Sumário
- 1 Como escolher objetivos de campanha “SMART”?
- 2 Quais são os tipos mais comuns de objetivo de campanha?
- 3 Quais são os objetivos de campanha no Facebook Ads?
- 4 Quais são os objetivos de campanha no Google Ads?
- 5 Quais são os objetivos de campanha no YouTube?
- 6 Quais são os objetivos de campanha no LinkedIn?
Para quem ainda não tem tanta experiência com mídia paga, a configuração das campanhas pode ser bastante desafiadora.
Um dos principais pontos para o sucesso dos anúncios é a definição do objetivo de campanha.
Para não errar mais e colher resultados otimizados, continue a leitura deste conteúdo que preparamos.
Aqui, você vai conferir quais são os principais objetivos das campanhas de anúncios e dicas para 4 diferentes canais de mídia paga.
Como escolher objetivos de campanha “SMART”?
A definição dos objetivos da campanha é uma das etapas mais importantes para alcançar um bom desempenho nos anúncios.
Essa definição é relevante porque é através do objetivo que os algoritmos vão entender e otimizar os seus resultados.
Por exemplo, se você configurar uma campanha com objetivo de conversão, o algoritmo vai entender que os usuários mais relevantes para você são aqueles que se cadastraram – e não aqueles que apenas curtiram ou engajaram com o conteúdo.
E então, ele passa a entregar o seu anúncio para outros usuários com características similares ao primeiro e, por consequência, mais chances de converter.
Além da importância da definição, você deve entender que seus objetivos precisam ser “SMART“.
Essa é a sigla para:
- Specific (específico);
- Measurable (mensurável);
- Attainable (atingível);
- Relevant (relevante);
- e Timely (com um prazo definido).
Sem essas definições, o objetivo fica solto e você corre o risco de não saber se a campanha está sendo bem-sucedida ou não.
Bons exemplos de objetivos SMART seriam:
Quais são os tipos mais comuns de objetivo de campanha?
Além de levar em conta os parâmetros citados para construção de objetivos SMART, os objetivos de campanha também precisam levar em consideração a fase da jornada de compras.
Para isso, é preciso entender como a oferta do anúncio se encaixa nas necessidades do usuário.
De acordo com Marco Nasguewitz, Analista de Mídia Paga da Leadster:
Para selecionar o objetivo de campanha certo, você primeiro precisa pensar onde você quer chegar com os resultados dela. Se você quer vender um produto, fazer com que os usuários testem sua ferramenta, o melhor objetivo pode ser campanhas de conversões. Já quando você quer que sua campanha entregue uma mensagem pro maior número de pessoas, seu objetivo deve ser baseado em impressões e alcance. Por isso sempre pense antes no que você quer obter de resultado.
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Reconhecimento
Na primeira parte da jornada, o consumidor ainda não está pensando em uma compra.
Ele começa a identificar dúvidas e a empresa se coloca no lugar de quem irá ajudá-lo a descobrir qual é o problema que está gerando esses questionamentos.
Aqui, o foco do marketing e da comunicação está em visibilidade, alcance e impressão.
É o momento de captar a atenção dos visitantes, fornecer conteúdos educativos e desenvolver campanhas por alcance e frequência.
Consideração
Ciente do problema que quer resolver, o consumidor começa a buscar pelas soluções.
Nesta etapa da jornada as empresas apresentam os diferenciais das soluções oferecidas e impulsionam a tomada de decisão, qualificando os leads.
Começamos a direcionar o usuário para eventos específicos, por meio da conversão em Landing Pages, por exemplo, e trabalhamos o relacionamento com a base de leads gerada.
Os conteúdos devem ser mais argumentativos e focados em apresentar os diferenciais do produto ou serviço.
Aqui o convencimento acontece pela solução e ainda não pela marca.
Conversão
O consumidor já sabe o que deseja e sabe até quais especificações procura.
Agora busca a melhor opção para realizar a compra.
A escolha pela marca está aqui.
Além dos anúncios direcionados à conversão, nesta etapa os materiais são mais comerciais.
Quais são os objetivos de campanha no Facebook Ads?
Em uma campanha de mídia paga de Facebook Ads existem algumas possibilidades para a definição do objetivo de campanha.
Atualmente, são 11 opções, distribuídas em três fases do funil de vendas.
Reconhecimento
Os objetivos de reconhecimento têm como foco apresentar marcas, serviços, produtos e soluções, gerando conhecimento no público.
1. Reconhecimento de marca
O objetivo de reconhecimento de marca deve ser aplicado à sua campanha quando, o que você deseja, é apresentar a marca, aumentar a sua audiência ou reforçar a presença digital do seu negócio.
A avaliação da eficácia desse tipo de campanha é mais difícil, já que o objetivo não é tão tangível e mensurável.
2. Alcance
A outra opção de objetivo de campanha de reconhecimento no Facebook Ads é a de alcance.
Com esse tipo de campanha, a meta é exibir o anúncio para um número máximo de pessoas dentro do público definido.
As campanhas por alcance são interessantes para resultados rápidos em visualizações para negócios locais.
Por outro lado, esse objetivo não leva em conta a interação do usuário com os anúncios.
Consideração
Para a fase de consideração, os diferentes objetivos são focados em gerar engajamento, interação, geração de tráfego e de leads.
Explicamos abaixo cada um deles.
3. Tráfego
Se seu objetivo é aproveitar a audiência do Facebook ou Instagram para direcionar esses usuários para uma página do seu site, blog ou página de conversão como uma Landing Page, uma boa opção pode ser a configuração de campanhas de tráfego.
A cobrança desse tipo de anúncio acontece através do clique.
4. Envolvimento
Já as campanhas de envolvimento ou engajamento buscam alcançar usuários mais propensos a interagir com o seu anúncio, seja através de likes, comentários ou compartilhamentos.
Essa estratégia pode ser aplicada para melhorar a performance dos anúncios e mostrar autoridade aos usuários que o visualizam.
Você pode impulsionar também páginas e eventos com esse objetivo.
Leia também: 11 Exemplos de anúncios para Facebook: como escolher o melhor
5. Instalações do aplicativo
Esse objetivo, como o nome sugere, é bastante simples: aumentar o número de usuários de um aplicativo.
Nesse tipo de campanha, a marca direciona o usuário direto para a página de download do app.
6. Visualização do vídeo
Para campanhas que fazem uso do recurso de vídeo, existe a possibilidade de definir como objetivo a visualização deste conteúdo pelos usuários.
Os anúncios são exibidos para pessoas mais propensas a consumir esse tipo de mídia.
7. Geração de cadastros
Agora, se a geração de leads é o objetivo da sua campanha, uma opção é a seleção de geração de cadastros.
Se você quer gerar leads através de uma Landing Page, deve escolher o objetivo de tráfego.
Entretanto com a opção geração de cadastros consegue captar informações dos leads sem que eles precisem sair da plataforma do Facebook, o que pode melhorar a taxa de conversão.
8. Mensagens
O último objetivo de campanha dentro da fase de consideração é o de mensagens.
Através dele, estimula-se a interação do usuário com a marca através de mensagens pelo Messenger, WhatsApp ou chatbots.
Essa é outra opção para geração de leads, que podem ser ainda mais qualificados, já que na interação você consegue captar, além dos dados, as informações, dúvidas e perfil que levaram aquele consumidor em potencial até a sua marca.
Conversão
Já para a conversão, os objetivos da campanha já se aproximam ao final do funil de venda, para compra ou contratação da sua marca.
9. Conversões
O primeiro objetivo dentro dessa sessão leva o mesmo nome: conversão.
Aqui, o objetivo é alguma ação específica, como a geração de leads através de alguma página, uma visualização ou ação específica dentro do site ou até mesmo a finalização de uma compra.
Se você quer anunciar ofertas ou produtos específicos, esse pode ser o objetivo de campanha que você está procurando.
Para trabalhar com esse tipo de anúncio você precisa antes configurar o pixel de rastreio do Facebook nas páginas e sites que deseja monitorar.
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10. Vendas do catálogo
Você pode também estimular a venda através de anúncio com objetivo de vendas do catálogo.
Para isso, precisa integrar o seu estoque com o modelo de catálogo do Facebook e então configurar as campanhas.
Essa é uma estratégia interessante para empresas de varejo e tem a facilidade de oferecer os produtos ainda dentro da plataforma da rede social.
11. Tráfego para o estabelecimento
Agora, se a sua marca tem uma loja física, pode explorar também a configuração de tráfego para o estabelecimento.
Com ela, você estimula os usuários das imediações, através da segmentação regional, a conhecer o seu ponto de venda.
Saiba mais: Social Ads: Como Usar as Redes Sociais para Gerar mais Leads
Quais são os objetivos de campanha no Google Ads?
Já para campanhas de Google Ads as configurações são diferentes.
Separamos aqui quais são elas também de acordo com diferentes formas de anunciar na plataforma
- Rede de pesquisa: vendas, leads e tráfego do site;
- Rede de display: vendas, leads, tráfego do site e alcance e reconhecimento de marca;
- Google Shopping: vendas, leads e tráfego do site;
- Google Play Store: promoção de app.
Quais são os objetivos de campanha no YouTube?
As campanhas para YouTube também são feitas através da plataforma do Google, pois o YouTube faz parte do mesmo grupo.
Neste caso, essas são consideradas campanhas de vídeo e oferecem as seguintes possibilidades de configuração de objetivo de campanha:
- Vendas;
- Leads;
- Tráfego do site;
- Consideração de produto e marca;
- Alcance;
- Reconhecimento de marca.
Você pode conferir em detalhes as metas de campanha do Google no link de suporte.
Quais são os objetivos de campanha no LinkedIn?
No LinkedIn Ads também é possível configurar as campanhas com diferentes objetivos.
Assim como no Facebook Ads, os objetivos estão segmentados em três grupos que se aproximam da jornada de compras:
- Conhecimento: voltadas para gerar um número maior de impressões e maximizar a presença digital da marca na plataforma;
- Consideração: pensadas para geração de tráfego e engajamento;
- Conversão: focadas em geração de leads e rastreio de ações nas páginas de destino.
Você também pode conferir mais sobre esse tema na página disponibilizada pelo LinkedIn Business aqui.
Gostou do conteúdo que preparamos sobre como definir o objetivo de campanha e melhorar a performance dos anúncios?
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