Panorama de Geração de Leads no Brasil 2024

Baixar Material
/ / Os 20 melhores apps Wix que você pode usar hoje

Usar apps Wix é muito necessário quando você está montando um site através da plataforma. 

É através desses apps que grande parte das funcionalidades do seu site Wix vão existir. 

Lembrando que o Wix é quase uma folha em branco: ele te oferece a possibilidade de criar o seu site de um jeito muito simplificado, mas você vai precisar desses apps para oferecer funcionalidades básicas do sistema. 

A questão é que existem tipos diferentes de apps, do mesmo jeito que acontece com o WordPress. 

Existem apps Wix mais simples, existem outros mais elaborados. Existem apps gratuitos e pagos. Além dos apps que o próprio Wix desenvolveu, e os que foram criados pela comunidade. 

Para navegar um pouco por tudo isso, separei aqui duas listas, cada uma com 10 apps Wix, indo desde os gratuitos até os pagos criados pela comunidade. 

Mas primeiro precisamos conversar sobre o funcionamento do Wix e seus apps. Vem comigo: 

Como funciona um site Wix?

Homem usando computador em cima de um foguete

O funcionamento de um site Wix é também seu maior diferencial em relação aos sites que você constrói pelo WordPress. 

No Wix, você não vai precisar fazer nenhum tipo de programação: toda a sua estrutura é montada no modelo drag n’ drop — você escolhe os elementos e os arrasta diretamente para a página. 

A alternativa seria usar o WordPress — mas nesse caso, você vai precisar construir o site manualmente, criando os estilos via CSS, incluindo scripts via JS, etc. 

🤿 Se aprofunde: 20 Melhores Plugins WordPress para Gerar mais Leads em 2024

Com isso, o site Wix acaba sendo muito mais simples de criar, enquanto o WordPress é bem mais complexo. 

Mas, ao mesmo tempo, o WordPress oferece uma liberdade incomparável. Já que é você quem está criando o site, você pode incluir os elementos que  quiser. 

E a vantagem do Wix, enquanto isso, é que qualquer pessoa pode construir um site e deixá-lo operacional em muito pouco tempo. 

Os apps Wix acabam tendo duas funções: eles permitem uma personalização extra e funcionam como os elementos necessários para sites específicos — como e-commerces, por exemplo, os tipos de site mais comuns na plataforma. 

Isso dito, precisamos nos aprofundar agora no funcionamento dos próprios apps Wix: como de fato eles operam? 

Você vai descobrir agora. Vem comigo: 

Como funcionam os apps e plugins Wix?

Homem segurando uma lâmpada acesa

Como a gente estava conversando, existem dois tipos principais de apps Wix. 

O primeiro deles são os apps necessários para que seu site funcione do melhor jeito possível. São os apps complementares ao site, os que vão ser necessários dependendo do tipo de site que você está construindo. 

Por exemplo: se você está criando um e-commerce, existem apps Wix voltados inteiramente para a disponibilização de gateways de pagamento. 

Ou, se você estiver criando um site comum, existem apps Wix voltados para a inserção de banners, por exemplo. 

O segundo tipo de aplicativo Wix concentra aqueles apps que não são necessários para que o site “funcione”, mas que são bastante interessantes de instalar. 

É o caso dos aplicativos Wix para a criação de formulários, captura de e-mails, chatbots, etc. 

Mas também há outros dois tipos de app Wix que precisamos conversar melhor: são os feitos pela própria plataforma e os criados pela comunidade. 

Mais sobre isso agora: 

O que são plugins nativos Wix?

Esses são os apps Wix criados pela própria Wix. Todos eles são gratuitos e a grande maioria está atrelada com pontos básicos de usabilidade e navegação do site. 

Vamos supor que você está criando um e-commerce pelo Wix e quer exibir produtos da Amazon no seu site. Detalhe: a conta de negociante da Amazon também tem que ser sua.😛

Existe um app Wix para fazer isso. Se esse app não existisse, seria impossível adicionar esses produtos ao seu site Wix. 

Agora vamos supor que você está criando um site para o seu hotel. Nesse caso, você vai precisar usar o Wix Hotels, aplicativo próprio da Wix que permite a criação de reservas pelos usuários direto no site. 

Do mesmo jeito, se esse app Wix não existisse, seria impossível fazer qualquer tipo de reserva pelo site. 

A maioria dos apps criados pela própria Wix são assim. Eles te ajudam a construir o site, e se eles não existissem, seu site acabaria sendo básico demais. 

Hoje, existem aplicativos nativos Wix para várias funcionalidades, já que o compromisso da Wix é que você consiga criar qualquer tipo de site, de qualquer jeito, dentro da plataforma. 

📚 Leia mais: Melhores Softwares para Criação de Sites: 17 Opções que não Precisam de Desenvolvedor

O que são plugins da comunidade Wix?

Só um ponto pra gente acertar antes: quando falamos da “comunidade Wix”, não estamos falando necessariamente de um grande fórum colaborativo onde todo mundo desenvolve seus aplicativos. 

Na verdade, a “comunidade” aqui está mais relacionada com outras marcas do que com outras pessoas. 

A maioria dos aplicativos Wix desenvolvidos pela comunidade são assim: desenvolvidos por marcas tanto para fins de marketing quanto para integração. 

Um exemplo: o app Wix de e-mail marketing desenvolvido pela Mailchimp. Para quem não tem Mailchimp, ele é uma ótima porta de entrada para a ferramenta. 

E para quem já tem, ele serve como uma integração entre as duas plataformas, conectando seu e-mail marketing diretamente ao seu site, permitindo importação de contatos, etc.

Mas na grande maioria das vezes esses aplicativos acabam sendo pagos, igual é com os plugins WordPress, também criados por marcas. 

Mais sobre isso logo abaixo: 

Os plugins Wix são pagos ou gratuitos?

Existem tanto plugins pagos quanto gratuitos na Wix. E também existem apps Wix que, apesar de pagos, oferecem período de teste gratuito. 

Todos os aplicativos desenvolvidos pela própria Wix são gratuitos. E eles precisam ser, já que muitos deles estão relacionados, como a gente conversou, com a construção básica do site. 

Ao mesmo tempo, os aplicativos oferecidos pela comunidade são, na sua maioria, pagos. 

Isso porque esses plugins são mais especializados e oferecem um extra para seus visitantes e pra você também — no caso dos apps de marketing. 

Mas como exatamente funciona a instalação desses plugins? O trabalho é simples ou complicado? 

Vamos falar sobre isso agora no tópico abaixo. Me acompanhe! 

Como instalar um plugin no seu site Wix

Mulher com expressão de dúvida ao lado de emojis.

Prometo de verdade: esse vai ser o último tópico antes da gente conversar sobre os apps Wix que você pode instalar no seu site. 

A gente precisava conversar sobre esses pontos mais simples antes para entender como os apps Wix realmente funcionam. 

Nessa parte quero incluir um guia super rápido de instalação de apps na Wix. Vai ser rápido não porque estou com pressa, mas porque o processo é realmente bastante simples. 

O jeito padrão de adicionar apps ao seu site Wix é através do Editor. Existem outras formas, que inclusive vamos ver ao longo do texto, mas esse é o jeito mais básico e intuitivo. 

Aliás, vou usar as instruções da própria Wix para adicionar um app no seu site a partir do Editor. Veja abaixo: 

  1. Acesse o Wix App Market:
    • Editor: clique no ícone Aplicativos   no lado esquerdo do Editor.
    • Editor X: clique no ícone do App Market na barra superior do Editor X.
  2. Procure aplicativos ou use a barra de busca para procurar um aplicativo específico.
  3. Clique em um aplicativo para saber mais sobre ele.
  4. Clique em + Adicionar ao site para adicionar o aplicativo.
  5. Clique em Permitir e Adicionar para confirmar.

10 plugins Wix gratuitos para instalar hoje no seu site

Notebook com imagens de pessoas dentro e ícone do WhatsApp ao lado.

Chegou a hora! Vamos começar nossa lista de apps Wix com os mais simples: aqueles criados pela própria Wix e voltados para ações mais básicas no seu site. 

Fiz uma seleção geral, buscando os mais necessários para o funcionamento do seu site. Depois, na lista voltada para os aplicativos pagos e criados pela comunidade, vamos conversar melhor sobre alguns aplicativos mais avançados. 

Mas mesmo sendo simples, procurei encontrar algumas jóias raras em meio a todos os aplicativos que a Wix oferece. 

Então, mesmo que você já tenha um site Wix pronto e já use alguns apps aqui e ali, essa lista ainda é bastante valiosa, ok? 

E também, em cada um dos itens, incluí um vídeo rápido mostrando as principais funcionalidades de cada um dos aplicativos, quando disponível. 

Quando não, trouxe algumas screenshots para te ajudar a entender melhor seu funcionamento. 

Vamos começando agora: 

Área de Membros Wix

➡️ Faça o download aqui 

Esse é um dos apps Wix mais básicos de toda a plataforma: ele permite que você possa oferecer cadastros de usuário e senha no seu site.

Ele já vem com tudo pronto: criação de perfil pelo usuário, confirmação no e-mail, páginas no site que só abrem com login, gerenciamento de atividades etc. 

Tudo o que você precisa em um sistema de login já vem pronto com a Área de Membros Wix. 

A alternativa em um site WordPress seria a instalação de um plugin de terceiros, o que acaba sendo um pouco arriscado já que o WP é open source — vazamentos de dados podem acabar acontecendo. 

Ou, para evitar plugins, a criação de um sistema próprio de login e senha, o que leva um pouco de tempo e requer um profissional qualificado. 

Além desse aspecto, a Área de Membros também permite a criação de uma pequena comunidade, já que os usuários podem seguir uns aos outros e se comunicarem entre si. 

Esse aplicativo é grátis e pode ser instalado em qualquer site Wix a partir do plano VIP. 

Wix Bookings

➡️ Faça o download aqui 

O Bookings é fundamental para qualquer site Wix que trabalhe com algum tipo de calendário. 

Ele é especialmente indicado para sites que oferecem muitas aulas online, workshops, webinars e Lead Magnets que são disponibilizados dentro de um prazo. 

Com o Bookings, você consegue criar aulas e sessões individuais ou em grupo e marcá-las tanto no seu calendário como no calendário dos seus visitantes e leads. 

Pense, por exemplo, em uma psicóloga que acabou de construir o seu site. Através do Bookings, ela pode oferecer reservas de horário direto no site, e inclusive receber por essas reservas através do app para smartphone. 

Qualquer negócio que tenha um site Wix e trabalhe com qualquer tipo de agendamento precisa do Bookings, não tem nem conversa. 

Agora vamos para um aplicativo também fundamental para quem vende serviços online: 

Planos Pagos Wix

➡️ Faça o download aqui 

O Planos e Preços faz exatamente o que seu nome diz: através dele, você consegue criar e gerenciar planos de assinatura diretamente no seu site. 

Esse app é especialmente necessário para quem trabalha com vendas SaaS, por exemplo, acontecendo diretamente pelo site. 

Ao mesmo tempo, ele também funciona para qualquer tipo de assinatura. Você pode oferecer uma newsletter paga, por exemplo, ou linkar os Planos Pagos ao app Área de Membros para criar planos premium de acesso ao conteúdo do seu site. 

Instagram Feed

➡️ Faça o download aqui 

Esse é outro plugin Wix bem básico, que trabalha exibindo seus últimos posts do Instagram diretamente no seu site. 

Aqui não tenho nem muito o que falar. O app é bem direto ao ponto e não faz nada de muito diferente. 

Mas uma funcionalidade oculta e que pouca gente acaba usando é a de linkar posts diretamente nas suas páginas de produtos. 

Com essa funcionalidade, você consegue, por exemplo, inserir reels do seu produto sendo usado diretamente na página de vendas, indo muito além daquelas fotos básicas e simples. 

Wix Restaurants (Menu e Pedidos)

Quem está montando um site voltado para a área de restaurantes precisa instalar esses dois aplicativos, que são fundamentais para uma boa experiência de navegação. 

Com esses dois aplicativos, você consegue criar seu site inteiro dedicado ao atendimento e delivery, tanto com o menu digital quanto com a possibilidade de fazer pedidos direto pelo site. 

Na área de pedidos, você conta com notificações via SMS, sincronização de pedidos online e por telefone, aceita diversas formas de pagamento e ainda configura um valor mínimo para a entrega e as áreas da cidade que você atende. 

E já com o app Menu, você consegue criar pratos padronizados e customizados, criar etiquetas de categorias e ainda pode criar quantos menus você quiser, de acordo com a sua necessidade do momento. 

➡️ Baixe o app Menu

➡️ Baixe o app Pedidos 

Wix File Share

➡️ Faça o download aqui 

Esse é um dos apps Wix que acaba sendo bastante esquecido, mas só até o momento de você precisar dele. 

O Wix permite que você hospede arquivos diretamente no seu site, facilitando o trabalho de compartilhar esses arquivos. 

Os usos para esse app são bastante específicos, e sendo assim, também são bastante diferentes uns dos outros. Mas quem precisa não pode ficar sem. 

Pense, por exemplo, em uma campanha de marketing de conteúdo que está disponibilizando um e-book. Você vai precisar hospedar esse e-book em algum lugar, certo? É melhor que ele fique direto no servidor da Wix, que é mais seguro e até mais rápido. 

Você também pode estar vendendo alguma publicação, por exemplo, e precisa colocá-la no ar de uma forma simples. 

Ou ainda um uso mais simples: o manual de algum produto que você está vendendo. 

De qualquer forma, todos esses usos precisam de um sistema de compartilhamento de arquivos. E o app Wix File Share faz exatamente isso. 

Wix Get Funding

➡️ Faça o download aqui

Existem alguns apps Wix gratuitos que batem de frente com muitos plugins WordPress. 

O Wix Get Funding é um deles. Ele te permite fazer uma vaquinha online direto no seu site, sem a necessidade de integrar outros sites terceiros e dificultar todo o processo para todo mundo. 

É simples assim! É só você instalar o app, configurar sua conta do PayPal e pronto: já é possível usar seu site como se fosse um GoFundMe. 

Mas atenção: o Get Funding funciona somente com o PayPal, ok? 

Wix Player de Podcast

➡️ Faça o download aqui 

Se o seu site for exclusivamente voltado para oferecer um podcast, é claro que você também vai querer a possibilidade das pessoas ouvirem o podcast no seu site, né? 

Um site Wix oferece essa possibilidade através do app Player de Podcast. Tudo bem que o Spotify é onde a maioria das pessoas escuta podcasts, mas é bem melhor manter sua audiência no seu site. 

Isso porque no seu site você pode colocar em prática várias estratégias de marketing, além de ter um controle maior de quantas pessoas estão acessando e ouvindo. 

Você também pode inserir seu podcast em um feed RSS (pouca gente ainda usa, mas tudo bem) e adicionar tanto episódios só de áudio quanto de vídeo também. 

Wix Comments

➡️ Faça o download aqui

O Wix Comments é mais um dos apps Wix mais básicos, que te permitem realizar funções simples dentro do seu site. 

Ele é basicamente um sistema de comentários nas suas páginas de produtos e categorias. 

Através dele, você consegue criar a área para comentários e personalizá-la como você preferir, dentro das limitações da Wix. 

Ele também permite a configuração de reações para comentários, se você quiser, com emojis, upvotes e downvotes também. 

E para fechar, o Wix Comments também permite que você fixe comentários mais relevantes no topo da seção de comentários. 

10 plugins Wix criados pela comunidade

Bom, como ficou claro até agora, os plugins Wix criados pela própria Wix são bem básicos e estão relacionados com o funcionamento do seu site. 

Como conversamos, é assim que um site Wix é criado: você tem uma página em branco que vai complementando com os apps que a Wix oferece para que ele se torne funcional. 

Mas analisando esses apps, fica bem claro que eles são muito bem feitos e permitem funcionalidades que vão bastante além do esperado. 

É o caso desse último que analisamos, dos comentários. Ele poderia seguir o padrão WordPress e ser o mais simples possível, mas a Wix adicionou emojis e upvotes também. 

Essa é a realidade de um site Wix: ele parece ser simples na superfície, mas todos os apps criados para ele são bastante robustos e oferecem funcionalidades que você não esperaria de um serviço assim. 

Mas agora precisamos conversar sobre os apps criados pela comunidade. A maioria deles é pago, mas muitos têm planos free também. 

Esses não são obrigatórios, mas alguns trazem algumas funcionalidades indispensáveis para qualquer site e que acabam não estando presentes no que a Wix oferece por padrão. 

Vamos saber mais? 

Leadster – Chatbot e Botão do WhatsApp

Tanto o chatbot Leadster quanto o Botão do WhatsApp Leadster podem ser adicionados no seu site Wix através de um plugin dedicado. 

A inserção é bastante simples e, ao final desse item, trago os links que te ensinam a fazer a inserção, ok? 

O Wix já oferece um chatbot gratuito para o seu site, mas ele não vem com todas as funcionalidades que a Leadster oferece. 

A customização do chatbot é baixa, não é possível agendar reuniões diretamente por ele, ele não vem com a funcionalidade ChatGPT e também não tem um analytics dedicado. 

Esses são os principais pontos que nossos clientes Wix sentem falta. O chatbot nativo da Wix é mais voltado para o atendimento, deixando a geração de leads um pouco de lado. 

Com o chatbot Leadster, você consegue fazer tudo isso e ainda vai até além. Veja no link abaixo como configurá-lo hoje no seu site Wix, e se você quiser, pode colocar só o botão do WhatsApp também. 

Lembrando que a integração também funciona no período de testes, ok?

➡️ Como instalar a Leadster no Wix

➡️ Como instalar o botão do WhatsApp no Wix

Mega Animated Announcement Bar

➡️ Faça o download aqui

A MAAB é basicamente um plugin Wix que insere no seu site uma pequena faixa animada para você colocar onde quiser — tanto em posicionamento quanto nas páginas do seu site. 

Assistindo o vídeo acima fica bem fácil entender o que ela faz. São aquelas faixas pequenas que trazem informações relevantes para o site, como “frete grátis”, ou “promoção”, etc. 

Essas faixas são bem curtas mesmo, atingindo no máximo 15 pixels de altura. Mas mesmo simples, elas fazem uma grande diferença no layout do seu site. 

Poptin

➡️ Faça o download aqui 

A Poptin já apareceu outra vez, mas na nossa lista de plugins WordPress

Seu funcionamento é bastante simples: ela insere pop-ups diretamente no seu site, todos condicionados a uma ação do usuário. 

Essas pop-ups podem trazer a copy que você quiser, e permitem também a inserção de uma CTA com link para qualquer página do seu site ou até fora dele — caso você precise enviar o visitante para uma Landing Page externa, por exemplo.

Na Wix, a Poptin oferece vários tipos de pop-ups diferentes, indo desde os mais básicos até os mais interativos. 

Para suas necessidades de pop-up, a Poptin é uma aposta bastante segura. Veja o vídeo logo acima para entender melhor como ela funciona. 

AI Product Photos and Images

➡️ Faça o download aqui 

Esse app Wix ainda é novo, então use com essa ressalva em mente. Algumas funcionalidades podem não estar funcionando 100%, ok? 

O que esse plugin Wix faz é trazer o poder da IA para as suas fotos de produtos, especialmente na edição. 

Você pode, por exemplo, retirar o fundo de fotos com apenas alguns comandos, sem precisar saber mexer em Photoshop. 

Também é possível adicionar outros elementos nas fotos, caso seja necessário, criando um background completamente novo para o produto. 

Vale a pena testar gratuitamente!

Zakeke

➡️ Faça o download aqui 

Agora, se você quer ir um passo além na apresentação dos seus produtos, você precisa escolher o Zakeke. 

O Zakeke é uma ferramenta de renderização 3D que permite que seus clientes manipulem seus produtos de acordo com as customizações que você permite. 

Por exemplo: você vende uma bolsa branca, mas também tem o produto em 10 cores diferentes. Ao invés de colocar uma foto para cada produto, você pode deixar o cliente escolher a cor e o Zakeke faz todo o resto. 

O exemplo que eles usam no vídeo ilustra ainda melhor o que a ferramenta faz. Você pode oferecer um modelo de anel de noivado e permitir que o seu cliente faça ele mesmo a customização do nome. 

Tudo isso ali no seu site, dentro da página de produtos mesmo!

E o Zakeke ainda traz suporte para realidade aumentada, oferecendo ainda mais funcionalidades para o seu cliente no momento da compra. 

TWIPLA

Todo o site indexado pelo Google pode ter uma vista configurada no Google Analytics 4. Mas o TWIPLA simplifica e muito o processo de consulta desses Analytics. 

E isso é importante porque o GA4 é uma ferramenta bem grande, que une várias modalidades de analytics ao mesmo tempo — as campanhas do Google Ads também aparecem por lá, por exemplo. 

O TWIPLA simplifica esses dados, mostrando primeiro aqueles relacionados ao seu site. 

Sua interface também é mais simples de mexer e você não vai precisar ficar configurando eventos no Google Analytics para medir as interações de uma página específica — o TWIPLA já vem configurado para isso. 

Enfim: para quem quer um analytics mais focado e que funciona melhor com o Wix, o TWIPLA é a melhor escolha. 

Mas não se esqueça que entender sobre o Google Analytics também é uma ótima alternativa — afinal, ele é completamente grátis. 


E aí, o que você achou dessa listona de apps Wix? 

Lembrando mais uma vez que a Leadster também está presente na plataforma, ok? E você pode instalar nosso chatbot no seu site Wix mesmo durante seu teste grátis. 

Aliás, é isso que eu recomendo que você faça: inicie seu teste, integre no seu site Wix e veja por você mesmo o que a gente consegue te oferecer 😉

Vou ficar te esperando, ok? É só clicar no banner logo abaixo. Obrigado pela leitura e a gente se encontra no próximo texto. Um abraço! 

Categorias: Marketing digital

Carolina Fernandes Cunha

Formada em Jornalismo, atua como Analista de Conteúdo há mais de 2 anos. Apaixonada por textos de todos os tipos - no momento, em especial aqueles otimizados para mecanismos de busca.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *