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/ / Marketing de serviços: o que é, diferenças e como ter sucesso

O que é exatamente o marketing de serviços? Qual é a sua diferença em relação aos outros tipos de marketing? 

Essas são as perguntas que todo mundo que trabalha em empresas de serviços se faz em algum momento. 

E em muitos casos, é difícil encontrar a resposta. O marketing de serviços é muito parecido com os outros tipos de marketing hoje, porque foi ele que inaugurou o Inbound Marketing, a maior metodologia de marketing do mundo contemporâneo. 

Existem algumas particularidades bem grandes quando falamos de marketing de serviços. Mas ao mesmo tempo, essas particularidades foram tão bem trabalhadas ao longo dos anos que já existe toda uma sistematização na forma de criar campanhas e gerar vendas. 

Hoje vamos conversar aqui nesse texto sobre todas as faces do marketing de serviços: como ele conversa com o Inbound Marketing, como ele trabalha as mídias pagas, como ele gera leads e como ele faz vendas. 

Mas primeiro, vale muito a pena a gente conversar melhor sobre de onde vêm os principais preceitos do marketing de serviços hoje. 

Vamos começando? 

O Marketing de Serviços e o Inbound Marketing

O marketing de serviços foi o responsável pelo surgimento do Inbound Marketing no mundo? 

Mais ou menos. O próprio termo Inbound Marketing foi criado por Dharmesh Shah e Brian Halligan, os fundadores da HubSpot. 

A HubSpot é uma uma empresa SaaS, ou seja, ela vende software como um serviço. 

Basicamente, as empresas SaaS combinam uma estratégia de vendas com foco em um produto com um suporte e customer service que se parece muito com o oferecido por empresas de serviços. 

É uma mistura que deu muito certo para o cenário tech. No caso da HubSpot, o produto é vendido online, mas a partir do momento que você compra, você recebe um suporte característico do setor de serviços. 

Nesse cenário, surgiu o Inbound Marketing: a metodologia uniu a complexidade das vendas de serviços com as facilidades do marketing digital, criando assim uma ponte entre o difícil e o fácil. 

Nós temos dois textos aqui no blog que explicam perfeitamente essa relação. Depois de ler esse daqui, recomendo muito que você volte nesses três para entender realmente como o Inbound Marketing e o marketing de serviços dialogam.

Saiba mais: 

➡️ Inbound Marketing em 2024: Guia para Começar ou Expandir

➡️ O Processo de Vendas SaaS: Construa, Escale e Lucre Alto!

Mas já que estamos falando sobre as necessidades específicas que o marketing de serviços traz, que tal a gente expandir esse assunto um pouco mais? 

Vamos entender primeiro quais são as principais particularidades do processo de vendas de serviços. 

E depois vamos entender como o marketing, especialmente o Marketing Inbound, trabalha para resolvê-las — e até monetizá-las. 

Vamos lá? 

Os principais desafios do marketing de serviços

O marketing de serviços carrega em si alguns desafios que existem há décadas. 

Precisamos entender que o que estamos conversando aqui, na verdade, já está acontecendo há muito tempo. As empresas de serviços existem desde que o mundo é mundo. 

Aliás, a primeira reclamação do mundo aconteceu em 1750 A.C., quando Ea Nasir, um comerciante da mesopotâmia, vendeu lingotes de cobre para Nanni, um ferreiro que não gostou da qualidade do serviço e enviou uma reclamação por tabuleta cuneiforme. 

🗿 Desvende o tesouro: Evolução do marketing: da Mesopotâmia a Philip Kotler

Desde o século XIX, com o surgimento da publicidade moderna, o setor de serviços vem entendendo quais são suas limitações e buscando formas de contorná-las.

Temos um texto aqui no blog que traz os melhores livros de marketing que falam sobre esse assunto e sobre alguns outros também. Vale a pena ler depois desse texto! 

Mas por enquanto, vamos entender melhor quais são os principais desafios do marketing de serviços. Logo depois, vamos entender como contorná-los. 

Tudo pronto por aí? 

A geração de demanda

O setor de serviços tem como base fundamental no marketing a geração de demanda, especialmente quando tratamos de serviços localizados e regionais. 

Esses, não por acaso, correspondem à maior parcela de empresas ativas no Brasil hoje, segundo o IBGE. 

A questão é que muitas empresas de serviços , senão todas, estão “presas”: elas oferecem um serviço de acordo com a demanda. Para cada serviço realizado com sucesso, a demanda por ele cai. 

Por exemplo: uma empresa de instalação de ar condicionado. Para cada ar instalado, é um ar a menos para ser instalado na cidade. 

É diferente de uma loja de roupas, por exemplo: quem compra uma, compra duas, três, quatro blusinhas 😅

Por conta disso, as empresas de serviço perceberam muito cedo que é necessário gerar demanda. A instalação do ar requer manutenção periódica. A desinstalação precisa ser feita por profissionais. E assim vai. 

Temos um texto que fala melhor sobre isso aqui no blog. Mas aqui nesse texto mesmo ainda vamos conversar melhor sobre as soluções para a geração de demanda: 

➡️ [GUIA] O que é Geração de Demanda e por onde Começar

A fidelização de clientes

Outro desafio no marketing de serviços é a fidelização de clientes, que se torna mais complicado quando os serviços não precisam ser repetidos com frequência. 

É o caso do ar condicionado, por exemplo. A primeira manutenção na instalação vai acontecer um ano depois. E a desinstalação não tem nem data. 

A fidelização de clientes no marketing de serviços, é claro, vai depender também da complexidade do serviço oferecido. 

Do mesmo jeito que ela é complicada para a instalação do ar condicionado, ela é mais simples para outras empresas, como uma oficina mecânica, por exemplo. 

Porém, a preferência aqui é pelo serviço prestado, não por uma marca. E o serviço prestado é muito difícil de padronizar, ao contrário de um produto simples. 

Ainda no exemplo da oficina mecânica: você pode garantir 9 ótimos atendimentos em 10. Mas esse 1 pode acontecer a qualquer momento, e te fazer perder clientes. 

Ao mesmo tempo, se você compra 10 caixas de chocolate BIS, é muito provável que todas elas vão ter o mesmo sabor, a mesma embalagem e oferecer a mesma experiência. 

A fidelização de clientes no setor de serviços, então, é bem mais complicada de fazer. 

Temos dois textos que falam sobre isso. Deixe salvo para ler depois: 

➡️ Retenção de Clientes: 12 Dicas Essenciais para Medir Resultados

➡️ Marketing de Relacionamento: Como Fazer do Zero? [+EXEMPLOS]

Encontrar novos mercados

Outra dificuldade do marketing de serviços é encontrar novos mercados para as soluções sendo desenvolvidas. 

Isso é muito comum em empresas que passaram anos fornecendo os mesmos serviços, mas acabam esbarrando na limitação da demanda. 

De repente, a empresa que já funciona de uma forma há muito tempo se vê pressionada a desenvolver novas soluções e abordar um mercado completamente novo. 

Mas veja bem: isso é uma benção e uma maldição ao mesmo tempo. 

Ao mesmo tempo que as empresas de serviços conseguem desenvolver esses novos serviços sem gastos muito grandes — o varejo precisa investir na criação de produtos novos, por exemplo — entrar nesse novo mercado é bem difícil. 

Aliás, encontrá-lo é a primeira dificuldade. Depois, é necessário entender como a concorrência já está atuando. E por fim, desenvolver estratégias de marketing. 

Tudo isso leva tempo e exige investimentos. E pode ser que o novo serviço não tenha a tração esperada inicialmente. 

Desenvolver novos serviços

O próprio desenvolvimento de novos serviços também é um desafio para empresas de serviços. 

Muitas vezes, o desenvolvimento inicial dos serviços da empresa passa por pessoas que já faziam esse trabalho antes. 

Por exemplo: alguém que trabalhou com marketing por 20 anos decidindo abrir uma agência. Ou o caso do ar-condicionado — a pessoa passa anos instalando e decide abrir a sua própria empresa. 

O desenvolvimento de novos serviços quando a empresa já está funcionando exige alguns passos que são bastante complicados de tomar. 

É necessário encontrar novos especialistas, apresentar a ideia, pensar em como o serviço vai ser realizado, identificar novos mercados, lançá-lo, colher feedbacks e trabalhar a geração de demanda. 

Tudo isso exige tempo e investimento. E aí, será que vale a pena investir no novo ou continuar colocando recursos no que já está tendo sucesso? 

Acompanhar as mudanças do público-alvo

Hoje em dia tudo muda muito rápido. 

Veja, por exemplo, o caso da HubSpot. Quando ela iniciou seu trabalho de geração de demanda, pouca gente sabia o que era Inbound Marketing. 

Ou seja: educar o público-alvo era muito mais fácil, pois o conceito era completametne novo. 

Mas a partir do momento que a HubSpot abriu essa porta, tudo mudou: várias agências começaram a surgir e a seguir todas as estratégias que a HubSpot determinou. 

E vários outros produtos/serviços surgiram também na concorrência. Em questão de um ou dois anos, o público que estava começando a conhecer sobre o Inbound passou a ser muito bem informado por vários outros. 

Isso está acontecendo com todos os setores de serviços hoje. O público-alvo muda muito, porque o marketing vem impulsionando as empresas a patamares que elas nem imaginavam ser possível atingir. 

Para cada serviço tem um app. Agora, todo mundo atende pelo WhatsApp. Existem blogs de praticamente todos os setores imagináveis. 

Você vai estar lidando com um cliente que se informa muito sobre seus serviços antes dele sequer te conhecer. 

Os departamentos de marketing hoje precisam levar isso em consideração: todas as dicas que vamos ver juntos aqui no blog já estão sendo seguidas por outras empresas de serviços há muito tempo. 

O público-alvo mudou e continua mudando. 

Dados sobre o setor de serviços para entender melhor o segmento

Inteligência artificial para analisar dados

Acima, citamos as cinco maiores dificuldades de fazer marketing de serviços. Agora precisamos entender como esses desafios impactam o setor como um todo. 

Vamos conversar já já sobre as soluções para esses cinco principais desafios, mas antes, que tal a gente limpar o paladar rapidinho?

Trouxe aqui dados da edição 2024 do Panorama de Geração de Leads da Leadster relacionadas ao setor de serviços. 

Vamos analisar como está a conversão geral do setor, de onde os clientes costumam vir e mais várias outras estatísticas bem bacanas sobre o setor. 

Entendendo os dados, fica muito mais fácil entender como essas dificuldades podem ser contornadas, e também quais são os pontos que exigem mais atenção dos profissionais do marketing de serviços. 

Para baixar o estudo completo, clique no banner abaixo! 

A taxa de conversão do setor é de 3,66% 

Em 2021, a taxa de conversão do setor de serviços estava em 6,67%. 

Agora, em 2024, ela chegou a 3,66%, um recuo bem grande que pode ser visto ao longo de todo esse período. 

Isso se deve a vários fatores. A situação econômica do Brasil passou por um momento de crise nessa época, com a pandemia, alta do dólar, aumento da taxa de juros e um crescimento no desemprego. 

Veja os dados completos logo abaixo: 

As mídias pagas são as campeãs na geração de leads para o marketing de serviços. 

O Google Ads ficou com uma taxa de conversão de 3,77%, enquanto o Meta Ads ficou em 3,71%. 

Esses dados também estão em trajetória de queda, perdendo mais de 2 pontos percentuais desde 2021. 

Veja os dados completos logo abaixo: 

Taxa de conversão para bens e serviços é maior no desktop

Mas em qual dispositivo as pessoas mais se convertem no mercado de bens e serviços? 

Segundo nosso estudo, o desktop é o campeão nas conversões no segmento: o máximo que esse dispostivo chegou em conversões foi uma taxa de 10,05%, contra 9,45% no mobile. 

Mas essa vitória não é tão grande assim, na verdade. É praticamente um empate técnico. 

Isso significa que o marketing de serviços precisa ser mobile friendly, ou até mobile first. 

O que podemos entender é que praticamente a mesma quantidade de pessoas que se converte no desktop está se convertendo no mobile também. 

Veja os dados completos logo abaixo: 

35,92% dos acessos do segmento vêm da Busca Orgânica

As mídias pagas realmente são as grandes protagonistas na taxa de conversão, mas o tráfego orgânico tem seu papel também no marketing de serviços. 

Como o primeiro passo em uma estratégia de geração de leads é gerar visitantes para o site, ignorar a busca orgânica normalmente vai te deixar com muito menos pessoas entrando em contato com a sua marca pela internet. 

A taxa de conversão ser menor na busca orgânica também não é nenhuma novidade: aqui, a estrela é o marketing de conteúdo, que gera um volume de visitantes no site muito grande. 

Em números absolutos e em uma análise individual, as mídias pagas convertem mais. Mas olhando a quantidade de pessoas impactadas por anúncios e pela estratégia orgânica, fica claro que a segunda tem um valor tão grande quanto a primeira. 

Veja os dados completos logo abaixo: 

Olhando para o próximo gráfico, podemos perceber que o Google Ads ainda é o campeão na geração de leads. 

Ele é o que gerou mais leads para o setor de serviços em 2024, como é o esperado. 

A verdade é que o Google Ads é o principal canal que as empresas usam para as suas conversões, seja em leads ou diretamente em vendas. 

Outros canais não são tão populares porque não oferecem a quantidade imensa de segmentações que o Google consegue entregar. 

Veja os dados logo abaixo: 

O Índice de Maturidade Digital do segmento é de 6,69

O Índice de Maturidade Digital é uma métrica nossa, que criamos com base em três pontos principais: 

  • Uso de Mídias Pagas com expressividade em conversões; 
  • Uso do Tráfego Orgânico também com expressividade; 
  • Uso de CRM e sistemas de automação para nutrição de leads e controle de vendas.

Quanto mais empresas do segmento usando esses três recursos, melhor será o Índice de Maturidade Geral do segmento. 

O marketing de serviços está bem na média. Um bom score começa a partir do 7,0. 

Percebemos aqui que há uma necessidade bem grande de atualização no segmento. Mas considerando que ele existe no Brasil desde os tempos de Dom Pedro, a nota quase-sete está até bastante razoável. 

Te recomento muito acessar o estudo completo para entender melhor como o segmento de serviços se compara com outros. 

Mas se você quiser se aprofundar só nesse setor por enquanto, não tem problema: temos também um texto que fala especificamente sobre ele. Acesse logo abaixo: 

➡️ 9 Estatísticas Sobre o Mercado de Bens e Serviços no Brasil

Como ter sucesso no marketing de serviços? 

Como vimos, trabalhar o marketing de serviços é um trabalho complexo. 

Mas essa complexidade, na verdade, está mais na quantidade de trabalho a ser realizado, e nas várias ferramentas de marketing que precisam ser implementadas.

A realidade é que existem duas principais metodologias que você precisa entender no marketing digital para serviços: o Inbound Marketing e, dentro do Outbound Marketing, as mídias pagas. 

A questão é que essas duas metodologias são grandes guarda-chuvas compostos de métodos menores, que precisam ser aplicados para tudo dar certo. 

Vamos conversar sobre essas duas metodologias agora, e trazer também mais artigos que se aprofundam em cada um dos métodos necessários para sua aplicação. 

Marketing Inbound para serviços

O Marketing Inbound é uma estratégia muito fundamental para o marketing de serviços. 

Vimos, logo no início do texto, que um dos pontos de mais atenção do marketing de serviços hoje é a geração de demanda. 

A geração de demanda é um dos pontos mais fundamentais do Inbound Marketing, que trabalha com marketing de conteúdo justamente para resolver essa necessidade. 

Listei aqui abaixo quais são os métodos e ferramentas mais comuns no Marketing Inbound para serviços. Siga na leitura: 

Conteúdo para geração de demanda

A geração de demanda é um trabalho muito sensível e que leva bastante tempo para ser executado. 

Principalmente porque sua principal atuação é através do Marketing de Conteúdo. 

Basicamente, as empresas que apostam nesse método estão buscando encontrar quais são as dores que o seu serviço resolve na vida do seu público-alvo. 

E essas dores, uma vez identificadas, são resolvidas primeiramente através do conteúdo, que eventualmente vai chegar na venda ao passar pelo Funil de Marketing e Vendas

Importante: se você não sabe o que é o funil, é hora de ler o texto linkado acima. Quase tudo o que vamos falar aqui vai levá-lo em consideração. 

Um exemplo rápido: você trabalha com a manutenção de piscinas. A geração de demanda acontece quando você determina quais são os principais problemas que as piscinas apresentam, e como resolvê-los. 

Ela também atua no lançamento de novos produtos, educando o mercado a uma necessidade que talvez ele nem sabia que existia. 

Por exemplo: quem inventou a pastilha de ozônio precisou fazer um trabalho de geração de demanda para ensinar ao mercado que não é mais necessário adicionar cloro puro na piscina. 

Tudo isso é feito através de conteúdo, que pode tomar diversas formas: posts nas redes sociais, textos no blog, e-books mais aprofundados, vídeos no YouTube, webinars, lives e por aí vai. 

Geração de leads 

Com o público sendo educado, é necessário gerar leads qualificados através das pessoas que estão consumindo o seu conteúdo. 

Isso não é nada difícil. Você pode, por exemplo, instalar um chatbot no seu site e fazer a qualificação automática dos seus visitantes. 

Com os chatbots, também é possível entregar mais materiais para os visitantes, estimulando a conversão. 

A verdade é que a geração de leads funciona através de ofertas e Chamadas para a Ação — CTAs. 

Uma vez que seu público está bem educado, você começa a oferecer ofertas de acordo com seu estágio no Funil. 

Alguns exemplos: 

Para acessar esses materiais, é necessário deixar o e-mail. Assim que o visitante faz o download, ele entra para a base de leads da sua empresa. 

Importante: você vai receber visitantes que vão estar em qualquer uma dessas etapas. E cada uma delas têm ações específicas que você precisa seguir. 

Saiba mais sobre cada uma clicando nos links. Mas pensando em alguém que chega no Topo do Funil, é necessário fazer a nutrição de leads. 

Mais sobre isso agora: 

Nutrição de leads

A nutrição de leads é outro ponto fundamental no trabalho do marketing de serviços. 

Considerando a pessoa que acabou de entrar no Funil, é preciso criar fluxos de nutrição que vão levá-la por todas as etapas até a fase final, a venda. 

Esse fluxo de nutrição começa oferecendo mais conteúdo, mais material, para que a pessoa entenda tudo o que está relacionado com o produto e a sua necessidade. 

Ao longo das próximas etapas, uma abordagem mais comercial vai sendo aplicada, até chegar lá no Fundo, onde o contato costuma ser direto com vendedores. 

Esse trabalho normalmente é feito por e-mail, ainda mais quando aplicado no Marketing B2B. 

Mas no caso do varejo, ele é espalhado em vários tipos de conteúdo, incluindo unboxing, reviews por influencers, disparos de mensagens no WhatsApp e por aí vai. 

Temos um texto que expande mais sobre a nutrição de leads aqui no blog. Ele é fundamental para o marketing de serviços: 

➡️ O que é Nutrição de Leads e Como Fazer seu Fluxo de Nutrição

Organização em CRM de vendas 

Tudo o que estamos falando aqui é feito através de dois sistemas principais: uma plataforma de Inbound Marketing e um CRM de vendas

O CRM, nesse caso, funciona para coordenar os esforços da equipe de vendas com a equipe de marketing, mas é mais voltado para as vendas mesmo. 

É através dele que os leads vão chegar para os vendedores, e também é através dele que os vendedores consegue organizar as informações relacionadas ao progresso da venda. 

As plataformas de marketing têm uma finalidade diferente: elas organizam seus esforços na geração e nutrição de leads, te permitindo criar formulários, disparar e-mails e organizar a lista de leads. 

Contato final para fechamento da venda

O último passo para o Inbound aplicado no marketing de serviços é entrar em contato com os leads quentes que foram gerados pelo marketing. 

A classificação dos leads, por sinal, segue os seguintes parâmetros: 

  • MQL: lead qualificado pelo marketing e pronto para ser enviado para a abordagem pela equipe de vendas; 
  • SAL: lead aprovado pela equipe de vendas como qualificado. O processo de qualificação pelos vendedores começa a partir daqui;
  • SQL: lead qualificado pela equipe de vendas, pronto para receber uma proposta formal;
  • PQL: para o caso de empresas SaaS, são leads que já fizeram um teste no produto;

Existem outras nomenclaturas, mas essas são o suficiente pra gente entender a classificação geral. 

Temos um texto aqui no blog também que fala sobre esses pontos, acesse logo abaixo: 

➡️ MQL e SQL: O que são e Como Classificar seus Leads em 2024

Uma vez que os leads atingem a maturidade necessária, vendedores precisam entrar em contato com ele. 

Mas a forma que esse contato acontece varia bastante. Algumas marcas entram em contato por telefone. Outras, mandam e-mails personalizados. Há aquelas que têm tanta demanda que até esse contato é automatizado. 

De qualquer forma, essa é a parte mais crucial do trabalho. Ela precisa ser feita com bastante cuidado e afinco, já que é ela que justifica todo o trabalho feito até o momento. 

Marketing Outbound para serviços

O Marketing Outbound é um grande aliado do setor de serviços também, principalmente nas mídias pagas, mas não só nisso. 

O marketing de serviços, por sua característica muitas vezes limitada em relação às vendas — o que conversamos sobre geração de demanda — precisa estar sempre ampliando sua atuação. 

O Marketing Inbound resolve esse problema, mas não imediatamente. Na verdade, ele é famoso por ser um trabalho de longo prazo.

O Marketing Outbound é a solução que muitas empresas encontram para fazer caixa e garantir a expansão dos seus serviços na região. 

Ele só vem com um probleminha: seus custos são mais elevados e também são imediatos. 

As duas principais formas de trabalhar o Outbound no Marketing de Serviços são as seguintes: 

Mídias Pagas 

Aqui, destacam-se o Google Ads e o Meta Ads. 

Essas duas plataformas conseguem garantir ótimos resultados a curto prazo para o marketing de serviços. 

O único porém são os custos. E outro, relacionado aos custos, é o que acontece quando você pára de pagar. 

O Google Ads exige investimento, tanto nas campanhas que você faz quanto na contratação de profissionais especialistas. O Meta Ads é a mesma coisa. 

E quando você não paga mais, todos os resultados que você estava tendo com as mídias pagas simplesmente deixam de existir. 

Esse é o contraponto fundamental das Mídias Pagas, que o Inbound resolve mas a longo prazo. 

Temos dois textos que falam mais sobre isso e dão o mapa da mina para quem quer começar nas Mídias Pagas. Acesse logo abaixo: 

➡️ O que é e Como Anunciar no Google Ads

➡️ Social Ads: Como Usar as Redes Sociais para Gerar mais Leads

ABM 

O Account Based Marketing é outra estratégia de Outbound, essa bastante avançada. 

Basicamente, o ABM propõe abordagens Outbound (e algumas Inbound) para buscar os melhores perfis de leads para vendas

São perfis muito avançados, indo muito além da criação de um público-alvo abrangente, por exemplo. 

Normalmente, a lista de leads feita com ABM é bem pequena. A nível regional, ela pode chegar a ter até menos de dez leads, mas todos extremamente qualificados. 

Também temos um texto bem interessante sobre ABM que vale a leitura. Ele está linkado logo abaixo: 

➡️ O que é Account Based Marketing? Do zero à primeira conta

Telemarketing

Por incrível que pareça, nós estamos vivendo uma renascença do telemarketing. Pense: quantas vezes, só hoje, você recebeu ligações de alguma empresa? 

Empresas de serviço estão apostando pesado no telemarketing, mas o modelo de aplicação está deixando a desejar. 

É possível fazer um telemarketing ético: bons vendedores com uma boa lista de leads conseguem fazer ligações que não atrapalham ninguém, pelo contrário: até ajudam. 

Mas o maior trabalho aqui é justamente encontrar uma boa lista de leads qualificados. É por isso que, normalmente, as abordagens por telefone acontecem como um braço da estratégia de Inbound Marketing. 


E aí, ficou alguma dúvida sobre como o marketing de serviços funciona? 

Esse trabalho é bastante interssante de fazer, e o que eu estou te falando aqui não são suposições: eu mesmo fiz esse caminho várias vezes, trabalhando primariamente em empresas de serviços. 

Aqui na Leadster nós também somos uma empresa de serviços. Somos SaaS, oferecendo nosso software não como produto, mas como serviço também. 

E pensando nisso, me veio uma grande ideia: para complementar esse texto, o que você acha de conhecer nossos dados de marketing? 

Isso mesmo: tudo o que aconteceu no nosso marketing em 2023 está registrado em um webinar, que disponibilizamos gratuitamente. 

Para acessá-lo, você só precisa clicar no banner logo abaixo. Vou ficar te esperando, ok? 

Obrigado pela leitura e a gente se vê no próximo texto! 

Categorias: Geração de Leads

Beatriz Testa

Redatora na Leadster e jornalista em formação. Há 2 anos trabalhando com SEO, Marketing de Conteúdo, Hard News e muito mais!

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