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/ / O que é Dashboard, Como Criar e 5 Ferramentas Para Montar

O Dashboard é uma ferramenta para auxiliar na organização das informações, no monitoramento das métricas e na análise dos dados do negócio.

Quer entender em detalhes o que é dashboard, qual o valor dessa ferramenta, as dicas que devem ser seguidas e os erros que devem ser evitados?

Continue sua leitura e confira tudo isso e muito mais no post que preparamos sobre o tema! 

O Que é um Dashboard?

Gráfico com seta apontando para cima

Um dashboard é um painel, uma ferramenta de negócios.

Nele, inserem-se dados que auxiliam a monitorar e analisar as ações, estratégias e investimentos feitos.

Assim, o dashboard serve para visualizar informações relevantes para a tomada de decisões. 

Esse tipo de recurso pode ser utilizado para a empresa como um todo, para cada um dos setores ou mesmo para campanhas e ações mais específicas. 

Como a gente vai ver aqui ao longo do texto, existem vários tipos de dashboards que negócios podem usar. Cada um desses tipos tem uma finalidade e uma especialidade diferente. 

Por exemplo: a Leadster oferece um dashboard de marketing para os nossos clientes, buscando concentrar não só informações sobre o desempenho dos nossos chatbots para gerar leads, mas também outras relacionadas ao desempenho no marketing do seu site. 

Veja:

Nosso chatbot trabalha com a geração de leads. Por isso, nosso dashboard precisa trazer essas informações com destaque.

Só nessa primeira parte do dashboard você tem diversas informações na palma da sua mão: 

  • A taxa de conversão do seu chatbot; 
  • A comparação dessa taxa com o período anterior; 
  • A quantidade de leads gerados; 
  • Desses leads, quantos são completos (deixaram todas as informações);
  • Quantos leads foram para o WhatsApp
  • Quantas aberturas do chat você teve no período; 
  • A velocidade do seu site no PC e no smartphone; 
  • A comparação com o desempenho do seu segmento em geral; 
  • A conversão no Google Ads
  • A conversão no Facebook Ads.

É isso o que um dashboard entrega: a centralização completa de dados relevantes para o seu negócio dentro da especialidade da ferramenta escolhida. 

Esse segundo ponto é bastante fundamental. Existem inúmeros tipos de dashboard de acordo com o que a ferramenta contratada faz. 

Um dashboard do Power B.I., da Microsoft, é completamente diferente e entrega outros tipos de informações também bastante diferentes. 

Do mesmo jeito, um dashboard também não precisa ser complexo e avançado demais. Tudo o que ele precisa fazer é entregar as informações certas no momento que você precisa. 

Escolher um dashboard deve ser uma escolha sempre guiada pelo equilíbrio entre sua necessidade de dados e qual é a especialidade da ferramenta. 

E também é sempre importante lembrar que normalmente o dashboard vem como uma necessidade do próprio software. Ou seja: você contrata uma ferramenta para fazer algo específico e recebe junto o dashboard. 

Mas agora vamos entender com mais profundidade o que você ganha tendo um dashboard próprio para organizar seus esforços? Tenho mais alguns prints e exemplos para te mostrar:

Quais são os Benefícios de Utilizar Dashboards?

Mulher olhando pra cima com expressão de dúvida, ao lado de ícone de robô e alvo

As empresas só crescem e têm bons resultados financeiros se têm também um bom controle sobre as operações do negócio.

E esse é o fator mais relevante de um dashboard. Mas existe uma outra questão também que é provavelmente a mais importante: seus concorrentes usam. 

Não vou dizer todos seus concorrentes porque não conheço seu segmento, mas é bem provável que os que mais se destacam na sua área usam o poder dos dashboards para tomar decisões melhores e mais informadas. 

O uso dos dashboards já virou padrão. Hoje, não ter um é quase a mesma coisa que não trabalhar com computadores no seu financeiro, por exemplo. 

Isso porque praticamente todas as ferramentas SaaS que você contrata, não importa qual a especialidade, provavelmente vai te oferecer um dashboard junto. 

Por exemplo: seu concorrente trabalha com um CRM de vendas. Esse CRM traz junto consigo um dashboard com informações comerciais relevantes. 

Estar de acordo com as melhores práticas do mercado é o principal benefício de trabalhar com dashboards. Vamos ver mais algumas agora: 

Monitorar Indicadores em Tempo Real

Imagine que seu superior chega com a demanda de um relatório urgente.

Ou que você precise, em cima da hora, fazer uma apresentação para a diretoria.

Sair em busca dos dados, se eles não estiverem organizados, vai ser muito mais trabalhoso e também demandará um tempo que talvez você não tenha.

Com o uso de dashboards, você e sua equipe têm acesso a qualquer momento aos dados atualizados da área. 

Centralizar dados

Outra vantagem é que os dados ficam dispostos em um único painel.

Se você trabalha com marketing e vendas sabe como muitas das métricas ficam “espalhadas” em diferentes ferramentas e plataformas utilizadas pela equipe.

Então, com um dashboard como painel único, o acesso é simplificado e os dados mais importantes podem ser visualizados facilmente. 

Exemplo de dashboard criado para acompanhar a evolução de um objetivo específico. 
Exemplo de dashboard da performance de um estudo de caso em andamento.

Apoiar a tomada de decisão

Com dados precisos é possível tomar decisões que realmente são estratégicas — e que estão alinhadas com os objetivos principais.

Inclusive, é possível inclusive desistir de uma decisão que estava praticamente já tomada com o apoio das informações que um dashboard traz. 

Um exemplo: uma empresa quer expandir seus negócios para outro estado e sente que está na hora. 

Mas analisando o dashboard de vendas, os gestores comerciais percebem que apesar do volume de vendas estar expandindo, o ticket médio está baixando e o Custo por Aquisição dos clientes está aumentando. 

Então, apesar de parecer ótima a ideia de uma expansão pela quantidade de vendas que a empresa está vendo, seu resultado atual na verdade está até pior do que o período anterior. 

A organização de KPIs dessa forma permite que a sua empresa realmente saiba onde ela está pisando e evite passos em falso.

 Continue a leitura: Custo de Aquisição de Clientes: O que é e Como Reduzir o CAC

Facilitar a visualização dos resultados

Como o dashboard é uma ferramenta bastante visual (como você pode perceber nos exemplos acima), as informações e os resultados são compreendidos com facilidade, através de recursos como tabelas, gráficos, índices, números, porcentagens, comparativos, etc. 

A grande filosofia de design de um dashboard é sempre entregar o máximo possível de informações em uma primeira olhada simples, até de relance, para a tela. 

Essa filosofia fica evidente na forma como os dados são dispostos e também na possibilidade de criar relatórios contundentes, completos e tão simples de interpretar quanto o próprio dashboard. 

Exemplos de Dados que os Dashboards Oferecem

Agora que entendemos o que são os dashboards e quais são as maiores vantagens de trabalhar com um, também precisamos conversar um pouco sobre quais são os dados que eles oferecem. 

Como você viu ao longo do texto, dashboards diferentes entregam informações também diferentes. É a natureza da ferramenta. 

Mas que tipo de informações são as mais comuns de ver nos dashboards? Quais são as principais e mais gerais, aquelas que qualquer negócio consegue aplicar com ótimos resultados? 

Para entender, precisamos ver mais alguns exemplos de dashboards. E é isso que vai acontecer agora. Vem comigo.

Desempenho da Venda de Produtos

É bom a gente tirar esse espaço para mostrar alguns exemplos porque também conseguimos falar mais sobre as ferramentas onde os dashboards podem ser criados. 

Logo abaixo, você vê um exemplo de dashboard criado no Power B.I., uma das ferramentas mais robustas de Inteligência Comercial disponível no mercado hoje. 

Acompanhe os dados e eu já volto pra gente conversar melhor sobre eles: 

Exemplo de Dashboard

Esse é um modelo do Power B.I. focado em vendas, apresentando os principais KPIs para essa modalidade: faturamento, quantidade de vendas, ticket médio e o número de positivações. 

Através desse dashboard simples também é possível acompanhar o desenvolvimento de vendedores individuais, o ticket médio por produto e a evolução das vendas dentro de um período específico.

Esse é o tipo de dashboard mais popular hoje, podendo ser aplicado em todo tipo de empresa nos mais variados segmentos. 

Ao mesmo tempo, ele é bem mais utilizado no mercado B2B. Esse setor tem necessidades únicas, e ao mesmo tempo precisa estar sempre de olho no desenvolvimento das suas vendas. 

Por conta dessa necessidade, o segmento B2B precisa ser muito preciso e assertivo nas suas ações. A grande maioria das empresas da área simplesmente não consegue viver sem um bom dashboard de vendas

Mas, apesar desse ser o modelo de dashboard mais popular, ainda existem alguns outros também muito utilizados e que conseguem transformar completamente a operação de uma empresa.

Vamos para mais exemplos: 

Quantidade de Entregas Realizadas

Empresas que trabalham com a venda de produtos em qualquer segmento também precisam de um acompanhamento relacionado às entregas das vendas sendo realizadas. 

Essas informações são bastante importantes para identificar gargalos e corrigir o curso antes que o volume de vendas ultrapasse a capacidade logística. 

Esse tipo de dashboard, como você pode ver, é bastante específico. Muitas vezes ele acaba sendo parte de outro dashboard, geralmente de vendas. Eles também estão presentes na maior parte dos softwares ERPs. 

Mas, para realidades mais complexas, como uma indústria B2B, uma grande cadeia de varejo ou e-commerces com um grande volume de vendas, um dashboard próprio para a logística pode se tornar necessário. 

Status Dashboard | Supply Chain Dashboard Examples | Klipfolio

Nesse exemplo, fornecido pela Klipfolio, estamos vendo um dashboard de cadeia de suprimentos bem completo. 

Perceba que, além dos indicadores relevantes para a logística, esse dashboard tem integrações com o sistema de estoque da empresa, algo também absolutamente fundamental nesse tipo de painel. 

ROI Geral e Individualizado

Um grande exemplo de dashboard que mostra o retorno do investimento de alguma campanha ou ação que você está fazendo é o próprio Google Analytics. 

Através dele, você consegue acompanhar o desempenho individual de cada uma das suas campanhas via Google Ads, entendendo qual está sendo o preço de cada campanha e quais são os retornos que elas estão trazendo. 

Aliás, o Google Analytics também trabalha com outras informações, como a quantidade de acessos do seu site etc. Isso acaba sendo bastante útil para entender se o seu investimento em marketing de conteúdo, por exemplo, está tendo os resultados esperados. 

🤿 Se aprofunde: Google Analytics 4: Como Acessar, Configurar e Usar

Mas o Google Analytics trabalha só com informações relacionadas ao seu site e às suas campanhas. Outros dashboards mais aprofundados permitem um grande cruzamento de informações, resultando em informações ainda mais precisas. 

O interessante é que as plataformas de business intelligence e dashboards permitem um nível de personalização enorme, integrando várias ferramentas e análises para te entregar não só um dado, mas um indicador já com um nível prévio de interpretação. 

De Onde vem o Tráfego do Site

Esse também é um trabalho para o Google Analytics, mas existem várias outras ferramentas que também entregam um dashboard com informações sobre o tráfego do seu site. 

No Brasil, a plataforma de marketing mais popular hoje é a RD Station, e um dos pontos de destaque na sua dashboard é essa esquematização da Jornada de Compras

Indicadores do Dashboard

O SEMRush, outro exemplo de plataforma de marketing mas com foco em Search Engine Marketing, também oferece um dashboard similar, mas que vai muito além da quantidade de visitantes: 

O SEMRush te possibilita ver dados extraídos direto do Google Analytics, caso você faça a integração, ou com dados próprios da plataforma. 

E além dessa escolha, você também tem acesso a dados super completos relacionados ao seu marketing para o motor de busca, como a quantidade de páginas do seu site na primeira página (e suas posições nelas) e até dados dos seus concorrentes. 

Esse acompanhamento é fundamental para garantir que seu marketing digital esteja dando os resultados esperados. Dentro de uma estratégia assim, a quantidade de visitantes tem impactos diretos em todas as suas etapas do Funil de Marketing

De Onde Vêm as Conversões em Leads

O exemplo acima, da RD Station, começa a mostrar um pouco sobre o dashboard para geração de leads, mas não se aprofunda. 

Dashboards de marketing trabalham principalmente com a contabilização de acessos na sua página, a quantidade de visitantes convertendo em leads e quantos leads viram vendas. 

Essas são as principais informações que todos vão exibir. Claro que tem outras, mas hoje em dia é muito difícil encontrar um dashboard que não apresente essa tríade. 

Mas os dashboards não devem mostrar só quantos leads você está gerando. Eles também precisam disponibilizar a informação de localização desse lead: ou seja, de onde ele veio. 

Esse detalhamento é bastante importante, e ele deve ficar bem evidente e em posição de destaque no seu dashboard. 

Entendendo de onde seus leads estão sendo gerados, você consegue tomar decisões mais contundentes sobre o que você quer priorizar, o que está dando certo e o que precisa ser repensado etc. 

Resolução de Tickets e Suporte ao Cliente em Geral

Um outro ponto que não abordamos ainda sobre os dashboards é o atendimento ao cliente. 

E é interessante porque, na maioria dos textos que você vai encontrar pela internet, esse trabalho mal é mencionado. 

E isso sendo que softwares de atendimento omnicanal são muito populares no mundo inteiro — para algumas empresas, inclusive, eles são indispensáveis. 

Um dashboard de atendimento vai exibir informações como a quantidade de tickets abertos e resolvidos, o tempo médio de resolução, a nota no NPS e outras questões assim. 

Veja um exemplo logo abaixo, fornecido pela Zendesk: 

Aqui nesse exemplo, vemos três grandes categorias, cada uma com seus indicadores. Essas informações normalmente são bastante personalizáveis e vão de acordo com os seus próprios canais de atendimento. 

Praticamente todos os softwares que trabalham nessa área também vão oferecer essa dashboard. 

Porém, é super importante que você faça um teste da sua ferramenta escolhida antes para saber se as informações apresentadas no dashboard condizem com os dados que você precisa. 

Essas foram só algumas funcionalidades que eu quis te apresentar, e também alguns exemplos para que você consiga ver com mais clareza como um dashboard pode variar muito dependendo da sua principal funcionalidade. 

E já que estamos nesse assunto, acho uma ótima ideia conversarmos um pouco mais sobre os tipos de dashboards disponíveis no mercado. 

Vamos dar uma olhada? 

Quais são os Tipos de Dashboard?

Os dashboards são utilizados com diferentes finalidades, que definem de que tipo eles são.

Como a gente viu até agora, existem dashboards de todos os tipos, cada um com uma especialidade diferente e, portanto, exibindo informações diferentes. 

Existem dashboards 100% voltados para a exibição de dados voltados para auxiliar os gestores a tomarem as melhores decisões possíveis. 

Mas também existem aqueles voltados para o acompanhamento da saúde da empresa, que precisam ser acompanhados no dia a dia e que, embora ainda ofereçam bastante dados que podem ser usados estrategicamente, tem um foco maior no operacional. 

Aqui fiz uma listinha rápida mostrando os principais tipos “gerais” de dashboard, elencando onde cada uma dessas soluções que a gente conversou até agora se encaixa. 

Vem ver:

1. Dashboard Estratégico

A principal função desse tipo de dashboard é acompanhar a evolução em relação a um objetivo estratégico para o negócio.

Esse também é o formato buscado para tomadas de decisão, como a distribuição de recursos financeiros, as priorizações e as performances de diferentes áreas da empresa. 

Como vimos ao longo dos exemplos, o dashboard estratégico pode ser relacionado aos objetivos gerais da empresa, dando uma visão macro, ou relacionado aos objetivos micro. 

É possível, por exemplo, acompanhar só um indicador e seu desenvolvimento, e personalizar o dashboard de acordo com tudo o que você precisa saber sobre ele. 

Esse tipo de dashboard é mais comum no segmento de business intelligence, e pode reunir dados dos mais variados: tudo depende da empresa e das suas principais preocupações. 

2. Dashboard Operacional

Muito utilizado por cada setor para avaliar e acompanhar as métricas internas e relacionadas com os esforços desenvolvidos pelas equipes. 

Os dashboards operacionais estão alinhados com os objetivos do negócio, mas mostram informações das atividades da área, que servem de base para ajustes, otimizações e correções das tarefas. 

Ou seja: são dashboards que apresentam dados relacionados ao trabalho e aos trabalhadores. 

Um exemplo claro aqui são os dashboards de logística que conversamos mais cedo. Eles mostram a eficiência da empresa em realizar uma tarefa específica. 

 Você também pode se interessar: O que é Data-Driven Marketing, Vantagens e como Implementar

3. Dashboard Financeiro

Se o dashboard estratégico auxilia na decisão da distribuição dos recursos, o dashboard financeiro é totalmente voltado para monitorar a saúde financeira da empresa. 

Aqui não importa o tipo de empresa que você trabalha: ter um dashboard financeiro é fundamental para o seu desenvolvimento e sua própria sobrevivência. 

Dashboards financeiros vão mostrar questões como: 

  • A taxa de inadimplência; 
  • O quanto você tem para receber naquele mês; 
  • KPIs financeiros mais aprofundados e complexos; 
  • Capital de giro; 
  • Contas a pagar; 
  • Notas emitidas; 
  • Notas a receber; 
  • Controle de fornecedores; 

Dentre outras informações mais específicas para o seu negócio e a sua operação. 

4. Dashboard de Marketing

Dashboards de marketing se encaixam nos dashboards estratégicos, mas eles são tão específicos que merecem uma categoria própria, não é? 

Os dashboards de marketing são basicamente uma coleção de dados relacionados com a sua performance no marketing digital.

Nisso incluem dashboards de e-mail marketing, de marketing para motores de busca, marketing de performance etc. Tudo o que for marketing e for digital é possível adicionar a uma dashboard. 

5. Dashboard de Vendas

O dashboard de vendas é uma das principais funcionalidades de softwares relacionados às vendas, mais especificamente os CRMs.

Esse tipo de dashboard acompanha não só metas e a quantidade de produtos vendidos, mas atua também um pouco na parte operacional mostrando o desempenho individual dos vendedores. 

Dicas para Criar um Dashboard Efetivo

Mulher escrevendo em caderno

Entendido o que é dashboard e qual o tipo de ideal de acordo com a sua necessidade, chega a hora de partir para a montagem de um painel. 

Existem diversos modelos e ferramentas que podem ser buscados para seu setor e para a finalidade esperada, mas todos precisam que você: 

Defina o seu Objetivo

A primeira grande dica para criar seu dashboard é definir o objetivo principal e as metas que vão ser buscadas para atingir esse objetivo.

Por exemplo, se estamos falando em um dashboard de marketing, o objetivo principal da área pode ser o aumento na geração de leads qualificados.

Estabeleça Métricas e Indicadores

Depois, é preciso definir e incluir no dashboard os dados e as informações que devem ser monitoradas.

Para essa decisão, devemos pensar naqueles dados que estão alinhados com o objetivo e metas, relacionadas com o Retorno sobre o Investimento (ROI) e que providenciam informações para a tomada estratégica de decisões. 

Foque nos Dados Corretos

Além de acertar nas métricas, um bom dashboard deve reunir os dados com precisão — ou todo o acompanhamento necessário se perde.

Então, depois de escolhida a ferramenta utilizada, tenha certeza de que as atualizações e integrações estão inserindo os dados corretamente.

 Acesso no blog: 10 Melhores Softwares para CRM de Vendas em 2022

Principais erros ao criar um dashboard

Principais erros ao criar um dashboard

Veja quatro erros que podem ser observados no mercado e que são práticas das quais você deve fugir ao montar seu dashboard:

Inserir muitas informações sem relevância

Você pode se sentir tentado a incluir todas as informações no seu dashboard, mas essa não é uma boa ideia. Com muitos dados, o relatório se torna extenso, confuso e as informações relevantes acabam se perdendo.

 Leia também - Relatórios de Marketing: Como criar, Métricas e Templates

Utilizar Muitas Cores e Imagens

O dashboard é sim uma ferramenta visual e que faz uso de elementos para facilitar o entendimento rápido dos dados. Mas tome cuidado para não pecar pelo excesso. 

Entenda o que deve ter destaque visual no painel, escolha cores que rapidamente mostram as evoluções e métricas positivas e negativas e mantenha o foco visual em esquemas gráficos.

Fugir do Objetivo

Outra tentação pode ser incluir algumas métricas de vaidade, aquelas que parecem quantificar números relevantes, mas que na verdade não estão relacionadas aos objetivos do negócio.

Essas são métricas que por vezes acabam sendo incluídas por parecerem mais positivas.

Questione-se sempre sobre o impacto desses dados em relação ao objetivo principal. Eles se relacionam com ele? Se não, não devem ter espaço no dashboard de performance.

3 Principais Ferramentas para Criar um Dashboard

Selecionamos aqui três das principais ferramentas utilizadas pelo mercado para criar dashboards de painel único.

1. Google Data Studio

Para centralizar as informações de forma online, com modelos prontos e personalizados, além de ser de fácil leitura e visualmente atrativo, foi criado o Google Data Studio

Essa solução faz parte do pacote corporativo Google Analytics 360 e é gratuito.

Exemplos de dashboards do Google Data Studio:

2. Excel

No Excel (ou no Google Planilhas) também é possível criar um painel com os dados. 

A ferramenta é gratuita, mas existem algumas limitações em termos de integrações e esquema visual. É preciso um conhecimento mais aprofundado na ferramenta para conseguir inserir todos os dados desejados.

3. Power BI

O Power BI é uma ferramenta da Microsoft para construção de dashboards e que permite automatizar parte da atualização dos relatórios e visualizar os dados facilmente.

Com interface simples e com diversos modelos, a ferramenta oferece um teste gratuito a partir da criação da conta no site.

Exemplo de um dashboard feito com Power BI

E aí, ficou mais claro o que é dashboard e como essa ferramenta é útil para atingir os objetivos da empresa? 

Espero que sim. Voltando aqui no final em um assunto importante: viver sem dashboards hoje é praticamente impossível para qualquer empresa, especialmente as que trabalham no ramo B2B. 

Os dashboards são indispensáveis para quem quer tomar as melhores decisões e planejar a estratégia da empresa com foco no futuro. 

Então, minha recomendação de verdade aqui é que você busque uma solução de dashboard que faça sentido para a sua realidade e a aplique o quanto antes, ok?

E já que estamos falando sobre B2B, gostaria de te convidar para saber qual é o futuro do consumidor desse segmento. 

Tudo está cada vez mais diferente e mudando mais a cada dia que passa. Para conseguir lidar com essa velocidade intensa de transformação, você precisa de um apoio. 

Acesse nosso estudo hoje! Ele é grátis e já está disponível no banner abaixo, ok? Vou ficar te esperando: 

Categorias: Marketing digital

Fernanda Andreazzi

Especialista de Marketing na Leadster

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