Sumário
- 1 Qual a importância do marketing para as empresas?
- 2 O que é estratégia de marketing?
- 3 Como fazer uma estratégia de marketing?
- 4 Qual a diferença entre estratégia de marketing e plano de marketing?
- 5 Tipos de estratégia de marketing
- 6 O que é mídia paga?
- 7 O que é marketing conversacional?
- 8 Outras estratégias de marketing
- 9 3 motivos para criar uma estratégia de marketing unindo mídia paga e marketing conversacional
- 10 Conheça a proposta da Leadster que vai triplicar sua geração de leads
Se o seu site recebe tráfego orgânico bastante para alimentar a captação de leads, esta é uma excelente notícia!
Mas, infelizmente, não é a realidade para a maior parte das empresas.
Investir em mídia paga pode dar o pontapé inicial na sua estratégia de marketing (e ainda fortalecer outras ações, como o Inbound Marketing).
Uma estratégia consolidada de mídia paga combinada com o uso de marketing conversacional trará para a sua empresa tráfego melhor qualificado, leads mais interessantes e taxas de conversão mais altas.
Quer entender como obter resultados incríveis com esse combo?
Confira o artigo que preparamos para potencializar seus resultados com marketing digital.
Qual a importância do marketing para as empresas?
O marketing é a base para a empresa como um todo e não apenas para a questão de marca e divulgação.
É por meio do marketing que você pode atingir o seu público, se aproximar dele, educá-lo para, ao final, vender o seu produto ou serviço.
Vamos a alguns benefícios que o marketing leva para os negócios:
- Melhor forma de captar a atenção de clientes, seja por estratégia de marketing digital ou tradicional;
- Principal oportunidade para construir um relacionamento duradouro com o cliente;
- O objetivo do marketing é impulsionar os resultados da empresa, sempre pensando em alternativas de baixo custo e alto impacto;
- Ações de marketing são as melhores formas de se destacar no mercado;
- Estratégias de marketing bem estruturadas auxiliam no rumo da empresa até conquistar bons resultados;
- Iniciativas de marketing fogem do achismo e mostram autoridade, pois você terá segurança para investir em ações que comprovam resultados.
O que é estratégia de marketing?
Falamos desse conceito o tempo todo, mas você já parou para pensar o que é estratégia de marketing?
Quando citamos esse conceito, estamos nos referindo principalmente a um conjunto de ações que visam atingir as metas de divulgação, vendas e construção de uma imagem positiva para a marca.
Mas, não parando por aí, uma estratégia de marketing é o que vai aproximar você de seu público, construindo um relacionamento e realmente oferecendo algo que some na vida dos consumidores e não apenas “faça vender”.
Uma estratégia de marketing digital ou tradicional, envolve aspectos como metas, perfil de público-alvo, etapas de criação de conteúdo e indicadores de desempenho.
Com uma estratégia de marketing você poderá:
- Alinhar sua equipe de marketing aos objetivos da empresa;
- Vincular seus esforços às metas de negócios;
- Identificar e testar o que repercute com seu público-alvo;
- Explorar as tendências emergentes.
Como fazer uma estratégia de marketing?
Agora que você já sabe o que é estratégia de marketing, vamos entender como fazê-la.
Mas, antes de explorar o passo a passo para criar uma estratégia de marketing, vamos aos elementos essenciais para seu funcionamento.
Confira:
- Mix de Marketing (4 Ps do Marketing) – tenha bem definido qual o seu Produto, Preço, Praça e Promoção;
- Metas de marketing – pense em quais serão seus objetivos e quais os resultados a alcançar;
- Orçamento de marketing – qual será o investimento para cada etapa da estratégia e seus custos? Pense em qual será o valor disponível dentro de sua empresa que faça a estratégia correr bem;
- Análise competitiva – analise quais os pontos fortes e fracos da concorrência. Pense em como você pode se diferenciar dos demais e o que pode ser aproveitado;
- Personas sólidas – as personas vão representar o seu consumidor, serão o norte para a criação de conteúdo e abordagens futuras;
- Segmentação de Público-Alvo – assim que descobrir seu público e criar sua persona, veja como serão segmentadas as mensagens e conteúdo compartilhados com ele;
- Criação de conteúdo – o conteúdo é o elemento que fará sua estratégia andar, por meio dele que o consumidor será atingido;
- Bons canais de marketing – o conteúdo não é nada sem um meio de propagação. Por isso, invista em bons canais, além de estar presente naqueles que seu público também está;
- Ferramentas de qualidade – ter softwares ao seu lado fará com que sua estratégia de marketing tenham uma organização melhor, além de desafogar sua equipe de demandas que podem ser automatizadas, liberando “espaço” para ações mais urgentes e maior produtividade. Fora isso, as ferramentas também podem impulsionar as ações de sua estratégia;
- Métricas e principais indicadores de desempenho – esses são os aspectos que dirão a você se sua estratégia está dando certo ou não. Por isso, é necessário estabelecer KPIs apropriados.
São muitos elementos a se atentar e organizar, não é mesmo? Por isso, vamos conhecer agora o passo a passo de como criar sua estratégia de marketing.
Atenção: para facilitar ainda mais seu entendimento, já sinalizamos em qual etapa da criação da estratégia você pode utilizar os elementos citados acima.
Confira:
- Construa um plano de marketing – utilize os 4 Ps, orçamento e análise da concorrência;
- Crie as personas de compradores – lembre-se que as personas devem ser o reflexo de seu público-alvo;
- Identifique os objetivos – pense em quais são suas metas de marketing;
- Selecione as ferramentas apropriadas – pense em quais das ferramentas de qualidade você usará na estratégia;
- Revise sua mídia – os canais escolhidos por você concordam com a estratégia?;
- Audite e planeje campanhas de mídia – chegou o momento de criar o conteúdo e estabelecer as métricas de análise;
- Coloque tudo em ação!
Para fechar, você deve estar pensando em quem é o responsável por montar essa estratégia, certo?
Pois bem, nós podemos contar com um gestor de marketing – junto ao CMO (Chief Marketing Officer), caso a empresa tenha.
Fora isso, sempre conte com o alinhamento junto às lideranças de cada equipe dentro da área de marketing, como conteúdo, mídia paga, design, SEO, UX e, por fim, podemos contar também com a opinião de colaboradores da equipe de vendas.
Se você quer ir além e saber detalhadamente tudo que deve estar presente em sua estratégia e como fazê-la, recomendo esse vídeo do canal The Marketing Strategist:
Leia também: Equipe de Marketing Digital: Como Estruturar do Zero
Qual a diferença entre estratégia de marketing e plano de marketing?
Sabemos que, no dia a dia, podemos acabar utilizando estratégia e plano de marketing como sinônimos, porém, esse uso está equivocado.
Um plano de marketing está muito mais voltado a “burocracia”, ele é um documento físico que contém os detalhes sobre ações necessárias para atingir o objetivo da empresa. Nele podemos verificar os prazos, valores, entre outras particularidades.
A estratégia de marketing, por sua vez, é a ação descrita nesse documento. Ou seja, é a parte “prática”, aquilo que vai ajudar a cumprir o objetivo comum.
Dito isso, podemos afirmar que uma estratégia de marketing está dentro de um plano, mas não o contrário.
Tipos de estratégia de marketing
As estratégias e ações de marketing, de qualquer tipo, precisam estar alinhadas com o objetivo desejado pela empresa. É este o fator que norteia as decisões de marketing e aqui dividimos os tipos de estratégia assim, de acordo com o objetivo.
Aquisição de clientes
Estratégias alinhadas com o objetivo de aquisição de clientes estão entre as mais buscadas pelas marcas, principalmente quando estas precisam melhorar os resultados de vendas.
Para empresas que querem melhorar a aquisição de clientes, a combinação de mídia paga e marketing conversacional ou de conversação funciona muito bem, uma vez que ela aumenta a quantidade e melhora a qualidade do tráfego e dos leads.
Com isso, os resultados também são transformadores. Vamos falar sobre cada uma destas ferramentas e sobre como combiná-las logo mais, neste mesmo artigo.
Leia também: Growth Marketing: Entenda o que é e Aprenda a Implementar
Reconhecimento de marca
Já a estratégia que tem como objetivo o reconhecimento, foca em posicionar a marca na mente dos consumidores e fazê-lo de forma positiva.
Aqui, o marketing usa ações, linguagem e estratégias para que seja lembrada no momento da compra ou para que conquiste autoridade como referência de mercado.
Leia também: Marketing de Eventos: Quais as Principais Estratégias para Atrair Pessoas
Nutrição de contatos
Já a estratégia com objetivo de nutrição de contatos é a ideal para empresas que já têm uma boa base de leads e que precisam se comunicar com eles.
Ela também é imprescindível para trabalhar outras fases do funil de vendas e encaminhar o consumidor em potencial através da jornada de compras, até se tornar um cliente.
As estratégias podem, é claro, ser combinadas, mas o objetivo deve sempre direcionar os esforços e investimentos principais.
O que é mídia paga?
É definido como mídia paga tudo o que envolve anúncios criados para promover uma marca.
Quando falamos em mídia paga no ambiente online estamos nos referindo aos anúncios e campanhas criadas em canais como Facebook, Instagram, Google, Youtube, Twitter, LinkedIn e tantas outras plataformas.
De acordo com a empresa americana de pesquisa e coleta de dados eMarketer, a expectativa é de que, globalmente, as empresas invistam em mídia paga online cerca de $517.51 bilhões de dólares em 2023.
Você também pode se interessar pelo post 11 Exemplos de anúncios de Facebook: como escolher o melhor.
Como desenvolver uma estratégia de mídia paga
Para desenvolver campanhas relevantes de mídia paga é recomendado procurar um profissional especializado, para que seu investimento seja bem aproveitado e atraia um tráfego de qualidade para seu site e suas páginas de conversão.
Selecionamos aqui algumas dicas:
- Entenda qual é o seu objetivo com cada campanha;
- Determine o público-alvo que quer atingir;
- Invista em bons anúncios, com boa qualidade visual e com textos persuasivos;
- Levante a verba disponível e divida entre os canais que você quer cobrir;
- Escolha os formatos dentro das plataformas;
- Ative as campanhas e acompanhe os resultados;
- Faça testes e invista naqueles que apresentam melhores resultados.
Seguindo a lógica do funil de marketing: é preciso gerar uma grande quantidade de leads no topo, para que, a cada etapa de conversão, uma parte dos contatos avance em direção à compra.
Por isso a geração de leads é importante. E, mais do que isso, a geração de leads qualificados.
Existem ferramentas específicas dentro da criação de campanhas de mídia paga para que os anúncios atraiam um público relevante, mas muitas vezes usuários que não fazem parte desse perfil determinado acabam sendo impactados.
Combinar o tráfego gerado pela mídia paga com a qualificação realizada pelo marketing conversacional garantirá leads muito mais interessantes para o seu marketing e comercial e muito mais interessados na solução que você oferece.
O que é marketing conversacional?
O Marketing Conversacional possibilita conversar em tempo real e de forma personalizada com seus visitantes, com objetivo de ajudá-los em seu processo de decisão de compra.
Através de um assistente virtual ou chatbot, você traz o seu visitante para uma conversa interativa.
Dessa forma, capta os dados de contato e qualifica o lead realizando perguntas de qualificação que geram engajamento com os visitantes do seu site institucional, landing pages e blogs, aumentando as taxas de conversão.
Como desenvolver uma estratégia de marketing conversacional
Para criar uma estratégia deste tipo, é importante entender como o contexto de aplicativos de mensagens instantâneas que transformaram a forma como nos comunicamos com outras pessoas.
São mais de 5.22 bilhões de usuários de telefones móveis em todo o mundo.
Isso também mudou a expectativa que os consumidores têm ao entrar em contato com uma marca. São esperadas agilidade, personalização e comodidade. E grande parte disso está incluso no mundo digital.
As empresas já sabem disso: hoje, 46% de todo o gasto em publicidade e marketing está atrelado ao investimento no digital.
Ferramentas como chatbots e assistentes virtuais fazem parte do marketing conversacional, e possibilitam a personalização das interações conforme as necessidades e respostas do usuário.
Esse tipo de ferramenta simula uma interação humana e fluida, mais próxima de um atendimento realizado por um atendimento pessoal.
A automatização dos processos e das ferramentas no marketing conversacional é o que permite que a interação seja escalável, de forma que não exista limite para a quantidade de atendimentos.
A análise de resultados também é simplificada e muito mais confiável, já que os dados ficam registrados nos dashboards das ferramentas contratadas.
Para saber como criar uma estratégia completa de marketing conversacional acesse nosso conteúdo: Marketing Conversacional: O Guia Completo.
Outras estratégias de marketing
Lembre-se que nem sempre você terá o tráfego orgânico ao seu lado, pois conquistá-lo é um desafio. Por isso, explorar novas alternativas como marketing conversacional e mídia paga pode ser a solução, mas também não devemos parar por aí.
Dentro do mundo do marketing existem inúmeras estratégias possíveis.
Vamos apenas citá-las aqui, porém, eu aconselho você a dar uma olhada mais aprofundada no nosso texto sobre: Tipos de Marketing: 39 Estratégias Para Sua Empresa.
Vamos às estratégias!
- Marketing Digital
- Marketing Offline
- Outbound Marketing
- Inbound Marketing
- Marketing de Conteúdo
- Marketing de Performance
- E-mail Marketing
- Marketing de Redes Sociais (Social Media Marketing)
- Marketing de Busca (Search Engine Marketing ou SEM)
- Mobile Marketing
- SMS Marketing
- Video Marketing
- Geomarketing
- Marketing de Proximidade
- Remarketing
- Real Time Marketing
- Co-marketing
- Cross Channel Marketing
- Marketing Integrado
- Marketing Direto
- Marketing Indireto
- Marketing Estratégico
- Marketing Operacional
- Marketing Reativo
- Marketing Proativo
- Marketing Multinível
- Marketing de Afiliados
- Marketing de Utilidade
- Marketing de Relacionamento
- Marketing de Comunidade
- WhatsApp Marketing
- Marketing de produto
- Marketing boca a boca
- Endomarketing
- Marketing de guerrilha
- Marketing sensorial
- Marketing pessoal
- Marketing viral
- Marketing Conversacional
3 motivos para criar uma estratégia de marketing unindo mídia paga e marketing conversacional
Se até aqui você ainda não estiver convencido do potencial de combinação da mídia paga e do marketing conversacional, ainda tem mais.
Confira 3 motivos para investir nestas estratégias de forma integrada:
Tráfego qualificado
Campanhas de mídia paga bem criadas e monitoradas vão atrair o público certo para seu site e páginas de conversão.
Os anúncios segmentados despertam curiosidade no consumidor, independente da maturidade dele em relação à compra.
Para isso, é preciso, mais uma vez, se atentar ao objetivo de marketing.
O número de acessos aumentará, bem como a qualidade deste tráfego.
Leads qualificados
Transformar seus contatos (leads) em leads qualificados significa concentrar os esforços do seu time de vendas em oportunidades mais propensas a se tornar um cliente da sua marca.
Com tráfego qualificado, as chances de converter leads qualificados também aumentam.
Se, em adicional, você utilizar ferramentas de marketing conversacional, esses visitantes de tráfego qualificado terão atendimento personalizado e, de quebra, a sua marca conquista informações relevantes logo no primeiro contato com a sua empresa.
É a isto que se propõe o marketing conversacional, com ferramentas como assistentes virtuais e chatbots.
Com um atendimento automatizado e, ainda assim, personalizado, você consegue trabalhar de uma forma mais dinâmica do que com formulários estáticos, capta dados do seu lead e já começa desde o começo da interação a qualificar esse contato.
Resultados a curto prazo
Essa combinação de tráfego qualificado + geração de leads qualificados entrega resultados em curto prazo, já que potencializa a conversão de consumidores que já chegam numa fase mais avançada no funil de vendas.
Conheça a proposta da Leadster que vai triplicar sua geração de leads
Se você já investe em mídia, temos certeza que podemos melhorar a conversão do seu site apenas mantendo o seu investimento atual.
Criamos uma Metodologia Própria de Marketing Conversacional unindo 5 anos de aprendizado na construção de chatbots com as melhores práticas de otimização de conversão online.
As chamadas inteligentes geram quatro vezes mais engajamento e 3 vezes mais conversões, pois você pode oferecer exatamente o que o cliente procura dentro do processo de compra.
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