Sumário
- 1 O que é ROAS?
- 2 Qual é o Papel do ROAS no Marketing Digital?
- 3 Como Calcular o ROAS?
- 4 O que é o ROI?
- 5 Qual é o Papel do ROI no Marketing Digital?
- 6 Como Calcular o ROI?
- 7 Qual é a Diferença entre ROI e ROAS?
- 8 Vantagens de Trabalhar com ROI
- 9 Entenda as Vantagens de se Trabalhar com ROAS
- 10 Como Melhorar os Resultados do ROAS?
- 11 Qual o ROAS Mínimo?
- 12 Por que Trabalhar com Meta de ROAS ao Invés de CPA?
Aqui estamos com duas siglas referentes ao mundo do Marketing Digital, ROI e ROAS.
Tanto o Return on Investment (ROI) quanto Return on Advertising Spend (ROAS) são métricas essenciais para o seu negócio, pois ambas vão comparar seu investimento com o lucro obtido.
Siga neste artigo para saber suas definições, como calcular, suas diferenças e muito mais!
O que é ROAS?
O Return on Advertising Spend ou, quando traduzido, Retorno Sobre Investimento Publicitário diz respeito aos custos e faturamento obtidos a partir de campanhas de anúncios.
Com essa métrica você conseguirá acompanhar as estratégias e canais que estão trazendo resultados para o seu negócio, quais delas precisam de mudanças ou devem ser descartadas.
Você pode, por exemplo, medir o ROAS dos seguintes canais:
- Google Ads;
- LinkedIn Ads;
- Facebook Ads; e
- Instagram Ads.
O ROAS também pode ser calculado em relação a mídias mais tradicionais, como rádio e TV, mas aqui vamos focar nos canais digitais.
Leia também: Métricas de Mídia Paga: Principais Métricas Para sua Campanha
Qual é o Papel do ROAS no Marketing Digital?
Como já explicamos brevemente acima, o ROAS mostrará a métrica relacionada aos seus anúncios publicitários, ou seja, ao calcular o retorno obtido pelos custos, você saberá se uma campanha é lucrativa ou não.
Dessa forma, você poderá tomar algumas decisões quanto ao seu planejamento de marketing digital, como: seguir do jeito que está, realizar mudanças ou ter que recomeçar do zero.
Com isso, podemos dizer que o papel do ROAS dentro do marketing digital é possibilitar o andamento de seu planejamento, afinal, sem métricas não há respostas e sem respostas não há como desenvolver o seu negócio.
Como Calcular o ROAS?
O cálculo do ROAS é bem simples, basta colocar os valores na seguinte fórmula:
Exemplo de ROAS na prática
Para facilitar ainda mais o seu entendimento, separamos aqui um exemplo hipotético, vamos a ele!
Pensando que sua empresa investiu no mês R$ 2.000,00 em anúncios para o Facebook Ads e gerou R$ 6.000,00 em vendas, o seu ROAS será de R$ 3,00, isso significa que a cada R$ 1,00 investido, você teve retorno de R$ 3,00.
Para saber o percentual, basta multiplicar e você terá um resultado de 300%.
Ao colocarmos na fórmula ficará assim:
ROAS = (R$ 6.000,00 / R$ 2.000,00) X 100
ROAS = R$ 3,00 X 100
ROAS = 300%
O que é o ROI?
Partindo para a nossa segunda métrica do texto, o Return on Investment, ou Retorno Sobre Investimento, é a métrica que indica o retorno sobre o custo de uma ação específica de sua empresa.
O ROI mostra os resultados mais gerais, pois pode ser aplicado em diversas áreas ou projetos, ou seja, ele é a resposta se sua empresa está lucrando ou não com cada investimento feito.
Qual é o Papel do ROI no Marketing Digital?
Da mesma forma que o ROAS será o responsável pelas decisões futuras quanto ao planejamento de anúncios pagos, o ROI é aquele que fará você compreender melhor as origens de lucro de todo o seu negócio.
Com o ROI você poderá acompanhar o resultado de canais, como:
- Blog;
- SEO;
- E-mail marketing;
- Marketing de conteúdo;
- Novos lançamentos de produto ou funcionalidades;
- Treinamento da equipe de vendas; e
- Campanhas de Google Ads e redes sociais.
Leia também: 8 KPIs de Vendas e Marketing que os Líderes Querem ver no seu Dashboard
Como Calcular o ROI?
O cálculo é o mesmo do ROAS, mas ao invés de considerar os custos e faturamento de um único canal ou campanha de marketing, os valores são expandidos para toda a operação que está sendo analisada.
Assim, para calcular o ROI você precisa apenas colocar os valores na fórmula:
*lembrando que receita – custo é o lucro.
Exemplo de ROI na prática
Vamos a um exemplo hipotético para facilitar a compreensão.
Pense que sua empresa obteve R$ 25.000,00 em vendas a um custo de operação de R$ 5.000,00, seu lucro será de R$ 20.000,00.
Ao dividir o lucro pelo custo teremos um ROI de R$ 4,00, quando multiplicarmos por 100, teremos o resultado percentual de 400% de retorno.
Ao colocar na fórmula ficará assim:
ROI = (R$ 25.000,00 – R$ 5.000,00) / R$ 5.000,00 X 100
ROI = R$ 20.000,00 / R$ 5.000,00 X 100
ROI = R$ 4,00 X 100
ROI = 400%
Qual é a Diferença entre ROI e ROAS?
A primeira diferença entre ROI e ROAS é a magnitude do que medem, enquanto o ROAS mede resultados específicos de mídia paga, o ROI pode ser bem mais amplo.
Ou seja, o ROAS indica a eficácia dos anúncios pagos, enquanto o ROI mede o resultado de toda a estratégia envolvida, seja o investimento em um projeto único ou não.
Vantagens de Trabalhar com ROI
Para reforçar ainda mais a importância do ROI em sua empresa, separamos aqui alguns pontos de vantagens ao se trabalhar com essa métrica.
Confira:
- Eliminação de Gastos Desnecessários – ao saber como está sendo o seu retorno, conseguirá controlar melhor os gastos de sua empresa, investindo apenas no necessário.
- Aumento nos Lucros – se você elimina gastos desnecessários, consequentemente o seu lucro aumentará, afinal, todo o seu foco estará em projetos que darão um melhor retorno.
- Fortalecimento da Cultura – quando você sabe analisar o seu ROI, seu foco nos resultados de seu negócio aumenta, consequentemente, seus colaboradores ficam engajados para atingi-los, além de aproveitaram a análise das métricas já estabelecidas.
Saiba mais: Crie uma Apresentação de Resultados Eficiente com estas 10 Dicas
Entenda as Vantagens de se Trabalhar com ROAS
Por ser uma métrica voltada para campanhas específicas, o ROAS permite que você faça um planejamento de marketing muito mais aprofundado e direcionado para os resultados, sempre visando o maior retorno possível.
O ROAS permite que você entenda quais campanhas estão funcionando e quais precisam de melhoras.
Leia também: Funcionalidades Leadster: Resultados em Tempo Real com o Dashboard de Performance
Como Melhorar os Resultados do ROAS?
Aqui vão algumas dicas do que fazer para que seu ROAS tenha resultados melhores.
Confira e já as coloque em prática!
Otimize Seus anúncios para o Mobile
O número de pessoas realizando compras pelo celular vem aumentando cada vez mais, e o mobile é a principal forma que os brasileiros têm para se conectar com a internet.
Por isso, não deixe seus anúncios fora dessa ferramenta, otimize todos eles sempre pensando nas características específicas desse dispositivo.
Faça Testes
É apenas por meio de testes que você descobrirá qual a melhor forma de falar com o seu público, o que chama mais atenção e dá mais resultado.
Por isso, não economize nos testes A/B e teste diferentes criativos e abordagens em seus anúncios.
Segmente
Ao segmentar seus anúncios, as chances de alcançar um público mais qualificado tornam-se mais altas.
Dessa forma, seu ROAS terá um resultado muito melhor, já que você soube aproveitar bem o seu investimentos nos anúncios.
Faça Benchmarking
Acompanhar os seus concorrentes é uma tática essencial para o seu negócio, assim você poderá fazer diferente, produzindo anúncios melhores, e ganhar ainda mais autoridade.
Conheça sua Persona
Se você conhece bem sua persona, sabe quais são suas necessidades, possíveis dúvidas, canais que estão ativos e qual o tipo de comunicação preferem, seus anúncios se tornarão ainda mais personalizados, fazendo com que seu ROAS melhore.
Qual o ROAS Mínimo?
Tanto o Facebook Ads quanto o Google Ads definem um ROAS mínimo, de acordo com orçamento destinado a uma campanha específica.
Porém, o Facebook também indica que sua empresa pode começar com um ROAS médio, ou seja, estabelecer que seu ROAS seja 100%, dessa forma, a cada real investido sua empresa terá o mesmo de retorno.
A partir disso, a própria plataforma trabalhará com essa meta, fazendo com que o retorno seja positivo.
Porém, para você ter em mãos um número exato de seu ROAS mínimo de cada campanha, basta utilizar a seguinte fórmula:
ROAS mínimo = 1 / Margem Operacional = 1/(receita – custos) / receita = Receita / Receita – Custos
Por que Trabalhar com Meta de ROAS ao Invés de CPA?
O Custo por Aquisição (CPA), indica apenas o custo sobre as conversões de sua empresa, ignorando o ticket médio de seu negócio, condição que pode acabar penalizando os seus resultados.
O ROAS é indicado principalmente para e-commerce e variações de ticket médio.
Confira abaixo as metas de ROAS!
Meta ROAS para Iniciantes
Se você seguir a fórmula abaixo seu ROAS terá meta 3, veja:
ROAS Meta = 1 / margem do meu negócio
Meta ROAS para Intermediários
Ao chegar no nível intermediário, sua margem poderá mudar de acordo com o anúncio criado, veja:
- Anúncio A = Margem de 33% = ROAS Meta de 3;
- Anúncio B = Margem de 25% = ROAS Meta de 4; e
- Anúncio C = Margem de 16% = ROAS Meta de 6,25.
Meta ROAS para Avançados
Na meta ROAS para avançados deve-se ter em mente que quanto maior o ROAS melhor, por isso, é necessário ter cuidado ao calculá-la para não haver nenhum tipo de erro e, consequentemente, prejuízos para o seu negócio.
Agora que você já sabe o que é ROI e ROAS, suas diferenças e todas as especificações, já comece a colocar essas métricas em prática no seu negócio.
Para saber mais sobre mídia paga, acesse o nosso guia completo!
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