Sumário
- 1 O que é ROI em Marketing Digital?
- 2 Qual é a fórmula do ROI?
- 3 Como fazer o cálculo do ROI?
- 4 O que é um ROI alto?
- 5 Como calcular o tempo de retorno do investimento?
- 6 Formas de melhorar o ROI
- 7 Como aplicar o ROI?
- 8 Quando o ROI não é a melhor métrica de sucesso?
- 9 Outras formas de medir o sucesso de uma estratégia
- 10 Como calcular ROI no Excel? Calculadora de ROI gratuita
Na maioria dos conteúdos de marketing, principalmente quando se fala sobre campanhas e estratégias, essa sigla com três letrinhas está presente: ROI.
Podemos dizer que ela é uma das métricas mais importantes na hora de analisar resultados, afinal, quem não quer sobre o retorno que suas ações estratégicas estão dando, não é mesmo?
Mas será que você realmente sabe como calcular o ROI de uma campanha?
💁Ah é só colocar na fórmula…
Sim e não, porque você precisa primeiro entender do que essa métrica trata e como adaptá-la entre projetos, campanhas, produtos e até mesmo o ROI de uma empresa inteira.
E é exatamente isso que vamos mostrar a você neste conteúdo, por isso, se você quer sair daqui já sabendo como calcular seu ROI, siga no texto! 😉
O que é ROI em Marketing Digital?
ROI em marketing é Return on Investment, que em português significa Retorno Sobre Investimento.
Como já adiantei ali na introdução, essa sigla representa uma métrica que, neste caso, calcula quanto lucro foi gerado a partir de um investimento feito, seja em uma campanha, estratégia, produto etc.
A partir dela você analisa e decide quais ações estão valendo a pena e quais não trazem um bom retorno ao seu negócio.
Qual é a fórmula do ROI?
A fórmula do ROI requer o conhecimento de alguns dados da sua empresa, como: receita total durante o período escolhido e todos os investimentos em campanhas de marketing durante esse mesmo tempo.
A partir disso, você coloca os dados na seguinte fórmula:
Como fazer o cálculo do ROI?
🙆Ué, não era só jogar na fórmula?
Como eu disse lá em cima, não é tão simples assim.
Os dados de custos e receitas considerados na fórmula do ROI mudam conforme o que você quer calcular.
🙆Como assim?
O ROI não se limita apenas às campanhas, você pode calcular ações direcionadas, produtos, serviços, projetos e até mesmo a empresa como um todo.
Por isso destrinchamos aqui embaixo alguns tipos de ROI que podem ser proveitosos para você:
Como calcular o ROI de uma campanha?
Quando falamos de campanhas de marketing, normalmente, não são considerados os gastos com o time, apenas o investimento de mídia em si.
Nesse tipo de ROI você pode calcular todos os canais de mídia juntos, canais separados ou até mesmo uma campanha isolada.
💡Lembrando que em certos casos é importante fazer esse detalhamento para entender quais campanhas e públicos funcionam melhor que outros.
Vamos ao exemplo:
Imagine que você tem uma empresa no setor de serviços, focado em conserto de celulares. Para vender mais um tipo de serviço você investiu R$25.000,00 em uma campanha de mídia paga no Meta Ads para impulsionar o melhor combo de conserto que oferece.
Lembrando que o custo de cada conserto é de R$150,00, com valor médio de venda de R$ 300,00.
Assim que sua campanha terminou, a empresa apurou a venda de 500 combos. Dessa forma, o cálculo do ROI fica:
Custos → 500 consertos realizados X R$150,00 = R$75.000,00 + R$25.000,00(investimento em mídia paga) = R$100.000,00
Receita → 500 consertos realizados X R$ 300,00 = R$150.000,00
Com o custo e receita em mãos, podemos calcular o ROI da campanha:
ROI = (R$150.000,00 – R$100.000,00)/ R$100.000,00
ROI = R$50.000,00/ R$100.000,00
ROI = 0,50
Passando para porcentagem, teremos 50% de ROI.
ROI e ROAS
Mais um detalhe bem rápido:
Ao calcular o ROI de uma campanha ou estratégia de mídia paga, o ROI possui uma nomenclatura especial: ROAS (Return on Advertising Spend) ou, quando traduzido, Retorno Sobre Investimento Publicitário.
O ROAS representa os custos e faturamento obtidos a partir de campanhas de anúncios.
Dito isso, só para deixar ainda mais claro que o exemplo que dei acima se encaixa no ROAS. 😉
💡Bora se aprofundar: ROI e ROAS: Entenda a Diferença e a Importância de Cada Um
Como calcular o ROI de um projeto?
Diferente das campanhas, o ROI de um projeto pode ter custos mais elevados, já que talvez conte com empresas parceiras, outras ferramentas, mais equipe etc.
Vamos ao exemplo:
Pense que você é uma empresa B2B que contratou uma agência para desenvolver sua estratégia de conteúdo voltada à Black Friday.
Você pode calcular o ROI desse projeto pelo fee da agência (contrato que estabelece a taxa fixa que o cliente deve pagar por mês pelo tempo estabelecido), mais o custo da campanha de mídia paga e do software de disparo de SMS – contratado apenas para essa ação específica. Sempre isolando as vendas geradas a partir dessa ação específica.
Imaginemos que o custo foi R$5.000,00 – fee de R$1.750 durante dois meses + R$1.000,00 da campanha + R$ 500,00 do software –, suas vendas (receita) foram 15.000,00 já que venderam com a agência 10 planos de R$150,00.
Portanto, seu ROI foi:
ROI = (R$15.000,00 – R$10.000,00) / R$10.000,00
ROI = R$5.000,00 / R$10.000,00
ROI = 0,5 X 100
ROI = 50%
🔎Leia também: Como Aumentar o Faturamento de uma Agência de Marketing?
Como calcular o ROI de um produto?
Quer saber quando o seu novo produto ou serviço deu de retorno para você?
Explico a você pelo seguinte exemplo:
Digamos que sua empresa contratou um software de automação de marketing para construir jornadas de e-mail e educar o público.
Após a implementação da ferramenta, foram geradas 15 novas vendas atribuídas a esse canal, totalizando uma receita de R$3.000,00.
Conhecendo esses dados e o valor que você paga pela ferramenta, que neste caso é R$1.500,00, é possível descobrir o ROI que esse produto específico gera para você.
Colocando na fórmula fica:
ROI = (R$3.000,00 – R$ 1.500,00) / R$1.500,00
ROI = R$ 1.500,00/1.500,00
ROI = 1 X 100
ROI = 100%
Percebe que calculamos o ROI específico do produto, que nesse caso é o software de automação? Pois bem, você pode usar a mesma lógica para descobrir qual é o ROI que seu produto ou serviço gera para os seus clientes.
🤿Você pode se aprofundar: 34 Ferramentas para Agências de Marketing Digital Utilizarem Diariamente
Como calcular o ROI de uma empresa?
Por fim, nós temos o ROI de uma empresa!
Diferente dos outros acima, nesse tipo de ROI você calcula tudo, isso mesmo, TUDO. Estou falando de incluir o investimento em mídia, softwares, pessoal, estrutura, equipamentos, custos operacionais e tudo mais que envolve suas ações e estratégias.
Lembrando que a receita total também inclui a receita de todos os produtos e serviços.
Bora para o exemplo:
Você tem uma empresa de estética com receita total de R$250.000,00 por mês, já todos os seus investimentos juntos somam R$180.000,00.
Na fórmula isso fica:
ROI = (R$250.000,00 – R$180.000,00) / R$180.000,00
ROI = R$70.000 / R$180.000,00
ROI = 0,39 X 100
ROI = 39%
O que é um ROI alto?
Essa resposta é um tanto quanto relativa, mas um ROI maior que zero já é positivo.
Porém… isso não significa que está bom – ou ruim. Essa definição varia em cada empresa e tem muito a ver com as metas e objetivos estabelecidos.
Por exemplo, uma startup pode levar anos para gerar lucro, ou seja, nesse período, o investimento será maior que a receita – por isso o ROI será negativo –, mas não significa que o negócio vai mal.
Como calcular o tempo de retorno do investimento?
Seguindo com o exemplo da startup, sabemos que o ROI está negativo por conta dos altos investimentos de crescimento, até aí beleza.
Mas quanto tempo vai levar para que você tenha retorno e seu ROI fique positivo?
É aí que entra em jogo outro cálculo: o prazo de retorno do investimento (PRI).
Aqui basta dividir o valor investido pelo retorno positivo esperado. Vamos ao exemplo:
Imagine que uma empresa no setor automobilístico investe R$50.000,00 em uma nova máquina de montagem, que é capaz de aumentar as vendas em R$20.000,00 por ano.
PRI = R$50.000,00 / R$20.000,00
PRI = 2,5
Ou seja, serão necessários 2 anos e meio para começar a gerar retorno sobre o investimento de R$50.000,00.
Formas de melhorar o ROI
Vou ser direta, só existem duas formas de melhorar o ROI:
- Reduzir a despesa;
- Aumentar a receita.
Agora, como você pode fazer isso é um cenário diferente e com bem mais opções.
Caso você prefira reduzir a despesa, pode cancelar ou substituir ferramentas, enxugar a equipe, reduzir custos com estrutura, como aluguel e equipamento, reduzir custos de mídia paga e apostar em estratégias com melhor custo-benefício. Óbvio que esse não é o caminho mais fácil, muito menos o melhor, mas se você só tiver essa alternativa, não tem o que fazer.
Agora, para aumentar a receita, você precisará estudar e planejar estratégias de otimização. Estou falando de fazer melhorias no processo de qualificação do lead, diminuir o tempo de resposta, otimizar a conversão, investir em uma ótima experiência ao cliente – não esquecendo do mobile –, entre outras.
Como aplicar o ROI?
- O que é ROI ✅
- Como calcular ROI ✅
- ROI alto ✅
- Prazo de retorno do investimento (PRI) ✅
Agora que você já sabe todos esses pontos, vamos entender como aplicar o ROI no seu dia a dia!
Faça uma previsão de ROI para justificar um projeto
Quer muito colocar um projeto em prática? Você pode utilizar o ROI como argumento, basta fazer sua previsão.
Estou falando do ROI antecipado. Para defini-lo você vai precisar combinar os custos previstos e a receita esperada para prever o potencial de lucro do projeto, além de resultados possíveis.
Lembrando que é fundamental considerar, além dos dados históricos, fatores externos que podem impactar o seu cálculo, como sazonalidade, movimentos de mercado, economia etc.
Utilize o ROI para medir sucesso e justificar mudanças ou manutenção das estratégias
Está pensando em fazer mudanças ou medir seu desempenho? Bom, você pode utilizar o ROI atual (ou real) para comprovar suas ações.
Esse tipo de ROI representa retorno real gerado por um projeto já concluído ou em andamento. A partir disso, sua equipe utiliza o ROI para comparar o lucro do projeto atual com a sua previsão de mudança.
Ou seja, esse cálculo ajuda as empresas a fazer investimentos mais informados, podendo aumentar a lucratividade ao longo do tempo.
Comprove o ROI de um projeto para fidelizar clientes
Para fechar, você também pode utilizar o ROI para fidelizar seus clientes.
Comprovar o ROI, seja atual ou esperado, pode aumentar a percepção de valor de um projeto ou campanha.
Por exemplo, se você é uma agência, é fundamental mostrar em números que suas estratégias estão funcionando para manter aquele cliente na base ou para que ele retorne com novos projetos.
🔎Leia também: Como Aumentar o Faturamento de uma Agência de Marketing?
Quando o ROI não é a melhor métrica de sucesso?
Nem sempre o ROI será a melhor métrica para avaliar seus resultados.
Por exemplo, se você faz uma ação de branding, você estará gerando mais reconhecimento de marca, o que influenciará positivamente os resultados de vendas. Mas sem uma boa estratégia de atribuição de canais (e, às vezes, mesmo com ela), é muito difícil saber quais vendas foram ou não influenciadas pela ação de branding.
Dito isso, entende que o ROI pode não ser a melhor métrica para esse caso?
Outro caso em que o ROI não é a melhor métrica são as ações e campanhas a longo prazo, como uma estratégia de SEO, por exemplo. Esse tipo de situação talvez não apresente um ROI imediato.
Outras formas de medir o sucesso de uma estratégia
Se você não consegue usar o ROI para medir o sucesso de uma estratégia, quais são as outras opções?
Olha, KPIs em marketing é o que não falta!
Nós já temos um conteúdo completíssimo com 30 KPIs de Vendas, Marketing e CS que podem te ajudar a medir o desempenho de sua estratégia. Inclusive, não deixe de conferir!😉
Mas também vou elencar alguns deles aqui para você, confira:
- Taxas de conversão – você pode segmentar de visitante para lead, lead para venda e até mesmo por cada etapa do funil;
- Custo por lead – com ela você descobre quando custa para a sua empresa um lead;
- Custo de aquisição de cliente – é o valor médio investido para conquistar cada um desses clientes;
- Churn rate – fique por dentro das perdas de receita ou de clientes que a sua empresa tem;
- Share of voice / share of mind – entenda como está a visibilidade de sua marca no mercado, sua popularidade.
🤔Você também pode se interessar: Os 13 Principais KPIs para Metas de uma Agência Digital
Como calcular ROI no Excel? Calculadora de ROI gratuita
Imagine ter uma planilha no Excel com fórmulas, gráficos, linhas de custos e receita. Demais, não é?
Pois saiba que isso é possível, vou te dar um breve passo a passo de como você pode calcular o ROI no Excel, veja:
- Organize seus dados
- Crie uma planilha do Excel com duas colunas;
- Na primeira, liste os investimentos ou custos associados ao projeto;
- Na segunda, liste os retornos ou benefícios financeiros obtidos;
- Calcule o ROI: na célula para exibir o resultado do ROI, adicione a fórmula: “= (Retorno (coluna 2) – Investimento (coluna 1)) / Investimento (coluna 1)”.
E aí, bora melhorar o seu ROI com a Leadster?
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