captação multicanal.
A Zia é um ótimo exemplo de como as IAs atuam na captação de clientes quando integradas a CRMs e sistemas de automação de marketing.
Existem várias outras IAs, de vários sistemas similares, oferecendo basicamente a mesma coisa.
Podemos citar a IA da HubSpot, por exemplo. Seu trabalho é quase igual, mudando apenas algumas funcionalidades.
Ou o Salesforce Einstein, que é aplicado no Salesforce CRM.
Por conta disso, não compensa tanto a gente analisar cada uma dessas ferramentas, não é? Vamos passar para outras que oferecem alguns pontos mais avançados.
PandaDoc (BoFu)
Na hora de fechar um contrato, existem necessidades relacionadas com documentações como a assinatura de contratos, envio de comprovantes etc.
A plataforma PandaDoc é um ótimo fechamento para esse texto, já que ela trata justamente desses pontos finais.
Ela é uma plataforma de gestão de documentação no geral, permitindo a criação, organização e assinatura dos mais diversos documentos por ambas as partes envolvidas.
Recentemente, ela lançou uma funcionalidade com o GPT-3.5, que ainda está na fase de testes, que permite a criação de blocos variados na criação de documentos com a IA Generativa.
Esse é um ponto que normalmente é bastante ignorado na maioria das estratégias de marketing digital e vendas. Mas empresas que têm processos mais longos de venda e contratação precisam lidar com questões assim, e o apoio da IA facilita bastante.
Leadster.AI (ToFu, MoFu e BoFu)
A Leadster.AI é o nosso chatbot com IA Generativa que consegue entregar resultados contextuais e com linguagem natural.
O sistema é instalado no seu site e consegue ler o conteúdo das suas páginas, respondendo diretamente a qualquer dúvida dos seus clientes ou leads.
Isso é especialmente interessante para e-commerces, onde além de oferecer atendimento instantâneo e personalizado para os seus clientes, você também consegue criar descrições para produtos com base nas suas especificações.
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Obrigado pela leitura!
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