Sumário
Vivemos hoje em um mundo cheio de informações que tentam captar a nossa atenção a todo o momento.
Se você faz parte da grande parcela da população que trabalha na frente de um computador e que utiliza o celular durante todo o dia, é impactado por cerca de 4 a 10 mil mensagens publicitárias diariamente.
E é claro que você não consegue absorver esse montante gigante de informação, muito menos é convencido a converter em todas elas.
Então, o que diferencia um site ou anúncio que realmente prende a atenção do usuário e consegue levar ele à ação?
O título.
Essa é a primeira parte que lemos e a mais importante para nosso julgamento de investir ou não o nosso tempo ali.
Se você quer descobrir como utilizar os princípios da psicologia de seu consumidor para criar títulos que convertem, continue lendo esse artigo.
Como Escrever um Título que Converte?
Para captar a atenção de seu público, você precisa entender quais são suas dores e desejos.
Existem muitas maneiras de chegar até esse ponto: ler comentários e depoimentos em redes sociais, realizar entrevistas rápidas com clientes, perguntar para sua equipe comercial, ouvir ligações de vendas…
Só depois de entender porque as pessoas clicam em algumas mensagens e não em outras é que você vai conseguir criar suas próprias headlines com altas taxas de conversão.
É preciso ter em mente que não existem fórmulas.
Nem todas as metodologias podem ser aplicadas ou funcionam em todos os casos, mas os dados e pesquisas nos ajudam a entender o que é efetivo para a maioria deles.
Além disso, diferentes técnicas funcionam com diferentes audiências.
Você precisa conhecer o seu público como ninguém para saber quais delas aplicar.
Aqui te apresentamos cinco princípios e técnicas de títulos que convertem, de acordo com estudos das maiores empresas globais de marketing como CXL, Content Marketing Institute, Conductor e Outbrain que, somados, contabilizam 215 mil testes.
🔍 Leia também: Método AIDA: O que é e Exemplos de Uso para Acelerar as Vendas
1. Incluir números nos títulos
Headlines com números tendem a ser mais atrativas e gerar maiores taxas de clique do que aquelas que não os possuem.
Nós mesmos utilizamos essa técnica para o título deste artigo que você está lendo agora!
Existem muitas pesquisas que mostram que o uso de números em títulos faz muita diferença na atração do usuário e o uso de números ímpares se mostra ainda mais efetivo.
Uma pesquisa do Content Marketing Institute identificou que títulos com números ímpares têm em média 20% mais cliques do que títulos com números pares.
Mas porque o uso de números em headlines é tão efetivo para a conversão?
Essa é uma questão complexa.
Existem muitos estudos de psicologia e de comportamento que estudam nossa percepção em relação aos números.
Muito está relacionado sobre como nós atribuímos aos números uma ideia de valor e de ganho.
Também temos a aplicação de headlines em Landing Pages, veja esse teste como exemplo:
Sem números no título (versão original)
Com número no título: 30% Superior a versão original
2. Criar títulos com 5 a 9 palavras
De acordo com uma pesquisa realizada pela Outbrain e publicada pelo The Guardian, títulos com oito palavras tem as melhores taxas de clique (CTR).
A pesquisa mostrou que headlines com oito palavras performam em média 21% melhor do que títulos com mais ou menos palavras.
Então um outro fator que você deve considerar ao compor os seus títulos é a extensão que eles têm.
Além de manter títulos mais curtos, é interessante notar que testes de usabilidade já mostraram que o leitor presta mais atenção nas três primeiras e três últimas palavras de um título.
Pensando nesses dados, se seu título tiver dentro do volume recomendado de palavras, você aumenta a captação da sua mensagem pelo leitor.
3. Explorar títulos negativos
Durante muito tempo houve quem defendesse que não se deveria empregar palavras negativas nos títulos e que headlines positivas performavam melhor em taxas de clique, compartilhamentos e conversões.
Mas, de acordo com pesquisas realizadas nos últimos anos, vemos que esse pensamento não precisa ser tão engessado.
Lembrando que quando falamos em palavras negativas não estamos falando apenas do termo “não”.
Palavras como “nunca” e “pior” também entram nesse jogo.
De acordo com outros dados publicados pela Outbrain, headlines com superlativos negativos têm resultados 30% melhores do que títulos que não utilizam esse tipo de construção e 60% melhores do que títulos que utilizam superlativos positivos (como sempre, melhor e maioria).
Isso é explicado na pesquisa pela resistência da audiência com afirmações positivas que já foram muito exploradas e que acabaram perdendo um pouco a credibilidade.
Além disso, palavras negativas empregadas em títulos são percebidas de forma mais real e autêntica, o que faz com que a sua mensagem se destaque naquela montanha de mensagens que citamos no começo deste texto aqui.
4. Separar a headline em duas partes
Títulos que dão a ideia de duas partes complementares (título e subtítulo) são mais atrativos.
Eles costumam passar uma ideia mais clara do conteúdo que será encontrado depois do clique e por isso têm resultados até 9% melhores do que headlines que não têm a mesma construção.
Além de aplicar essa técnica nos títulos, as duas partes complementares podem e devem ser aplicadas nas páginas de conversão dos leads e nos anúncios que os levam até elas.
Nesses casos, os subtítulos funcionam como uma ferramenta para reafirmar o motivo pelo qual o lead deve realizar uma ação (como fazer um cadastro ou baixar um material gratuito, por exemplo).
A ideia de um “segundo” título também não é nova. É como a descrição nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa:
Muito utilizado em capas de revistas também:
Pensando que seu público não lê e sim “escaneia” seu título — mais uma vez — também é preferível quebrar uma headline muito longa em título e subtítulo, pois assim o usuário absorve melhor e mais rápido a promessa apresentada.
5. Explorar (cuidadosamente) os superlativos no seu título
A Conductor realizou um estudo para entender pontos que levavam o visitante a clicar nas headlines. Um dos fatores apontados nesse estudo foi o uso de superlativos.
Os superlativos são palavras ou expressões que reafirmam ou intensificam uma qualidade, para passar uma ideia de grau muito elevado ou grau máximo do adjetivo que o acompanha.
Podemos falar, por exemplo, que alguém é inteligente. Mas podemos falar que alguém é muito inteligente, o mais inteligente ou inteligentíssimo.
E assim aplicar um superlativo a uma característica que queremos reforçar.
Esse artifício é muito explorado na comunicação das empresas, inclusive no meio digital.
Mas será que esse uso é efetivo?
E será que algumas empresas não acabam pecando pelo excesso?
Para construção da pesquisa, foram apresentadas aos usuários várias headlines, que passavam a mesma informação, mas que faziam uso de zero e quatro superlativos no mesmo título.
O que a pesquisa mostrou foi que mais da metade dos usuários (51%) preferiu clicar em headlines mais discretas, com uso de apenas um ou nenhum superlativo.
O uso de dois ou três superlativos foi o que performou pior.
Mas, curiosamente, o uso de quatro superlativos teve uma resposta positiva de 25% dos usuários!
Ou seja, os visitantes ou preferem uma chamada mais discreta ou preferem uma chamada com termos fortes e que reforcem muito a ideia a ser transmitida.
O meio-termo é o que deve ser evitado.
Então, faça testes e analise o perfil do seu público para ver em qual dos dois grupos ele se encaixa quando falamos em superlativos.
Ainda não acabamos com as dicas por aqui.
A seguir você vai explorar como criar títulos para e-mails, anúncios, vídeos, blogposts e o que verá já no próximo tópico: título para landing pages de alta conversão.
Como Criar Títulos para Landing Page?
Para saber como criar um título para landing page, você precisa primeiro entender o que é um bom título nesse canal.
Neste caso, um bom headline possui uma copy clara sobre a oferta, promete um benefício específico e possui um elemento interessante para despertar a atenção do leitor.
Além dessas três características que estão presentes em um título de LP, vamos às 6 dicas de títulos que convertem:
- Adicione um senso de urgência – “Restam apenas 3 vagas para nosso Webinar”;
- Use benefícios positivos acima dos pontos negativos;
- Use a voz ativa sobre a voz passiva – “Baixe agora o nosso Framework de Públicos”;
- Não exagere em adjetivos e advérbios;
- Utilize palavras de poder – “Confira nosso material e descubra qual é a estratégia infalível para maior captação de leads”;
- Recorra a exemplos de landing pages com bons resultados.
🔍 Leia também: 16 Melhores Ferramentas de Landing Page para Gerar Leads
Como Criar Títulos para E-mail Marketing?
Para que o título de seu e-mail marketing surta efeito e faça com que as pessoas cliquem no conteúdo, você precisa primeiro definir a linha que o assunto do e-mail vai seguir.
Ou seja, qual vai ser o seu tipo de abordagem com o público. Elencamos algumas que você pode se interessar, veja:
- Utilize o “medo” de perder a oportunidade – “Uh-oh, você está perdendo dinheiro”;
- Invoque a curiosidade – “Não abra esse e-mail”;
- Seja engraçado – “Estratégias que nos deixam orgulhosos (ao contrário do nosso querido formulário)”;
- Apele para o orgulho e vaidade do leitor – “Chega de utilizar ferramentas do passado”;
- Instigue a ambição – “Gere três vezes mais leads com um ótimo preço”;
- Dê aquilo que eles tem preguiça de fazer – “Lista com 22 Exemplos de E-mail de Vendas Altamente Persuasivos”;
- Cutuque onde dói – “Vish, acabou a criatividade?”;
- Utilize o remarketing – “Ei, esqueceu alguma coisa no carrinho? Aqui estão 20% de desconto”;
- Seja pessoal – “Feliz Aniversário, [nome]! Temos uma surpresa para você”;
- Seja direto – “Sim, este é um e-mail para captar leads”;
Como Criar Títulos para Anúncios?
Um bom título para anúncio é aquele que desperta a curiosidade, é objetivo, cria um senso de urgência e entrega algo útil para o usuário.
Lembrando que também temos tipos de título para as campanhas de mídia paga, vamos a eles:
- Afirmativo: afirma uma ideia ou uma entrega – “Resultados garantidos com a ferramenta (inserir o nome da ferramenta)”.
- Comparativo: utiliza dois ou mais elementos para uma perspectiva – “A diferença entre empreender com sucesso e perder tempo”.
- Conselho: coloca a empresa como interessada em solucionar as dores do leitor – “5 passos para melhorar a sua produtividade”.
- Dramático: utiliza dramatização para tocar nas emoções do leitor – “Não clique e perca a chance de melhorar seus resultados”.
- Interrogativo: usa perguntas para atrair a atenção e apresentar uma solução – “Como conseguir mais leads para o seu negócio?”.
- Negativo: estimula a curiosidade ao utilizar frases negativas – “Não arrisque conhecer essa solução se não quiser melhorar suas métricas”.
- Noticioso: apresenta fatos para construção da narrativa – “Veja como a empresa (inserir o nome da empresa) aumentou o ROI em 105%”.
- Suspense: atrai o leitor pela curiosidade com a entrega depois do clique – “Você não vai acreditar no que descobrimos!”.
- Testemunhal: utiliza a validação de quem já utilizou o produto ou serviço – “Reduzi meus custos operacionais em apenas 3 meses”.
- Promessa: incita o benefício que será entregue como garantia – “Gere agora mais acessos para o seu site”.
🔍 Leia também: 36 Modelos de Copywriting Prontas para Superar o Medo da Folha em Branco
Como Criar Títulos para Vídeos?
A Animaker fez um levantamento com os melhores títulos para vídeos que encontraram.
Sabe o que todos eles apresentaram?
Elementos de urgência, curiosidade e coerção.
Vamos aos exemplos:
- Urgência: “O que ninguém te conta sobre o Call to Action!”.
- Curiosidade: “Por que tantas empresas não conseguem gerar leads qualificados?”.
- Coerção: “Conheça a primeira ferramenta de marketing conversacional do Brasil!”.
Como criar títulos para Blog Posts?
Não há muito segredo para criar um bom tipo para blog posts, basta seguir algumas dicas:
- Saiba para quem está escrevendo – “7 Estratégias de Marketing e Vendas para Empreendedores”;
- Foque no benefício oferecido – “8 Formas de Criar uma Persona e Esclarecer para Quem você está Vendendo”;
- Utilize números e listas – “12 Tendências de Marketing para 2023”;
- Aposte em guia e “como fazer” – “Guia Completo de Como Criar seu ICP”;
- Inclua uma palavra-chave;
- Torne-o atrativo, utilize palavras de poder – “Estratégias Infalíveis para Aumentar sua Geração de Leads”;
- Vá modelando o título conforme a produção do texto;
- Mantenha-o curto.
🔍 Leia também: O que é Copywriting e Como Converter Usando Copywriting?
Ferramentas que te ajudam a criar títulos que convertem
Além de todas as dicas que já exploramos no texto, existem algumas ferramentas que podem ajudar você a criar títulos criativos, únicos e que chamam a atenção do leitor.
Confira!
ChatGPT – Open AI
O ChatGPT da Open AI vai ser o seu melhor aliado para criar títulos chamativos, persuasivos e que vendem.
E o melhor de tudo é que ele faz tudo isso de forma gratuita e em poucos segundos. Dê uma olhada no exemplo abaixo que fizemos com o chat.
Pedimos para a ferramenta criar 3 títulos para vendas que sejam persuasivos, criativos e que contenham números. O resultado foi esse:
- “10 razões para você investir agora em nossos produtos”.
- “Aumente suas vendas em até 30% com nossa nova estratégia”.
- “100 clientes satisfeitos comprovam a qualidade de nossos serviços”.
Fill In The Blanks Template – Conversion Minded
O site da empresa de marketing, Conversion Minded, oferece aos usuários 120 modelos de título para blog em branco para você preencher.
Eles são separados entre:
- Listas;
- Dicas;
- Como fazer;
- Guia;
- Perguntas e Curiosidade;
- Diversos.
Headline Generator – Sumo
O Sumo oferece uma ferramenta que gera títulos automaticamente.
O site separa os tipos de título entre listas, como fazer, por quê, polêmico, divertido e faça você mesmo.
Para você ter o título pronto em mãos basta preencher os campos solicitados com informações básicas, como tema, objetivo, público etc.
Blog Ideas Generator – HubSpot
Por fim, nós temos o Blog Ideas Generator da HubSpot.
Essa ferramenta é bem simples e intuitiva, basta preencher o campo de busca com o tema do texto que irá escrever – você pode adicionar até 5 substantivos – para que a plataforma já lhe dê ideias de títulos.
É, parece que nosso título funcionou 😉.
Afinal, você chegou até aqui e como disse Neil Patel, “8 de 10 pessoas vão ler o título do seu artigo, mas apenas 2 vão ler o conteúdo que você escreveu”.
Agora você tenho certeza que em menos de 5 minutos você já consegue aplicar esses princípios em seus títulos e começar a ver o aumento em seus resultados nos próximos dias.
Se você ainda tem alguma dúvida sobre o tema, deixe nos comentários e vamos abrir diálogo!
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