desktop converte mais que mobile — com destaque para o google ads
A performance no desktopse mantém como o ponto forte do segmento de Venda de Produtos.A mediana de conversão geral no desktopchega a 4,01%, quase o dobro do registrado no mobile (2,81%). Entre os canais, o Google Ads se destaca com a melhor taxa de conversão no desktop: 4,84%. Já no mobile, a conversão é mais equilibrada entre os canais, com Meta Ads, Google Ads e busca orgânicaaparecendo com medianas próximas — todas na faixa dos 1,8%.
busca Orgânica
3%
Google Ads
4,84%
Acesso direto
2,04%
Meta Ads
0,22%
Geral
4,01%
Meta Ads
1,85%
Geral
2,81%
Google Ads
1,82%
Acesso direto
1,59%
busca orgânica
1,82%
desktop
mobile
venda de produtos: conversão
por canal por dispositivo
mediana, dados extraídos pela leadster em 2025
conversão cai tanto no desktop, quanto no mobile
Mesmo com um volume expressivo
de acessos via
mobile, o desempenho
de conversão no segmento de
Venda de Produtoscaiu em ambos os dispositivos.
A mediana no
desktoprecuou de 4,93%
para 4,01%, enquanto no
mobileo índice caiu de 3,04% para 2,81%. Isso pode refletir desafios na experiência do usuário, no alinhamento entre tráfego e intenção de compra, ou até em fatores externos como competitividade de preço e mudanças no comportamento do consumidor.
0,98
0,85%
3,04
2,81%
7,19
5,81%
24
2025
24
2025
24
2025
1,93
1,40%
4,93
4,01%
8,88
8,19%
24
2025
24
2025
24
2025
(mediana por parcela dos sites analisados)taxa de conversão
por dispositivo
desktop
mobile
baixaperformance
médiaperformance
altaperformance
(dados extraídos pela Leadster em 2025)
setor de produtos tem forte predominância de acessos via mobile
No segmento de Venda de Produtos, o mobiledomina de forma expressiva: 76,72% dos acessos vieram de dispositivos móveis, contra apenas 23,28% via desktop. Esse comportamento indica que o celular é o principal ponto de partida da navegação para esse público, seja para pesquisar preços, comparar especificações ou entrar em contato com o time comercial.
venda de produtos:
acessos
por dispositivo
desktopmobile22,05%77,95%202328,34%71,66%202423,28%76,72%20252023-2025 (dados extraídos pela Leadster em 2025)
google ads lidera em acessos e volume de leads gerados
O Google Adslidera em volume de acessos (36,7%) e também mostra força na geração de leads, respondendo por 30,6% do total. A busca orgânicatambém se destaca, respondendo por 20,78% dos acessos e 16,01% dos leads. Já os demais canais possuem um desempenho mais equilibrado entre acessos e leads, como o Meta Ads (9,97% dos acessos e 9,67% dos leads) e o acesso direto(9,92% dos acessos e 9,05% dos leads).
venda de prod.:
evolução volume de
leads por canal
2023
20242025
google adsbusca orgânicaacesso diretometa adsoutros*
27,79%19,77%9,61%5,92%36,92%28,31%16,88%8,91%6,52%39,37%30,65%16,01%9,05%9,67%34,61%
2023-2025 (dados extraídos pela Leadster em 2025)
google adsdomina a geração de tráfego no setor
Com 36,69% dos acessos, o Google Adsé a principal porta de entrada de visitantes para empresas que vendem produtos de alto valor agregado. A busca orgânicatambém tem papel relevante, representando 20,78% do tráfego — assim como o Meta Ads (9,97%) e o canal direto(9,92%). Esse cenário revela uma forte dependência da mídia paga, especialmente da presença no Google, como motor da atração de visitantes no segmento.
venda de prod.:
evolução volume de
acessos por canal
2023
20242025
google adsbusca orgânicaacesso diretometa adsoutros*
LinkedIn Ads
0,01%
36,24%27,20%9,34%9,13%18,10%30,56%24,99%10,62%7,50%26,33%36,69%20,78%9,92%9,97%22,63%
2023-2025 (dados extraídos pela Leadster em 2025)
orgânico cresce, enquanto meta ads perde força
Entre os canais de conversão no setor de Venda de Produtos, a busca orgânicafoi o único a crescer pelo terceiro ano seguido, chegando a 2,43% em 2025. Já o Google Adsmanteve a taxa estável (2,61%), enquanto o Meta Adscaiu de 2,30% para 1,66%, após pico no ano anterior. Acesso diretotambém recuou levemente.
(Mediana, comparação com Panorama 2023 e 2024)
Meta Ads
0,86%
2,30%
1,66%
+167,44%
-27,83%
Geral
2,70%
3,37%
2,80%
+24,81%
-16,91%
busca orgânica
2,10%
2,31%
2,43%
+10,00%
+5,19%
Acesso Direto
1,43%
2,17%
1,91%
+51,75%
-11,98%
Google Ads
2,26%
2,61%
2,61%
+15,49%
0,00%
2023
2024
2025
variação
venda de produtos: evolução
da
conversão por canal
(dados extraídos pela Leadster em 2025)
desempenho de conversão é modesto e concentrado no google ads e orgânico
A taxa de conversão no setor de Venda de Produtos é marcada por resultados abaixo da média geral. Os melhores canais de conversão são Google Ads (2,61%) e busca orgânica(2,43%), que se mantêm relativamente próximos em desempenho. Já o desempenho do Meta Adschama atenção: com uma mediana de apenas 1,66%, ele fica abaixo de todos os outros canais analisados. 
venda de produtos:
conversão por canal
mediana por canal de conversão, dados extraídos pela Leadster em 20251,00%2,80%6,16%0,75%2,61%5,40%1,00%2,43%5,55%0,66%1,91%5,48%0,55%1,66%7,39%2%4%6%8%10%
mediana dos sitesde baixa performance
mediana dos sitesde média performance
mediana dos sitesde alta performance
Meta Ads
Google Ads
Geral
busca orgânica
acesso direto
* dados insuficientes de linkedin ads
baixa maturidade digitaldesafia setor de produtos
Apesar de atuar na comercialização de itens de alto valor — onde o acompanhamento próximo do lead é essencial — o setor de Venda de Produtos ainda apresenta um dos menores Índices de Maturidade Digitaldo estudo, com nota 5,77. O principal gargalo está na maturidade em vendas, com média de 4,5. Isso aponta para carência de integrações entre ferramentas e sistemas comerciais, o que pode afetar diretamente o tempo de resposta, o acompanhamento do lead e a personalização da abordagem.
índice de maturidade
digital - venda de prod.
5,77
51%51,40% das empresas parametrizam
seus links de campanhas
7,5índice de maturidade em mídia paga
21%20,78% do total de acessos
recebidos são acessos orgânicos
5,3índice de maturidade orgânica
35%35,11% das empresas integram sua captura de leads a um CRM
4,5índice de maturidade em vendas
índice de
maturidade
digital
(dados extraídos pela Leadster em 2025)
conversão em queda no setor de venda de produtos
Depois de apresentar uma melhora significativa na conversão em 2024, o setor de Venda de Produtosviu seus resultados recuarem em 2025. A taxa de conversão mediana caiu de 3,37% para 2,80%, uma variação negativa de 0,57 ponto percentual. Essa queda também aparece nos demais percentis: no recorte superior, a taxa caiu de 7,29% para 6,16%, e no inferior, de 1,21% para 1,00%. 
baixaperformance
médiaperformance
altaperformance
1,12
1,21
1,00%
23
24
25
23
24
25
23
24
25
(mediana por parcela dos sites analisados)
venda de produtos:
taxa de conversão
2,70
3,37
2,80%
7,10
7,29
6,16%
(dados extraídos pela Leadster em 2025)
segmento
venda de
produtos
Empresas que comercializam produtos de alto valor agregado, dependendo da geração de leads para o funcionamento de sua operação comercial. Alguns exemplos são a venda de veículos, materiais de construção, equipamentos eletrônicos e insumos agrícolas. E-commerces não estão contemplados nesta categoria.

Amostra: 319 empresas