Sumário
- 1 O que é um Gestor de Tráfego?
- 2 O que um Gestor de Tráfego Faz?
- 3 A Importância do Gestor de Tráfego no Mercado Atual
- 4 Quais Tipos de Gestor de Tráfego o Mercado Precisa em 2022?
- 5 Quanto Ganha um Gestor de Tráfego?
- 6 Principais Ferramentas que um Gestor de Tráfego Precisa Dominar
- 7 Como se Tornar um Gestor de Tráfego do Zero?
Será que você poderia ser um gestor de tráfego? Quais são os segredos dessa função tão importante e crescente no marketing digital?
Você pode estar familiarizado com o conceito de tráfego e sua importância dentro do planejamento de uma empresa, mas às vezes nem passa pela nossa cabeça quem é o responsável por ele, não é?
Pensando nisso, separei aqui um conteúdo completo sobre esse profissional em ascensão: o gestor de tráfego.
Vamos lá?
O que é um Gestor de Tráfego?
A definição mais comum é que um gestor de tráfego é o responsável por gerar tráfego para um site na internet. Na prática, ele normalmente é o profissional responsável por campanhas de mídia da empresa.
Assim, quem exerce essa função precisa ter um bom conhecimento analítico para compreender dados, a fim de decidir qual o melhor canal, possibilidades de otimização e a relação entre as métricas apresentadas em cada canal.
Se está se perguntando por que ter essas habilidades, vou explicar logo abaixo. Não deixe de conferir!
O que um Gestor de Tráfego Faz?
O gestor de tráfego tem a função de criar e gerenciar todas as estratégias relacionadas ao engajamento do público nas mídias pagas onde a empresa está presente.
Dessa forma, os gestores de tráfego podem cuidar também de campanhas de inbound marketing e desenvolverem copies para anúncios, além de outras funções.
Fora essas possibilidades esporádicas, vamos conferir abaixo quais são as principais demandas atendidas e requisitadas de um gestor de tráfego no mercado:
- Gerar estudos de palavra-chave e públicos para planejamento de campanhas;
- Desenvolver, criar e otimizar o planejamento de campanhas e métricas de mídia paga;
- Distribuir a verba entre os canais de mídia paga;
- Analisar e segmentar as campanhas de mídia;
- Criar contas, perfis ou gerenciadores de campanhas para os clientes;
- Analisar o desempenho das campanhas e seu impacto nas estratégias de marketing;
- Criar relatórios ou Dashboards para mensuração de resultados.
Ao somarmos todos esses pontos, poderemos perceber também o papel do gestor de tráfego no aumento das vendas do negócio.
A Importância do Gestor de Tráfego no Mercado Atual
O gestor de tráfego, além de ser um especialista em anúncios, também age como um estrategista para aumentar o público qualificado do site e as oportunidades de negócio. Ou seja, auxilia nas vendas.
Para fechar um negócio, é preciso transformar o visitante do seu site em um lead, e para transformar o visitante em lead, é necessário levar o usuário até o canal escolhido. É aí que o gestor de tráfego entra, pois sem uma boa gestão de tráfego, não haverá um bom volume de visitantes e nenhuma estratégia poderá ter sucesso.
Leia também: O que Aprendemos Investindo R$361 mil em Anúncios Online
Quais Tipos de Gestor de Tráfego o Mercado Precisa em 2022?
São muitos os canais e mídias que trazem o tráfego atualmente. Por isso, separamos aqui as principais áreas que o gestor de tráfego pode atuar em 2022.
Confira!
Leia também: 18 Melhores Canais de Mídia Paga para Anunciar na Internet
Gestor de Tráfego de Instagram Ads
O profissional é o responsável por analisar e organizar todas as funcionalidades de marketing que o Instagram oferece.
Exemplo disso são as funções de: promover anúncios de posts, gerar conteúdo gratuito, realizar parcerias com outras marcas, sorteios etc.
Lembrando que o Instagram Ads está junto ao Facebook Ads, já que eles pertencem à mesma empresa, Meta.
Gestor de Tráfego para Facebook Ads
No Facebook Ads o gestor de tráfego está focado em gerenciar e direcionar os anúncios de uma campanha de mídia paga.
Seu envolvimento se encontra em todo o planejamento do projeto, inclusive nos tópicos envolvendo verba.
Gestor de Tráfego para Google Ads
O gestor de tráfego para Google Ads vai auxiliar você a criar campanhas de redes de pesquisa e display, entre outras. É ele que leva os visitantes certos e, consequentemente, leads qualificados para o seu site a partir dos buscadores como o Google.
Além disso, ele também deverá fazer o controle do custo de sua campanha paga, emitir relatórios, entre outras funções.
Gestor de Tráfego para Redes Sociais
Nas redes sociais, o gestor de tráfego saberá dosar o tipo de conteúdo, a periodicidade de postagens, o conhecimento sobre o público consumidor e dos algoritmos, além da forma de entrega do conteúdo.
Outros exemplos de redes sociais em que o gestor pode atuar são o TikTok Ads, LinkedIn Ads, Twitter Ads e Pinterest Ads.
Quanto Ganha um Gestor de Tráfego?
Segundo dados do Glassdoor, a média do salário de um Gestor de Tráfego no Brasil é de R$2.500,00.
Já o maior salário, também computado pelo site, foi de R$4.301,00, e o menor, de R$1.500,00.
Porém, é válido lembrar que existem profissionais desse ramo que atuam como freelancer/autônomos e acabam gerando salários maiores, conforme o nível de senioridade e os resultados proporcionados.
Leia também: Por que Você Deveria Criar uma Estratégia de Marketing unindo Mídia Paga e Marketing Conversacional
Principais Ferramentas que um Gestor de Tráfego Precisa Dominar
O gestor de tráfego pode, e deve, investir no conhecimento de ferramentas e softwares para melhorar o resultado de seu serviço.
Pensando nisso, separamos aqui algumas plataformas essenciais para o trabalho desse profissional.
Vamos lá!
Leia também: 18 Exemplos de Plataformas Para Captar Clientes Online – E seus Benefícios
1. Facebook e Instagram
Ambas mídias proporcionam um grande tráfego pago ou orgânico para os sites das empresas. Por meio delas, sua empresa poderá investir na criação de conteúdo, mídia paga e aumentar o engajamento com o seu público. Por isso, se atente aos seguintes pontos presentes nas configurações e funcionalidades das plataformas:
- Gerenciador de Negócios;
- Gerenciador de Anúncios;
- Relatórios e Insights.
2. Google Ads
Como já explicamos, uma das maneiras de “alugar” o topo das páginas do Google é por meio do Google Ads. Dito isso, saiba como manejar o planejador de palavras e como criar seus relatórios.
Leia também: Google Ads vs Facebook Ads: Qual o Melhor para Geração de Leads?
3. Excel
Lembra quando falamos da capacidade analítica do gestor de tráfego? Pois bem, o Excel será uma das plataformas na qual haverá a interpretação e manejo dos dados por parte desse profissional.
Apenas dessa forma será possível realizar futuras previsões e avaliar como estão correndo as estratégias implementadas.
Bônus: Leadster
A Leadster será aliada não apenas do gestor de tráfego, mas de toda a equipe de vendas e marketing de uma empresa.
Com o nosso chatbot você otimizará o tempo de sua equipe, oferecendo uma abordagem personalizada, instantânea e proativa aos visitantes.
Além de cativar a atenção do usuário, você estará gerando até 3 vezes mais leads, os qualificando 24 horas por dia e distribuindo-os com maior facilidade.
Como se Tornar um Gestor de Tráfego do Zero?
Para fechar nosso artigo completo sobre gestor de tráfego, vamos explorar o que você precisa para se tornar esse profissional tão importante nas estratégias de marketing.
Leia também: Plano de Mídia Paga 2022: Guia para Criar Anúncios Online
Conhecer sobre negócios
Conhecer sobre negócios, além de importante para o planejamento das estratégias, é um ponto “diferencial” em relação aos gestores que focam apenas no conhecimento sobre ferramentas e canais de marketing, por exemplo.
Por isso, invista nos seguintes pontos:
- Modelo de negócios da empresa para qual está trabalhando;
- Forças e fraquezas da marca;
- Diferenciais competitivos;
- Principais concorrentes;
- Visão geral do mercado;
- Cultura e visão da empresa;
- Quais são as relações internas entre os departamentos da empresa;
- Objetivos de marketing;
- Características e benefícios do produto.
Boa capacidade analítica
Você precisará analisar dados e métricas para oferecer um bom tráfego para o seu cliente.
Além do Excel, que já citamos acima, invista no conhecimento de plataformas como Google Analytics, Google Search Console e Google Data Studio.
Leia também: ROI e ROAS: Entenda a Diferença e a Importância de Cada Um
Boa comunicação
Pense que o gestor de tráfego precisa conversar com as diversas áreas de uma empresa, como marketing, vendas, customer success (CS), TI, suporte e produto.
Por isso, saber se comunicar é essencial para obter bons resultados de tráfego, uma vez que o profissional será responsável por apresentar relatórios e realizar apresentações.
Criatividade
A criatividade irá auxiliar o gestor de tráfego a sair do básico. O profissional precisará pensar em:
- Novas estratégias e objetivos de campanhas de mídia paga;
- Novas segmentações;
- Novas estratégias;
- Novos anúncios;
- Novas copys.
Copywriting
Saber um pouco sobre o que é copywriting pode ser visto como um diferencial no mercado.
Afinal, a maioria das campanhas quer persuadir o usuário a tomar alguma ação. Por isso, entender sobre essa estratégia é de grande ajuda.
Dica extra: Invista em livros
Para auxiliar você no aprendizado da escrita persuasiva, separei aqui algumas dicas de livros para você estudar. Confira:
- Gabay’s Copywriting Compendium – Jonathan Gabay;
- Manual da Boa Escrita: Vírgula, Crase, Palavras Compostas – Maria Tereza de Queiroz Piacentini;
- The Copywriter’s Handbook: A Step-by-Step Guide to Writing Copy That Sells – Robert W. Bly;
- Copywriting – Paulo Macedo;
- So You Think You Can Write? The Definitive Guide to Successful Online Writing – Julia McCoy.
Chegamos ao fim de nosso artigo completo sobre o profissional Gestor de Tráfego!
Se você quer impulsionar ainda mais os seus resultados de tráfego pago e orgânico, conheça mais a fundo o chatbot da Leadster. Fique tranquilo, não precisa pagar nada, basta fazer um teste gratuito por 14 dias!
1 comentário
Nagase - Gestor de Tráfego Pago · 10 de dezembro de 2023 às 08:13
Gustavo;
Parabéns pela postagem no blog sobre marketing digital! Seu conteúdo foi esclarecedor e inspirador. Obrigado por compartilhar seus conhecimentos de forma tão generosa. Seu trabalho é incrível e aguardamos mais conteúdos valiosos!
Grato
Nagase – Gestor de Tráfego Pago