Sumário
- 1 Olá 👋! Quer conhecer mais sobre o marketing conversacional?
- 2 Marcas com mais personalização e menos estranheza 🎭
- 3 Inteligência artificial produzindo conteúdo 🤖
- 4 De pessoas, para pessoas – o conteúdo almejado 🗣️
- 5 Marketing omnichannel 🌐Por que apenas um canal, se posso ter mais?
- 6 Melhor experiência entre canais e dispositivos💻
- 7 Eventos para todos os gostos: híbrido é essencial📱👫
- 8 Gente como a gente: a importância dos microinfluenciadores 🤳
- 9 Mais que uma marca: CEO com presença pública😎
- 10 Do WhatsApp ao TikTok, as compras não param 🛒
- 11 Os anúncios nativos vêm com força 🚨
- 12 Sem cookies: mais dificuldade de rastreamento 🍪
Ano novo, vida nova e também novas tendências de marketing digital!
Após um 2023 bem agitado em todos os âmbitos – desde a área de saúde até o futebol –, mas com grande positividade sobre a volta das atividades presenciais, o ano de 2024 promete ainda mais inovação, avanço da tecnologia e novas estratégias para a área de marketing de seu negócio.
Para ajudar todos os marketeiros de plantão, a equipe da Leadster traz aqui 12 tendências de marketing digital que você pode explorar e testar em sua empresa.
Vamos lá!
Olá 👋! Quer conhecer mais sobre o marketing conversacional?
Você sabia que até 2026 existe uma previsão que o mercado global de chatbots cresça e resulte em um salto de US$ 2,6 bilhões (2020) para US$ 10,5 bilhões?
Pois é, a ferramenta que está crescendo cada vez mais em todo mundo, tem tudo a ver com o conceito de marketing conversacional.
Afinal, este último diz respeito a conversar de forma instantânea e personalizada com o visitante, o auxiliando no processo de compra.
Mesmo que muitas pessoas ainda tenham receio com essa ferramenta e desconheçam esse conceito, a necessidade por essa nova tendência é crescente e eu posso provar a vocês.
Por acaso, você ainda tem tempo e paciência para esperar mais de 5 minutos por uma resposta simples, mas essencial para sua tomada de decisão?
Eu acho que não, né?
Você prefere marcar uma reunião, consulta ou horário de forma automática, rápida e personalizada ou entrando na lista de espera por um telefonema?
Acredito que seja a primeira opção, certo?
Pois bem, o marketing conversacional engloba todos esses aspectos.
Com ele, você consegue criar abordagens humanizadas e personalizadas, auxiliando tanto o usuário, por meio da rapidez, objetividade e prestatividade, quanto a empresa, que poderá iniciar um relacionamento com o cliente de forma automática, ajudando nos próximos passos de compra.
No mais, veja alguns dos benefícios do marketing conversacional e do uso de chatbots no marketing:
- Maior conversão do tráfego do site;
- Geração de leads qualificados;
- Automatização dos processos;
- Melhora no atendimento comercial.
Saiba mais: Chatbots Online já são Realidade de Milhares Empresas, Entenda o Crescimento Da Ferramenta
Marcas com mais personalização e menos estranheza 🎭
Todos falam sobre personalização, sua importância, os benefícios, mas ninguém realmente te conta como fazer, não é mesmo?
Bom, não é porque estamos falando de algo personalizado para cada público presente na sua empresa, que você precisa saber a cor predileta de cada usuário e forçar a barra, parecendo um stalker e criando uma situação embaraçosa com o visitante.
Chega de ser creepy!
A tendência para 2024 é uma personalização estratégica, ou seja, é preciso saber com quem você está falando e qual é o tom de voz e assunto de interesse do usuário.
Fora isso, pense o que você quer ganhar com essa abordagem personalizada, qual é o objetivo dessa conversa ou conteúdo?
Vou dar o exemplo da Leadster.
Com o nosso chatbot de marketing conversacional, é possível personalizar a abordagem conforme cada página, canal de origem, objetivo da chamada e o que você espera do usuário.
Ou seja, não vamos entrar em detalhes sobre a vida de cada um ou forçar a barra para aparecer que sabemos de tudo sobre a necessidade da pessoa, nós vamos apenas falar com ele de uma forma que nos aproxime e mostre que temos a ver com o que ele está procurando.
Lembrando também que com a Leadster é possível filtrar esse lead e agrupá-lo em grupos já determinados para que ele tenha um encaminhamento e resposta condizente com a situação.
Por isso, invista em uma personalização na medida certa e com os recursos relacionados a situação e proposta do seu negócio.
Leia também: Conheça os Melhores Chatbots do Mercado
Inteligência artificial produzindo conteúdo 🤖
Com tanta IA aparecendo nos jornais todos os dias, será que daqui a pouco vamos estar em uma pegada tipo dominação dos robôs? – Esperamos que não.
Brincadeiras à parte, a Inteligência Artificial está aqui para ajudar e automatizar diversos processos do dia a dia de empresas, como já tem feito ao longo do tempo – um exemplo disso são os chatbots por IA.
Atualmente, a tendência é a criação de conteúdo por robôs, como já vemos ser possível por meio de tecnologias como o ChatGPT (Generative Pretrained Transformer) da OpenAI.
Mas, muita calma que redatores e copywriters não serão jogados para escanteio, o toque humano no marketing, principalmente em conteúdo, segue indispensável – e a tecnologia pode ser utilizada para aperfeiçoar os processos.
Além do conteúdo, também vemos a IA chegando com força em outras áreas, como o atendimento ao cliente e geração de leads.
A própria Leadster lançou recentemente um módulo que utiliza a Inteligência Artificial do ChatGPT para responder os visitantes do site de maneira automática e imediata.
Se quiser saber mais sobre a Leadster AI, é só clicar no banner abaixo. 👇
De pessoas, para pessoas – o conteúdo almejado 🗣️
Eu falei para vocês que não precisavam se preocupar com a dispensa de redatores e copywriters.
Se por um lado, a IA vem crescendo, por outro, temos uma medida que controla um pouco esse avanço.
Estamos falando de uma regra, sujeita a punição, que o próprio Google estabeleceu: o Helpful Content System, que garante às pessoas encontrarem conteúdos originais, únicos, verídicos e escritos por pessoas de carne e osso.
Isso evita plágios e conteúdos meramente básicos, que não fogem do que já está no buscador.
Ou seja, o objetivo é garantir ao leitor um conteúdo de qualidade e que realmente some ao seu conhecimento prévio.
Leia também: Livros de Marketing: Os 30 Melhores
Marketing omnichannel 🌐Por que apenas um canal, se posso ter mais?
Atualmente, não tem como se contentar em operar em um único canal, até porque o seu público não está exclusivamente em uma única mídia.
O Marketing Omnichannel nada mais é do que uma estratégia de comunicação que considera e integra os vários canais de vendas e de contato com uma marca, com o uso simultâneo, interligado e planejado, para oferecer ao consumidor a melhor experiência.
Isso significa que todos os e-mails, mensagens de redes sociais, comentários em posts e blogposts e números de telefone vão para um único lugar.
Dessa forma, o consumidor escolhe por qual canal seguir, sem que seja prejudicado pela demora de resposta ou até mesmo inexistência de um perfil ou conta naquela mídia.
Fora isso, a própria organização de seu negócio fica mais alinhada e facilita o processo de comunicação, pois será muito mais fácil de distribuir essas mensagens para os setores responsáveis.
Melhor experiência entre canais e dispositivos💻
A cada ano ouvimos mais sobre o termo User Experience (UX) – experiência do usuário – e para 2024 não seria diferente.
Agora, mais do que nunca, você precisa investir nessa estratégia para não ficar para trás.
Tenha em mente que as pessoas acessam seu site, app ou blog de todos os aparelhos possíveis, não estamos apenas com o uso de computadores, agora nós temos tablets, laptops e celulares.
Com isso, investir em estratégias cross channel e cross device é fundamental para oferecer uma boa experiência.
Pense que uma simples página do seu site deve ter a mesma qualidade em uma tela menor, como a de um celular.
Preze por design simples e navegação fácil, além de outras tendências como:
- Minimalismo;
- Interfaces ativadas por voz;
- Controles mãos-livres;
- Elementos animados;
- Scrollytelling – conte uma história enquanto o usuário rola a tela;
- Conteúdos em vídeo.
Eventos para todos os gostos: híbrido é essencial📱👫
Com o fim da pandemia de Covid-19, o ano de 2022 foi marcado pela volta dos eventos presenciais.
A vontade de sair de casa, voltar ao “normal” e rever colegas de profissão foi o sentimento que perdurou.
Mas não são todos os que podem ou até mesmo querem sair de suas cidades para frequentar eventos presenciais, por isso, invista no meio-termo: o modelo híbrido.
Dessa forma, tanto os que preferem algo presencial quanto aqueles que decidem por ficar em casa vão aproveitar o evento, adquirir os conhecimentos compartilhados, fazer networking e ainda conquistar novos clientes, como o marketing de eventos prevê.
Leia também: 11 eventos de marketing digital para acompanhar
Gente como a gente: a importância dos microinfluenciadores 🤳
Quem nunca foi afetado pela publicidade de algum influenciador da sua cidade?
Não estou falando aqui de influenciadores com milhões de seguidores, mas aqueles que estão dentro da comunidade que você faz parte e que tem um dia a dia semelhante ao seu.
Somos a prova viva de como o gatilho mental de prova social funciona.
Isso acontece pois o marketing de influência mostra aos consumidores que aquela pessoa que está perto de você utilizou o produto ou serviço e obteve bons resultados.
Formalizando isso em números, um relatório da Stackla mostrou que 79% dos consumidores dizem que os User Generated Content (UGC) – conteúdo gerado pelo usuário – impactam positivamente nas decisões de compra dos consumidores.
Leia também: 50 Estatísticas de Marketing Digital
Mais que uma marca: CEO com presença pública😎
Por trás da sua marca há uma pessoa que a representa, certo?
Então, porque não mostrar isso ao público, colocando seus líderes como a “cara da marca”?
Essa é uma tendência muito bem representada pelo Jeff Bezos, Elon Musk e Bill Gates.
Eles não são apenas CEOs de grandes empresas, mas representam aquilo que seu negócio traz ao mercado e, dessa forma, se aproximam dos consumidores.
Na linguagem popular: “bota essa cara para jogo”.
Se ainda não está convencido, saiba que um relatório da BrandsGetReal, da Sprout Social, mostrou que 70% dos consumidores se sentem mais conectados a uma marca quando o CEO tem uma presença pública nas mídias sociais.
Do WhatsApp ao TikTok, as compras não param 🛒
Se você é da geração Z, sabe que é comum e até preferível descobrir novos produtos pelas redes sociais, como Instagram, TikTok e Facebook.
Mas a onda não vai parar neste público – e as marcas já entenderam isso.
Estamos falando aqui sobre social selling, ou apenas vendas nas redes sociais, tendência que veio para ficar e que aconselho você a investir, pois além de ter mais um canal de vendas, você não ficará atrás dos concorrentes.
Os anúncios nativos vêm com força 🚨
Não tem outra explicação para o aumento dos anúncios nativos, se não o seu funcionamento.
Como mostrou uma pesquisa da HubSpot, mais de 36% dos profissionais de marketing que utilizam essa estratégia disseram ser eficaz, além de quase 50% deles afirmarem que é sua principal tática de geração de ROI.
Em geral, os native ads não utilizam textos diretos ou verbos impositivos, apenas aguçam a curiosidade do usuário por meio de informações e explicações sobre um determinado assunto.
Essa estratégia não vai interromper a navegação do usuário, ela vai capturar a atenção misturando-se ao conteúdo que já existe em determinada plataforma.
Veja abaixo como o Native Ads aparece para os usuários:
Diferente das outras tendências citadas, essa aqui não é a das melhores, na verdade, pode ser vista até como um aviso para você se preparar.
Os cookies que estamos falando aqui são chamados de “third-party cookies” – cookies de terceiros.
Eles são ferramentas de rastreio inseridos em outros sites, como os cookies do Facebook para acompanhar a atividade do usuário em outras plataformas.
Com isso, a experiência do usuário pode ser melhorada, por meio da coleta de dados importantes que ajudam a entender melhor o público.
Porém, esse mecanismo está chegando ao fim. O Google pretende eliminar de forma gradual os cookies de terceiros nos navegadores Chrome.
Esse tipo de ação vem acontecendo – como vimos a Apple acabar com o acesso aos identificadores de dispositivos no iOS – para garantir uma maior privacidade do usuário.
Porém, profissionais de marketing já adiantam que esse será um desafio enorme, ainda mais se juntarmos a dificuldade que se tem hoje em dia de gerar leads em um cenário tão competitivo e pouco criativo.
Mas, nem tudo está perdido, você não precisa estar 100% dependente dos cookies, ao invés disso, invista em otimizar a conversão, utilizando estratégias como a de Conversion Rate Optimization (CRO).
Ok, as melhores tendências de marketing digital para você explorar em 2024 estão todas em suas mãos, já sabe qual é o próximo passo?
Aqui vai um empurrãozinho para você aplicar as tendências de IA, marketing conversacional e personalização… estou falando sobre o Chatbot da Leadster que vai captar, qualificar e distribuir seus leads de forma inteligente e automatizada.
Além disso, você pode contar com abordagens personalizadas, atendimento com IA, testes A/B, dashboard de performance, localização de leads, agendamento automático de reuniões e muito mais!
E o melhor de tudo é que você pode testar tudo isso de forma gratuita por 14 dias, então não desperdice essa chance!
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