Sumário
Não é todo dia que vemos o termo “marketing holístico”, não é? Na verdade, nem o termo holístico é muito comum no nosso dia a dia.
Mas pode ficar tranquilo, porque esse nome pode até estar fora de nosso cotidiano, mas seu conceito é bem simples de entender.
Dando um breve spoiler do que veremos aqui, o marketing holístico tem como objetivo integrar as diferentes áreas de marketing em torno de uma mesma meta: crescer.
Viu só? Nada de sobrenatural por aqui.
Inclusive, mesmo o termo não sendo um dos mais populares, nosso Panorama da Geração de Leads no Brasil 2024 mostrou que a maioria das empresas prefere usar mais de um canal de marketing nas suas estratégias.
Ou seja: o marketing holístico, mesmo não tão conhecido assim, já é aplicado por várias empresas, em menor ou maior grau.
Quer saber mais sobre esse conceito e como aplicá-lo em sua estratégia? Siga no texto porque temos muito para conversar! 😉
O que é o marketing holístico?
Para entender melhor esse conceito, vamos entender primeiro o que Holístico significa.
Bom, a palavra holístico vem do grego holos, que significa “inteiro”, “todo” ou “conjunto”.
Por isso, podemos dizer que holístico significa aquilo que considera o todo, a visão geral de algo.
Ok, e o marketing holístico?
Pense no marketing holístico como o funcionamento do corpo humano, nós temos diferentes órgãos, sistemas e células, cada um com uma missão diferente, mas todos trabalham juntos e alinhados para o organismo funcionar bem.
Estamos falando de uma filosofia que considera o negócio como um todo, e além disso, o marketing como um conjunto de ferramentas que precisa ser explorado ao máximo.
No marketing holístico, o caminho até as vendas é um conjunto de filosofias e metodologias práticas. Às vezes, vendo de fora, é até difícil dizer o que exatamente trabalha no sentido de gerar vendas e o que não.
Vamos nos aprofundar nos quatro pilares do marketing holístico para entender melhor? 👇
🔎Leia também: Marketing Empresarial: Por Onde Começar? 5 Dicas de Marketing Atuais
Quais são os tipos de marketing inclusos no marketing holístico?
Dentro do marketing holístico nós temos outros 4 tipos de marketing principais, que fazem com que o conceito funcione.
É claro que pela própria natureza holística dessa metodologia, muitas vezes outras estratégias também são usadas.
Mas esses 4 tipos de marketing são considerados os pilares do marketing holístico por trabalharem como uma unidade mínima, o básico que o marketing holístico precisa oferecer.
Confira:
Foco em vendas
O Marketing de Vendas é uma estratégia tradicional voltada para promover os produtos ou serviços da empresa.
Ao aplicar essa estratégia no marketing holístico, esse foco em vendas vai se equilibrando com outras abordagens para gerar valor e aprimorar a experiência do usuário.
Neste pilar estão incluídos termos como funil de vendas, marketing digital, marketing offline, marketing outbound, marketing inbound etc. Ou seja, tudo que esteja relacionado a vender.
Foco em relacionamento
Já o Marketing de Relacionamento é a estratégia que vai criar e manter vínculos duradouros entre a empresa e os clientes.
O marketing de relacionamento valoriza o diálogo, transparência, personalização, o atendimento pós-venda e a equipe de suporte.
Lembrando que no marketing holístico, o relacionamento é fundamental para construir uma base sólida de clientes fiéis e engajados.
Marketing de performance
O Marketing de Performance (mídia paga), por sua vez, é a estratégia baseada em dados e métricas que visa maximizar o retorno sobre o investimento em marketing via plataformas de anúncios – o ROAS.
O marketing de performance se preocupa com questões como a otimização de conversões, testes A/B, remarketing, segmentação de público e análise de dados do Google Analytics.
Essa base do marketing holístico serve para mensurar e otimizar os resultados das outras abordagens de marketing, além de identificar oportunidades de melhoria e inovação.
Endomarketing
Por fim, nós temos o Endomarketing (marketing interno) que vai engajar e motivar os próprios colaboradores da empresa por meio de ações como comunicação interna, treinamento, reconhecimento, benefícios e qualidade de vida no trabalho.
Manter seus funcionários motivados e alinhados com a empresa é um pilar fundamental para o sucesso do seu negócio 🙋
Para o marketing holístico, o Endomarketing serve para alinhar os valores e a missão da empresa com a cultura e as expectativas dos colaboradores.
Quais as vantagens do marketing holístico?
Certo, além de manter as áreas da empresa alinhadas, quais são as outras vantagens do marketing holístico?
Bom, separei aqui 3 benefícios que você pode aproveitar com essa estratégia, confira!
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Ele reúne várias atividades em uma
No marketing, nós sempre buscamos por estratégias, ferramentas, sites e plataformas que consigam nos oferecer mais do que uma funcionalidade, até porque isso poupa tempo, dinheiro e mantém tudo mais organizado.
Lembre-se que o nome holístico é a reunião de todos os esforços em marketing que todas as empresas precisam fazer. Ou seja, ele é sim vantajoso porque mostra que a sua empresa está fazendo tudo o que ela precisa fazer em relação ao marketing, e o melhor: de forma integrada.
Ele ajuda a manter a unidade da marca
Se você vai integrar as áreas e manter todos os seus colaboradores alinhados, terá uma unidade de marca consolidada e forte, sem brechas para ruídos na comunicação.
Ou seja, oferecerá aos consumidores uma empresa com divulgações, campanhas, estratégias, branding e outras ações organizadas e que visam sempre a melhor experiência do usuário.
Ele nivela a experiência do usuário
Para fechar nosso trio de vantagens, com o marketing holístico nós temos todas as experiências que um cliente ou usuário niveladas.
Ou seja, todo o ciclo de vendas, desde o momento de atração até pós-vendas em um equilíbrio constantes, o que favorece tanto a empresa quanto o consumidor.
🔎Leia também: Como Montar Uma Agência de Marketing Digital do Zero?
Como começar a fazer o marketing holístico?
Para concluir nosso conteúdo da melhor maneira, bora entender como você pode começar a fazer o marketing holístico em sua empresa. 👇
Identificação dos canais de marketing
O primeiro passo para implementar o marketing holístico em sua empresa é analisar e reconhecer quais são os canais de marketing que você já está presente.
Ou seja, pense em questões como: você tem um blog? Possui uma newsletter? Em quais redes sociais você atua? Pratica inbound e/ou outbound marketing?
Identifique tudo o que a sua empresa faz para, a partir disso, pensar em como integrar suas ações.
🔎Leia também: Planejamento Estratégico de Marketing: O que é e Como Fazer
Integração de todos os times
Em seguida, com os canais já identificados, chegou o momento de integrar os seus times.
Essa integração varia de empresa para empresa, pois você pode optar por uma gerência conjunta entre os times ou querer fazer uma gerência separada respondendo a um único diretor.
Mas, o importante aqui é que todos os times diferentes sejam integrados, de preferência no mesmo escritório.
🔎Leia também: É Melhor Contratar uma Agência ou Equipe de Marketing?
Criação de rotinas de produção
Com os times integrados, você poderá criar as rotinas de produção e já alinhar sua comunicação.
No marketing holístico, muitas vezes as campanhas são integradas. Vamos ao exemplo real: o marketing de conteúdo lead magnets, que criam novos leads, os novos leads precisam ser fechados em vendas, novos clientes entrando criam oportunidades de relacionamento e assim vai.
Criação de metas e KPIs integrados
Para concluir nosso passo a passo, para fechar sua estratégia de marketing holístico, você precisará criar suas metas e KPIs integrados que serão os responsáveis por medir e analisar suas campanhas e ações integradas.
Pense em, por exemplo, quantos leads foram gerados? E quantas vendas foram geradas desses leads?
E aí, pronto para aplicar o marketing holístico em sua empresa? Se restou alguma dúvida, pode mandar para a gente nos comentários. 😉
Ah, e mais uma recomendação aqui, além desse novo conceito em si: materiais gratuitos da Leadster!
Nós temos diversos conteúdos ricos que você pode baixar gratuitamente e aplicar nas mais diversas ações da sua empresa, alguns exemplos são o Framework de Públicos, Calculadora de Leads e o principal – que é a novidade do momento: o Panorama de Geração de Leads 2024!
Além de integrar suas equipes, ações e campanhas, é muito importante sua empresa estar a par das novidades do mercado, ainda mais na questão de Geração de Leads.
Por isso, se quer saber o que esse estudo lhe aguarda, não deixe de baixar! 🥳
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