A necessidade de aumentar o faturamento de uma agência de marketing é sempre constante.

Para entregar os melhores serviços, a agência precisa estar sempre em crescimento, sempre investindo em si mesma. 

E o único jeito de fazer esse investimento é aumentando o faturamento.

Mas isso precisa ser feito do jeito certo. 

É muito comum que as agências de marketing cresçam conforme mais clientes vão chegando.

Uma nova conta entrou? Hora de contratar!

Mais uma nova conta? Vamos investir em computadores novos. 

E assim vai. E não é que isso seja errado – a questão é que a agência que só cresce quando capta novos clientes têm dificuldades em um ponto fundamental: captar novos clientes. 

Quando o investimento é direcionado para as capacidades operacionais, aumentar o faturamento de uma agência de marketing fica mais difícil.

O investimento deve vir primeiro na captação de clientes e geração de leads. 

Nesse texto vamos falar um pouco mais sobre isso.

Tudo pronto para começar? 

Quanto fatura uma agência de marketing?

Mulher falando ao telefone com ícones de dinheiro e gráficos ao redor

Vamos começar com o básico.

Antes de conversarmos sobre como aumentar o faturamento de uma agência de marketing, quanto essas agências costumam faturar por ano? 

Essa é uma pergunta bem difícil de responder, porque existem vários segmentos dentro do mundo da publicidade. 

O marketing digital, segmento que vou considerar, costuma ser mais enxuto.

Segundo a pesquisa VanPro de 2021 (conduzida pelo Sinapro), a maioria das agências desse segmento tem faturamento de até R$ 1 milhão por mês. 

A pesquisa consultou 293 agências da região metropolitana de São Paulo, o que por si só já é um fator que atua diretamente no faturamento da agência – o cenário de concorrência é diferente, e portanto, os preços também são. 

🔎 Leia também: [TOP 10 + cases] As Melhores Agências de Marketing Digital do Brasil

Quais são os serviços das agências de marketing digital?

Lista dos serviços para aumentar o faturamento de uma agência de marketing digital

Ainda segundo a pesquisa VanPro, 96% das agências consultadas é full service.

Ou seja: dentro do digital, elas fazem de tudo um pouco. 

Essa é a realidade da maioria das agências de marketing digital no Brasil hoje.

É muito raro encontrar alguma tão segmentada a ponto de não fazer mais nada além do que ela diz fazer no seu site e nas suas comunicações. 

🔎 Leia também: 34 Ferramentas para Agências de Marketing Digital Utilizarem Diariamente

Mas mesmo raras, essas agências existem.

Vamos separar aqui quais são os serviços mais oferecidos nas agências de marketing digital. 

Isso é importante porque, quando a gente for conversar sobre como aumentar o faturamento de uma agência de marketing, precisamos estar muito bem entendidos sobre o que elas de fato fazem. 

Então vamos começando: 

Agência de marketing digital geral

Esse é o tipo de agência mais comum hoje em dia: as que fazem de tudo um pouco dentro do marketing digital. 

Essas agências fazem mídias pagas, planejamento de tráfego orgânico, posts em redes sociais, pequenos vídeos, geração de leads, e-mail marketing e o que mais for digital e necessário para o cliente. 

Algumas vão até um pouco mais além, fazendo alguns flyers de vez em quando, criando identidades visuais e branding, fazendo a arte de outdoors, planejando e gravando podcasts etc. 

Agência de performance

As agências de performance são aquelas especializadas no marketing de performance – ou seja, na otimização de anúncios e no trabalho com as mídias pagas. 

Geralmente, essas agências são bastante focadas no Google Ads, plataforma de anúncios do Google. 

Mas não raro elas também oferecem serviços no Meta, Instagram Ads, TikTok Ads, anúncios nos marketplaces (Amazon, B2W etc.) e onde mais for possível fazer o famoso patrocínio. 

Essas agências normalmente têm designers e copywriters dedicados a criar seus anúncios, e gestores de performance que fazem as configurações e o monitoramento das plataformas utilizadas. 

Agência inbound

As agências especializadas em inbound marketing também são muito comuns hoje, com a popularização da metodologia. 

Elas se especializam na construção da autoridade de domínio de uma marca, sua presença digital e geração de tráfego orgânico e leads.

E claro: no tratamento completo desses leads, percorrendo o funil de marketing até chegar nas vendas. 

As agências de inbound trabalham muito com o marketing de conteúdo.

Os dois conceitos são indissociáveis: não é possível trabalhar o inbound sem conteúdo. 

As especializações de uma agência de inbound são várias.

Mas os serviços oferecidos costumam ser: 

E o que mais for necessário para colocar a estratégia para funcionar. 

🤿 Se aprofunde: O que faz uma agência de inbound marketing? + 10 exemplos

Agência de design

As agências de design são distintas entre si.

Talvez pelo próprio apelo artístico do segmento, é comum encontrar diversos tipos delas no mercado. 

Algumas se especializam apenas na criação das marcas – logo, identidade visual, algumas fazem aplicações em produtos de papelaria e anúncios, criação de mascotes etc. 

Outras realizam esse trabalho e vão um pouco mais além: criam posts, panfletos, os outdoors e realmente vão atrás para produzir esse material. 

E algumas ficam no meio termo, com um serviço aqui e outro ali – criam a identidade visual, criam um site e pronto, serviço entregue.

Ou pegam uma identidade visual já pronta e fazem apenas os materiais.

Tudo depende da agência. 

Agência full service

De todas as agências, a full service é de longe a que tem mais fontes diversas de faturamento.

E é por isso que elas costumam faturar mais. 

A diversificação dos seus produtos, que inclui tudo do digital e do offline também, permite que essas agências tragam mais clientes diversos, interessados em serviços que outras agências não entregam. 

A agência full service faz de tudo um pouco.

Marketing digital, marketing inbound, marketing outbound, comerciais de TV, eventos, enfim – tudo o que o cliente pedir. 

É claro que, por conta dessa grande variedade em serviços, a agência full service precisa ter gente de todas as especialidades.

Quanto mais diversa a equipe, mais criativa ela é.

E nesse tipo de agência, a criatividade vale ouro. 

Como aumentar o faturamento de uma agência de marketing?

Gráfico em barras ilustrativo com uma seta apontando para cima

Aumentar o faturamento de uma agência de marketing pode parecer simples para quem não trabalha na sua gestão. 

Se você perguntar para uma designer, ela vai dizer que o primeiro passo é investir em computadores melhores.

Se perguntar para um copywriter, ele vai dizer para procurar novas campanhas. 

🔎 Leia também: Marketing digital para iniciantes: 15 dicas e 6 ferramentas

Mas a realidade da gestão é um pouco diferente, e envolve um pouco de tudo.

Mais clientes, equipamentos melhores, novas campanhas, novos trabalhadores etc. 

O aumento do faturamento vem, de fato, quando uma agência começa a ter previsibilidade de novos clientes.

Mas para que isso aconteça, todos esses fatores precisam estar bem delineados. 

Vamos entrar nesse ponto da conversa agora.

Delimitei 9 ações que, em conjunto, são garantias para aumentar o faturamento de uma agência de marketing. 

Começando com o principal: 

Cálculo do tempo gasto em cada atividade

Para começar a pensar em aumentar o seu faturamento, você precisa primeiro arrumar a casa. 

E em uma agência, arrumar a casa significa revisar seus prazos e começar a calcular quanto tempo cada pessoa está desprendendo para realizar suas tarefas. 

Imagine essa situação.

Você tem um cliente de redes sociais – 30 posts por mês por R$ 5.000 reais. 

Fazendo seus cálculos, você descobre que a hora do seu designer é de R$ 50, e do seu redator outros R$ 50. 

Se no mês inteiro a soma das horas gastas do seu designer e do seu social media ultrapassar a marca das 100 horas, você não está ganhando nada com esse cliente.

E se você gastar mais do que 100 horas no mês, está tendo prejuízo. 

É por isso que é importante fazer essa gestão.

Aumentar o faturamento envolve várias questões, sendo que uma delas é aproveitar melhor o tempo dos clientes e funcionários que você já tem. 

Você pode fazer essa gestão através de ferramentas específicas de gerenciamento de projetos.

Acesse nosso texto sobre o tema para algumas recomendações 🤓

🔎 Confira: 10 ferramentas de gerenciamento de projetos e como escolher

Usar novas tecnologias

Novas tecnologias que impactam a produção publicitária aparecem todo dia.

E saber utilizá-las tem efeitos diretos no seu faturamento. 

Veja como exemplo o Figma.

Até alguns anos atrás, criar as telas de um site era um trabalho solitário e laborioso no Photoshop ou no Illustrator. 

O Figma permite a criação dos layouts em uma plataforma voltada para isso, com todo apoio que o designer precisa.

E também permite a colaboração direta de redatores, com a possibilidade de inserir o texto diretamente nas telas enquanto elas vão sendo feitas. 

Isso reduz as horas gastas para criar a peça, impactando no seu faturamento. 

As novas tecnologias, além de poupar tempo, também te ajudam a oferecer serviços que antes eram inviáveis. 

Veja por exemplo o Canva – hoje, é possível que uma agência de conteúdo para blogs produza suas próprias imagens, sem a necessidade de contratar designers. 

E se você é uma agência de design, uma das novas funcionalidades do Canva é a criação de texto via inteligência artificial.

Você não precisa mais contratar uma legião de redatores: um que tenha experiência com o ChatGTP já resolve bastante. 

E o próprio ChatGTP é outra tecnologia que pequenas agências precisam abraçar o quanto antes.

Ele não substitui um redator, mas com certeza substitui a equipe enorme que muitas agências precisam contratar. 

Aumentar os serviços oferecidos

Uma das melhores formas de aumentar o faturamento de uma agência de marketing rapidamente é aumentando os serviços que você oferece. 

Isso abre todo um mercado que antes você não tinha. Com novos clientes entrando, seu faturamento cresce. 

A questão é que para fazer esse serviço, você vai precisar de profissionais capacitados e os equipamentos necessários. Então, sempre encare o aumento dos serviços como um aumento no seu investimento. 

Captação agressiva de novos clientes

O melhor jeito de aumentar o faturamento de uma agência de marketing é captando novos clientes. 

Tudo o que mencionei até agora fica melhor quando você tem um bom trabalho comercial funcionando nos bastidores.

Você consegue crescer e investir em novos serviços com uma base sólida e que cresce todo mês. 

O maior trabalho de uma agência é conseguir fazer pra ela o que ela faz para seus clientes.

E acredite: isso é bem difícil. 

Veja no próximo tópico a melhor metodologia para agências captarem clientes no Brasil inteiro: 

Fazer marketing inbound

O marketing inbound não é necessariamente a melhor estratégia para todos os tipos de negócio.

As limitações digitais da metodologia não se traduzem bem para alguns segmentos, e isso é normal. 

Mas para as agências de marketing digital, a história é outra.

Todos os requisitos para uma boa estratégia de inbound são cumpridos nesse tipo de negócio:

  • Clientes que podem estar em qualquer lugar do Brasil; 
  • Clientes que não dominam o serviço oferecido; 
  • Contratos simples de fechar, com valores não muito altos; 
  • Funil de vendas direto ao ponto, sem muitas complicações; 
  • Facilidade em apresentar resultados de outros clientes; 

Tudo isso faz com que a metodologia inbound aplicada às agências dê super certo.

O conteúdo produzido sem objetivos passa a ser voltado para a geração de leads. 

E com leads, você começa a criar mais contatos, e com mais contatos qualificados, fecha mais vendas. 

Fechar novos serviços com os clientes que você já tem

Como está a relação com os clientes que a sua agência já tem hoje?

É importante manter sempre uma boa comunicação para, de tempos em tempos, aumentar os serviços oferecidos. 

Esse aumento vem normalmente de demandas dos próprios clientes, mas não apenas.

Você está em uma posição privilegiada para oferecer mais serviços porque acompanha as estratégias dos seus clientes. 

Vamos supor que você está trabalhando em um blog com um cliente.

Depois de seis meses, seus esforços deram resultado: você duplicou o tráfego orgânico do site. 

Mas tem um problema: seu contrato é só para escrever os blogs.

E a conversão de leads?

Não está acontecendo.

É hora de explicar para o seu cliente que, sem gerar leads, o trabalho feito até agora foi em vão. 

É nesse tipo de oportunidade que você vende mais serviços.

Você só precisa explicar para os seus clientes o quanto eles são necessários. 

Investir em novos equipamentos

Chegamos no momento que seus trabalhadores mais vão gostar: o investimento em equipamentos como forma de aumentar o faturamento de uma agência de marketing. 

Deixei esse item por último porque ele é menos estratégia e mais necessidade.

Conforme você vai expandindo suas ações de captação de clientes, esse investimento é inevitável. 

Acredite: muitas agências fecham as portas porque acabam com mais clientes que equipamentos. 

Computadores de designers não precisam ser todos MacBooks, mas eles vão precisar de no mínimo SSDs de 1 terabyte, mais de 16 gb de RAM e uma placa de vídeo dedicada. 

Os notebooks dos redatores também não precisam ser os melhores do mundo, mas não podem travar nem por 1 minuto sequer.

1 minuto é o suficiente para distrações e perdas no foco. 

Nunca deixe os equipamentos para trás.

Isso só não é um pecado maior do que não investir em pessoas. Mais sobre isso agora: 

Cuidar da equipe

Pessoas são ainda mais necessárias do que equipamentos para aumentar o faturamento de uma agência de marketing. 

A sobrecarga de trabalho em criativos têm impactos diretos no material que eles entregam.

E materiais de qualidade baixa impactam na sua relação com seus clientes. 

E clientes insatisfeitos costumam escutar mais as propostas de outras agências.

Com isso você não só deixa de aumentar o faturamento, como vai perceber que ele acaba diminuindo. 

Sempre invista em pessoas novas quando você perceber que o trabalho está se concentrando demais em pessoas chave.

Quando elas se sobrecarregam, a tendência é abandonar o barco e buscar condições melhores de trabalho. 

E isso nos leva ao tópico da capacitação da equipe: 

Capacitar a equipe

Contratar alguém novo em uma agência de marketing é sempre um tiro no escuro.

A pessoa pode vir com um currículo incrível e um portfólio maravilhoso, mas o trabalho do dia a dia fala muito mais do que boas recomendações. 

No mundo das agências, vale muito mais a pena investir em capacitação da equipe constantemente do que estar sempre buscando pessoas novas para contratar. Ainda mais em agências pequenas. 

A RD University, a Rock University e a HubSpot Academy oferecem cursos grátis, mais simples, e cursos pagos mais extensos.

Faça assim: mescle o trabalho dos seus criativos com algumas horas de curso por dia.

Assim todo mundo sai ganhando.

Participar de programa de parcerias

Uma forma bem rápida de conseguir novos clientes é através de programas de parcerias. 

Várias empresas e startups do ramo da publicidade oferecem esses programas, que variam muito em forma e conteúdo, mas o conceito normalmente é o mesmo.

Funciona assim: a parceira ajuda a agência recomendando seus serviços.

Em contrapartida, a agência recomenda a ferramenta da parceira aos seus clientes. 

Existem dezenas de planos de parcerias no mercado hoje.

Em alguns deles, só de você firmar a parceria e exibi-la no seu site já é o suficiente para fechar com clientes indecisos. 

Nós temos um texto aqui no blog que mostra 9 programas de parcerias para agências.

É leitura obrigatória 🖖

Como funciona o programa de parcerias da Leadster

Ainda sobre esses programas de parceria, um que você precisa conhecer é o nosso aqui da Leadster. 

Nós trabalhamos com um modelo bem amplo, e que pode beneficiar sua agência de várias formas. 

Primeiro o mais básico: ao oferecer nosso chatbot para geração de leads, você conta com todo o suporte da nossa equipe de parcerias, que atua conversando com o cliente, mostrando as funcionalidades da plataforma e liberando testes gratuitos. 

Mas nossa parceria atua também antes disso.

Te oferecemos materiais gratuitos e atualizados para te ajudar na sua captação de leads através de conteúdo, e disponibilizamos o contato da sua agência no nosso marketplace.

Você pode escolher qual é o melhor modelo para a nossa parceria – se uma comissão para cada venda ou um desconto no nosso produto para aumentar sua margem de lucro. 

Enfim: o que nós queremos é te ajudar.

Acesse o link e bora fechar essa parceria hoje!


Fernanda Andreazzi

Estrategista de conteúdo na Leadster. Atua há 5 anos com Marketing Digital, Inbound Marketing, SEO - e tudo o que há de bom

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