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/ / Panorama da Geração de Leads no Mercado Jurídico em 2024

Dizem por aí que o Mercado Jurídico está saturado… mas até que ponto isso é verdade?

Claro, a maioria dos segmentos de mercado – se não todos – tem alta concorrência e muitos são do tipo “copia e cola”, por assim dizer. 

Focando apenas no setor jurídico, a Ordem de Advogados do Brasil (OAB) revelou que o país tem 1,3 milhão de profissionais registrados, ou seja, é 1 advogado a cada 164 habitantes, então como se destacar no meio desse mar de gente?

É aí que dados e estatísticas entram em cena, pois a partir deles você pode entender como o seu segmento se comporta, quais são os pontos fortes e fracos e onde entra o seu negócio no meio de tudo isso.

Para te ajudar, a Leadster traz aqui um recorte do mercado jurídico: a geração de leads. 

Bora entender como o seu setor tem gerado leads, quais os principais canais de acessos, captação e muito mais! 👇

O que é o Panorama da Geração de Leads 2024?

O Panorama de Geração de Leads é o maior estudo sobre Geração de Leads do Brasil. No estudo deste ano, que foi em parceria com a Rock Content, HubSpot e V4 Company, foram analisados mais de 2772 sites, 147 milhões de acessos e 3,5 milhões de leads gerados.

🙋Ok, mas o que eu vou ver nesse relatório?

Bom, no Panorama você encontrará:

  • Taxas de conversão geral e de segmentos do mercado – com nova visualização de dados em top, mid e bottom performers;
  • Canais com melhor conversão;
  • Dados sobre desktop vs mobile;
  • Volume de acessos mensais por canal e dispositivo;
  • Idade e região dos usuários;
  • Índice de Maturidade Digital (que explicaremos mais para frente).

Ah, só apontando algo importante sobre esse estudo: consideramos como taxa de conversão apenas as conversões de fundo de funil, ou seja, a relação entre o número de usuários que acessou o site ou visualizou determinada campanha – e aqueles que efetivamente converteram na oferta.

💡Se quiser conferir tudo isso e se aprofundar na análise sobre o segmento jurídico, é só clicar abaixo para baixar o estudo:


Panorama do mercado jurídico brasileiro em 2024

Em primeiro lugar, vale esclarecer: o segmento Jurídico que analisamos aqui é composto em sua maioria por escritórios de advocacia. E, para esse recorte, observamos 185 empresas de nossa base.

Então, vamos lá?

O segmento jurídico tem a segunda maior taxa de conversão do mercado

Se o mercado está realmente saturado ainda não sabemos, mas o que você já pode ter certeza é que o segmento jurídico é um dos líderes na taxa de conversão!

Dentre todos os setores analisados, o de escritórios de advocacia se destacou com uma mediana de 4,81%. Podendo chegar até mesmo a 9,99% de conversão entre as empresas de melhor performance.


E, pelo visto, o Brasil acompanha uma tendência que é global para o segmento. De acordo com um estudo realizado pelo Unbounce com empresas de diversos países, a conversão mediana no segmento Jurídico é de 5,4%. 

O porquê de uma taxa de conversão alta? Bom isso pode ser explicado pela existência de uma dor latente do usuário

O que quero dizer é que as pessoas buscam por advogados na internet já sabendo de sua necessidade, o que impacta diretamente no aumento da conversão.

O canal com a melhor conversão no segmento é o Direct

Com mediana de 7,47%, o Direct se destacou como o canal de melhor conversão.

Lembrando que esse meio é uma grande caixa preta na hora de analisar, pois abrange desde o endereço digitado na barra de busca, até acessos originados de redes sociais, WhatsApp e até mesmo arquivos offline, como PDFs e planilhas.


Agora, qual o motivo do Direct se destacar no jurídico? Bom, o segmento depende muito fortemente de indicações. Se uma pessoa indicou o serviço de um advogado, e outra acessou o site para fazer o contato, esse acesso seria entendido como Direct. O mesmo vale para um usuário que recebeu um cartão de visitas e, a partir dele, acessou o site e fez contato. 

Experiência mobile é essencial para o mercado Jurídico

Se você baixar o Panorama e analisar rapidamente cada um dos segmentos, verá que o Jurídico destoou um pouco da maioria quando o assunto é taxa de conversão por dispositivo. 

A maioria dos setores têm maior conversão no desktop, já as empresas de advocacia têm o mobile como líder. Sendo mais exata, são 5,03% de conversão mediana no mobile, contra 4,51% no desktop.


Também não podemos esquecer da discrepância de acessos entre ambos os dispositivos. O mobile é líder absoluto com quase 80% de todos os acessos para o segmento, enquanto o desktop fica estagnado nos 20%.


Mais uma vez podemos justificar esse dado pelo comportamento do consumidor B2C de indicação. Afinal, se alguém te manda uma sugestão no WhatsApp, você abre, quase que na mesma hora, pelo celular mesmo.

O mercado da advocacia investe pesado em Google Ads

Pelo segundo ano consecutivo, temos o Google Ads como maior canal de acessos do mercado jurídico, com 44,65% dos números.


Além disso, o Google Ads é o canal de marketing que mais gera leads para o segmento Jurídico. Em 2023, em termos de volume, os leads gerados pelo Google Ads representaram 43,46% dos leads deste mercado.


Estratégias de marketing e vendas no segmento jurídico ainda precisam amadurecer

O segmento jurídico teve o um dos menores Índice de Maturidade Digital do estudo, com nota de 6,57, sendo:

  • 6,10 de maturidade em Mídia Paga;
  • 7,70 de maturidade em Orgânico;
  • 5,90 de maturidade em Vendas.


Essas notas refletem principalmente a imaturidade do segmento na área de vendas.

Apenas 37,30% das empresas utilizam CRMs ou ferramentas de automação de marketing. O comum no setor é o envio de leads diretamente para o WhatsApp, dificultando o controle do processo de venda.

Como se destacar no mercado da advocacia no Brasil?

E aí, depois dessa breve análise você acha que o mercado jurídico no Brasil está saturado ou não?

O que podemos afirmar é que esse setor é realmente bem imaturo digitalmente e ainda conta demais com as indicações de antigos clientes, familiares, amigos e colegas, o que talvez não seja o suficiente em meio a esse cenário tão concorrido.

Muitos escritórios acabam nem investimento em divulgação por trabalharem com um público menor ou mais nichado, mas isso não poderia ser o maior dos equívocos, já que o marketing digital pode abrir muitas portas para o seu negócio.

Agora, se você está receoso quanto às regras da OAB, saiba que o código de ética realmente possui uma série de limitações em relação à publicidade, porém, isso não significa que o advogado deve esperar os clientes entrarem em contato ou viver de indicações

Tenha em mente que o marketing jurídico não infringe as determinações da OAB. Você pode, sim, utilizar sites, blogs e redes sociais para promover conteúdos informativos visando educar, engajar e estimular a interação dos usuários e de bônus se destacar no mercado jurídico.

Quer dar o primeiro passo para ficar à frente do mercado e gerar melhores resultados e mais vendas? 

Então já vem entender como a Leadster pode ajudar seu escritório de advocacia a gerar até 3 vezes mais leads! 🚀

Categorias: Geração de Leads

Beatriz Testa

Especialista de Conteúdo na Leadster

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