Sumário
O WordPress é o maior CMS (sistema de gerenciamento de conteúdo) do mundo: segundo dados do W3Techs (em maio de 2023), o publicador representa mais de 60% de todas as plataformas desse ramo. Logo em seguida temos o Shopify, com mais de 5%, e o Wix com 3,7%.
Dito isso, é muito provável até mesmo que você, caro leitor, possa ter um site no WP… mas fica o questionamento: você tem um chatbot em suas páginas?
Se ainda não, ou se está em busca da melhor alternativa, pode ter certeza que esse conteúdo é para você.
Separei aqui os 10 melhores chatbots para WordPress que vão ajudar na sua geração e qualificação de leads, atendimento e suporte ao cliente e ainda aumentar a produtividade da sua equipe.
Bora lá?👇
O que é um chatbot para WordPress?
O chatbot é um software de computador que simula conversas humanas, sejam elas escritas ou faladas. Essa ferramenta permite que as pessoas interajam em sites e apps de forma parecida à comunicação na realidade.
Diferentemente do chat online (ou ao vivo), um chatbot não precisa de um ser humano do outro lado da tela para dar as respostas ou se comunicar com o usuário. Na verdade, esse tipo de chatbot nem mesmo se prende apenas à questão de atendimento, como também ajuda no âmbito de marketing e vendas – e muitas ferramentas são focadas apenas nisso.
Atualmente os chatbot podem funcionar por meio de inteligência artificial, regras automatizadas, processamento de linguagem natural ou aprendizado de máquina.
Agora, quando falamos de chatbot para WordPress, estamos nos referindo à instalação desses softwares no publicador. Afinal, esse CMS possui diversos plugins de chatbots próprios e de terceiros disponíveis para você escolher, e a instalação é fácil e rápida.
💡Hora da reflexão: você já parou para pensar porque muitos usuários preferem chatbots à interação com humanos? Existem diversas respostas para isso, mas, hoje, vou destacar o tempo, ou melhor, o imediatismo.
Até porque já sabemos que se você não responder seu visitante em menos de 5 minutos, as chances de ele realmente entrar no ciclo de vendas são baixas, já caíram 10 vezes, como mostrou uma pesquisa da Drift.
🎯Tem algumas outras razões pelas quais os consumidores tendem a preferir chatbots. Te conto melhor em nosso conteúdo: Por que muitos Clientes Preferem Chatbots a Vendedores?, não deixe de conferir. 😉
Como um chatbot para WordPress funciona?
Já dei um leve spoiler acima, mas os chatbots para WordPress funcionam por meio de plugins disponíveis na biblioteca do CMS. Mas você também pode optar por fazer isso manualmente, via código.
Ah e também não podemos esquecer da alternativa de integrações externas. Para isso, você precisaria de chatbots que fornecem APIs e ferramentas para integrá-los em diferentes plataformas, como o Dialogflow, o IBM Watson Assistant ou o Microsoft Bot Framework.
No mais, devemos lembrar que os chatbots podem atuar com:
- Atendimento ao cliente;
- Geração de leads;
- Qualificação de leads;
- Agendamento de reuniões;
- Participação da educação e nutrição de leads, com o envio de materiais.
🔎Leia também: 7 Ideias para Chatbot em Marketing e Vendas – com Exemplos por Segmento!
10 melhores chatbots para WordPress em 2023
Agora que nossa fase introdutória já passou, vamos direto ao ponto: logo abaixo você vai conhecer os 10 melhores chatbots para WordPress.
Já anote seus principais pontos para a avaliação final!
🤿Se aprofunde: Conheça os Melhores Chatbots do Mercado
1. Leadster
A Leadster é uma ferramenta de Marketing Conversacional que foi pensada para vendas e marketing.
Esse chatbot é essencial para as empresas que buscam melhorar seus resultados nessas áreas, principalmente para geração de leads e melhoria da taxa de conversão do site.
Além de demonstração gratuita e conta free (para sites que geram menos de 30 leads por mês), a Leadster conta com os seguintes planos:
- Starter – R$187 no plano mensal, para sites com até 1000 acessos únicos por mês;
- Traction – R$347 no plano mensal, para sites com até 3000 acessos únicos por mês;
- Growth – Valor personalizado, para sites com mais de 3000 acessos únicos por mês.
🧐Saiba mais: Leadster é Confiável? Saiba Tudo Sobre a Empresa
Função principal
A principal função do chatbot de marketing e vendas da Leadster é a geração de leads qualificados.
Ou seja, se você está com problemas como baixa taxa de conversão, leads muito desqualificados ou um volume de acessos e poucas conversões, nós somos a solução.
Outras características
O chatbot da Leadster ainda conta com outras diversas funcionalidades. São elas:
- Distribuição inteligente de leads;
- Testes A/B;
- Lead scoring;
- Chamadas inteligentes;
- Dashboard de Performance;
- Agendamento de reunião automático;
- Localização de leads;
- Inteligência artificial.
Avaliação geral
A avaliação da Leadster no B2B Stack é 4.9/5.
Você pode instalar nosso chatbot direto da biblioteca de plug-ins do WordPress com apenas um clique!
2. Zendesk
O foco principal da Zendesk é o atendimento ao cliente. A empresa oferece planos divididos em:
Para Todos:
- Suite Team – R$350/usuário/mês;
- Suite Growth – R$565/usuário/mês;
- Suite Professional – R$705/usuário/mês.
Para Empresa:
- Suite Enterprise – US$1.070/usuário/mês;
- Ainda mais poderoso – R$1.535/usuário/mês.
Função principal
Esse chatbot fornece respostas imediatas a perguntas recebidas 24 horas por dia, 7 dias por semana e pode ser utilizado em e-mail, formulário de ticket, bate-papo, canais sociais, Slack, API ou SDK.
Outras características
Algumas características do chatbot da Zendesk são:
- Aparência totalmente personalizável;
- Construtor de fluxo sem codificação e publicável em vários idiomas;
- Espaço de trabalho unificado em todos os canais;
- Interface fácil de usar e com diversas integrações.
Avaliação geral
Sua avaliação no B2B Stack é de 4.7/5.
Acesse o plugin do WordPress agora mesmo!
3. Tidio
A Tidio combina as plataformas de chat ao vivo e chatbots para oferecer o melhor atendimento e, consequentemente gerar mais vendas.
Atualmente, além do plano free, a empresa oferece os seguintes planos:
- Communicator – U$19/mês;
- Chatbots – U$19/mês;
- Tidio+ – a partir de U$329/mês.
Função principal
O chatbot da Tidio, além de oferecer um bate-papo ao vivo, conta com um apoio virtual com inteligência artificial (IA), possibilitando que a empresa responda a qualquer canal em um só lugar.
Outras características
Além da função principal, podemos destacar as seguintes características da Tidio:
- Widget compatível com dispositivos móveis, funcionando em dispositivos iOS e Android;
- Painel com nove idiomas disponíveis;
- Integração disponível com Messenger, Instagram e chat ao vivo.
Avaliação geral
Ainda sem nenhuma avaliação no B2B Stack, podemos ver que a avaliação da Tidio no Capterra é de 4.8/5.
Instale o plugin para WordPress por aqui.
4. Botsify
O chatbot do Botsify é a escolha de grandes players do mercado como Spotify, Toyota, Unilever e OMS.
A plataforma é utilizada principalmente para facilitar a comunicação com os usuários, independentemente do canal.
Seus planos são:
- Do it yourself – $49/mês;
- Done for you – $149/mês;
- Custom – entre em contato.
Função principal
A função principal do chat do Botsify é criar canais de comunicação em diversos canais, principalmente nas redes sociais – destaque especial para o WhatsApp.
Outras características
Além de facilitar a conversa com clientes em diversos canais, o Botsify:
- Armazena dados;
- Permite mensagens multimídia;
- Possui tradução para mais de 190 idiomas;
- Responde automaticamente aos visitantes nas seções de comentários.
Avaliação geral
O Botsify não possui avaliações no B2B Stack ou Capterra, mas sua nota na avaliação de plugin do WordPress é 3/5.
Confira na biblioteca de plugins!
5. Landbot
Assim como a Leadster, a Landbot oferece um chatbot voltado para marketing e vendas, inclusive, ele é a escolha de grandes empresas, como Uber, LG e L’Oreal.
Além de estar disponível para site, a Landbot também funciona no WhatsApp.
Seus planos são:
Site:
- Sandbox – grátis;
- Starter – $39/mês;
- Pro – $99/mês;
- Business – $300mês.
WhatsApp:
- Pro – $169/mês;
- Business – $300/mês.
Função principal
A Landbot também tem como principal foco a geração de leads, cujo objetivo é aumentar a receita dos clientes, diminuir custos e oferecer uma melhor experiência ao cliente.
🤿Se aprofunde: Entenda como um Chatbot de Geração de Leads pode Impulsionar sua Estratégia de Marketing
Outras características
De características também podemos citar:
- Chatbot no-code;
- Uso de mídias, como vídeos, imagens e GIFs;
- Criador de arrastar e soltar para construir fluxos de conversa;
- Implantação de chatbots em plataformas como incorporações de sites, pop-ups, widgets e páginas de destino.
Avaliação geral
Sua avaliação no Capterra é 4.5/5.
Integre ao WordPress por aqui.
6. Mobile Monkey
O Mobile Monkey oferece um chatbot voltado para conversas automatizadas para Facebook, Instagram, Skype, site e SMS.
Seus planos são:
- Profissional – US$ 14,25/mês;
- Unicórnio – US$ 36,75/mês;
- Equipe – US$ 299/mês.
Função principal
O foco aqui é manter conversas automatizadas e otimizadas com os usuários pelo Facebook ou pelo widget do site da empresa.
Outras características
Suas características são:
- Integração com mais de 10 mil plataformas;
- Possui tecnologia PNL e OmniChat
- Modelos prontos para os clientes;
- Faz 100% integração com a página de negócios do Facebook.
Avaliação geral
Ainda não existem avaliações para esse chatbot.
7. Chatra
A Chatra é uma ferramenta de marketing digital que oferece um chat ao vivo com recusros de help desk.
Seus planos são:
- Grátis;
- Essencial – R$35/operador/mês;
- Pro – R$49/operador/mês.
Função principal
O foco principal do chat é impedir que os visitantes saiam da página, e assim aumente as suas conversações
Por isso a ferramenta possui a funcionalidade de perguntas frequentes, fornecendo respostas instantâneas para clientes que estão muito ocupados para procurar por respostas por conta própria.
Ah, e caso o FAQ não seja suficiente, a ferramenta possibilita a interação humana.
Outras características
Mais características do chat são:
- Integrações de terceiros;
- Widget de bate-papo online e offline;
- Possibilidade de uso no Facebook, e-mail e Instagram;
- Insights de digitação (você sabe o que os usuários escrevem antes da mensagem ser enviada).
Avaliação geral
A avaliação da Chatra no Capterra é 4.7/5.
8. IBM Watson Assistant
O chatbot da IBM atua como um assistente de atendimento, focado em otimizar processos.
Além do plano gratuito, você pode optar entre o Plus, por $140/mês, ou Enterprise (necessário entrar em contato).
Função principal
A principal função do IBM Watson Assistant é responder os usuário da melhor forma possível, permitindo o envio de imagens, respostas objetivas e, caso precise, solicitação de atendimento ao vivo com um ser humano.
Outras características
Mais características que podemos destacar são:
- Respostas que podem adicionar imagens, pausas e respostas clicáveis;
- Chamadas de voz alimentadas por Twilio;
- Customização;
- Tecnologia IA;
- Interface de arrastar e soltar.
Avaliação geral
A avaliação do IBM Watson Assistant no Capterra é de 4/5.
Você pode acessar o plugin agora mesmo!
9. Collect.chat
O Collect.chat é outro chatbot para marketing e vendas que atua como gerador de leads.
Além do plano gratuito, você tem outras três opções para escolher:
- Lite – $24/mês;
- Standard – $49/mês;
- Plus – $99/mês.
Função principal
O foco do Collect.chat é otimizar e automatizar o processo de geração de leads, impactando diretamente na taxa de conversão do site e produtividade da equipe interna, que poderá focar esforços em outras demandas.
Outras características
Além da geração de leads, o chatbot da Collect.chat conta com:
- Agendamento automático;
- Integrações com diversas plataformas;
- Insights em tempo real;
- Templates prontos;
- Possibilidade de realizar pesquisas e colher feedbacks.
Avaliação geral
Sua avaliação no Capterra é 4.6/5.
Se você quiser, pode instalar o plugin agora mesmo.
10. HubSpot
Por fim, nós temos aqui a HubSpot que não apenas tem um CRM de vendas completo, como também conta com um chatbot de atendimento e suporte ao cliente.
Você pode criar seu chatbot gratuitamente com o “Criador de Chatbots” ou já pegar o pacote completo com CRM e outras ferramentas de marketing, vendas, CS e operações.
Função principal
A função principal do chatbot da HubSpot é oferecer uma experiência de atendimento completa ao usuário. Ou seja, você pode contar com uma ferramenta personalizada que vai atender seus visitantes de forma instantânea e objetiva.
Fora isso, você também pode usá-lo para agendar reuniões e qualificar leads, mesmo que não seja o foco principal.
Outras características
Algumas de suas características são:
- Integração de bate-papo ao vivo e chatbot para os clientes poderem ser encaminhados para representantes ao vivo;
- Instalação rápida e pouca codificação;
- 400 integrações nativas;
- Criação de tickets;
- Painel analítico de fácil visualização.
Avaliação geral
Sua avaliação no B2B Stack é de 4.6/5.
Como instalar um chatbot gratuito no WordPress?
E se eu te falar que você pode instalar um chatbot gratuito no WordPress em apenas quatro passos?
Pois é, parece bom demais para ser verdade. Porém, essa é a realidade que você tem com o chatbot da Leadster.
Vamos ao passo a passo:
1. Baixe o plugin da Leadster para WordPress:
Acesse esse site para fazer a instalação, ou vá no seu painel de administrador em “Plugins > Adicionar Novo” e procure por “Leadster” na barra de pesquisa.
2. Configure:
Após concluir a instalação, acesse as configurações do seu plugin no caminho “Configurações > Leadster”.
3. Insira o código:
Insira o código único no campo “Identificador único Leadster” e clique em “Salvar e ativar”.
Você pode acessar seu código de ativação clicando AQUI.
4. Pronto!
Agora o seu site já conta com um chatbot de marketing e vendas e está gerando mais conversões!🚀
Esse passo a passo que te passei acima contou com o plugin do WordPress, mas, se preferir, você também pode instalar nosso chatbot pelo código no rodapé [HTML] do seu site. O que também é muito simples, veja:
1. Acesse seu Painel do WordPress e vá até a Seção “Aparência” > Editor
2. Selecione o footer.php e edite-o:
3. Instale o código antes da tag </body>. Salve as configurações clicando em “Atualizar arquivo”, e pronto!
Não falei para você? É muito fácil!
Mas, caso você ainda não tenha uma conta na Leadster, é só fazer um teste grátis – e ver os resultados com seus próprios olhos.
Garanto a você que o passo a passo é tão simples quanto esses que já exploramos. E o melhor: em menos de 10 minutos já tá tudo pronto!
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