tráfego e conversão orgânica em queda – qual será o futuro do SEO?
O canal orgânico, que historicamente tem sido uma das principais fontes de tráfego e conversão, sofreu uma queda expressiva em 2025. O número total de acessos orgânicos aos sites caiu cerca de 5,4% – 3,2 milhões de acessos a menos do que em 2024 –, refletindo diretamente no número de leads gerados.
Além disso, sua participação na origem do tráfego despencou de 41,47% em 2024 para 33,86% em 2025, uma perda de quase 8 pontos percentuais.A taxa de conversão também registrou leve queda, passando de 2,37% para 2,32% (-0,05 p.p.), indicando que, além de menos acessos, o canal também está gerando menos conversões.
Essa queda pode estar atrelada às mudanças nos algoritmos de busca, popularização das ferramentas de IA generativa, maior competitividade nas SERPs e o crescimento dos anúncios pagos, que dominam cada vez mais o topo dos resultados orgânicos.