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/ / Transformação Digital: o Que é, os 5 Pilares + Exemplos

A Transformação Digital é um monte de coisas diferentes. É uma necessidade? Desde os anos 2000 sim, com certeza. É um diferencial? Em alguns negócios sim, em outros ela é simplesmente necessária e esperada. 

E isso também se transmite para a sua própria aplicação. É usar um ERP? É atender pelo WhatsApp? É ter estratégias de automação de marketing? Tudo isso e mais um pouco. 

A Transformação Digital é ampla, restrita, complexa, simples: ela é diferente para cada negócio, mas traz em si alguns pontos em comum. 

É nesse paradoxo que a gente começa o texto mesmo? 😅 Sim, mas é um paradoxo necessário. Antes da gente começar a conversar, eu preciso que você entenda que a Transformação Digital é um assunto bem amplo. 

Ele envolve várias frentes diferentes, que passam desde a adoção de novas tecnologias até a inauguração de novas práticas operacionais. 

Vamos abordar todos esses pontos hoje ao longo do texto. Vem comigo?

O que é a Transformação Digital?

Pessoa usando um tablet com ícone de gráfico ascendente

A definição de Transformação Digital é simples: através da tecnologia, alterar o negócio de formas visíveis ou até invisíveis para o seu cliente. É tornar sua empresa mais conectada e integrada consigo mesma e com o mundo ao redor. 

No fim das contas, o trabalho da Transformação Digital está intimamente ligado à geração de valor para o seu cliente. E claro: à redução de custos — tanto em dinheiro quanto em tempo — para a sua empresa. 

Existem algumas ferramentas gerais que normalmente estão associadas à Transformação Digital. O uso do Marketing Digital, por exemplo, é a transformação mais clara e reconhecida do mercado. 

Mas ela não para por aí. A Transformação Digital pode acontecer (e acontece) em vários níveis diferentes. Por exemplo: 

Dentre vários outros pontos relacionados aos principais objetivos da Transformação Digital. Aliás, para entendermos melhor o que ela realmente é — e dessa vez sem paradoxos! — precisamos conversar um pouco melhor justamente sobre esses objetivos. 

Vem comigo: 

Quais são os Principais Objetivos da Transformação Digital?

Alvo com um dardo bem no seu centro

A Transformação Digital de qualquer negócio tem um objetivo principal: a eficiência. 

Mas entender a eficiência dentro desse contexto transformativo não é tão fácil assim. É preciso entender também em que pontos essa eficiência vai atuar exatamente. 

É por isso que compensa bastante entender os objetivos da Transformação Digital antes da gente conversar sobre sua aplicação e os passos para fazê-la acontecer em qualquer tipo de negócio.

Esses objetivos dão um panorama muito maior sobre o que a Transformação Digital realmente é. E também fornecem a justificativa de aplicá-la na sua empresa. 

Os objetivos da Transformação Digital são, no fim das contas, os objetivos de qualquer empresa. Eles não diferem muito dos princípios básicos que orientam o seu sucesso. 

A maior diferença, porém, são os meios para alcançar essas metas — todas elas envolvem a tecnologia de uma forma ou de outra. 

Vamos conhecer agora quais são os quatro principais objetivos da Transformação Digital, de acordo com as principais metas de qualquer empresa: 

Mais Produtividade

Na Transformação Digital, existem alguns pontos que são bastante óbvios para os clientes e outros que nem tanto, mas que ainda fazem a diferença. 

Por exemplo: usar um sistema para atingir a omnicanalidade — ou a venda por todos os canais disponíveis — e deixar o cliente optar por comprar online e retirar o produto na loja. 

🤿 Se aprofunde: O Que é Omnichannel e Como Aplicar essa Estratégia?

Mas ao mesmo tempo, existem outras transformações feitas nos bastidores que também contribuem, mesmo que de forma não evidente, para a experiência do cliente. 

Outro exemplo: essa omnicanalidade não seria possível sem um software de gestão de estoque e outros recursos — também conhecidos como ERPs

A produtividade é uma dessas questões de bastidores mas que tem grandes impactos para o dia a dia do cliente. 

Existem várias soluções tecnológicas que focam na produtividade. Algumas delas:

  • Softwares de comunicação; 
  • Ferramentas avançadas de e-mail; 
  • ERPs; 
  • CRMs de vendas
  • Apps de organização do trabalho; 
  • Apps de organização contábil; 

Dentre vários outros. Tudo o que chega para melhorar a rotina do trabalho é uma Transformação Digital com foco na produtividade. 

Mas agora vamos falar sobre quem merece mais atenção: 

Melhor Experiência do Cliente

Deixar o cliente esperando menos para comprar. Tornar a experiência simples e sem obstáculos. Facilitar ao máximo as vendas: tudo isso tem o mesmo nome: Transformação Digital com foco na experiência do cliente. 

Essa Transformação é a que vem acontecendo de forma mais rápida hoje, e muito por pressão dos próprios mercados em que as empresas estão inseridas. 

Por exemplo: 10 anos atrás, aplicativos de delivery nem existiam. Para pedir uma pizza, você precisava ligar na pizzaria, acredita? 😅 

Mas com os aplicativos chegando, quem não entrou simplesmente perdeu seu mercado de entregas e quebrou. 

Os alvos agora estão sendo os supermercados com o self-checkout: quem não oferece os totens de caixas automáticos acaba oferecendo menos do que seus concorrentes. 

A experiência do cliente sempre pode ser melhorada. E quando essa mudança é feita através da tecnologia, a Transformação Digital acontece. 

Redução de Custos

A redução de custos também é uma das principais preocupações da Transformação Digital. Os custos operacionais ficam reduzidos quando você começa a integrar a tecnologia nas suas rotinas. 

Aqui várias soluções se aplicam. A automação de processos, a medição de tempo em cada tarefa, até a definição de metas de gastos bem formalizadas também são facetas da Transformação Digital. 

Com as ferramentas adequadas, é possível (e até bem fácil) mensurar aspectos micro e macro do seu negócio, identificando onde a redução de custos pode acontecer. 

E além dessa abordagem mais ativa, também é totalmente esperado que os custos naturalmente baixem quando você começa a implementar os outros pontos da Transformação Digital que citamos acima. 

Formalização de Rotinas Operacionais

Pense só em alguém indo trabalhar pela primeira vez no seu primeiro emprego. Todo mundo já passou por isso, né? 

A pessoa chega no escritório, fica um pouco perdida, fica com vergonha de perguntar e passa alguns dias bem ansiosa, pegando o pouco de informação disponível aqui e ali e fazendo o melhor possível com ela. 

Agora imagine se assim que a pessoa sentasse no seu computador para trabalhar chegasse um e-mail. E, nesse e-mail, uma wiki com tudo o que a pessoa precisa saber sobre a empresa, sobre seu próprio trabalho e suas responsabilidades. 

Nem precisa imaginar muito: isso existe e é bastante comum. Empresas que abraçam a Transformação Digital muitas vezes criam esse banco de dados para formalizar vários pontos relacionados ao trabalho. 

Especialmente empresas com tudo muito bem padronizado e onde o trabalho exige uma série de passos muito bem determinados. 

Empresas de aluguel de servidores, por exemplo, têm uma série de garantias em contrato relacionadas a como crises precisam ser solucionadas pelos analistas. Qualquer passo em falso é multa! 

Os 5 pilares da Transformação Digital

Mulher olhando para o tablet com expressão pensativa

Além desses principais objetivos da Transformação Digital, também precisamos conversar sobre os seus principais pilares. 

Entender os objetivos é só o primeiro passo. Pra gente começar a conversar sobre como esses objetivos são colocados em prática, também é muito importante conhecer esses pilares. 

São através deles que começamos a tirar nossos objetivos do papel e começamos a vislumbrar a estratégia de Transformação Digital no horizonte. 

Criar essa estratégia não é um passo simples mas também nada muito complicado, desde que você use os cinco pilares como guia para entender suas necessidades e agir sobre elas. 

Primeiro vamos conversar aqui sobre eles. E logo depois, vamos ver como eles atuam em conjunto com a criação prática da estratégia de Transformação Digital. 

Começando: 

Foco no Cliente

O pilar mais importante da Transformação Digital é o foco total no cliente e na sua experiência. 

Mesmo em questões não relacionadas diretamente com o cliente. No início do texto, citamos um software de comunicação corporativa, lembra? 

Até esse tipo de software precisa ser adotado com o mindset “Como uma comunicação mais integrada melhora a experiência do cliente?”.

Tudo sempre tem que passar por esse crivo. A adoção de novas ferramentas, a formalização de novas rotinas, a criação de novos canais de comunicação e vendas: tudo passa primeiro pelo cliente. 

Uma ótima forma de adotar o foco no cliente é realmente se fazendo essa pergunta e a transmitindo para a equipe. 

Se forçando a pensar dessa forma, você neutraliza o pensamento “eu trabalho nessa empresa” e ativa um outro: “eu trabalho para os meus clientes”.

Infraestrutura Fflexível

O próximo pilar da Transformação Digital está relacionado com o quão adaptável sua empresa consegue ser a ela. 

Uma vez que a Transformação Digital começa, ela não para nunca mais. Novas tecnologias estão sendo criadas todo mês, e novas oportunidades de inovação estão sempre batendo à porta. 

Sua empresa não pode sair de um modelo engessado “analógico” para um modelo engessado digital. Você precisa criar as condições para que o que surja de novidade possa ser incluído nas suas estratégias com facilidade. 

Inovação

Complementando o item anterior, a Inovação é um dos pilares mais fundamentais da Transformação Digital. 

Primeiro porque a Transformação não acaba nunca, como conversamos. A inovação não acontece só uma vez, ela é repetida, repetida e repetida sempre. 

O segundo ponto é que sem ela, a Transformação Digital nem consegue acontecer. O primeiro passo — que abordamos ao longo do texto — é sair do status-quo. 

Ou seja, para começar a se transformar, você precisa inovar. Dessa forma, a inovação é um ingrediente nem mesmo importante, mas fundamental na Transformação Digital. 

A questão é que essa inovação precisa acontecer alinhada com o seu mercado e com foco no cliente. 

É muito comum ver marcas fazendo o que está na moda, o que está todo mundo fazendo, mas sem um pensamento estratégico por trás disso. 

Por exemplo: empresas de serviços que investem em criar e manter uma página no Instagram, mas não fazem um site para gerar mais leads e vendas. 

Ou empresas que criam um site mas param por aí: não consultam pedidos de orçamentos, não trabalham com as Mídias Pagas nem com um chatbot para gerar mais leads. 

É preciso ir sempre além e continuar no caminho da inovação sempre que ele se apresentar pra você. E ele sempre se apresenta: cada inovação traz outras e mais outras atreladas. 

Liderança e Integração

É importante que a Transformação Digital tenha uma liderança forte e integrada dentro da empresa. Ela não pode ser um departamento solitário trabalhando em um cantinho do escritório. 

Aliás, a Transformação Digital não pode ser nem um departamento isolado. Os líderes executivos de cada área é que precisam ser proativos e colocar as mudanças em pauta. 

E claro: ajudar a implementá-las. 

O trabalho da liderança é fundamental na Transformação Digital para manter a motivação da equipe durante o processo e até antes dele. 

Você precisa do apoio das equipes para entender até quais são as melhores soluções para implementar. E a liderança é fundamental nesse processo, até porque mudanças drásticas em empresas raramente são aceitas com a melhor das motivações por todo mundo. 

Cultura de Colaboração

Esse apoio da equipe tem nome: cultura de colaboração. 

A Transformação Digital não é um processo de cima pra baixo. Aliás, em muitos casos ela é, mas não deveria ser. 

Toda a equipe precisa estar motivada para perceber os pontos de melhoria de uma empresa e ajudar a aplicar a Transformação Digital. Isso inclui a delimitação das necessidades, a escolha dos recursos e um constante feedback. 

É importante que a empresa inteira, em todos os departamentos, entenda o negócio não como uma série de departamentos que fazem cada um seu trabalho. A colaboração que a Transformação Digital exige vai bem além disso. 

Na verdade, a empresa é como um organismo vivo. Todo mundo trabalha junto para que o cliente atinja seu sucesso máximo. Entendendo essa cultura de colaboração, a Transformação Digital fica mais fácil e aproveitável. 

Os 5 Passos da Transformação Digital

Mulher com expressão pensativa ao lado de ícone de alvo

Tudo o que conversamos até agora vai culminar aqui. Você já entendeu o que é a Transformação Digital, quais são os seus principais objetivos e quais devem ser as preocupações de empresas que trabalham nesse modelo. 

Mas eu sei: o importante mesmo é saber como aplicá-la hoje. Ou pelo menos dar os primeiros passos para que essa transformação possa começar a acontecer. 

Entender tudo o que a gente entendeu até agora tem um valor imenso. Agora, os passos da Transformação Digital vão ser informados por todos esses conceitos que trabalhamos juntos. 

Se fosse para resumir o tópico anterior, poderíamos dizer que a Transformação Digital é um processo que precisa ocorrer com foco no cliente, espaço para inovar, estrutura para sempre inovar mais e liderança levando adiante a cultura de colaboração. 

E agora vamos ver como esses pilares atuam na prática durante a construção da sua estratégia de Transformação Digital. O que exatamente você precisa fazer? 

Vamos descobrir agora. Vem comigo: 

Status-Quo

No primeiro passo, tudo está como sempre esteve na sua empresa. Nada ainda mudou: todo o potencial digital da sua empresa ainda está no campo das ideias. 

Ênfase nessa última frase, porque nessa etapa você deveria estar fazendo justamente isso: pensando em como sair do status-quo. 

Todas as empresas têm uma forma de trabalhar já muito bem determinada. Empresas mais antigas seguem o mesmo padrão há anos e até décadas. 

É comum que nesse tempo o senso de inovação vá ficando para escanteio. Ninguém quer mexer em time que está ganhando, né? 

Mas nessa fase inicial, vale a reflexão do que realmente é “ganhar”. Se outras empresas na sua área estão crescendo em um ritmo mais acelerado que o seu graças à Transformação Digital, mesmo batendo todas as suas metas você ainda está “perdendo”. 

Sempre dá para melhorar alguma coisa. Nessa fase, você precisa estudar o mercado e a sua operação para entender exatamente o que você consegue melhorar e como, ok? 

Na segunda fase a transformação começa a ficar mais formalizada. Me acompanhe: 

Ativação

No segundo passo, a empresa atingiu um ponto crucial na sua jornada de Transformação Digital. 

Agora, ela já reconhece que algo precisa mudar, e as lideranças executivas estão começando a planejar mudanças pontuais e de forma independente. 

Esse passo é importante porque as mudanças começam a acontecer aqui. Mas ao mesmo tempo, é nele que a cultura da inovação começa a despertar na empresa inteira, e isso é fundamental. 

Os próximos passos vão ser mais voltados para a organização dessa vontade de mudar e inovar. E também vão ser mais práticos, lidando com os aspectos mais técnicos da Transformação Digital. 

Me acompanhe: 

Intencionalidade

Nesse passo, a empresa, coletivamente, determinou que está na hora de passar por uma Transformação Digital. 

Aqui, os primeiros esforços para formalizar como essa transformação vai acontecer começam. 

Nesse momento, é muito importante determinar lideranças dentro de cada departamento e organizar reuniões periódicas para entender como tirar as ideias do papel. 

Nesse momento, é isso o que fazemos: vamos buscar soluções para que, juntos, implementemos a Transformação Digital. 

Os próximos passos são mais práticos. Veja: 

Estratégia

Agora está todo mundo na mesma página. Esse é o momento de entender na prática o que fazer para atingir a verdadeira Transformação Digital. 

Esse passo é delicado porque as empresas têm diversos processos que são impactados por transformações que parecem não estar nem relacionados com eles. 

Por exemplo: um sistema de caixa exige um inventário de estoque atualizado. Começar a vender online exige uma infraestrutura básica organizacional e sistemas de entrega. 

Nesse passo, você precisa entender o que realmente é necessário e possível fazer dentro da Transformação Digital. É importante conhecer os impactos que ela causa e se ajustar de acordo com isso. 

Direcionamento

Com a estratégia na mão, as empresas começam a aplicá-la. É hora de direcionar esforços e recursos para colocar a Transformação Digital para funcionar. 

Esse passo é fundamental por esse motivo bem óbvio: é aqui que tudo o que você estrategizou até agora vai ganhando forma. 

Nessa etapa, as ferramentas que vão ser utilizadas já devem estar mapeadas conforme a necessidade da empresa. Agora é necessário escolher as melhores, determinar como será a implementação, fazer testes etc. 

Essa é a fase mais mão-na-massa de todos os passos para aplicar a Transformação Digital na sua empresa. Não se preocupe que no próximo tópico vamos conversar bem mais sobre como fazer esse direcionamento da melhor forma possível. 

Adaptação

A fase de adaptação vem por último mas a realidade é que ela nunca realmente termina. 

Aqui estamos falando sobre processos para formalizar todos os recursos necessários para que a Transformação Digital realmente funcione. 

Por exemplo: você instalou um novo Chatbot na sua empresa, com o apoio da Leadster.  A fase de adaptação está relacionada com o treinamento dos seus colaboradores que vão usá-la. 

E no caso da Leadster esse treinamento não é só mostrar como criar um chatbot e pronto. Ele também envolve a análise de dados, as melhores práticas para gerar leads, como usar a nossa funcionalidade com o ChatGPT etc. 

Isso tudo com a força do nosso time de especialistas do seu lado para o que você precisar. O processo é simples e em poucos passos você já está apto a analisar os dados que geramos juntos e agir sobre eles.  

A Adaptação é importantíssima em qualquer situação de Transformação Digital, assim como a garantia de que qualquer outra pessoa chegando na empresa também vai ter um bom treinamento de todos os sistemas que já estão em atividade. 

Bom, esses são os estágios que todas as empresas passam para aplicar a Transformação Digital. 

Eles não são complexos nem precisam ser seguidos completamente à risca. Muitas vezes, várias dessas etapas se misturam umas nas outras. 

A parte realmente prática é a relacionada ao direcionamento e adaptação. Acho que compensa aqui no texto a gente falar um pouco mais sobre elas na prática antes de fecharmos com alguns exemplos de Transformação Digital na prática. 

Vem comigo: 

Como Implementar a Transformação Digital?

Homem usando computador ao lado de ícones de nuvens

Agora vamos tratar de questões um pouco mais práticas, relacionadas a um esforço coletivo e direcionado de Transformação Digital na sua empresa. 

É impossível aplicar qualquer tipo de mudança, especialmente uma relacionada à tecnologia, sem o apoio total da empresa. 

Mas quando falo de apoio, não quero dizer que todo mundo necessariamente precisa trabalhar ativamente na escolha das ferramentas e na sua implementação. 

Na verdade, o envolvimento da empresa está muito relacionado com a sua cultura. Um mindset positivo, focado em feedbacks construtivos para essa etapa crucial e um pouco incômoda da empresa, é fundamental. 

Aqui vamos conversar um pouco mais sobre isso e sobre questões práticas para a determinação de como a Transformação Digital vai acontecer dentro da sua empresa. 

Vamos lá: 

Definição e Alinhamento de Metas de Negócios

A Transformação Digital pode acontecer de diversas formas. Algumas, para exemplificar: 

  • Transformação Digital no Marketing; 
  • No financeiro; 
  • Na gestão de pessoas; 
  • Na organização do trabalho; 
  • No contato com os clientes; 
  • No contato com seus fornecedores; 

E por aí vai. 

É importante, na primeira etapa de implementação, entender o que você exatamente está pensando em alterar na sua empresa, e criar metas de negócios com base nisso. 

Por exemplo: pensando em alguém que quer ter um marketing mais integrado e gerar mais leads com um chatbot. É necessário, até para configurar a dashboard da sua ferramenta, entender quais são suas metas de geração e captura de demanda. 

Para ser mais explícito: você precisa criar KPIs relacionados com o seu Tráfego Orgânico, com seu Tráfego Pago, com seu CRO etc. 

Só assim você vai conseguir medir a eficiência — e claro: a eficácia — das suas ações de Transformação Digital. 

Inclusive, esse é um trabalho que deve ser feito antes de você escolher a melhor ferramenta, ok? Assim você já consegue inclusive elencar algumas funcionalidades que elas precisam ter. 

E falando nisso: 

Desenvolvimento da Prova de Conceito

A Transformação Digital não precisa acontecer inteira de uma única vez, mudando tudo na empresa radicalmente sem a possibilidade de voltar alguns passos se necessário. 

Na verdade, esse é o completo oposto do que você deve fazer. Primeiro, crie uma estratégia menor, mais localizada e fácil de reverter, e que vai dar resultados rápidos — para o próximo trimestre ou semestre. 

Essa é a sua prova de conceito. Faça projeções de ROI (Retorno do Investimento), estipule prazos de implementação e treinamento, crie um verdadeiro mini-lançamento das transformações que você planeja aplicar. 

Por exemplo: sua empresa não tem um site e você quer criar um. Ao invés de começar já pagando o preço completo de um site, comece com uma Landing Page simples e direcione anúncios para lá. 

Assim, você consegue demonstrar o ROI rapidamente sem gastar demais nisso, ganhando o favor da diretoria para mudanças mais profundas e de longo prazo. 

Estrategizar a Implementação das Tecnologias

Implementar qualquer tipo de tecnologia em uma empresa exige alguns passos fundamentais. 

O primeiro deles é o alinhamento de metas e KPIs que mencionamos mais cedo. Isso é importante para enumerar as funcionalidades que a sua solução deve conter. 

Os próximos passos envolvem um estudo da estrutura da sua empresa para entender quais serão os impactos da Transformação Digital em todos os seus departamentos. 

E claro: com tudo isso mapeado, o esforço deve ser guiado no sentido de escolher as melhores ferramentas, entender seu processo de adaptação por usuários leigos e iniciar os treinamentos. 

Tudo isso não pode ser generalizado de forma alguma. Cada empresa tem as suas próprias necessidades de transformação e precisa de estratégias próprias e que façam sentido para elas acima de tudo. 

Aplicar e Coletar Feedback

Com tudo decidido e estrategizado, o último passo é comprar a ferramenta que você está pesquisando ou aplicar a transformação digital da sua própria maneira individual na empresa.

Mas, apesar desse ser o último passo, ainda é necessário acompanhar a integração da nova rotina no trabalho da empresa, garantindo que a transição seja simples e que a Transformação Digital mais ajude do que atrapalhe. 

Também vão surgir vários feedbacks da sua equipe conforme a implementação vai acontecendo. Isso é muito importante: quem trabalha direto com os sistemas tem uma visão mais aprofundada sobre as rotinas impactadas. 

Por isso, colha sempre feedbacks mas os analise com bastante cuidado. É natural que as mudanças sejam incômodas no começo, e alguns feedbacks simplesmente não vão ser atendidos. 

É preciso encará-los como uma oportunidade de mais treinamentos e de uma integração maior entre as lideranças que estão na linha de frente do projeto e todo o resto da equipe. 

Exemplos de Sucesso da Transformação Digital

Falar sobre cases de Transformação Digital é bom e ruim ao mesmo tempo. 

Bom porque a gente se inspira descobrindo o que é possível fazer com o exemplo de grandes marcas que praticamente se reinventaram digitalmente. 

Mas ruim porque há o risco de cair em uma armadilha: o que funcionou para as gigantes vai funcionar para todo mundo?

Muito provável que não. Então, veja esses casos com um pezinho atrás. A sua Transformação Digital não precisa ser muito complexa. Aliás, quanto mais simples, melhor para o início. 

Vou te mostrar aqui alguns casos de transformação completa, para te ajudar a entender que muitas vezes ela atua para transformar completamente um modelo de negócios. 

E em outros casos, ela trabalha melhorando um processo que você já tem, oferecendo uma transformação simples mas, ao mesmo tempo, bastante eficaz. 

Começando com a maior Transformação Digital que já vimos nos últimos tempos: 

Netflix

Como muita gente deve saber, e mais gente ainda nem desconfia, a Netflix nem sempre foi digital. 

No seu surgimento ainda lá nos anos 90, a gigante dos streamings trabalhava com um modelo completamente diferente do que estamos acostumados a ver hoje. 

Sua principal atuação era na entrega de filmes a domicílio, quase como um clube de assinaturas. Você escolhia os títulos, eles eram enviados por correio e depois você precisava devolver também pelos correios. 

Esse modelo, porém, começou a ser ameaçado pelo peer 2 peer: o compartilhamento de arquivos principalmente através dos torrents. 

A Netflix, ao invés de fazer lobby contra a pirataria como a maioria das locadoras e empresas no segmento fizeram, resolveu mudar. 

Ao invés de comprar DVDs físicos, a gigante resolveu usar seus recursos para licenciar filmes. Ao invés de trabalhar com galpões cheios de filmes, a Netflix investiu em servidores. 

Tudo isso porque ela percebeu que a pirataria não era na época e nem nunca foi só mais uma atividade criminosa. Ela praticamente passou a pautar o mercado: pra que ter filmes físicos? 

Essa mudança transformou uma empresa condenada a desaparecer em outra completamente diferente, que transformou a forma de assistir filmes no mundo. 

Mas vamos para um outro exemplo um pouco menos ambicioso: 

Nike SNKRS

A Transformação Digital que a Nike passou com o SNKRS não alterou completamente suas estruturas e nem foi algo que a empresa nunca tinha feito antes. 

Mas ela é uma grande lição de um olhar de mercado sem igual. A Nike sempre vendeu seus produtos pela internet, mas ela percebeu que existem alguns tipos diferentes de consumidores dos seus produtos. 

Existem as pessoas que compram porque gostam dos tênis e das qualidades já esperadas da marca. Mas existem pessoas que compram para colecionar. 

O SNKRS App é um trabalho de Transformação Digital que envolve marketing de comunidade e e-commerce. Os últimos lançamentos da marca, especialmente os mais valiosos, sempre saem por lá. 

Junto com isso, existem alguns modelos que só saem através do SNKRS. Edições limitadas, por exemplo.

A Nike percebeu que existia um mercado paralelo se formando ao redor desses lançamentos de alto padrão. E então resolveu usar a Transformação Digital para se inserir nessa conversa. 

Adobe Creative Cloud

A Adobe precisou se reinventar por uma série de motivos. 

No começo dos anos 2000, a gigante detentora de produtos como o Photoshop e o Illustrator — os mais populares no mundo do design — ainda vendia cada produto separadamente através de mídias físicas. 

O problema é que as mídias físicas sempre foram notórias vítimas da pirataria. A extração do arquivo de mídia é simples e a divulgação de serial numbers é absolutamente fácil quando uma rede mundial de pessoas está dedicada a divulgá-los.

E com o preço elevado por cada software, a pirataria se tornou quase o modelo padrão de designers iniciantes terem o primeiro contato com a Adobe. 

A marca então aplicou a Transformação Digital para não só economizar na distribuição dos seus softwares como para poder batalhar melhor contra a pirataria. 

Hoje, para usar os softwares Adobe, você precisa criar uma conta na Creative Cloud, que reúne todas as suas licenças e permite a entrega do produto pela nuvem via download. 

Isso mudou o jogo para a gigante. A pirataria ficou mais fácil de coibir através de atualizações mandatórias, e a própria acessibilidade da distribuição torna a pirataria menos interessante. 

A Transformação Digital por Tipo de Negócio e Ferramenta

MEcânico com cabeça de emoji de estrelas

Agora que a gente está chegando aqui no finalzinho do texto, você deve estar se perguntando a pergunta clássica: onde e como a Transformação Digital pode operar no meu negócio? 

É importante a gente discutir esse ponto porque muita gente se anima bastante com a possibilidade de colocar a tecnologia como fator central na empresa, mas não sabe bem por onde começar. 

Deixei essa última parte para o final pra gente conversar um pouco mais sobre como a transformação digital pode ser aplicada em vários tipos de negócios diferentes. 

Por exemplo: falamos bastante sobre ERPs ao longo do texto. Mas será que são todos os negócios que precisam de um? Será que o ERP é o principal recurso de transformação digital de um restaurante, por exemplo? 

Vamos conversar um pouco mais sobre isso agora. Vem comigo: 

Pequenos Negócios 

Esses são os negócios que mais se beneficiam com a Transformação Digital, mas também os que menos procuram os recursos que ela oferece. 

Restaurantes, pequenos hotéis, pousadas, empresas de serviços, lojas físicas, pequenos e-commerces: a tradição é sempre começar do jeito mais tradicional e determinar rotinas também bastante tradicionais. 

A Transformação Digital nesses casos acontece pouco a pouco, e tem impactos fortíssimos na empresa, já que muitas vezes a chefia, a gerência e os próprios trabalhadores precisam se acostumar com a mudança. 

Veja os tipos de ferramentas mais utilizadas na Transformação Digital de pequenos negócios: 

  • Sistemas de Caixa: normalmente o primeiro tipo de Transformação Digital de um pequeno negócio. Bares, restaurantes, pequenas vendas e empórios até hoje, em alguns casos, operam manualmente. 
  • Integração com o Estoque: os sistemas de caixa também vêm com uma integração ao seu estoque, permitindo que você dê baixa automaticamente nos produtos no ato da venda e também permitindo vendas simultâneas em diferentes canais sem confusão;
  • Organização da produção: sistemas voltados para a realidade de empresas com alto volume de produção diário, como restaurantes, pequenas indústrias, empresas que trabalham com entregas etc; 
  • Chatbots: pequenas empresas que montam um site precisam de recursos para abordar os visitantes e transformá-los em leads. Essa é a principal função de um chatbot como a Leadster. 

Claro que podem existir outros, mas esses são os primeiros passos que os pequenos negócios costumam dar na Transformação Digital. 

Médias Empresas

As empresas de porte médio trabalham a Transformação Digital de um jeito um pouco diferente, buscando inspiração principalmente do que as grandes empresas fazem. 

Esse é um trabalho bastante importante para esse segmento e empresas desse porte, já que muitas vezes elas encontram uma competição acirrada na busca pelo seu crescimento constante. 

As médias empresas geralmente já estão “transformadas digitalmente”. Elas já usam recursos tecnológicos para se organizar, já tendo trilhado esse caminho quando ainda eram pequenas. 

Então, a Transformação Digital para médias empresas é mais aprofundada e age em pontos mais estratégicos e com foco em expansão. Para citar alguns: 

  • Automações de marketing: softwares para facilitar a produção de campanhas publicitárias, geralmente trabalhando no Marketing Digital

E-commerces

Os e-ecommerces já são negócios nativos digitalmente, então é de se pensar que a Transformação Digital seria uma prioridade ou já estaria em curso, certo? 

Bom, em teoria sim. Mas na prática é bastante comum encontrar e-commerces que operam com formas muito rudimentares de controle, usando não ferramentas especializadas, mas sim formas muito básicas de manter o controle. 

Por exemplo: usar o site dos Correios e das transportadoras para saber como estão seus envios e entregas. Usar as Dashboards dos próprios marketplaces para acompanhar as vendas, sem nenhuma centralização. 

Isso é complicado porque os e-commerces são negócios que precisam de um acompanhamento absolutamente preciso para que eles sempre cresçam. 

Separei aqui alguns dos pontos mais comuns da Transformação Digital para e-commerces. Acompanhe comigo: 

  • Dashboards Integradas: com uma ferramenta assim, você consegue acompanhar todos os seus indicadores em uma única página. É possível fazer o trabalho através de plataformas SaaS ou direto pelo Google Data Studio, para usuários avançados; 
  • Integração Logística: essas Dashboards também podem incorporar seus indicadores logísticos, te informando onde estão suas entregas em tempo real; 
  • Atendimento: usando Chatbots, é possível facilitar o atendimento dos seus clientes e economizar com mão de obra; 

A Transformação Digital é um jogo de tendências. Você precisa acompanhá-las sempre para que seu negócio permaneça competitivo no seu mercado. 

Com as informações que você viu ao longo desse texto não vai ser difícil entender e até aplicar a Transformação Digital no seu negócio. Mas a investigação de novas tendências não acaba nunca!

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Obrigado pela leitura! Nos vemos no próximo texto 😉 

Categorias: Tendências

Gustavo Luby

CMO na Leadster

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