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Mudanças e novidades no mundo do marketing digital surgem a todo tempo. 

Por isso, acompanhar as tendências é essencial para o sucesso de seu negócio – e os Livros de Marketing podem proporcionar isso.

Essas produções podem abrir portas para diversos conhecimentos importantes para o seu aprendizado e para o desenvolvimento de sua carreira.

Dito isso, separamos aqui os 30 melhores livros de marketing para ler em 2024 (os valores podem variar dependendo de quando você está lendo esse texto).

Vamos lá!

Por que Investir em Livros de Marketing na sua Carreira?

Por que Investir em Livros de Marketing na sua Carreira?

Além dos livros explorarem profundamente o assunto de marketing digital, desde seu histórico até as novas tendências, eles são uma oportunidade de se tornar um profissional autodidata.

O aprendizado se torna dinâmico, independente e completo, além de versátil, já que você pode levar os livros a qualquer lugar, em formato impresso ou digital.

30 Dicas dos Melhores Livros de Marketing em 2024

Agora vamos direto ao ponto. Logo abaixo você poderá conferir um breve resumo de cada um dos 30 melhores livros de marketing em 2024!

1. Marketing 3.0

1. Marketing 3.0

O livro Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano, escrito por Philip Kotler – apelidado de “papa” do marketing moderno -, traz um novo conceito sobre clientes.

Agora eles não são apenas meros clientes, mas seres complexos e multifacetados, que visam comprar um produto ou serviço que satisfaça suas necessidades de participação, criatividade, comunidade e idealismo.

Na Amazon ele é encontrado a partir de R$ 13,00.

2. SPIN Selling

2. SPIN Selling

Escrito por Neil Rackham, o livro SPIN Selling, é baseado em pesquisas de campo que duraram 12 anos.

A obra apresenta uma metodologia completa de vendas que funciona e pode ser aplicada no dia a dia.

O SPIN Selling é um método que responde algumas questões como:

  • Por que algumas abordagens de vendas funcionam e outras não?
  • Como se preparar para reuniões com clientes?
  • Como descobrir o que ele realmente precisa?
  • Como negociar?
  • Como perceber se a venda vai prosseguir em próximas reuniões ou se você está perdendo tempo?

Você encontra este livro na Amazon por R$ 67,60.

3. Reimagine

3. Reimagine

Reimagine, de Tom Peters, alerta os leitores a dar atenção ao futuro, focar no que vem aí.

O autor vai ensinar principalmente a aproveitar as oportunidades de negócios futuras, buscando sempre estar à frente da concorrência.

Na Amazon esta obra pode ser encontrada a partir de R$ 40,00.

4. As 22 Consagradas Leis do Marketing

4. As 22 Consagradas Leis do Marketing

As 22 Consagradas Leis do Marketing é uma obra que juntou dois autores: Al Ries e Jack Trout.

O livro traz 22 leis – os princípios básicos do marketing – que vão transformar seus produtos ou serviços em uma marca mundial.

Para atiçar ainda mais a sua curiosidade, vamos às 22 leis:

  1. Liderança
  2. Categoria
  3. A mente do consumidor
  4. Percepção
  5. Enfoque
  6. Exclusividade
  7. A Lei da Escala
  8. Dualidade
  9. O Contrário
  10. Divisão
  11. Perspectiva
  12. Extensões de Linha
  13. Sacrifício
  14. Atributos
  15. Sinceridade
  16. Singularidade
  17. Incerteza
  18. Êxito
  19. Fracasso
  20. Exageração
  21. Aceleração
  22. Recursos

O livro pode ser comprado na Amazon por R$ 81,34 (físico) e R$ 65,00  (Kindle).

5. A Estratégia do Oceano Azul

5. A Estratégia do Oceano Azul

Juntando as experiências de W. Chan Kim e Renée Mauborgne, o livro A Estratégia do Oceano Azul foca nas três tradicionais estratégias do marketing:

  • Liderança em custos;
  • Diferenciação;
  • Nicho.

A narrativa do livro foi baseada em um estudo com mais de 150 empresas de 30 segmentos diferentes.

A estratégia do oceano azul se faz em novos espaços para crescer sem “predadores”, se distanciando do oceano vermelho, aquele com competitividade e agressividade dos mercados.

Na Amazon você pode comprar o livro por R$ 36,99 (físico) e R$ 35,14  (Kindle).

 Leia também: Marketing Imobiliário: 40+ Dicas e Estratégias de Marketing para Imobiliária

6. Palavras que Funcionam

Palavras que Funcionam: Não É O Que Você Fala, Mas O Que As Pessoas Ouvem (Words That Work: It’s Not What You Say, It’s What People Hear), do Frank Luntz está focado no uso da linguagem, seja oral ou escrita.

O autor fala sobre a arte da persuasão, em que é necessário escolher cuidadosamente as palavras para atingir os objetivos desejados. 

O livro pode ser encontrado na Amazon por R$ 104,21 (físico) e R$ 22,82  (Kindle).

7. A Cauda Longa

7. A Cauda Longa

O autor Chris Anderson baseia A Cauda Longa na tese de que os nichos de mercado são cada vez mais importantes.

Ele antecipa que esses nichos darão mais resultados que os produtos campeões de venda. 

Mais uma vez o leitor vai se deparar com previsões e tendências para o futuro.

Na Amazon o livro pode ser comprado por R$ 252,91.

8. O Ponto da Virada

8. O Ponto da Virada

O Ponto da Virada, escrito por Malcolm Gladwell, traz a visão de que pequenos detalhes são fortes o suficiente para fazer uma grande diferença em seu negócio.

Esta obra responde à tão estimada pergunta: “o que faz com que um produto, um serviço ou mesmo atitudes virem moda da noite para o dia?”.

E você vai se surpreender com esse segredo.

O livro pode ser encontrado na Amazon por R$ 27,99 (físico) e R$ 26,91 (Kindle).

9. Administração de Marketing

9. Administração de Marketing

Juntando os autores Philip Kotler e Kevin Lane Keller, a obra Administração de Marketing – também vista como “a bíblia do marketing”, elucida os importantes avanços e práticas do trabalho na área.

Diferente dos outros livros, este traz uma abordagem analítica do marketing, dando foco na gestão e multidisciplinaridade.

Na Amazon o livro é vendido por R$ 182,59 (físico) e R$ 173,46 (Kindle).

10. Estratégia Competitiva

10. Estratégia Competitiva

O livro Estratégia Competitiva – Técnicas Para Análise de Indústrias e da Concorrência, escrito por Michael Porter, foca na competitividade.

O livro ensina como uma empresa pode se colocar diante do cenário competitivo dentro de seu segmento, por meio da criação de uma vantagem competitiva – definida em termos de custo e preços relativos.

Na Amazon a obra se encontra por R$ 132,50 (físico) e R$ 125,87 (Kindle).

 Leia também: Marketing Jurídico: 13 Estratégias de Marketing Digital para Advogados

11. Posicionamento

Considerado fundamental em todas as práticas de marketing, o livro Posicionamento de Al Ries e Jack Trout joga em discussão a criação de uma imagem sólida e única na mente do consumidor.

Inclusive, esta é obra que levou ao conceito de posicionamento competitivo.

A Amazon vende o livro por R$ 62,90 (físico) e R$ 53,91 (Kindle).

12. Marketing de Serviços

12. Marketing de Serviços

A obra Marketing de Serviços: Pessoas, Tecnologia e Estratégia, de  Christopher Lovelock, Jochen Wirtz e Miguel Angelo Hemzo, analisa as características dos serviços de marketing em um cenário de crescente integração entre bens e serviços.

O livro descreve práticas para entender como atingir excelência em serviços, sendo aliado do seguinte tripé: gestão de pessoas, tecnologia de ponta e as melhores estratégias.

Na Amazon o livro está por R$ 135,99 (físico) e R$ 129,19 (Kindle).

13. Marcas – Brand Equity

13. Marcas - Brand Equity

Escrito na década de 1990, a obra Marcas – Brand Equity, de David Aaker, trata de um assunto familiar atualmente, a gestão de marca.

O autor analisa a criação da marca a partir da percepção dos consumidores.

O livro se encontra na Amazon a partir de R$ 78,00.

14. Marketing Um a Um

14. Marketing Um a Um

Marketing Um a Um (Marketing One to One), dos autores Don Peppers e Martha Rogers, trazem uma nova perspectiva para a época do lançamento (1993).

A obra foca na retenção de clientes, perspectiva diferente daquela trazida nos demais livros, que focavam apenas na conquista de novos clientes.

O livro se encontra na Amazon a partir de R$ 25,00.

15. Cibercultura

15. Cibercultura

O filósofo Pierri Lévy analisa os impactos da cibercultura no campo da educação, trabalho, política e direitos em seu livro, Cibercultura.

Mesmo não sendo focado apenas em marketing, o livro é muito interessante para compreender as implicações no marketing digital na sociedade.

Na Amazon o livro está por R$ 46,54.

16. A Bíblia do Marketing Digital

16. A Bíblia do Marketing Digital

Escrita por Cláudio Torres, A Bíblia do Marketing Digital é um guia prático para entender qual o papel da internet na implementação de ações de marketing, comunicação e publicidade online.

Lembrando que este livro é uma boa pedida para todos os públicos.

Na Amazon o livro está por R$ 59,55 (físico) e R$ 56,57 (Kindle).

17. Marketing de Permissão

17. Marketing de Permissão

A obra Marketing de Permissão: Transformando Estranhos em Amigos e Amigos em Clientes (Permission Marketing: Turning Strangers Into Friends And Friends Into Customers), escrita por Seth Godin, analisa a importância de inverter as ações de marketing de uma lógica de interrupção, para uma lógica de permissão.

Ou seja, o autor vai explorar a estratégia de marketing na qual o cliente opta por receber certo conteúdo por considerá-lo relevante e útil.

A Amazon oferta o livro R$ 142,45 (físico) e R$ 62,90 (Kindle).

18. Free

18. Free

O autor Chris Anderson traz em seu livro, Free, a tendência de acabar com os custos que é trazida pela era digital.

Junto à inovação, Chris afirma que estamos em uma era, na qual a economia pode ser construída em torno da ideia de gratuidade.

Na Amazon o livro é vendido por R$ 139,39 (físico) e R$ 29,78 (Kindle).

19. Web Analytics 2.0

19. Web Analytics 2.0

No livro Web Analytics 2.0, o autor Avinash Kaushik entra no mundo da análise de métricas.

Além de ensinar sobre as métricas mais importantes, ele explora a estratégia de como escolher o serviço de análise mais adequado a cada negócio e necessidade.

Assim como a maioria das recomendações, o livro está na Amazon por R$ 147,37 (físico) e R$ 214,80 (Kindle).

20. Traction

20. Traction

O livro Tração (Traction: How Any Startup Can Achieve Explosive Customer Growth) dos autores Gabriel Weinberg e Justin Mares serve literalmente como um guia do que fazer para aumentar as chances de sucesso de uma empresa iniciante.

Os autores vão explorar a estratégia de tração, que para eles é o sinal de que a empresa está crescendo.

O livro está na Amazon por R$ 183,12 (físico) e R$ 54,69 (Kindle).

 Leia também: 3 Cases de Growth Hacking atuais — e como você pode aplicar esse método

21. Marketing na Era Digital

21. Marketing na Era Digital

O livro de Martha Gabriel, Marketing na Era Digital, traz os conceitos, plataformas e estratégias para o marketing digital.

Algumas das estratégias abordadas são:

  • Inteligência Artificial;
  • Netnografia;
  • Influenciadores de marketing digital;
  • Comunidades;
  • Data Analytics;
  • Automação;
  • Neuromarketing;
  • Planejamento estratégico de marketing;
  • Experiência do consumidor.

Na Amazon a obra se encontra por R$ 90,54 (físico) e R$ 86,01 (Kindle).

 Leia também: 19 Melhores Ferramentas de Automação de Marketing em 2024 – Com Avaliações!

22. Marketing 4.0 – Do Tradicional Ao Digital

22. Marketing 4.0 – Do Tradicional Ao Digital

O Marketing 4.0 junta o conhecimento de 3 autores: Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan.

Se no livro anterior (Marketing 3.0) o assunto abordado foi o ser humano, nesta obra o foco é nas transformações do marketing tradicional para o digital.

A Amazon oferta o livro por R$ 28,99 (físico) e R$ 26,91 (Kindle).

23. Nocaute

23. Nocaute

Gary Vaynerchuk, em seu livro, Nocaute, ensina como os profissionais do marketing precisam interagir com o cliente neste novo ringue, ou seja, nos novos canais de vendas, como redes sociais, sites, e-mails, blogs etc.

A Amazon está vendendo o livro por R$ 31,93 (físico).

24. The Power of Visual Storytelling

24. The Power of Visual Storytelling

A obra cheia de imagens e dados de Ekaterina Walter e Jessica Gioglio, O Poder do Storytelling Visual (The Power of Visual Storytelling), como o próprio nome já diz, tem o objetivo de ensinar como trazer resultados para sua empresa por meio de fotos, vídeos, infográficos etc.

Na Amazon a obra se encontra por R$ 168,28 (físico) e R$ 159,87 (Kindle).

25. On Writing Well: The Classic Guide to Writing Nonfiction

25. On Writing Well: The Classic Guide to Writing Nonfiction

Se você está se perguntando como escrever bem, a obra Em Escrevendo Bem: O Guia Clássico para Escrever Não Ficção (On Writing Well: The Classic Guide to Writing Nonfiction) de William Zinsser é a solução.

Na Amazon a obra se encontra por R$ 97,25 (físico) e R$ 45,09 (Kindle).

26. Everybody Writes

O livro Todo Mundo Escreve (Everybody Writes) de Ann Handley é o manual de como atrair e reter clientes através do conteúdo.

Lembrando que a obra parte do pressuposto de que todos são escritores em potencial.

A autora apresenta uma estratégia que se aplica a toda a presença online de uma empresa, ou seja, sites, redes sociais, landing pages e-mail marketing etc.

A Amazon oferta o livro por R$ 105,44 (físico) e R$ 77,30 (Kindle).

27. Marketing de Conteúdo – A Moeda do Século XXI

27. Marketing de Conteúdo – A Moeda do Século XXI

Falando mais sobre conteúdo, o autor Rafael Rez traz em seu livro, Marketing de Conteúdo, a nova percepção de que moeda compradora do tempo e da atenção das pessoas hoje é o conteúdo.

Na Amazon o livro é vendido por R$ 55,90 (físico) e R$ 52,11 (Kindle).

28. Global Content Marketing

28. Global Content Marketing

Escrito por Pam Diner, a obra Global Content Marketing já traz sua ideia no subtítulo: Como criar ótimo conteúdo, alcançar mais consumidores e criar uma estratégia mundial de marketing que funcione.

A Amazon oferta o livro por R$ 110,92 (físico) e R$ 106,58 (Kindle).

29. Obrigado pelo Marketing

29. Obrigado pelo Marketing

Escrito pelo cofundador da Rock Content, Vitor Peçanha, o livro Obrigado pelo Marketing traz os aprendizados que levaram a empresa a se tornar referência em Marketing de Conteúdo no Brasil.

Esta obra serve como um guia para quem realmente entende do assunto e quer se tornar um profissional da área.

Na Amazon o livro é vendido por R$ 28,00 (físico) e R$ 20,30 (Kindle).

30. 80/20 Internet Lead Generation

30. 80/20 Internet Lead Generation

Por fim, vamos falar sobre a obra 80/20 Internet Lead Generation, de Scott Dennison.

O especialista em marketing explora as dicas de como fazer uma geração de leads de sucesso.

Ele segue uma abordagem estratégica que se aplica a empresas de diversos segmentos.

A Amazon oferta o livro por R$ 212,48 (físico) e R$ 24,99 (Kindle).

 Leia também: 28 Estratégias de Marketing para Pequenas Empresas

31 – The Advertising Concept Book – Pete Barry

É muito difícil encontrar livros de marketing que mostram na prática tudo o que você precisa fazer para colocar uma campanha no ar. 

Muitos tentam, mas poucos realmente conseguem. 

O The Advertising Concept Book reúne as campanhas mais interessantes que Pete Barry, copywriter lendário, fez na sua carreira. 

E ele explica, passo a passo, tudo o que foi necessário fazer para tirar a campanha do papel e colocá-la em prática. 

A questão é que nós vemos todos esses estágios, inclusive o do papel! Pete Barry compartilha até seus primeiros rascunhos, feitos à lápis, para ajudar o leitor a entender como qualquer campanha começa a partir do mesmo ponto: a criatividade. 

O livro é dividido em 17 capitulos, e trata de campanhas que vão desde o anúncio em uma revista até as redes sociais, passando por rádio, vídeo, TV, e tudo o mais que você imaginar. 

É um livro fantástico para quem está começando na carreira de Marketing Digital, e também para profissionais do ramo que se vêem desafiados a criar campanhas que nunca criaram antes.

O livro está disponível na Amazon, em inglês, por R$ 116,00. 

32. The Boron Letters – Gary Halbert

Gary Halbert é considerado por muitos como o maior copywriter de todos os tempos. 

Ele foi responsável por gerar milhões em receita fazendo algo que hoje muitos profissionais de marketing digital nem sabem da existência: a mala direta. 

O trabalho de Gary Halbert era escrever a melhor carta possível para os seus potenciais clientes, que então eram acionados com uma CTA que costumava ser: 

  • A própria venda; 
  • A escolha de produtos, no caso de um catálogo; 
  • Um cupom preenchido; 
  • Uma resposta direta; 
  • Um pedido de orçamento; 

E por aí vai. A questão e´que o trabalho do Gary Halbert ia um pouco além de só escrever. E nesse livro ele explica exatamente seu processo. 

Tudo começava com o verdadeiro ouro da operação: uma lista de público-alvo segmentado

Esse era seu maior trabalho: encontrar essas listas com endereços em nichos. Por exemplo, uma lista de pessoas que tinha comprado um modelo específico de carro. 

Com essa lista em mãos, Gary Halbert precisava criar um produto para vender. Nesse exemplo, algo como um manual de personalização para aquele modelo de carro. 

E só aí que a parte de escrita começava. Depois dele conhecer profundamente seu público, depois dele desenvolver um produto para ele, é que o copywriter escrevia a sua primeira linha. 

Esse livro é fantástico por causa disso. E ele ainda vem com um bônus: Gary Halbert o escreveu inteiro dentro da prisão. O livro é uma coletânea de cartas que ele escreveu para seu filho Bond sobre marketing, copywriting e a vida atrás das grades. 

33. The Robert Collier Letter Book — Robert Collier

Mas se você quer um livro que foque só nas cartas em si, esse é o ideal pra você. 

A coletânea do Robert Collier inclui quase todas as cartas que ele já escreveu para mala direta. 

E tudo dividido em vários pequenos capítulos, separados pela finalidade das cartas e as lições que ele quer transmitir com elas. 

Por exemplo, no capítulo “Como colocar um gancho nas suas cartas”, Collier inclui somente suas cartas que têm os ganchos mais interessantes da sua carreira. 

Esse livro, como o próprio Collier diz no prefácio, não é para iniciantes. Na verdade, ele é voltado para pessoas que já entendem o poder do copywriting e querem ver exemplos práticos do que funciona e o que não funciona. 

É um livro fantástico para copywriters, principalmente os experientes, com centenas de exemplos do que funcionou na época para Collier. 

É claro que muita coisa não funciona da mesma forma para o marketing digital, mas ainda assim vale bastante a pena conhecer os exemplos. 

34. Ogilvy Sobre a Propaganda

Esse livro merece uma menção mais que honrosa, já que só agora, em 2023, ele ganhou uma edição em português pela primeira vez. 

Originalmente Ogilvy on Advertising, o livro fala sobre as principais preocupações que David Ogilvy, sócio fundador da Ogilvy & Mather — hoje só Ogilvy — tinha na hora de lançar uma campanha. 

O livro, porém, é da década de 60/70, o período de ouro da publicidade tradicional na Madison Avenue, N.Y. 

E o mais interessante é que, ao ler, você vai perceber que muito o que o Ogilvy fala se transmite diretamente para o que nós valorizamos como fundamental até no marketing digital. 

Ogilvy ajudou a popularizar a ideia dos grupos de controle, que na época (e até hoje, mas com menos proeminência) eram a forma de fazer testes antes da possibilidade dos testes A/B, que ainda eram bastante rudimentares. 

Ogilvy também fala bastante sobre a necessidade de conhecer o público-alvo na hora de criar as campanhas, e quais são os melhores métodos para conduzir pesquisas de marketing. 

Muito do que ele fala ainda é aplicável até hoje. Mas para uma transição mais simples, também existe outro livro muito interessante: 

35. Ogilvy on Advertising in the Digital Age — Miles Young

Miles Young fez um excelente trabalho em relacionar tudo o que o Ogilvy fala no livro acima para a era digital, incluindo YouTube, redes sociais, SEO, blogs, Inbound Marketing etc. 

Esse trabalho é crucial para entender realmente quais são as principais formas de trabalhar o marketing digital com os preceitos eternos que Ogilvy nos passa na sua obra. 

Ogilvy estava falando em um recorte temporal muito específico. Ele dedica vários capítulos aos grupos de controle, por exemplo, que mal são usados hoje até em estratégias de marketing offline. 

Como transformar isso em informações ativáveis em 2024? Entendendo qual é o trabalho necessário para fazer a mesma coisa na era digital. 

Esse é o propósito desse livro: traduzir Ogilvy para a era digital. E na nossa opinião, ele faz isso maravilhosamente bem. 

36. Madison Avenue U.S.A — Martin Mayer

E falando em Madison Avenue, esse livro de marketing é fantástico para entender de onde viemos e como chegamos onde estamos hoje. 

Ele é bem denso, é um trabalho jornalístico que busca entender as origens da publicidade e o desenvolvimento de conceitos “novos” para a época, como o copywriting, a importância do design, branding etc. 

O livro fala, inclusive, de como as agências surgiram no mundo do marketing: comprando todos os espaços publicitários de jornais. 

Se você queria anunciar no final do século XIX, você tinha que recorrer às agências, porque elas tinham esse combinado diretamente com os jornais e as revistas. 

Pouco a pouco isso foi mudando, e as agências foram ganhando um protagonismo diferente: o da criatividade. 

É um livro que vale muito a leitura, apesar de ser um pouco difícil de encontrar. 

37. A Origem da Publicidade Moderna — David Ogilvy

David Ogilvy: A origem da publicidade moderna - Estudos sobre as 20 teorias  que formaram a propaganda contemporânea - Livraria Berinjela

Mais uma vez falando sobre Ogilvy, mas é porque esse livro complementa bastante o trabalho feito por Martin Mayer. 

Ogilvy analisa nesse livro como as principais teorias de publicidade começaram e como elas são aplicadas em ambientes de agência. 

Isso é importante. Mayer trabalhou seu livro no estilo jornalístico, documentando as práticas de várias agências para entender o que elas faziam. 

Enquanto isso, Ogilvy usou a própria Ogilvy & Mather para exemplificar as técnicas de marketing modernas que foram surgindo ao longo do século XX. 

Mas tudo bem: falar sobre o século XX é ótimo. Mas e o século XXI? 

Além do trabalho de Miles Young, precisamos conversar sobre um livro realmente revolucionário para os nossos tempos. 

Saiba mais logo abaixo: 

38. Inbound Marketing — Dharmesh Shah e Brian Halligan

Esse livro é um dos maiores exemplos de geração de demanda do marketing contemporâneo. 

Shah e Halligan são os fundadores da HubSpot, uma das maiores plataformas de marketing digital do mundo. 

Mas o principal ponto da HubSpot sempre foi a organização dos esforços de marketing que buscava gerar leads, nutri-los e por fim convertê-los em clientes. 

Esse pipeline de vendas não tinha nome antes deles lançarem tanto a HubSpot quanto o livro. 

Mas geração de demanda por que? Simples: a HubSpot é um sistema criado para abrigar o Inbound Marketing. E se ninguém sabia o que era Inbound Marketing, como vender?

Através desse livro, Halligan e Shah pautaram a forma com que o marketing digital foi feito durante décadas. Aliás, até hoje nós fazemos marketing do jeito que eles determinaram nesse livro, com algumas diferenças e ressalvas. 

39. A Ciência da Publicidade — Claude C. Hopkins

A Ciência da Publicidade é um livro escrito no início do século XX, e ele mostra o caminho das pedras para entender o marketing como uma ciência mesmo, quase exata. 

Na época em que o livro foi escrito, cada marca fazia publicidade do jeito que ela queria. Os métodos eram muito difusos e confusos, e em grande parte das vezes, ineficazes. 

Hopkins começou sua carreira como vendedor porta a porta, e foi uma das primeiras pessoas a entender que o marketing não é sobre produtos, mas sobre relações com pessoas. 

Quanto mais você coloca as pessoas e suas necessidades na frente dos produtos e suas conveniências, mais útil o marketing se torna. 

Um exemplo: Hopkins pagava, com o dinheiro da sua agência, por produtos extra das suas marcas direto no PDV. Ele mesmo comprava esses produtos e os deixava nas prateleiras. 

O motivo? Para garantir um teste para o cliente. Compre e, se não gostar, devolva. Sem perguntas, sem cobranças. Só devolva. 

Esse tipo de estratégia não era nada convencional na época. E foi exatamente por isso que Hopkins se tornou um dos maiores nomes da época na publicidade. 


E aí, o que você achou da nossa seleção dos melhores livros de marketing para ler em 2024? 

Tem muita coisa bacana aí, e muita leitura densa. Mas também alguns livros bem básicos, simples de entender, que vão facilitar o entendimento de alguns conceitos. 

Poucos desses livros, porém, apresentam dados. É raro encontrar livros de publicidade que têm como principal preocupação a apresentação ao leitor de dados reais e práticos — resultados de campanhas, números de vendas, etc. 

Para te ajudar nisso, te apresentamos o nosso Benchmark Aberto de 2024. Nele, trazemos todos os indicadores da Leadster de 2023, mostrando o que deu certo e o que deu errado pra gente no período. 

Para baixar, é só clicar no banner logo abaixo. Vou ficar te esperando, ok?

Obrigado pela leitura! A gente se vê no próximo texto 😉


Beatriz Testa

Especialista de Conteúdo na Leadster

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