Sumário
Produzir conteúdo leva tempo, demanda conhecimento e habilidades únicas, além de muitas vezes, envolver mais de uma pessoa para o trabalho dar certo.
Utilizar ferramentas de produção de conteúdo é essencial se você está visando poupar tempo, otimizar e automatizar todo esse processo para ganhar ainda mais produtividade no seu time.
Pensando nisso, a Leadster separou aqui 10 ferramentas que você já pode começar a usar agora mesmo. Todas elas têm o potencial de acelerar a sua rotina ainda hoje.
Bora lá?
O que são e porque usar as ferramentas de produção de conteúdo?
Ferramentas de produção de conteúdo são plataformas que ajudam a criar conteúdo para diferentes tipos de mídia, como blogs, vídeos, podcasts e redes sociais.
Ao utilizar essas ferramentas você pode economizar tempo e tornar o processo de criação de conteúdo mais fácil e eficiente.
Algumas das funcionalidades dessas ferramentas são: criação de gráficos, edição de imagens e vídeos, programar postagens em redes sociais, gerenciar o fluxo de trabalho etc.
Além disso, muitas ferramentas de produção de conteúdo têm recursos para melhorar a qualidade do conteúdo, como sugestões de palavras-chave, correção gramatical e ortográfica e análise de desempenho de postagens anteriores.
Ou seja, as ferramentas de produção de conteúdo podem ser aquela “mãozinha” de grande ajuda para profissionais de conteúdo e marketing digital, economizando tempo, aumentando a eficiência e melhorando a qualidade do conteúdo produzido.
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Ferramentas de pesquisa de palavras-chave
Quem trabalha com marketing digital sabe que escolher as palavras-chave certas é essencial para o sucesso de uma campanha. E é aí que entram as ferramentas de pesquisa de palavras-chave!
Esse tipo de ferramenta age como um verdadeiro guia para encontrar as palavras-chave mais relevantes para o seu negócio, ajudando a aumentar o tráfego do seu site e a melhorar o posicionamento nos mecanismos de busca, como o Google.
Elas te mostram o volume de buscas, a concorrência e até mesmo sugerem outras palavras-chave que talvez você nem tenha pensado.
Logo abaixo nós separamos 4 ferramentas que você não pode deixar de fora em sua estratégia de produção de conteúdo. Confira!👇
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Answer the Public
Parte da suite de ferramentas do Neil Patel, o Answer the Public é uma das melhores ferramentas de pesquisa de palavras-chave para você encontrar boas pautas para o seu setor de mercado.
A ferramenta expande uma única palavra-chave em um leque de perguntas, todas elas com dados embasados pelo Google.
Resumidamente, o que o Answer the Public faz é organizar as perguntas que o Google mais recebe sobre uma palavra-chave em várias categorias.
Antes e ser comprado por Neil Patel, a ferramenta tinha apenas a versão gratuita, mas hoje em dia temos também três planos pagos:
- Individual – $9/mês;
- Pro – $99/mês;
- Expert – $199/mês.
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Google Trends
Já o Google Trends é a ferramenta que vai mostrar a você as principais tendências mundiais e regionais do buscador.
De forma simples e objetiva, a plataforma apresenta os assuntos relacionados ao que foi buscado que estão em alta. Isso ajuda você a criar conteúdo atualizado sobre o tópico do momento e com maior probabilidade de interesse do público.
A ferramenta é gratuita e permite que você:
- Filtre os resultados por região, categoria, período e pesquisa na web;
- Analise gráficos atualizados que mostram o crescimento em porcentagens e as localizações que mais buscaram pelas palavras-chave.
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Google Keyword Planner
O Google Keyword Planner é uma das ferramentas de pesquisa de palavras-chave mais populares entre os profissionais de marketing digital.
A plataforma oferece diversas funcionalidades que ajudam na escolha das melhores palavras-chave para sua estratégia de SEO, como o volume de buscas mensais, nível de concorrência, variações de palavras e também sugestões de novas palavras-chave.
Além de ser uma ferramenta gratuita, o Google Keyword Planner é uma boa opção pelo seu fácil uso e integração com outras ferramentas do Google Ads.
SemRush
Por fim, mas não menos importante, temos o SEMrush, uma ferramenta de análise e diagnóstico de websites, mas que também é uma ótima alternativa para você fazer sua pesquisa de palavras-chave.
Digamos que essa ferramenta é tudo em um lugar só, pois com ela você consegue:
- Buscar as palavras-chave que seus concorrentes estão utilizando;
- Conferir o posicionamento dos concorrentes na busca orgânica e também na busca paga para suas principais palavras-chave;
- Analisar os principais sites que possuem links para os sites de seus concorrentes;
- Analisar o histórico do volume de buscas orgânico de seu site e seus concorrentes.
Além da versão gratuita, que é limitada, o SEMrush possui mais três planos:
- Pro – $99,95/mês no plano anual (maior desconto);
- Guro – $191,62/mês no plano anual (maior desconto);
- Business – $374,95/mês no plano anual (maior desconto).
Ferramentas que ajudam na redação e SEO
É galera, não tem como fugir… Quem trabalha com criação de conteúdo sabe que é fundamental ter uma escrita impecável e otimizada para o SEO.
Mas pode ficar tranquilo que existem várias ferramentas que te ajudam nessa tarefa. Estamos falando aqui desde corretores ortográficos até plugins que analisam a densidade de palavras-chave.
Essas ferramentas ajudam você a melhorar a legibilidade, analisar possíveis plágios e ainda dar mais produtividade a sua rotina.
Bora conhecer 4 ferramentas que te ajudam na redação e SEO!
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Google Docs
O Google Docs é o melhor amigo dos redatores.
A ferramenta possui funcionalidades de correção ortográfica e gramatical, edição pronta para os publicadores, como WordPress, além de ter diversas integrações.
O Google Docs também é a ferramenta com o melhor suporte para o trabalho colaborativo, permitindo o envio simples do material, edição direta no documento, comentários etc.
Ah e o melhor: é tudo gratuito!
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Rank Math
Já o Rank Math é o plugin que vai deixar o SEO do site em forma, por meio da análise do seu texto.
A ferramenta é simples: você coloca seu texto lá, indica qual é a palavra chave e ela te mostra quais são as melhorias que você precisa fazer para que o texto fique otimizado para SEO.
Antigamente, quem comandava esse segmento no mercado era o Yoast SEO, também gratuito. Agora é a vez do Rank Math, mais robusto e atualizado.
Importante: o Rank Math é um plugin do WordPress. Você precisa ter uma página construída nessa ferramenta para que ele funcione.
Mais a frente no texto falamos mais sobre o WordPress. Mas agora, um assunto polêmico:
ChatGPT
Podemos dizer que o ChatGPT é como um assistente pessoal da escrita.
A ferramenta é uma inteligência artificial que cria conteúdo – mas cuidado, pois não é tão indicado, ainda mais depois da atualização Helpful Content do Google em 2021 – e também ajuda a otimizar para o SEO.
Fora isso, a plataforma tem uma versão gratuita e é super fácil de usar, basta digitar a sua dúvida ou ideia e ele já dá umas sugestões de palavras-chave, frases e títulos.
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Plagium
Para fechar nós temos o Plagium, uma ferramenta tipo “detetive” que ajuda a garantir que o seu conteúdo seja original e não tenha sido copiado de outros sites.
O Plagium escaneia a internet em busca de conteúdo igual ou semelhante ao seu e ainda aponta quais foram as fontes mais prováveis de cópia.
Dessa forma, você garante que o conteúdo é único e original, aumentando a credibilidade e autoridade do seu site.
Ferramentas para organização e publicação
Organizar, produzir e publicar conteúdo é uma tarefa e tanto, não é?
Mas não precisa ser assim, já que existem ferramentas super úteis que ajudam a deixar tudo no lugar e ainda programar a publicação de posts com facilidade.
E o melhor de tudo: essas ferramentas são simples de usar e ainda economizam seu tempo. Separamos aqui duas ferramentas essenciais para sua organização e publicação, confira!
WordPress
O mais famoso de todos os CMS: WordPress!
A plataforma é gratuita e pode ser utilizada para criação de blogs, portfólios, lojas virtuais, entre outros projetos.
O diferencial aqui é a interface intuitiva e seus diversos plugins personalizados, que enriquecem a experiência do usuário.
Dica: o WordPress é ideal para aqueles que estão começando um blog do zero. 😉
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Trello
Por fim, temos o Trello, talvez também a ferramenta mais famosa de seu setor, neste caso, a de gerenciamento de projetos.
Essa ferramenta online utiliza o método Kanban, organizando projetos em quadros, em que são inseridas listas de tarefas a serem seguidas individualmente ou em equipe.
Ele é ideal para alinhar a comunicação entre redatores e os demais participantes da produção de conteúdo.
Fora isso, podemos contar com uma navegação simples e intuitiva, integração com outras ferramentas e ainda opção de plano gratuito.
E aí, quais dessas ferramentas você vai aplicar em seu processo de produção de conteúdo? Conta para a gente!
Ah, e me deixe dar uma última dica. Agora que você já tem as ferramentas, o que acha de investir nas ideias?
Por isso, separei aqui um conteúdo exclusivo da Leadster sobre 13 Ideias de conteúdo para marketing digital com exemplos para você dar uma olhadinha! 😉
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