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Produzir conteúdo leva tempo, demanda conhecimento e habilidades únicas, além de muitas vezes, envolver mais de uma pessoa para o trabalho dar certo.

Utilizar ferramentas de produção de conteúdo é essencial se você está visando poupar tempo, otimizar e automatizar todo esse processo para ganhar ainda mais produtividade no seu time.

Pensando nisso, a Leadster separou aqui 10 ferramentas que você já pode começar a usar agora mesmo. Todas elas têm o potencial de acelerar a sua rotina ainda hoje. 

Bora lá?

O que são e porque usar as ferramentas de produção de conteúdo?

Ferramentas de produção de conteúdo são plataformas que ajudam a criar conteúdo para diferentes tipos de mídia, como blogs, vídeos, podcasts e redes sociais

Ao utilizar essas ferramentas você pode economizar tempo e tornar o processo de criação de conteúdo mais fácil e eficiente

Algumas das funcionalidades dessas ferramentas são: criação de gráficos, edição de imagens e vídeos, programar postagens em redes sociais, gerenciar o fluxo de trabalho etc. 

Além disso, muitas ferramentas de produção de conteúdo têm recursos para melhorar a qualidade do conteúdo, como sugestões de palavras-chave, correção gramatical e ortográfica e análise de desempenho de postagens anteriores

Ou seja, as ferramentas de produção de conteúdo podem ser aquela “mãozinha” de grande ajuda para profissionais de conteúdo e marketing digital, economizando tempo, aumentando a eficiência e melhorando a qualidade do conteúdo produzido.

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Ferramentas de pesquisa de palavras-chave

Logos do Google Trends, SemRush, Google Keyword Planner e Answer the Public, todas ferramentas de produção de conteúdo.

Quem trabalha com marketing digital sabe que escolher as palavras-chave certas é essencial para o sucesso de uma campanha. E é aí que entram as ferramentas de pesquisa de palavras-chave! 

Esse tipo de ferramenta age como um verdadeiro guia para encontrar as palavras-chave mais relevantes para o seu negócio, ajudando a aumentar o tráfego do seu site e a melhorar o posicionamento nos mecanismos de busca, como o Google. 

Elas te mostram o volume de buscas, a concorrência e até mesmo sugerem outras palavras-chave que talvez você nem tenha pensado.

Logo abaixo nós separamos 4 ferramentas que você não pode deixar de fora em sua estratégia de produção de conteúdo. Confira!👇

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Answer the Public

Parte da suite de ferramentas do Neil Patel, o Answer the Public é uma das melhores ferramentas de pesquisa de palavras-chave para você encontrar boas pautas para o seu setor de mercado

A ferramenta expande uma única palavra-chave em um leque de perguntas, todas elas com dados embasados pelo Google. 

Resumidamente, o que o Answer the Public faz é organizar as perguntas que o Google mais recebe sobre uma palavra-chave em várias categorias.

Antes e ser comprado por Neil Patel, a ferramenta tinha apenas a versão gratuita, mas hoje em dia temos também três planos pagos:

  • Individual – $9/mês;
  • Pro – $99/mês;
  • Expert – $199/mês.
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Google Trends

Já o Google Trends é a ferramenta que vai mostrar a você as principais tendências mundiais e regionais do buscador.

De forma simples e objetiva, a plataforma apresenta os assuntos relacionados ao que foi buscado que estão em alta. Isso ajuda você a criar conteúdo atualizado sobre o tópico do momento e com maior probabilidade de interesse do público.

A ferramenta é gratuita e permite que você:

  • Filtre os resultados por região, categoria, período e pesquisa na web;
  • Analise gráficos atualizados que mostram o crescimento em porcentagens e as localizações que mais buscaram pelas palavras-chave.
🔎Leia também: Marketing de conteúdo em 2023: o que muda e boas estratégias

Google Keyword Planner

O Google Keyword Planner é uma das ferramentas de pesquisa de palavras-chave mais populares entre os profissionais de marketing digital. 

A plataforma oferece diversas funcionalidades que ajudam na escolha das melhores palavras-chave para sua estratégia de SEO, como o volume de buscas mensais, nível de concorrência, variações de palavras e também sugestões de novas palavras-chave.

Além de ser uma ferramenta gratuita, o Google Keyword Planner é uma boa opção pelo seu fácil uso e integração com outras ferramentas do Google Ads. 

SemRush

Por fim, mas não menos importante, temos o SEMrush, uma ferramenta de análise e diagnóstico de websites, mas que também é uma ótima alternativa para você fazer sua pesquisa de palavras-chave.

Digamos que essa ferramenta é tudo em um lugar só, pois com ela você consegue:

  • Buscar as palavras-chave que seus concorrentes estão utilizando;
  • Conferir o posicionamento dos concorrentes na busca orgânica e também na busca paga para suas principais palavras-chave;
  • Analisar os principais sites que possuem links para os sites de seus concorrentes;
  • Analisar o histórico do volume de buscas orgânico de seu site e seus concorrentes.

Além da versão gratuita, que é limitada, o SEMrush possui mais três planos:

  • Pro – $99,95/mês no plano anual (maior desconto);
  • Guro – $191,62/mês no plano anual (maior desconto);
  • Business – $374,95/mês no plano anual (maior desconto).

Ferramentas que ajudam na redação e SEO

Logos do Google Docs, RankMath, ChatGPT e Plagium.

É galera, não tem como fugir… Quem trabalha com criação de conteúdo sabe que é fundamental ter uma escrita impecável e otimizada para o SEO.

Mas pode ficar tranquilo que existem várias ferramentas que te ajudam nessa tarefa. Estamos falando aqui desde corretores ortográficos até plugins que analisam a densidade de palavras-chave.

Essas ferramentas ajudam você a melhorar a legibilidade, analisar possíveis plágios e ainda dar mais produtividade a sua rotina. 

Bora conhecer 4 ferramentas que te ajudam na redação e SEO!

🔎Leia também: O que faz uma agência de inbound marketing? + 10 exemplos

Google Docs

O Google Docs é o melhor amigo dos redatores. 

A ferramenta possui funcionalidades de correção ortográfica e gramatical, edição pronta para os publicadores, como WordPress, além de ter diversas integrações.

O Google Docs também é a ferramenta com o melhor suporte para o trabalho colaborativo, permitindo o envio simples do material, edição direta no documento, comentários etc. 

Ah e o melhor: é tudo gratuito!

🔎Leia também: O que é Lead Magnet? 10 Tipos e 5 Exemplos para Conhecer

Rank Math

Já o Rank Math é o plugin que vai deixar o SEO do site em forma, por meio da análise do seu texto. 

A ferramenta é simples: você coloca seu texto lá, indica qual é a palavra chave e ela te mostra quais são as melhorias que você precisa fazer para que o texto fique otimizado para SEO. 

Antigamente, quem comandava esse segmento no mercado era o Yoast SEO, também gratuito. Agora é a vez do Rank Math, mais robusto e atualizado. 

Importante: o Rank Math é um plugin do WordPress. Você precisa ter uma página construída nessa ferramenta para que ele funcione. 

Mais a frente no texto falamos mais sobre o WordPress. Mas agora, um assunto polêmico: 

ChatGPT

Podemos dizer que o ChatGPT é como um assistente pessoal da escrita.

A ferramenta é uma inteligência artificial que cria conteúdo – mas cuidado, pois não é tão indicado, ainda mais depois da atualização Helpful Content do Google em 2021 – e também ajuda a otimizar para o SEO

Fora isso, a plataforma tem uma versão gratuita e é super fácil de usar, basta digitar a sua dúvida ou ideia e ele já dá umas sugestões de palavras-chave, frases e títulos.

🔎Leia também: 5 Passos para Fazer uma Reunião de Briefing + MODELO GRÁTIS 

Plagium

Para fechar nós temos o Plagium, uma ferramenta tipo “detetive” que ajuda a garantir que o seu conteúdo seja original e não tenha sido copiado de outros sites

O Plagium escaneia a internet em busca de conteúdo igual ou semelhante ao seu e ainda aponta quais foram as fontes mais prováveis de cópia. 

Dessa forma, você garante que o conteúdo é único e original, aumentando a credibilidade e autoridade do seu site.

Ferramentas para organização e publicação

Organizar, produzir e publicar conteúdo é uma tarefa e tanto, não é? 

Mas não precisa ser assim, já que existem ferramentas super úteis que ajudam a deixar tudo no lugar e ainda programar a publicação de posts com facilidade. 

E o melhor de tudo: essas ferramentas são simples de usar e ainda economizam seu tempo. Separamos aqui duas ferramentas essenciais para sua organização e publicação, confira!

WordPress

O mais famoso de todos os CMS: WordPress!

A plataforma é gratuita e pode ser utilizada para criação de blogs, portfólios, lojas virtuais, entre outros projetos. 

O diferencial aqui é a interface intuitiva e seus diversos plugins personalizados, que enriquecem a experiência do usuário.

Dica: o WordPress é ideal para aqueles que estão começando um blog do zero. 😉

🔎Leia também: Marketing digital para iniciantes: 15 dicas e 6 ferramentas

Trello

Por fim, temos o Trello, talvez também a ferramenta mais famosa de seu setor, neste caso, a de gerenciamento de projetos

Essa ferramenta online utiliza o método Kanban, organizando projetos em quadros, em que são inseridas listas de tarefas a serem seguidas individualmente ou em equipe.

Ele é ideal para alinhar a comunicação entre redatores e os demais participantes da produção de conteúdo.

Fora isso, podemos contar com uma navegação simples e intuitiva, integração com outras ferramentas e ainda opção de plano gratuito.


E aí, quais dessas ferramentas você vai aplicar em seu processo de produção de conteúdo? Conta para a gente!

Ah, e me deixe dar uma última dica. Agora que você já tem as ferramentas, o que acha de investir nas ideias?

Por isso, separei aqui um conteúdo exclusivo da Leadster sobre 13 Ideias de conteúdo para marketing digital com exemplos para você dar uma olhadinha! 😉 

Categorias: Marketing digital

Beatriz Testa

Especialista de Conteúdo na Leadster

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