Sumário
A inovação chega para todos, inclusive pequenas empresas.
Atualmente, até pequenos negócios já começam a investir na experiência do cliente, automatização e otimização de processos, além de prezar pelo aumento da produtividade da equipe.
Por isso, uma inovação – não tão nova assim –, mas que vai ajudar nas diversas áreas do seu negócio como marketing, vendas, UX e atendimento, é o chatbot para pequenas empresas.
“Ah, mas essa ferramenta não é só para as empresas de grande porte que tem muitos clientes?”. Na verdade, não.
Pense que agora você precisa agilizar sua rotina e seus consumidores estão esperando respostas cada vez mais rápidas e personalizadas.
Além disso, contamos com vários modelos de chatbots com um excelente custo-benefício no mercado.
Por isso, vamos começar explorando o que é um chatbot para depois entender qual o melhor modelo para você!
Borá lá 👇
O que é um Chatbot?
O Chatbot é um software que simula conversas humanas, podendo ser escritas ou faladas.
Por meio da ferramenta, os usuários podem interagir com dispositivos digitais de maneira semelhante à comunicação na vida real.
Os chatbots podem funcionar por meio de Inteligência Artificial (IA), regras automatizadas – esquema predeterminado de comandos e respostas –, Processamento de Linguagem Natural (NLP) ou Aprendizado de Máquina (ML).
🔎Leia também: 7 Ideias para Chatbot em Marketing e Vendas – com Exemplos por Segmento!
Quais são alguns dos tipos de chatbots?
Podemos separar os chatbots em 4 grandes grupos: chatbot por objetivo, por tipo de inteligência, por complexidade e por tipo de configuração.
E, dentro desses grupos, existem mais divisões, totalizando 10 tipos de chatbot.
Confira:
- Chatbot por objetivo:
- Chatbot de atendimento – criado para fornecer informações ou sanar dúvidas sobre um produto, serviço ou processo.
- Chatbot de marketing e vendas – gera leads qualificados, entendendo os hábitos e interesses de consumo. Levanta informações relevantes para o departamento comercial e distribui de maneira inteligente.
- Chat online (Live chat) – também conhecidos como assistentes virtuais, são uma mistura entre atendimento e vendas. A principal diferença é a necessidade de uma equipe de carne e osso por trás.
🔎Leia também: Chatbots Online já são Realidade de Milhares Empresas, Entenda o Crescimento Da Ferramenta
- Chatbot por tipo de inteligência:
- Chatbot baseado em regras – funcionam por meio de um esquema predeterminado de comandos e respostas. Sua interação é através de scripts.
- Chatbot baseado em inteligência artificial – possibilita a simulação da inteligência humana, além de ter a tecnologia de processamento de linguagem natural (PLN) ou o Machine Learning.
- Chatbot por complexidade:
- Chatbots de escolha de opções – oferece opções para que o visitante seja guiado por comandos pré-definidos.
- Chatbots de contexto – aplicado em esquemas de assistentes virtuais, como Siri, Alexa e Google Assistant.
- Chatbots de reconhecimento de palavras-chave – como o nome diz, eles identificam palavras pré-programadas no sistema e devolvem perguntas, respostas ou direcionais específicas aos visitantes.
- Chatbot por tipo de configuração:
- Chatbots baseados em código – construídos do zero baseados em códigos e normalmente renderizados através de frameworks.
- DIY Chatbots – criados com frameworks já robustos, com a personalização das regras e critérios seguindo a necessidade individual da empresa.
Quais são as vantagens de utilizar um chatbot para pequenas empresas?
Nos dias atuais, estamos sempre correndo contra o tempo, não é? É tudo muito imediato e as demandas são urgentes, por isso, a janela de atenção dos usuários online está cada vez menor.
É aí que está o desafio: como captar a atenção do usuário e ainda respondê-lo de forma imediata sendo uma pequena empresa?
É aí que o chatbot entra em cena. Com ele você:
- Melhora a interação com o cliente;
- Amplia a capacidade de resposta (24 horas, 7 dias por semana);
- Personaliza a experiência do usuário;
- Automatiza seu processo de vendas e marketing;
- Entende melhor seu público;
- Analisa em tempo real seu desempenho;
- Aumenta a produtividade da sua equipe;
- Faz testes A/B para saber quais chamadas dão mais resultados.
Quais são os possíveis usos de um chatbot para pequenas empresas?
Ok, agora você tem em mente o que pode conquistar ao utilizar um chatbot para pequenas empresas.
Mas quais são todos os possíveis usos dessa ferramenta?
Bora descobrir!
🔎Leia também: 28 Estratégias de Marketing para Pequenas Empresas
Gerar mais leads – e, consequentemente, vendas
Com o chatbot para pequenas empresas você chama atenção dos usuários de maneira ativa e personalizada.
O usuário não precisa mais ficar esperando uma resposta que pode demorar dias ou até mesmo nem acontecer, como ocorre com os formulários de contato.
Fora isso, você já terá em mãos leads qualificados que realmente sabem o que a sua empresa faz.
Com o chatbot, você já terá iniciado o primeiro passo para contato, ou seja, é o momento de utilizar a atenção do lead para captar suas informações de contato e suas especificidades, dessa forma você consegue qualificá-lo conforme as características fornecidas.
Pronto, agora você tem um usuário convertido em lead. Com os dados dentro da sua base, você poderá trabalhar esse lead até a venda.
Responder dúvidas frequentes e contornar objeções
Pequenas empresas geralmente contam com equipes reduzidas para fazer o atendimento, qualificação e vendas.
Com um chatbot respondendo dúvidas e contornando objeções, o time consegue se concentrar de fato nos contatos mais interessantes, ao invés de passar o dia respondendo às mesmas perguntas.
Esse processo pode ser configurado a partir de um chatbot com inteligência artificial, como a Leadster AI. Ele ajuda pequenas empresas a:
- Resolver 78% dos atendimentos do site automaticamente.
- Qualificar leads e reduzir o número de contatos desqualificados.
- Aumentar em até 50% a conversão em vendas, respondendo visitantes durante a compra.
- Além de vender 24 horas por dia, conversando sobre o produto/serviço em segundos.
Agendar reuniões de vendas
Para facilitar ainda mais o seu dia a dia, você pode automatizar o agendamento de reuniões.
Dessa forma, não haverá mais conflito de horários, possibilitando que o próprio lead escolha o melhor horário para a conversa.
E sim, esse processo pode ser feito pelo chatbot.
Alguns benefícios são:
- Economia de tempo pesquisando os horários de todos automaticamente;
- Acesso às agendas de reuniões instantaneamente;
- Leads mais quentes chegam em menos tempo para o seu time comercial;
- Os próprios participantes selecionam o melhor horário para uma reunião.
Fazer mais com menos investimento
Ao implementar um chatbot para sua pequena empresa, você ganhará melhores resultados com menos investimento, pois terá automatizado e otimizado processos que antes não eram eficientes.
Além de poder substituir estratégias mais caras pelo auxílio do chatbot.
Temos um exemplo muito bom de economia de investimento ao conectar campanhas de anúncios e o chatbot, dê uma olhada: Como empresas estão recebendo leads qualificados sem gastar mais em anúncios.
Agilizar o tempo do seu pequeno time
Eu disse a você que o tempo é precioso, não?!
Pois bem, com um chatbot, o seu colaborador não precisará qualificar manualmente o lead ou se preocupar em responder tudo às pressas para não deixar o cliente esperando, pois o fluxo de perguntas já estará automatizado pelo chatbot.
Isso foi o que aconteceu com a Contraktor, que antes do chatbot que tinha o desafio de contatar o lead, marcar uma reunião e dar a atenção necessária ao usuário que entrava em seu site. Agora com o chatbot, o cenário é outro:
“Às vezes a gente demorava 3, 4 dias para falar com lead após ele levantar a mão, agora é mais rápido, no mesmo dia ou, no máximo, no dia seguinte””, comentou Rafael Salomão, Gerente de Vendas e Sucesso do Cliente.
Entenda mais sobre esse caso: Como a Contraktor Aumentou a Produtividade e Fechou mais Vendas com a Função de Agendamento de Reuniões.
Outros usos
Além de aproveitar o chatbot para pequenas empresas em seu site, você pode contar com a ferramenta em outros canais, como:
- Blogs;
- WhatsApp;
- Facebook Messenger;
- Instagram;
- Páginas de captura.
Lembre-se existem diversos tipos de chatbot, então você pode explorar suas funcionalidades que vão desde marketing e vendas, até atendimento ao cliente e integração com as redes sociais.
Quais os melhores modelos de chatbot para pequenas empresas?
Agora que você já sabe como aproveitar os chatbots em sua pequena empresa, nada melhor do que ver algumas das melhores opções do mercado, não é?
Dê uma olhada nos modelos abaixo e não deixe de conferir os planos, preços e avaliações, essas são informações valiosas para sua tomada de decisão. 😉
🔎Leia também: Conheça os Melhores Chatbots do Mercado
Leadster
A ferramenta de marketing conversacional da Leadster é um chatbot para vendas e marketing.
Ela atende as necessidades de empresas, pequenas, médias ou grandes que buscam por esse tipo de solução, aumentando em até 3x a geração de leads e a taxa de conversão dos sites e landing pages de seus clientes.
Alguns de seus diferenciais são:
- Abordagem ativa;
- Personalização de conversas;
- Inteligência Artificial;
- Testes A/B;
- Dashboard com métricas de desempenho;
- Qualificação de leads;
- Agendamento automático de reuniões;
- Localização de Leads;
- Distribuição de leads;
- Integração com mais de 200 outras soluções, como RD Station, PipeRun, Pluga, WordPress, Zapier e Exact Sales.
Planos
- Free — grátis (com limite de até 30 leads);
- Starter — a partir de R$187/mês;
- Growth — é necessário entrar em contato.
Avaliação média: 4.9/5
- Avaliação no B2B Stack: 4.9/5
Kommo
O Kommo não é visto como um chatbot convencional, na verdade, muitos consideram essa plataforma como um CRM – também diferenciado –, pois o objetivo é realizar a integração total com aplicativos de mensagens.
Com o Kommo você pode fazer integrações com o WhatsApp, Facebook Messenger, Instagram, Telegram, Skype e SMS.
Planos
- Básico – R$78 por usuário/mês;
- Avançado – R$131 por usuário/mês;
- Empresarial – R$235 por usuário/mês.
Avaliação média: 4.2/5
- Capterra: 4.4/5
- G2: 4/5
Huggy
Já o chatbot da Huggy oferece um serviço voltado ao atendimento digital.
Seu objetivo é automatizar o atendimento, através dos chatbots, para que a equipe ganhe mais agilidade nos processos de vendas, reduzindo também o custo de contratações e tempo de respostas.
Planos
- Starter – gratuito;
- Básico – R$239/mês;
- Intermediário – R$729/mês;
- Avançado – R$1.239/mês.
Avaliação média 4.5/5
- B2B Stack: 5/5
- Capterra: 4/5
Intercom
Com soluções para suporte conversacional, engajamento conversacional e marketing conversacional, a Intercom oferece funcionalidades como live chats e bots de suporte ao consumidor.
Seus chatbots tem foco em sites, mas também podem ser aplicados no WhatsApp, Twitter, Facebook e Instagram.
Planos
- Para microempresas: Starter – $74/mês;
- Para outras empresas: Support, Engage e Convert (necessário entrar em contato).
Avaliação média 4.4/5
- Avaliação no B2B Stack: 4.5/5
- Avaliação no Capterra: 4.5/5
- Avaliação no G2: 4.4/5
Landbot
Escolha de grandes marcas como Uber, LG e L’Oreal, o Landbot é uma das plataformas mais robustas do mercado quando falamos em chatbots para pequenas empresas. Ele conta com conversas em texto, vídeos, imagens e GIFs.
Com opções para site, Facebook Messenger e WhatsApp, a ferramenta possibilita ainda a intervenção humana nos chats com os consumidores. Isso significa que, a qualquer momento, é possível que um colaborador assuma a conversa ou que o chat seja direcionado para um atendimento pessoal.
Planos
- Site:
- Sandbox – grátis;
- Starter – $39/mês;
- Pro – $99/mês;
- Business – $300mês.
- WhatsApp:
- Pro – $169/mês;
- Business – $300/mês.
Avaliação média 4.6/5
- Avaliação no B2B Stack: 4.5/5
- Avaliação no G2: 4.7/5
Mobile Monkey
Conhecido antigamente como ChattyPeople, esse chatbot foi comprado recentemente pela Mobile Monkey.
A ferramenta oferece opções de conversas automatizadas para Facebook, Instagram, Skype, site e SMS.
Sua construção baseada em Machine Learning, ou seja, conversas fluidas, com uma maior simulação de contato humano. Possui ainda funções de armazenamento de dados para análise e relatórios.
Planos
Além da versão gratuita, a Mobile Monkey conta com um plano gratuito, para saber os valores é necessário entrar em contato.
Avaliação média 4.9/5
- Avaliação no G2: 4.9/5
ManyChat
Por fim, o ManyChat oferece uma interface amigável, principalmente para pequenas empresas, em que você pode criar seu bot ou personalizar modelos oferecidos pela plataforma.
A ferramenta foi projetada especialmente para o Facebook Messenger, então pode ser a melhor opção para você que procura um chatbot para Instagram e Facebook.
Planos
- Free – gratuito;
- Pro – $15,00/mês.
Avaliação média 4.7/5
- Avaliação no Capterra: 4.8/5
- Avaliação no G2: 4.6/5
Como criar um chatbot grátis para pequenas empresas?
Escolheu o seu chatbot? Se ainda não e está com receio da questão de criação e implementação, se liga:
Aqui com a Leadster não tem segredo ou complicações, em apenas 3 passos você já terá criado e implementado um chatbot grátis em seu site!
Confira:
- Inicie teste grátis, basta clicar em “VER DEMONSTRAÇÃO” e informar os dados do seu site:
- Configure sua conta seguindo seu objetivo e segmento. Além disso, personaliza seu assistente como quiser:
- Por fim, finalize seu primeiro fluxo, escolhendo as páginas em que o chatbot será exibido, quais as perguntas e para onde irão os leads gerados:
E aí, já começou a implementação?
Se ainda não deu o primeiro passo e quer mais motivos para investir no chatbot para pequenas empresas, dê uma olhada nesse case de uma imobiliária familiar que teve ótimos resultados após implementar a ferramenta de marketing de conversação da Leadster:
Como a Imobiliária Rafael Cassio superou em 66% a conversão do segmento! 💙
Te vejo na próxima!
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