Ter uma franquia não significa que realizar um planejamento de marketing digital seja desnecessário.

Na verdade, empresas que utilizam o modelo de franquias possuem um objetivo central em mente: venda, prospecção e criação de novas lojas, ou seja: o crescimento do negócio.

Dessa forma, o marketing para franquias é essencial.

Pensando nisso, preparamos aqui um artigo completo, com dicas e definições para você criar uma estratégia para sua empresa.

Siga no texto!

Como Funciona o Marketing para Franquias

Como Funciona o Marketing para Franquias

O ponto principal que difere o marketing para franquias dos demais é: seguir as regras pré-determinadas pela franqueadora.

Ou seja, alguns pontos como linguagem, branding, comunicação e outras regras já estarão determinadas, e é a partir deles que a franquia deve fazer seu planejamento.

Quando falamos de aprovação, algumas áreas podem ser mais rigorosas que as outras, porém todas as peças e campanhas são normalmente agendadas para o ano todo e qualquer mudança ou adaptação por parte da franquia deve ser avaliada novamente pelo franqueador.

A Importância do Plano de Marketing nas Franquias

A Importância do Plano de Marketing nas Franquias

O plano de marketing é essencial para todas as áreas do mercado, não diferindo para as franquias.

Por meio dele há a unificação da voz da marca e a padronização de processos de comunicação.

Para entender melhor essa importância, separamos aqui três pontos essenciais para o seu entendimento, confira!

Alinhamento com os Padrões da Rede

A partir do plano de marketing, você consegue padronizar os objetivos de todas as unidades.

Dessa forma, o trabalho será feito em maior sincronia, resultando em melhores entregas.

Facilita o Processo de Expansão

Com um plano de marketing bem estruturado, sua estratégia performará muito bem, tornando sua empresa alvo de interesse e com cada vez mais pessoas interessadas em abrir novas unidades.

Os Franqueados Agradecem

Nada melhor para o marketing local do que ter um planejamento maior para guiá-lo.

Com o plano de marketing, você poderá orientar e facilitar o trabalho de suas franquias, pois haverá sempre uma base para eles se informarem.

Qual é a Estrutura da Área de Marketing para Franquias?

Qual é a Estrutura da Área de Marketing para Franquias?

No marketing para franquias podemos citar dois tipos de estruturas, são elas:

  • Marketing Institucional – ele envolve a marca, e é a franqueadora que o aplica com recursos de fundo de propaganda.
  • Marketing Local – voltado para ações que estimulem vendas e atração de clientes, os custos são responsabilidade do próprio franqueado.

Como Criar uma Estratégia de Marketing para Franquias?

Como Criar uma Estratégia de Marketing para Franquias?

Após explorar um pouco mais o que é o Marketing para Franquias e sua importância, finalmente chegou a hora de falarmos das estratégias!

Logo abaixo, estão sete tópicos para você criar sua estratégia de marketing.

Siga no texto para saber mais.

1. Crie um Sumário Executivo

Ao criar um sumário executivo simples, você acaba chamando ainda mais a atenção de seu público, pois apenas os tópicos principais aparecerão nele.

Você pode colocar metas futuras, estratégias que estão dando certo e até mesmo cases sucessos.

Ele deve ser curto e direto, ao mesmo tempo em que desperta o interesse do leitor.

2. Identifique seu Mercado Alvo

Saiba qual é a sua persona, qual o tipo de mercado você está inserido e como os clientes se comportam nele.

Dessa forma, sua estratégia estará muito mais focada para atingir seu objetivo, pois suas ações serão embasadas em sua pesquisa de mercado, assim como em seu público-alvo e concorrentes.

3. Desenvolva Insights sobre o Motivo que Levará Clientes para a Unidade

Por que os clientes devem ir até a sua unidade e não em outra? 

Faça com que sua franquia tenha um diferencial, promova campanhas ou até mesmo crie uma nova forma de chamar seus clientes, dê a eles um motivo para ir até você.

4. Identifique os Canais de Marketing que serão Trabalhados

São diversas as plataformas que você pode utilizar par ao marketing digital de sua franquia, mas é essencial que você delimite aquela que encaixa melhor nas especificações de sua unidade.

Pense nos canais que fazem mais sentido para seu público e que vão trazer maio retorno para o seu negócio.

5. Identifique Seus Principais Concorrentes

Ao entender mais sobre o seu mercado, informações sobre seus concorrentes irão surgir, assim que conseguir identificar os principais, siga os acompanhando.

Desse modo, você poderá aprender e até mesmo superá-los em algumas estratégias, por exemplo.

 Saiba mais: Benchmarking no Marketing: O Que é, Como Fazer e Exemplos

6. Conjunto de Ações de Marketing a Serem Implantadas

Estabeleça quais ações de marketing devem ser colocadas em práticas na sua franquia, deixe claro para todos os funcionários e colaboradores.

Com todos alinhados e focados nas ações necessárias, seu plano será executado de forma muito mais fácil.

7. Código de Conduta, Funções e Responsabilidades nas Ações de Marketing

É importante basear todas as suas ações de marketing no Código de Ética e Conduta, pois nele é elucidado tudo que um profissional da área pode ou não pode fazer.

Tendo isso mente, seu planejamento não irá ferir nenhuma regra da marca e, consequentemente, não trará nenhum prejuízo para o seu negócio.

Ações Estratégicas de Marketing Para Franquias

Ações Estratégicas de Marketing Para Franquias

Além de saber como criar uma estratégia para o Marketing da sua franquia, é importe você ter em mente algumas ações que podem ser essenciais para que seu negócio dê certo.

Vamos a elas!

  • Crie um planejamento estratégico voltado para marketing
  • Invista no Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo
  • Esteja presente nas Redes Sociais
  • Tenha ações de suporte ao franqueado
 Leia também: 10 Plataformas de Chat Online para Gerar Vendas e Relacionamento em 2022

Canais para Incluir no seu Manual de Marketing para Franquia

Canais para Incluir no seu Manual de Marketing para Franquia

No tópico de como criar uma estratégia de marketing para franquias nós falamos um pouco da importância de escolher canais de marketing que façam sentido para o seu negócio.

Agora, vamos citar aqui quatro canais que são essenciais para a sua unidade, siga no texto para saber mais!

Redes Sociais

A rede social é o principal meio de comunicação com o seu cliente, é onde eles estão mais ativos.

Por isso, é importante que você esteja engajado nesse canal, dê suporte aos clientes, tire suas dúvidas, converse com eles, desse modo, além de conseguir entendê-los melhor, você vai conquistando sua confiança.

E-mail Marketing

Se você está pensando em uma forma de levar anúncios personalizados aos seus clientes, o e-mail marketing é a resposta.

Com ele, você consegue criar uma estratégia única para cada persona e em troca eles vão oferecer algumas informações essenciais para contato futuro, ou seja, é uma via de mão dupla.

SEO Local para a Rede de Franqueados

Com as estratégias de SEO você vai fazer com que sua franquia seja encontrada localmente.

Otimize seu site, blog e conteúdos para aparecerem logo de cara quando alguém pesquisar sobre algum tópico relacionado ao seu negócio.

Certifique-se também de manter os seus perfis atualizados em plataformas como Google Meu Negócio.

Monitoramento dos Resultados

Para saber as suas próximas ações, é necessário saber como andam os seus resultados.

Para isso, você precisa estabelecer quais métricas irão seguir e montar uma apresentação ou dashboard, por exemplo.

Dessa forma o seu monitoramento ficará muito mais fácil.


Chegamos ao fim de mais um conteúdo estratégico! 

Agora você já tem todas as informações para criar do zero uma estratégia eficaz de marketing para sua franquia.

Para ter acesso a mais conteúdos como esse, continue acompanhando o blog da Leadster!


Fernanda Andreazzi

Estrategista de conteúdo na Leadster, atua há 5 anos com Marketing Digital, Inbound Marketing, SEO - e tudo o que há de bom

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