Sumário
- 1 O Maior Estudo Sobre Geração de Leads de 2025 no Brasil
- 2 O Panorama da Geração de Leads no Mercado Jurídico
- 2.1 O Índice de Maturidade Digital do Segmento Jurídico é um dos Menores do Estudo
- 2.2 Taxa de Conversão do Segmento Jurídico — em Queda, mas Acima da Média
- 2.3 Taxa de Conversão por Canal — Direct e Meta Ads Aaem na Frente
- 2.4 Volume de Acessos — Google Ads e Busca Orgânica Lideram o Tráfego do Mercado Jurídico
- 2.5 Volume de Leads por Canal — Google Ads e Busca Orgânica Dominam
- 2.6 Acessos por Dispositivo — Mobile Domina Completamente o Setor
- 3 Aumente suas Conversões Hoje com Chatbots e Agentes de IA
O mercado jurídico é um dos mais complexos do marketing digital.
Existem várias questões que precisam ser levadas em conta na hora de criar qualquer tipo de marketing para consultórios de advocacia. Tantas que, em muitos casos, as questões de marketing mesmo vão ficando no segundo plano.
Mas a complexidade do marketing jurídico também vem por conta de outra questão: a busca por conteúdo jurídico acontece de várias formas diferentes e por vários canais.
Quem trabalha com a geração de leads no mercado jurídico precisa de estratégias para redes sociais, ads, SEO, YouTube e tudo o que for possível.
E claro: dentro desses canais, também é necessário variar os formatos, transformando o editorial do marketing jurídico em um dos mais densos de trabalhar.
Toda essa produção de conteúdo tem como objetivo gerar leads. E hoje, nesse artigo, vamos entender quais são os resultados desses esforços.
Vamos lá? Mas antes, um pouco sobre o Panorama da Geração de Leads 2025, o estudo que trouxe os dados que vamos analisar aqui hoje.
Tudo pronto?
O Maior Estudo Sobre Geração de Leads de 2025 no Brasil
O Panorama da Geração de Leads é o maior estudo sobre Inbound e geração de leads do Brasil. Ele é anual e vem cheio de informações: são mais de 260 páginas de conteúdo dividido em várias áreas diferentes.
A metodologia é simples: como a Leadster é uma plataforma dedicada para a geração de leads, usamos as informações dos nossos próprios clientes (com consentimento e de forma anônima, é claro) para entender o que realmente está acontecendo no mundo do marketing digital.
Esse ano, contamos com o apoio da Reportei, Zoho e da Conversion para a divulgação do material. Essas empresas são, aliás, parte do mercado de software que atua no Brasil.
Além do mercado de software, o estudo também analisou outros 16 segmentos:
- Agências de viagens;
- Consultorias empresariais;
- Educacional;
- Energia;
- Financeiro;
- Imóveis;
- Jurídico;
- Indústria e fabricação;
- Logística e transporte;
- Marketing e publicidade;
- Seguros;
- Serviços médios e saúde;
- Softwares;
- Tecnologia e TI;
- Telefonia e internet;
- Varejo;
- Prestação de serviços.
Esse já é o terceiro Panorama que lançamos, com o primeiro estudo sendo lançado lá em 2023, bem no pós pandemia.
Você pode acessar todos os outros estudos clicando nos links logo abaixo:
➡️ Panorama da Geração de Leads 2023;
➡️ Panorama da Geração de Leads 2024;
➡️ Panorama da Geração de Leads 2025;
Bom, isso é tudo o que rolou até hoje nos nossos Panoramas. Vamos entender o que está acontecendo no mercado jurídico no Brasil?
O Panorama da Geração de Leads no Mercado Jurídico
Como a gente estava conversando lá na introdução, o mercado jurídico brasileiro é bastante complicado.
Nós temos até um texto no blog que fala bastante sobre as particularidades do segmento. Acesse logo abaixo para entender como advogados podem se colocar na internet sem ter problemas com as regras da OAB.
➡️ Marketing Jurídico: 13 Estratégias de Marketing Digital para Advogados
Com todas as limitações que o mercado jurídico tem, é natural pensar que ele é o que traz menos leads de todos os segmentos analisados, não é?
Afinal de contas, em muitos casos os advogados estão barrados até de criar CTAs de conversão oferecendo seus produtos.
Porém, é importante lembrar que a geração de leads está muito relacionada com a criação de conteúdo. E justamente pelas limitações de copywriting que o marketing jurídico tem, sua produção de conteúdo tende a ser muito mais intensa que outros segmentos.
E isso se reflete na geração de leads, como vamos ver agora.
Tudo pronto por aí? Então vamos começando:
O Índice de Maturidade Digital do Segmento Jurídico é um dos Menores do Estudo
O índice de maturidade digital do segmento jurídico foi um dos piores do estudo.
Esse índice indica o quanto a marca aplica os principais pontos do marketing digital nas suas estratégias, pensando em performance orgânica, performance paga e organização de vendas com plataformas digitais.
Usamos três parâmetros principais para determinar essa métrica:
- Uso de mídias pagas;
- Maturidade orgânica (principalmente estratégias de SEO);
- Vendas digitais e uso de CRMs e/ou plataformas de marketing;
Como a gente estava conversando na introdução, o mercado jurídico é naturalmente complexo de se inserir.
Ele tem a particularidade de ser muito restritivo em anúncios, então é completamente esperado que a performance em mídias pagas seja realmente baixa.
Da mesma forma, a maturidade em vendas também é baixa, já que essas vendas costumam ser bastante complexas e não é muito comum encontrar um grande volume de casos sendo atendidos todos os meses por advogados.
Porém, a produção de conteúdo orgânico saindo na frente mostra a preocupação que o segmento tem em buscar alternativas aos anúncios.
Mas ainda assim a performance orgânica não está no patamar de outros segmentos mais digitais, como o mercado de softwares brasileiro, por exemplo.
Taxa de Conversão do Segmento Jurídico — em Queda, mas Acima da Média
Dizer que a taxa de conversão do segmento jurídico está em queda não quer dizer muito nesse Panorama.
Isso porque a enorme maioria dos setores analisados está em queda. A maior questão dessa edição do estudo é entender exatamente o quanto de queda estamos vendo em cada segmento.
Nesse ponto, o segmento jurídico permanece como um dos top performers na taxa de conversão: a taxa geral média de todo o mercado ficou em 2,98%, enquanto a média do setor jurídico ficou em 4,45%.
Veja no gráfico logo abaixo:
A taxa de conversão está relacionada com vários pontos do marketing digital. Com CTAs, com a produção de conteúdo e claro: também com a própria natureza do serviço.
Pensando no segmento jurídico, os serviços prestados geralmente são mais complexos e incentivam a conversão — para explicar seu caso, é necessário contatar o advogado, na maioria dos casos.
Por conta disso, é bastante natural que a taxa de conversão do segmento jurídico seja realmente bem alta.
Mas precisamos analisar algumas outras informações para bater o martelo de vez. Vamos juntos:
Taxa de Conversão por Canal — Direct e Meta Ads Aaem na Frente
Você vai perceber que estratégias relacionadas às mídias sociais saem ganhando na taxa de conversão do segmento jurídico. E você já deve ter percebido o motivo disso.
Criar anúncios no Google Ads para o setor jurídico é bastante complicado. O espaço disponibilizado para o anúncio é pequeno, e com as limitações de CTA que a OAB impõe, é bastante difícil converter novos leads por lá.
O Meta Ads não tem essa limitação por conta dos reels do Instagram. Veja os resultados no gráfico logo abaixo:
Com os reels, é possível criar anúncios de vídeo com conteúdo, o que garante mais liberdade para os advogados que têm dificuldades em criar anúncios dentro das limitações da OAB.
O tráfego direto com a performance que ele tem é um reflexo disso. Ele é uma fonte coringa de tráfego, englobando desde acessos não identificados pelos padrões do Analytics até acessos feitos por links na bio do Instagram usando algum agregador.
Então a história que o segmento vem nos contando agora é bem direta: as redes sociais são o principal motor de geração de leads do segmento.
Vamos continuar na investigação para entender se esse realmente é o caso.
Evolução da conversão por canal — acesso direto e Meta Ads crescem
Analisando agora a evolução da geração de leads por canal, outra surpresa: o acesso direto e o Meta Ads estão crescendo no segmento em relação ao estudo do ano passado.
Veja o gráfico:
A busca orgânica também veio com um crescimento, mas bem tímido.
O crescimento do acesso direto vem com uma grande vitória extra: no estudo do ano passado, o canal teve uma queda de mais de 50%, e esse ano ele está crescendo em 10%.
Enquanto isso, o Meta Ads segue na sua trajetória de crescimento, mas também com uma vitória além dessa: o crescimento ano passado ultrapassou os 200%, e esse ano o canal cresceu mais 33%.
Ou seja: mais um ponto a favor do uso das redes sociais e dos Social Ads para o mercado jurídico em 2025.
Mas tudo o que estamos falando até agora aqui está relacionado com a taxa de conversão. Para saber se as redes sociais são as melhores estratégias para o segmento de verdade, precisamos entender como está o volume de acessos.
E nesse quesito a história muda completamente. Vamos entender melhor os dados:
Volume de Acessos — Google Ads e Busca Orgânica Lideram o Tráfego do Mercado Jurídico
Enquanto a taxa de conversão é maior no canal direct e Meta Ads, o volume de visitantes no site é dominado completamente pelo Google Ads e pela busca orgânica.
Mas precisamos entender que esse resultado é comum e se repetiu em praticamente todos os segmentos analisados. E que ele está muito mais relacionado com a popularidade das ferramentas do Google e do SEO do que qualquer outro motivo.
Hoje, os canais mais populares para a geração de visitas são esses: o Google Ads e a busca orgânica.
Mesmo com a IA entregando respostas instantâneas na palma das mãos para qualquer questionamento jurídico, a busca orgânica ainda é responsável por 35% de todo o tráfego do mercado jurídico hoje na internet.
Mas ela não lidera: mesmo com as dificuldades e limitações legais que a OAB determina, o Google Ads é o grande campeão: 42% do tráfego vem desse canal.
E vamos para um contexto maior? Veja em seguida o volume de leads gerados em cada um desses canais, não apenas os visitantes:
Volume de Leads por Canal — Google Ads e Busca Orgânica Dominam
Muito pelo reflexo dos dados anteriores, vemos que o Google Ads e a busca orgânica dominam completamente o volume de leads por canal — juntos, eles somam mais de 50%.
Porém, a busca orgânica e o direct juntos — as categorias campeãs ao longo do texto — somam um índice bastante próximo: 16% dos dois contra 18% de orgânico + direct.
Porém, o Google Ads sempre vai dominar por conta da sua popularidade.
E vendo os dados até agora, conseguimos determinar com bastante clareza que essa popularidade é o principal motivo de consultórios de advocacia usarem tanto o Google Ads, já que a taxa de conversão é bem baixa.
É importante analisar também o que está subindo e o que está descendo. Entre 2022 e 2024 (os anos de referência dos Panoramas até hoje), o Meta Ads teve o crescimento de 200% que vimos no item anterior, certo?
E ao mesmo tempo, o acesso direto teve uma queda bastante brusca — os 50% que analisamos anteriormente.
Ou seja: é bem provável que o direct está sendo melhor parametrizado no Analytics, e esteja entregando o tráfego de forma mais correta para a análise na plataforma.
Acessos por Dispositivo — Mobile Domina Completamente o Setor
Também vale muito a pena entender de onde vêm esses leads e acessos do segmento, certo?
Bom, o dispositivo mais usado pelos leads do segmento jurídico é, de longe, o smartphone. Ele representa 80% de todos os acessos, seguido por 19% dos desktops.
E detalhe: o acesso via mobile está em trajetória de queda! Mas a quantidade de visitantes que ele traz é tão grande que essa queda chega a ser irrelevante para o estudo, na verdade.
Vamos para outras análises um pouco mais aprofundadas:
Conversão por Dispositivo — Mobile tem as Maiores Taxas
Além de trazer mais acessos no geral, o mobile também tem as maiores taxas de conversão, que superam o desktop nas três análises que realizamos — a dos de alta, baixa e média performance.
Não há dúvidas que o principal foco do mercado jurídico na construção de um site deve ser os smartphones.
E o próximo dado deixa isso bem claro também:
Conversão por Dispositivo — Meta Ads Lidera no Mobile, Google Ads no Desktop
Todas as taxas de conversão são maiores no mobile. Mais uma prova cabal de que é impossível trabalhar o segmento jurídico sem otimizar seu marketing para smartphones.
A taxa de conversão analisada assim reforça o que vimos no começo do artigo. Além do Meta Ads dominar no mobile, ele domina muito — a sua taxa de conversão é mais que o dobro do que qualquer outra no desktop.
Aliás, só a taxa do Meta Ads no mobile quase ultrapassa a soma das médias de todos os canais do desktop.
Bom, esses foram todos os dados do mercado jurídico que incluímos no Panorama 2025. Mas ainda temos um outro assunto para conversar antes do texto acabar. Olha só:
Aumente suas Conversões Hoje com Chatbots e Agentes de IA
A Leadster está deixando de ser um chatbot para se tornar uma suite de produtos voltados para a automação no seu site.
O chatbot para a geração de leads em si é uma grande ferramenta para a sua conversão. Ele funciona como uma CTA interativa que funciona em todas as páginas do seu site.
Tudo o que você precisa fazer é criar um fluxo — que pode ser geral ou personalizado — e determinar a URL que você quer que ele seja aplicado.
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Vou ficar te esperando, ok? Obrigado pela leitura e nos vemos no próximo artigo!
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