/ / RD Mentor IA: o que é, como funciona e principais alternativas

Você já conhece o RD Mentor IA? 

Ele é uma nova funcionalidade que a RD Station está lançando, com foco inicial nos parceiros RD Station — ou seja, por enquanto, apenas clientes da RD podem usar o RD Mentor IA , com um custo adicional adicionado à mensalidade. 

O mercado das IAs está caminhando para vários lugares ao mesmo tempo e se tornando cada vez mais nichado. Mas uma grande tendência são softwares “faz tudo” — geram texto, fazem atendimento, servem como chatbot, dão insights etc. 

O RD Mentor IA  segue essa tendência de perto. Ele é menos uma ferramenta e mais a caixa de ferramentas. 

Mas a questão é que a especialização é importante. Muitas vezes, softwares que oferecem de tudo um pouco acabam não se aprofundando tanto em algumas funcionalidades aqui e ali. 

Nesse texto, vamos analisar o RD Mentor IA como um todo e depois falar especificamente sobre o seu chatbot. Ah, trago também alguns outros softwares parecidos como alternativa, ok? 

Então bora lá começar: 

O que é o RD Mentor IA ?

Mulher com expressão de dúvida

Começando do começo, o RD Mentor IA  é uma Inteligência Artificial desenvolvida pela Resultados Digitais e que se integra às suas duas plataformas: a RD Station Marketing e ao seu CRM de vendas.

Acaba que ele é um grande pacote de pequenos produtos que usam a Inteligência Artificial, incluindo: 

  • Gerador de textos para posts e blogs; 
  • Criador de e-mails;
  • Gerador de pautas para posts; 
  • Criador de textos para produtos; 
  • Revisor e editor de textos; 
  • Chatbot; 
  • Assistente Virtual; 

Dentre alguns outros pontos. 

Mas o que podemos ver é que o RD Mentor IA  tem três principais preocupações em uma rotina de marketing: produção de conteúdo, geração e qualificação de leads e atendimento ao cliente. 

Todas as suas ferramentas são criadas para isso. A IA consegue aprender com uma base de conhecimento e criar conteúdo relevante para a sua marca, por exemplo. 

Ou, usando essa mesma base de conhecimento, ela consegue ajudar no atendimento dos clientes. 

Não testamos todas as suas funcionalidades, por isso fica difícil falar sobre elas com mais profundidade. Mas vamos analisar o seu chatbot ao longo do texto. 

Só abrindo a discussão por enquanto: 

O que é o chatbot da RD Mentor IA?

Só como parêntese rápido, se você não sabe o que é um chatbot, temos uma página inteira explicando sua história, seus usos e as suas principais funcionalidades. 

Você pode acessá-la clicando no link abaixo. Até quem já sabe o que é um chatbot pode usar essa página para entender um pouco mais os comparativos que vamos fazer ao longo do texto.

➡️ Chatbot: O Que É, História e Futuro da Ferramenta

Basicamente, o chatbot da RD Mentor IA  é um sistema usado para captação de leads no seu site. 

O processo é parecido com o de outros chatbots no mercado, mas com algumas limitações que vamos abordando ao longo do texto. 

Mas seu funcionamento básico é quase como o nosso próprio chatbot: uma janela que fica no canto de todas as páginas do seu site, com uma CTA para algum outro material, um orçamento, agendamento de reuniões etc. 

O único problema aqui é que, entre todas as ferramentas da “caixa”, o chatbot é uma das menos desenvolvidas, não usando nenhum recurso avançado de Inteligência Artificial. 

Seus recursos são os seguintes: 

  • Bases de conhecimento: você pode conectar bases de conhecimento diferentes no seu chatbot, como por exemplo uma página específica ou todos os textos presentes no seu blog. Pela limitação inicial de perguntas do chatbot, essa funcionalidade ainda não tem bastante utilidade; 
  • Perguntas: o chatbot do Mentor IA, que na plataforma se chama Assistente, pode ter 5 perguntas diferentes para a geração de leads: qual é o e-mail, telefone, nome, nome da empresa, e o site da empresa; 
  • Integrações: o Assistente se integra com 3 plataformas diferentes: RD Station Marketing, RD Station CRM e Exact Spot. Ela também pode enviar um e-mail automaticamente em cada conversão para alguém da sua equipe; 
  • Aparência: você pode alterar a cor do Assistente e o avatar. 

E falando nesse tipo de sistema, trouxe uma lista rápida aqui de mais outros três que já analisamos aqui no blog. Vamos saber mais sobre eles? 

Alternativas ao RD Mentor IA  que você pode usar hoje

O RD Mentor IA , porém, vem com uma limitação fundamental: ele não é um software standalone — ou seja, ele não pode ser comprado e instalado sozinho, ele funciona apenas para quem já é cliente da RD Station Marketing ou CRM. 

Por conta disso, quem se interessa pela plataforma acaba tendo que levar o pacote inteiro. 

E quem já tem alguma outra ferramenta concorrente, como a ActiveCampaign ou a HubSpot Marketing? 

Infelizmente fica inviável para essas pessoas assinar a RD Station inteira só para usar o RD Mentor IA . 

Felizmente, existem outros softwares de Assistentes Virtuais com Inteligência Artificial já disponíveis no mercado. Vamos falar um pouco mais sobre eles agora: 

ChatSpot

O ChatSpot é uma IA bem básica, no modelo do ChatGPT, que pode servir como assistente também. 

Saindo um pouco da linguagem vendedora da HubSpot, na prática ele é um ChatGPT-4 treinado com os dados de marketing que a HubSpot produziu ao longo da sua década e meia de operação. 

Essa limitação, porém, vem com uma grande vantagem: ele é completamente grátis para usar. 

Além disso, você não precisa ter uma conta na HubSpot para usar o ChatSpot. Mas você pode acessá-lo hoje, testar e usar para sempre sem nunca ser cliente HubSpot. 

Porém, vale ressaltar que seus principais usos são relacionados às informações personalizadas que ele te entrega, e essas informações só podem ser obtidas via integração com CRM.

E, claro, o único CRM ou plataforma de marketing suportado para a integração é o da HubSpot. 😅

Você pode perguntar ao ChatGPT como traçar uma estratégia de pós-vendas para os seus clientes, e você vai ter uma resposta até ok.

Mas com o ChatSpot, você tem a vantagem da Inteligência Artificial já ter sido previamente treinada com os dados da HubSpot, o que garante respostas mais contundentes, precisas e pautadas em casos reais. 

EinsteinGPT

O EinsteinGPT é a Inteligência Artificial da Salesforce, mas ele também infelizmente segue o mesmo padrão do RD Mentor IA : ele só funciona dentro do CRM da Salesforce. 

A ferramenta foi criada partindo de três princípios de design fundamentais: 

  • A IA usa dados do próprio CRM da Salesforce, e foi desenvolvida com a tecnologia proprietária de Inteligência Artificial da empresa; 
  • O EinsteinGPT também usa o código do próprio ChatGPT da OpenAI, mesclado com a tecnologia própria da Salesforce; 
  • Você também pode adicionar seus próprios modelos de IA, caso seja um usuário avançado da Salesforce e um desenvolvedor, já que o EinsteinGPT libera seu código fonte para clientes da empresa. 

Para quem já usa Salesforce e está procurando um assistente de IA, não precisa mais procurar. Ele não vem com custos adicionais! 

Zapier AI Chatbot

O chatbot com Inteligência Artificial da Zapier também segue um padrão bem parecido com os que vimos aqui até agora, especialmente com o ChatSpot. 

Ele não é um chatbot de atendimento e não foi feito para converter leads ou até ser instalado no seu site. Ele é um assistente que usa o modelo de linguagem do ChatGPT e já foi pré-treinado pelos desenvolvedores da Zapier. 

A abordagem da Zapier, porém, é um pouco mais personalizada. É você quem cria o chatbot e determina qual é o seu papel, além de falar também como será a interação dele com os usuários. 

Por exemplo: você pode criar um chatbot exclusivo para o seu time de copywriting, treiná-lo com todas as suas campanhas e determinar sua função como uma central de conhecimentos sobre campanhas passadas. 

Ou você pode fazer a mesma coisa mas treinar o chatbot para reduzir textos, por exemplo. 

O Zapier AI Chatbot, porém, ainda está na fase beta. Você pode testá-lo gratuitamente com uma conta Zapier. 

Comparativo RD Mentor IA e o chatbot da Leadster

Bom, agora precisamos conversar especificamente sobre a funcionalidade chatbot do RD Mentor IA . 

Você deve ter percebido que colocar o produto por trás do sistema não é uma estratégia incomum. 

Os líderes do mercado e do desenvolvimento de IAs para marketing — incluindo nosso exemplo da Salesforce e até o Zapier — também têm estratégias parecidas. 

Olhando para o chatbot do RD Mentor IA, percebemos que ele é um complemento ao produto como um todo, que é bastante completo. 

E por ser um complemento, ele também é bastante limitado. 

Então, vamos fazer esse comparativo para você que está precisando de um chatbot e achou o que o Mentor IA oferece interessante. Será que vale a pena usá-loIA  ou é melhor investir em um chatbot próprio?

Vamos descobrir agora. Veja logo abaixo um comparativo resumido, e em seguida, um aprofundamento um pouco maior: 

Captura de tela mostrando um comparativo entre a Leadster e a RD Station Mentor IA

Limitado a 5 perguntas X perguntas ilimitadas

Esse é um problema bem grande porque ele acaba derrotando o próprio propósito do chatbot: ser uma forma personalizada de abordar visitantes e convertê-los em leads. 

O RD Mentor IA só deixa você usar 5 perguntas pré-configuradas no seu chatbot. Você não pode criar outras nem alterar a ordem das perguntas. 

E outro problema: você não consegue saber quais são essas perguntas antes de publicar o chatbot. Elas são ativadas através de um botão simples, como no print abaixo: 

Captura de tela mostrando as opções de customização do RD Mentor.IA

Isso é bastante complicado pelos motivos que mencionamos ao longo do texto. É impossível ter controle sobre a personalização no marketing quando a sua ferramenta não permite nenhuma. 

A Leadster te permite usar quantas perguntas você quiser, na ordem que você quiser, em qualquer fluxo que você criar. E ressaltamos que o copy é muito importante no momento da captura das informações, por isso, ele deve ser o mais personalizado possível.

Sem integração com WhatsApp X Envio para o WhatsApp com respostas

O RD Mentor IA  não permite que você envie os leads qualificados direto para o WhatsApp. 

Aliás, suas integrações são limitadas, permitindo apenas o envio do lead para o RD Station Marketing, RD Station CRM, o Exact Spotter ou um disparo automático de e-mails. 

A Leadster é bastante diferente nesse ponto. A gente entende que leads qualificados precisam de contato imediato da sua equipe de vendas. 

Justamente por isso, nossa integração permite que os leads caiam automaticamente no WhatsApp da equipe comercial, permitindo inclusive uma roleta de atendimentos e a configuração do horário de envio. 

Captura de tela mostrando a funcionalidade de integração com o WhatsApp da Leadster.

E essa é apenas uma das nossas integrações. Ao contrário do RD Mentor IA, oferecemos integração nativa com 18 plataformas diferentes, incluindo a própria RD Station: 

  • SIRENA – Envia e-mails no formato Molusco para um sistema Sirena;
  • ActiveCampaign – Envie seus leads para a ferramenta de Marketing;
  • PipeRun – Envie seus leads para o CRM;
  • Exact Sales – Envie seus leads para o Exact Spotter;
  • RDStation Marketing – Envie seus leads para a plataforma de marketing do RD;
  • Hubspot – Envie seus leads para o Hubspot Marketing;
  • LAHAR – Envie seus leads para a ferramenta LAHAR;
  • FLEEG – Envie seus leads para a ferramenta FLEEG;
  • PRAEDIUM -Envie seus leads para a ferramenta PRAEDIUM;
  • HouseCRM – Envie seus leads para a ferramenta HouseCRM Marketing & Vendas;
  • FolloWise – Envie seus leads para o sistema de gestão de vendas;
  • E-Goi – Envie seus leads pela APIv3 do E-Goi;
  • ANAPRO – Cadastre seus leads no Anapro CRM;
  • SIMPLE PACK – Envie seus leads para o Simple Pack CRM;
  • F1 SALES – Envie seus leads para a ferramenta F1 Sales;
  • SalesForce – O acesso à API está disponível com Professional Edition, Performance Edition, Enterprise Edition, Unlimited Edition, e Developer Edition.

Painel com apenas 3 dados X Dashboard completo com métricas

Eu super entendo o lado da RD em não criar um dashboard mais completo para o Mentor IA: a própria RD Station já tem um dashboard bastante detalhado. 

Mas talvez justamente por isso fica um pouco difícil perdoar a RD também. A plataforma já tem mais de 10 anos de mercado e sabe como fazer um bom dashboard. 

O RD Mentor IA  oferece apenas três dados diferentes na sua dash: quantidade de visitantes, quantidade de conversas e quantidade de leads. 

Enquanto isso, a Leadster oferece essa dashboard: 

Captura de tela da dashboard Leadster.

Essa é a primeira parte dele, mostrando seus acessos, a comparação com o período anterior, sua taxa de conversão, aberturas do chat, quantos leads foram gerados e, desses, quantos são completos — deixaram todas as informações. 

Na segunda parte, temos informações relacionadas aos leads que você está gerando em outros canais, como o Facebook Ads, o Google Ads e outros variados. 

Menor potencial para gerar leads X Design feito para gerar mais leads

Por conta disso, o RD Mentor IA  acaba não sendo muito eficiente para gerar leads no seu site. 

Ele funciona como um apoio, oferecendo a possibilidade de você ter um chatbot caso já use a RD Station. 

O chatbot da Leadster foi concebido com a geração de leads em mente. Todas as nossas funcionalidades, inclusive as que você viu até aqui, foram criadas para gerar leads, testadas com esse propósito e aprovadas pelos nossos clientes. 

FAQ sobre chatbots, Inteligência Artificial e o RD Mentor IA 

O veredito final é que o RD Mentor IA  é interessante como ferramenta geral, mas no ponto específico dos chatbots ele deixa bastante a desejar. 

Se você já tem a RD Station e está procurando um chatbot que vai te trazer mais leads com certeza, é melhor procurar uma plataforma específica para isso. 

Mas se você está precisando de um chatbot mais simples, que até gera leads mas não te permite os pontos principais de sucesso nessa ferramenta — personalização, integrações, dashboard completa, qualificação etc. — você pode testar o RD Mentor IA. 

Um último caso: se você não tem a RD Station e se interessou pelo RD Mentor IA apenas pelo seu chatbot, aí com certeza um chatbot dedicado — como o da Leadster — é a sua melhor opção. 

Trouxe aqui algumas perguntas frequentes que recebemos tanto sobre o nosso chatbot quanto sobre chatbots com Inteligência Artificial no geral. Bora saber mais? 

Por que a personalização e a customização são importantes?

O marketing personalizado sempre vai gerar mais leads e, por consequência, mais vendas. 

O cenário do Marketing Digital hoje é bem concorrido. Você é uma entre centenas de milhares de outras marcas só no Brasil competindo por espaço em um número muito reduzido de espaços. 

Temos essa concepção que a internet é infinita e ela realmente é. Mas quem trabalha com anúncios é limitado pelo Google Ads e pelos Social Ads — mais especificamente Facebook Ads e Instagram Ads. 

Por conta disso, a personalização no marketing precisa ser muito grande, porque a competição nos mesmos canais é tão grande que é até difícil de medir. 

Por que integrar com Facebook Ads e Google Ads?

Esse é um ponto que o chatbot da RD Mentor IA  não faz e que acaba sendo bastante necessário. E o nosso chatbot faz nativamente, sem você precisar criar nenhuma integração. 

A integração com esses Ads permite que você veja de onde os seus leads estão vindo, e ainda permite que você os aborde de uma forma mais próxima e personalizada. 

Por exemplo: você criou uma campanha no Google Ads que leva para uma landing page específica. Nosso chatbot consegue entender que o visitante veio do Google Ads, e te permite criar uma variável que leva isso em conta. 

Então você pode criar uma mensagem personalizada, no mesmo tom da copy do seu anúncio, e exibi-la somente para as pessoas que tiveram contato com esse anúncio. 

Esse nível de personalização no marketing aumenta e muito as suas conversões. Chatbots atuais sempre vão ter essa funcionalidade, já que a personalização é sua maior preocupação. 

Infelizmente, o Mentor IA não faz essa classificação de origem. 

Quanto custa o RD Mentor IA?

Os preços são divididos em dois tiers: 

  • RD Station Mentor IA Conteúdo: grátis para todos;
  • RD Station Mentor IA Meu Assistente: somente para os usuários Pro da RD Station ou planos variados para quem não tem conta na RD.

Os valores do RD Mentor IA  são separados por número de interações. Se você não tem o Plano Pro da RD Station, vai precisar escolher entre um desses planos específicos do Mentor IA:  

  • 1.000 interações: R$ 99/mês;
  • 5.000 interações: R$ 199/mês;
  • 10.000 interações: R$ 299/mês;
  • 20.000 interações: R$ 599/mês.

Para fazer a contratação, você vai precisar iniciar o Mentor IA Conteúdo, que é grátis, e depois selecionar “Meu Assistente” no menu “Produtos”. O chatbot está incluso nesse pacote. 


E aí, o que você achou do RD Station Mentor IA? 

A ferramenta é interessante principalmente para criar conteúdo. Nesse aspecto, a IA funciona muito bem: as opções são enormes bastante interessantes, vale a pena testar. 

Mas o seu módulo “Meu Assistente”, que é onde mora o chatbot, ainda precisa melhorar para justificar seu preço, que não é muito baixo. 

Aqui na Leadster nós já trabalhamos com Inteligência Artificial. Nossa integração com o ChatGPT permite que você poupe tempo escrevendo chamadas — ele sozinho lê suas páginas mais lidas e oferece sugestões. 

Faça um teste grátis hoje clicando no banner abaixo. 

Vou ficar te esperando, ok? Obrigado pela leitura e a gente se vê no próximo texto! 


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *