/ / Marketing para Franquias: 16 Estratégias para Franqueados e Franqueadoras

Sumário

Sua franquia pode até ter que seguir as principais instruções da franqueadora, mas isso não significa que você está de mãos atadas.

Com o marketing local, área do marketing para franquias, você fará com que sua franquia se destaque, ganhe mais clientes e consequentemente, mais vendas.

Por isso, preparamos aqui um artigo completo, com dicas e definições para você criar uma estratégia para sua empresa.

Vamos lá!

Como Funciona o Marketing para Franquias

Como Funciona o Marketing para Franquias

O ponto principal que difere o marketing para franquias dos demais é: seguir as regras pré-determinadas pela franqueadora.

Ou seja, alguns pontos como linguagem, branding, comunicação e outras regras já estarão determinadas, e é a partir deles que a franquia deve fazer seu planejamento.

Quando falamos de aprovação, algumas áreas podem ser mais rigorosas que as outras, porém todas as peças e campanhas são normalmente agendadas para o ano todo e qualquer mudança ou adaptação por parte da franquia deve ser avaliada novamente pelo franqueador.

Qual é a Estrutura da Área de Marketing para Franquias?

Qual é a Estrutura da Área de Marketing para Franquias?

No marketing para franquias podemos citar dois tipos de estruturas, são elas:

  • Marketing Institucional – ele envolve a marca, e é a franqueadora que o aplica com recursos de fundo de propaganda.
  • Marketing Local – voltado para ações que estimulem vendas e atração de clientes, geralmente são responsabilidade do próprio franqueado.

Como Criar uma Estratégia de Marketing para Franquias?

Como Criar uma Estratégia de Marketing para Franquias?

Após explorar um pouco mais o que é o Marketing para Franquias e sua importância, finalmente chegou a hora de falarmos das estratégias!

Mas, fique atento, porque aqui as estratégias se dividem entre  franqueadora e franqueados para obter um resultado ainda melhor.

Siga no texto para saber mais!

Estratégias de marketing para a franqueadora

Estratégias de marketing para a franqueadora

Vamos lembrar que os objetivos da franqueadora são, além do sucesso de suas franquias, a captação de novos franqueados para expansão do negócio.

Para obter sucesso em suas metas, confira as estratégias abaixo.

Mantenha um fundo de marketing ou fundo de propaganda

É por meio do marketing que a empresa vai se consolidar no mercado, não diferindo com as franquias.

Mas, para colocar em prática essas ações estratégicas, é necessário que o franqueado pague uma taxa mensal destinada a um fundo de propaganda

Com isso, haverá uma padronização da comunicação, tom e voz das franquias, além de ações de base que conversam entre si e mantêm o padrão da marca para todos os franqueados.

Construa um plano para inauguração de novas unidades

Vai abrir uma nova franquia? Então invista em um plano de inauguração, não deixe passar batido.

Considere o marketing digital e tradicional, além de aspectos administrativos e operacionais.

Você pode até mesmo considerar algumas promoções especiais para a inauguração.

Invista em branding e comunicação institucional

Lembre que a marca é o ativo mais forte de uma rede de franquias, por isso, é essencial investir no branding e comunicação institucional.

Com uma comunicação alinhada, junto a campanhas interligadas, você constrói uma marca forte e bem posicionada.

Tenha um calendário de ações de marketing

Aqui vamos falar da organização de seu planejamento de marketing.

Lembre-se de incluir datas comemorativas, ações em períodos específicos, lançamentos e promoções para criar campanhas sincronizadas em todas as franquias.

Invista em estratégias de mídia paga e marketing de conteúdo

Quer que seus clientes tenham acesso a conteúdos de qualidade e personalizados?

Então, chegou o momento de investir na mídia paga e marketing de conteúdo.

Enquanto o primeiro atinge seu lead de forma personalizada e no momento certo, o marketing de conteúdo vai o educando e aguçando ainda mais sua curiosidade sobre o produto ou serviço.

Crie materiais personalizados para os PDVs

É essencial para a marca que as franquias tenham sua comunicação, branding e identidade visual alinhadas.

Por isso, pense em materiais personalizados para seus pontos de venda.

É claro que podem haver diferenças entre as lojas, afinal cada franquia ocupará um espaço e atenderá públicos relativamente diferentes, mas ter uma gama variada de materiais para PDV pode ajudar na padronização.

Inclua informações relevantes no site

Fizemos aqui uma lista do que precisa ter no seu site, confira:

  • Contato das unidades (endereços, telefone, e-mail, WhatsApp e onde encontrar); 
  • Informações sobre como se tornar um franqueado; 
  • Produtos e serviços disponíveis; 
  • Área do franqueado; 
  • Perguntas frequentes;
  • Links úteis. 

Lembre-se de investir em um site rápido e otimizado para conversão!

Participe de feiras e eventos

O marketing de eventos vai ser o seu aliado, franqueadora.

Você pode investir em eventos, feiras, congressos, palestras e até encontros locais para promover sua marca e intensificar seu networking.

Incorpore seus franqueados na estratégia

Não deixe os cases de sucesso de seus franqueados de fora da sua estratégia.

Ao mostrar o sucesso das demais franquias, sua autoridade no mercado cresce e você pode até mesmo tornar-se referência.

Valorize também as ideias e insights de seus franqueados e incorpore essas ações em sua estratégia global.

Ofereça treinamentos e produza materiais de apoio

Lembre-se de capacitar suas franquias. Para isso, invista em treinamentos e materiais de apoio para os proprietários e colaboradores.

Assim, além de conseguir oferecer um melhor atendimento aos clientes, a franquia consegue engajar ainda mais com o colaborador.

Estratégias de marketing para o franqueado

Estratégias de marketing para o franqueado

Vamos lá, o objetivo do franqueado é garantir o sucesso em sua área de atuação.

Essa meta envolve a conquista e fidelização de clientes, por isso, vamos a algumas estratégias que asseguram isso!

Invista em Marketing / SEO local

Por meio das estratégias de SEO, você vai fazer com que sua franquia seja encontrada localmente.

Para isso, otimize seu site, blog e conteúdos para aparecerem logo de cara quando alguém pesquisar sobre algum tópico relacionado ao seu negócio.

Certifique-se também de manter os seus perfis atualizados em plataformas como Google Meu Negócio.

 Saiba mais: Otimização de Site: É Melhor Focar em SEO ou Conversão?

Esteja presente nas redes sociais

As redes sociais são alguns dos principais meios de comunicação com o seu cliente, pois são locais onde eles estão mais ativos.

Por isso, é importante que você esteja engajado nesse meio, dando suporte aos clientes, tirando suas dúvidas e conversando com eles.

Desse modo, além de conseguir entendê-los melhor, você vai conquistando sua confiança.

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Construa uma base de contatos (mailing)

Se você está pensando em uma forma de levar conteúdos personalizados aos seus clientes, o e-mail marketing é a resposta.

Com ele, você consegue criar uma estratégia única para cada persona e em troca eles vão oferecer algumas informações essenciais para contato futuro, ou seja, é uma via de mão dupla.

 Leia também: 7 Passos para Criar uma estratégia de E-mail Marketing que Converte

Utilize o WhatsApp para divulgar lançamentos e promoções

Você sabia que há mais de 2 bilhões de usuários ativos no mundo no WhatsApp?

Só no Brasil há 99 milhões de pessoas utilizando o app, que está presente em cerca de 91% dos smartphones brasileiros.

Ou seja, sua franquia não pode ficar de fora desse canal.

Aproveite para enviar mensagens personalizadas sobre promoções, lançamentos, datas comemorativas e até mesmo cupons.

Se você ainda não sabe como abordar seus clientes neste canal, fique tranquilo porque a Leadster te ajuda.

Nós já temos vários textos prontos para vendas no WhatsApp!

 Saiba mais: 14 Estratégias de Vendas pelo WhatsApp: Como Vender Mais e Melhor por este Canal

Crie um programa de fidelidade

Sabe aqueles clientes frequentes? Pois bem, presenteie eles, crie seu programa de fidelidade.

Com isso você dá ao público mais um motivo para comprar de sua franquia, além de mostrar que se importa com os clientes e deseja que retornem mais vezes.

Invista em uma boa experiência do cliente

Lembre-se que a experiência do cliente não termina com a compra. Pense em ações pré e pós-vendas.

Por isso, foque sempre numa comunicação objetiva, seja presencial ou na internet.

Além disso, sempre se mostre solicito a atender e tirar dúvidas.

 Saiba mais: Tipos de Marketing: 39 Estratégias Para Sua Empresa

A Importância do Plano de Marketing nas Franquias

A Importância do Plano de Marketing nas Franquias

O plano de marketing é essencial para todas as áreas do mercado, não diferindo para as franquias.

Por meio dele há a unificação da voz da marca e a padronização de processos de comunicação.

Para entender melhor essa importância, separamos aqui três pontos essenciais para o seu entendimento, confira!

Alinhamento com os Padrões da Rede

A partir do plano de marketing, você consegue padronizar os objetivos de todas as unidades.

Dessa forma, o trabalho será feito em maior sincronia, resultando em melhores entregas.

Facilita o Processo de Expansão

Com um plano de marketing bem estruturado, sua estratégia performará muito bem, tornando sua empresa alvo de interesse e com cada vez mais pessoas interessadas em abrir novas unidades.

Os Franqueados Agradecem

Nada melhor para o marketing local do que ter um planejamento maior para guiá-lo.

Com o plano de marketing, você poderá orientar e facilitar o trabalho de suas franquias, pois haverá sempre uma base para eles se informarem.

 Leia também: 10 Plataformas de Chat Online para Gerar Vendas e Relacionamento em 2022

Perguntas frequentes sobre o marketing para franquias

Perguntas frequentes sobre o marketing para franquias

Agora que você já sabe quais estratégias seguir, vamos a algumas perguntas frequentes.

Vai que acabamos tirando suas dúvidas também?!

Quais são os tipos de franquias?

Podemos citar aqui os três tipos principais de franquias. Vamos a eles:

  • Franquia de produto ou de distribuição: o objetivo aqui é comercializar um ou vários modelos de produtos, que já são selecionados pelo franqueador e distribuídos de forma específica. Exemplo: marca de roupas. 
  • Franquia de serviço: aqui o franqueador possui maior controle do que o franqueado em sua franquia. A meta é comercializar um serviço ou um conjunto de serviços mantendo as normas e regras que o franqueador estabelece. Exemplo: redes de hotéis. 
  • Franquia mista: estamos falando de franquias com o objeto de comercializar simultaneamente um produto e um serviço. Exemplo: restaurantes e redes de Fastfood. 

Quais os segmentos de franquias que se destacaram em 2022?

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), os segmentos que mais se destacaram em 2022 são:

  • Alimentação;
  • Saúde;
  • Beleza;
  • Bem-Estar;
  • Automobilístico;
  • Moda / Vestuário;
  • B2B.

Quais as 5 maiores franquias do Brasil?

Vamos ao ranking:

  1. O Boticário
  • Setor: Saúde, Beleza e Bem-estar
  • Investimento inicial: R$90 mil
  • Faturamento médio mensal: R$70 mil
  • Prazo de retorno: 18 a 36 meses
  1. Cacau Show
  • Setor: Alimentação
  • Investimento inicial: R$165 mil
  • Faturamento médio mensal: R$80 mil
  • Prazo de retorno: 18 a 24 meses
  1. McDonalds
  • Setor: Alimentação
  • Investimento inicial: R$2.8 milhões
  • Faturamento médio mensal: R$80 mil
  • Prazo de retorno: 60 meses
  1. Gazin Semijoias
  • Setor: Moda
  • Investimento inicial: R$1 mil a R$25 mil
  • Faturamento médio mensal: R$3 mil a R$50 mil
  • Prazo de retorno: 1 a 3 meses
  1. Ortobom
  • Setor: Casa e Construção
  • Investimento inicial: R$50 mil
  • Faturamento médio mensal: R$60 mil
  • Prazo de retorno: 12 a 18 meses

Como é lucro na venda de franquias?

No Brasil, o percentual de lucro de uma franquia está entre 12% e 15%.

Para exemplificar: Caso sua loja tenha faturamento mensal de R$60 mil e o lucro líquido previsto para o mês seja de R$12 mil, sua operação terá em torno de 20% de lucratividade.

Quais as tendências que se aplicam ao mercado de franquias?

Algumas tendências que vamos ver no mercado de franquias são:

  • Maior aliança entre franqueador e franqueado;
  • Personalidades como marca das franquias;
  • Maior utilização de tecnologia;
  • Investimentos em educação financeira.

Como transformar sua empresa em uma franquia

O primeiro passo para transformar sua empresa em uma franquia é começar pela parte burocrática e pelo plano de negócio. Em seguida, você deve:

  1. Produzir seus manuais e treinamentos;
  2. Formalizar e vender a franquia;
  3. Criar uma gestão de relacionamento.

Esses são apenas os pontos básicos para você iniciar sua franquia, para se aprofundar ainda mais, acesse este e-book da Inova.

Como captar novos franqueados?

Para atrair franqueados para sua franquia, você precisa: 

  • Definir as personas com perfil adequado de franqueado; 
  • Desenvolver e testar cada canal de comunicação desejado; 
  • Criar campanhas;
  • Investir em um funil de vendas que seja utilizado para conversão de leads em franqueados; 
  • Formar uma equipe de vendas exclusiva para a franqueadora; 
  • Analisar o que os leads estão falando sobre a oferta para sua equipe de vendas;
  • Utilizar a rede de franqueados para alavancar os seus resultados;
  • Manter a comunicação com os leads.

Materiais gratuitos e livros de marketing para franquias

Achou que nós íamos parar em apenas um e-book de apoio?

A Leadster separou aqui mais dois e-books e um livro essencial para você investir em seu marketing para franquias. Confira!

Agora você já tem todas as informações para criar do zero uma estratégia eficaz de marketing para sua franquia.


Fernanda Andreazzi

Estrategista de conteúdo na Leadster. Atua há 5 anos com Marketing Digital, Inbound Marketing, SEO - e tudo o que há de bom

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