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Atualmente, é indispensável utilizar ferramentas para agências de marketing digital. 

Afinal, com o advento da internet e das diversas inovações tecnológicas, fazer o uso de softwares e plataformas é o que tornará o trabalho de sua agência mais dinâmico, automatizado e produtivo.

Pensando nisso, separamos aqui as 34 melhores ferramentas para você utilizar em sua agência de marketing. Vamos lá!

O que é uma Ferramenta de Marketing Digital?

O que é uma Ferramenta de Marketing Digital?

As ferramentas de marketing digital são softwares desenvolvidos para automatizar as tarefas e otimizar o tempo de trabalho de sua agência.

Elas foram projetadas para ajudar na análise de resultados, facilitar a gestão das tarefas, integrar os times e melhorar a dinâmica das equipes.

 Leia também: Chatbots Online já são Realidade de Milhares Empresas, Entenda o Crescimento Da Ferramenta

A Importância de Utilizar as Ferramentas Certas na sua Agência de Marketing Digital

A Importância de Utilizar as Ferramentas Certas na sua Agência de Marketing Digital

Ao automatizar as tarefas e otimizar o tempo dos colaboradores, fazendo com que a produtividade aumente, as ferramentas para agências de marketing auxiliam a evoluir processos como:

  • Alcançar clientes em potencial;
  • Converter os visitantes em clientes;
  • Acompanhar e mensurar suas campanhas de marketing;
  • Aumentar a produtividade para atingir o objetivo rapidamente;
  • Proporcionar uma melhor experiência ao usuário.
 Leia também: Automação de Marketing: Como Fazer e Quais as Melhores Ferramentas do Mercado

34 Ferramentas de Marketing que Toda Agência deve Utilizar

Agora que você já sabe o que são as ferramentas de marketing e sua importância para as agências, vamos aos 34 melhores softwares para você investir!

 Leia também: 19 Melhores Ferramentas de Automação de Marketing em 2022 – Com Avaliações!

Ferramentas de Marketing para SEO

Search Engine Optimization (SEO) é um conjunto de técnicas que visam o aumento do tráfego orgânico dos sites, otimizando as páginas da web para estarem bem posicionadas nos resultados de buscas de sites como o Google ou o Bing.

As melhores ferramentas de SEO possuem funcionalidades como:

  • Encontrar as melhores palavras-chave;
  • Escrever os melhores títulos e descrição de produtos;
  •  Fornecer relatórios para análise de métricas;
  • Elevar a experiência de navegação no seu site.

Logo abaixo você confere as melhores ferramentas para sua agência de marketing!

1. Google Search Console

O Google Search Console é uma ferramenta gratuita oferecida pelo Google, que permite analisar de perto o desempenho do seu site nas pesquisas.

O software aponta informações, como: impressões, frequência de pesquisas no Google, quantidade de cliques e até mesmo possíveis erros no site.

2. SEMrush

Também uma ferramenta de análise e diagnóstico de websites, o SEMrush é perfeito para mensurar os resultados de seu site e estudar sobre os concorrentes. Algumas de suas funcionalidades são:

  • Buscar as palavras-chave que seus concorrentes estão utilizando;
  • Conferir o posicionamento dos concorrentes na busca orgânica e também na busca paga para suas principais palavras-chave;
  • Analisar os principais sites que possuem links para os sites de seus concorrentes;
  • Histórico do volume de buscas orgânico de seu site e seus concorrentes.

Lembrando que a ferramenta não é gratuita e o valor do pacote mínimo é de $119,95/mês

3. Screaming Frog

O Screaming Frog é um rastreador de sites, focado na melhoria do SEO, extraindo dados e fazendo auditoria para problemas comuns presentes nessa estratégia de marketing digital. Seu foco é no SEO técnico.

Com o SEO Spider, ferramenta do Screaming Frog, é possível:

  • Encontrar links quebrados e erros de servidor;
  • Auditar redirecionamentos;
  • Analisar títulos e meta descrições;
  • Identificar conteúdo duplicado;
  • Identificar páginas bloqueadas por robots.txt e tags “noindex”, “nofollow” e canonical;
  • Gerar sitemaps xml;
  • Visualizar a arquitetura do site em gráficos em árvore e diagramas interativos;
  • Integrar com o Google Analytics e Search Console (versão paga);
  • Renderizar sites e estruturas dinâmicas em javascript (versão paga);
  • Validar dados estruturados (versão paga).

Além da versão gratuita, o Screaming Frog possui a versão paga de $209/por ano.

4. Ubersuggest

Criado por Neil Patel – especialista de marketing –, o Ubersuggest é denominado de ferramenta de SEO tudo-em-um. Isso se dá, pois com a ferramenta você tem acesso a um enorme banco de dados de palavras-chaves. Ele é um dos principais concorrentes do SEMrush atualmente.

Além dessa função, a ferramenta também oferece:

  • Análise de SERP (página de resultados do buscador);
  • Auditoria profunda de SEO; 
  • Banco de dados de palavras-chave atualizado com frequência.

5. Answer The Public

O Answer The Public é a ferramenta que vai reunir ideias de conteúdo por meio de perguntas

Ou seja, basta escrever uma palavra-chave no campo de pesquisas da plataforma que já vão aparecer perguntas, preposições, comparações, entre outros termos relacionados ao assunto que poderão te ajudar a criar conteúdo otimizado para mecanismos de busca.

6. Google Trends

O Google Trends é a ferramenta que mostra as principais tendências mundiais e regionais do buscador.

Ao pesquisar por um termo, o software mostra os assuntos relacionados em alta. Lembre-se que você pode filtrar os resultados por região, categoria, período e pesquisa na web.

Isso pode te ajudar a criar conteúdo atualizado sobre assuntos em alta no momento, com maior possibilidade de interesse pelo público e viralização.

7. Google PageSpeed Insights

O Google PageSpeed Insights  é o responsável por analisar a velocidade de seu site

A ferramenta estuda o tempo de carregamento da página e compara os dados para atribuir uma nota. A nota dada é baseada nas boas práticas definidas pelo Google para velocidade e performance de websites.

8. Smush

O plugin do WordPress Smush tem seu foco em acelerar o carregamento das imagens do seu site.

Para isso, a ferramenta otimiza, redimensiona e comprime imagens grandes que podem prejudicar a velocidade de carregamento da sua página.

9. Check My Links

A extensão do Google Chrome, Check My Links, identifica links quebrados e inválidos nas páginas escolhidas.

Mesmo que essa funcionalidade já esteja presente em outros softwares, essa ferramenta é útil para fazer aquele check mais rápido e preciso.

10. Help a Reporter Out (HARO)

O Help a Reporter Out (HARO) é ferramenta para aqueles que desejam construir backlinks fortes.

O HARO conecta você a jornalistas, auxiliando no networking para aparecer em sites de notícias e veículos de imprensa.

11. Linkstant

O Linkstant permite que você receba uma notificação toda vez que seu site for referenciado em outro.

Com isso, você fica sabendo sobre todos os backlinks recebidos, possibilitando a análise da relevância e abrangência do seu post.

Ferramentas de Marketing para Mídia Paga

A mídia paga é uma ótima estratégia para seu planejamento de marketing digital, com ela você aumenta as chances do público encontrar a sua empresa e, consequentemente, suas vendas.

Pensando nisso, vamos às quatro melhores ferramentas para agências de marketing para mídia paga!

12. Facebook Ads – Gerenciador de Anúncios

O Facebook Ads é um sistema de mídia paga focado em anúncios do grupo Meta, ou seja, inclui o próprio Facebook e Instagram.

Com a ferramenta é possível criar, segmentar e personalizar ao máximo os seus anúncios para estas redes sociais.

Saiba mais: O que é e Como Anunciar no Facebook Ads

13. Google Ads

Google Ads

No Google Ads você pode criar anúncios divulgados no próprio serviço de pesquisa e também em sites ligados a ele.

Com a ferramenta, além de ter nas mãos a criação do anúncio, você ainda analisa as questões de investimento e acompanha o alcance de cada divulgação.

Saiba mais: O que é e Como Anunciar no Google Ads

14. Adbeat 

O Adbeat é a ferramenta para acompanhar os seus concorrentes

Com ele você poderá ver todos os anúncios feitos pelos anunciantes particulares. Isso facilita o encontro de concorrentes que talvez você nem sequer sabia da existência.

15. SocialAdNinja 

Mais uma ferramenta de acompanhamento, o SocialAdNinja tem um banco de dados com 400 mil anúncios com pay per click (PPC).

Com ele, além de fazer o acompanhamento de anúncios como do Facebook Ads, sua agência pode identificá-los de forma segmentada.

Ferramentas de Marketing para CMS

O Content Management System, Sistema de Gestão de Conteúdo, ou apenas CMS, tem a funcionalidade básica de permitir a publicação e o gerenciamento do conteúdo de sites.

Vamos às três melhores plataformas para você investir!

Leia também: Como Criar um Site de Vendas – Dicas e Ferramentas

16.  WordPress (gratuito)

A plataforma de CMS mais famosa do mundo todo, WordPress, é gratuita e pode ser utilizada para criação de blogs, portfólios, lojas virtuais, entre outros projetos. 

Seu grande diferencial é a interface intuitiva e seus diversos plugins personalizados, auxiliando a enriquecer a experiência do usuário.

17. Joomla 

O Joomla é um CMS de código aberto que possui extensões de forma similar aos plugins do WordPress. Essas extensões ajudam na otimização de SEO, personalização e saúde do site.

18.  Wix 

O Wix é baseado no princípio de que todos podem criar seu próprio site e estarem online. Por isso, a criação do site é facilitada, com editores de arrastar e soltar e modelos prontos. 

Ferramentas de Marketing para Analytics

As ferramentas de marketing para analytics nada mais são do que softwares desenvolvidos para aumentar e melhorar a análise de dados, comportamento e resultados de sua agência.

Por meio delas que você fará a mensuração do andamento de suas estratégias e poderá entender como planejar os próximos passos.

Por isso, confira logo abaixo as quatro principais ferramentas de marketing para analytics.

19. SimilarWeb 

O Similar Web, ferramenta de análise e monitoramento de competitividade, oferece dados do site, como fontes de tráfego, melhores conteúdos, engajamento social etc.

Além de sua versão gratuita, a ferramenta oferece planos pagos a partir de $99/por mês.

20. Google Analytics (Gratuito)

Para conferir o desempenho de seu site, basta criar uma conta no Google Analytics.

E, para obter um relatório com informações relevantes, como número de visualizações, páginas de maior acesso, tempo de navegação e volume de buscas, basta inserir um código JavaScript em cada uma das páginas do seu site. Saiba mais.

21. CloudFlare

O CloudFlare é a ferramenta ideal para aplicar recursos de segurança em redes internas, servindo também como um software de análise de dados.

Por meio dele é possível analisar a performance de seu site e, principalmente, o desempenho.

Leia também: 7 Dicas para Fazer uma Boa Gestão de Agência de Publicidade

22. Open Site Explorer (gratuito)

Se você quer um motor de busca de links, que fornece informações de páginas e domínios, o Open Site Explorer é a sua ferramenta.

De forma gratuita, você poderá comparar perfis de ligação para até cinco websites diferentes.

Ferramentas para Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo ajuda sua empresa a se conectar com o público por meio do inbound marketing. Ou seja, ao apostar em conteúdos como blogs, e-mail marketing, redes sociais, landing pages, entre outros, você tornará o seu negócio mais conhecido.

Para auxiliar o seu processo de criação de conteúdo e guiar o usuário por todas as etapas do funil de conversão, vamos às cinco melhores ferramentas para marketing de conteúdo!

Leia também: 18 Exemplos de Plataformas Para Captar Clientes Online – E seus Benefícios

23. Rock Studio

A Rock Studio – plataforma de Marketing de Conteúdo da Rock Content – proporciona o contato da agência com analistas especializados em conteúdo, que pensam nas melhores estratégias para o crescimento de seu negócio através do conteúdo.

24. Headline Analyzer

O objetivo da Headline Analyzer é levar equilíbrio entre o impacto que o título causará no usuário e como essa escolha vai impactar o SEO.

Ou seja, o software vai analisar os títulos de seus blogposts. 

25. Draft (gratuito)

Se você está buscando por uma ferramenta de gerenciamento para estratégias de conteúdo, o Draft é a plataforma ideal.

A ferramenta otimiza todo o processo de criação de conteúdo, centralizando membros da equipe, oferecendo um ambiente completo, trocando informações e até mesmo fazendo a correção de posts.

26. Sweet Process 

Também visando a otimização da produção de conteúdo, a Sweet Process oferece funções como:

  • Criação de checklists;
  • Compartilhamento de conteúdos escritos e de vídeo. 

Ou seja, ele foca na documentação de processos, visando a produção do time de marketing e conteúdo.

27. Harvest

A Harvest é a ferramenta que irá monitorar o tempo utilizado em toda o processo de criação de conteúdo, auxiliando na organização da equipe.

Ferramentas de Marketing para Design

Para finalizar nosso conteúdo completo sobre as ferramentas para agência de marketing digital, vamos agora às plataformas que vão auxiliar toda a equipe de design!

28. Canva 

O Canva é uma ferramenta baseada na nuvem, nele você pode criar imagens únicas para compartilhar onde quiser.

A plataforma possibilita criar designs do zero, além de ser muito utilizada para as redes sociais, já que tem a funcionalidade de criar ilustrações com as dimensões específicas de cada uma.

29. TinyPNG 

A TinyPNG é a ferramenta perfeita para quem está buscando formas de comprimir imagens em PNG e JPEG, garantindo a qualidade dos materiais.

30. Issuu 

A ferramenta do Issuu tem foco na criação de revistas online e lookbooks, chamando a atenção principalmente em sua identidade visual.

O Issuu tem a uma versão gratuita e seus planos pagos iniciam por $19/mês.

31. GIMP 

O GIMP se assemelha muito ao Photoshop e, melhor ainda, ele é gratuito!

Com ele você pode criar visuais impactantes para o seu conteúdo.

32. Resize.it

O Resize.it é uma ferramenta de redimensionamento de imagens online. Seu objetivo é adequar as imagens baixadas da internet para as dimensões corretas para a publicação.

Esse recurso é muito utilizado em artigos, ebooks e PDFs.

33. Slideshare (pago, mas com versão gratuita)

Mesmo sem tanto destaque, o Slideshare é uma ótima opção para aqueles que criam apresentações para chamar a atenção para um produto, recurso ou serviço no site.

34. Studio

O Studio é uma ótima opção para gerenciar as demandas de marketing digital de forma bem visual e simples.

A ferramenta é essencial para acompanhar o desenvolvimento de todas as peças produzidas, por meio do menu em kanban.


Chegamos ao fim de nosso conteúdo mais do que completo sobre ferramentas para agências de marketing digital. Comente o que você achou!

Mas, se você chegou até aqui, clica na imagem abaixo e se liga nesse bônus que preparamos para você, porque ele vai fazer com que você impulsione ainda mais os seus resultados. 🤭

Categorias: Agências

Rafaela Soares

Head de Vendas na Leadster

1 comentário

agencia digital · 8 de outubro de 2023 às 20:57

Falando sobre pesquisa, ensino e saúde na enfermagem.

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