Sumário
A quantidade de leads que você gera no seu site está diretamente relacionada com os fluxos de chatbot que você cria. Não te contaram essa? 😯
Mas claro: desde que você use um chatbot no seu site.
O texto de hoje serve justamente para te mostrar como isso acontece: vamos conversar sobre o que são os fluxos de chatbot, o que você precisa levar em consideração ao criar um e, caso você ainda não use a ferramenta, porque você deveria usar.
Hoje o assunto é esse: como configurar um fluxo de chatbot, quais são suas principais características e claro: como exatamente um chatbot consegue atuar na geração de leads.
E já vou começando o texto com uma dúvida muito comum: o que são os fluxos de chatbot e quais são os tipos que existem?
Vamos juntos que temos bastante pra conversar hoje. Começando agora.
Inserir banner de conversão já aqui
O que é um fluxo de chatbot?
Um fluxo de chatbot é uma forma de automação de marketing. Para que seu chatbot funcione, você precisa criar esse fluxo e configurá-lo de acordo com o seu objetivo.
Ou seja: o fluxo de chatbot é basicamente o que o seu usuário vai ver ao interagir com a ferramenta. Veja esse exemplo rápido e já voltamos na conversa:
Veja como o chatbot oferece uma saudação e um botão para o teste da plataforma. Esse em específico está na nossa home aqui na Leadster.
Quando alguém clica no botão, o chatbot continua desenvolvendo a conversa:
Conforme você vai respondendo e interagindo com o chatbot, ele vai te guiando para os próximos passos. Nesse caso, se decidirmos por continuar, ele vai captar algumas informações básicas e depois guiar o usuário pela nossa demonstração.
Isso quem desenha é você. E o nome desse desenho é fluxo de chatbot. Veja na prática como um funciona no gif:
Mas esse é um tipo de fluxo de chatbot, focado em gerar leads. Logo abaixo vamos conversar um pouco mais sobre as suas características e também entender o outro tipo que existe, o para atendimento.
Vem comigo:
Quais são os tipos de fluxos de chatbot?
Bom, o chatbot que acabamos de te mostrar é um chatbot para gerar leads. Isso significa que sua função principal no site é aumentar sua taxa de conversão.
Mas também existe um outro tipo de chatbot: o voltado para o atendimento e suporte no seu site.
Entender essa diferença é fundamental para que você consiga alinhar o que a ferramenta entrega com as suas expectativas e necessidades.
A geração de leads nunca foi tão necessária. O marketing digital hoje domina tudo. Dessa forma, gerar mais contatos com o seu site é uma necessidade urgente.
Mas estou me adiantando. Vamos saber um pouco mais sobre como funcionam os fluxos nesses dois tipos de chatbots mais comuns?
Chatbot para gerar leads
O chatbot para gerar leads é o seu parceiro no aumento da conversão no seu site.
Isso porque ele oferece, além de abordagens personalizadas, várias outras funções que te ajudam a gerar mais contatos todo dia.
A ideia do chatbot para gerar leads é simples. Ele fica na home do seu site ou em qualquer outra página específica. E, através dele, é possível oferecer qualquer tipo de oferta para o seu visitante.
Pode ser um teste grátis, como foi o caso do exemplo acima. Pode ser também a oferta de um material rico, ou um contato direto com a sua equipe comercial.
Esses chatbots também estão substituindo os formulários nas Landing Pages, que trabalham em um modelo muito datado de qualificação dos leads.
O chatbot para gerar leads faz parte de uma estratégia de marketing conversacional. Através dela você consegue o aumento na conversão e ainda várias outras vantagens. Veja, por exemplo, as funcionalidades do chatbot Leadster:
- Agendamento direto de reuniões;
- Qualificação do lead;
- Envio do lead para equipe comercial;
- Segmentação e nutrição;
- Criação de fluxos personalizados para cada página;
- Criação de textos para chatbot com IA;
- Mensagem personalizada de acordo com o canal de origem (Google Ads, Social Ads, orgânico etc.)
Dentre várias outras. Faça um teste gratuito para saber mais 😉
Chatbot de suporte e atendimento
Esse tipo de chatbot já existe há bastante tempo, sendo popularizado principalmente pela Zendesk, LiveChat e outras plataformas similares.
Basicamente, seu trabalho é guiar os usuários do seu site, leads e clientes em dúvidas cotidianas e necessidades específicas.
Esse tipo de fluxo de chatbot é altamente personalizado. Criar um é praticamente criar um roteiro de atendimento, mas um que acontece sem a interferência humana.
O chatbot para atendimento auxilia bastante nas rotinas da empresa, mas ele não gera leads. Sua principal função é fazer um atendimento inicial, ver se é necessário envolver um agente e guiar o cliente pelo processo.
Aliás, ele é fundamental nas suas rotinas de pós-vendas. Muita gente, inclusive, até prefere falar com um chatbot na hora da dúvida do que cair direto no atendimento com humanos.
Por conta da complexidade e da alta personalização que esses chatbots têm, vou me ater a como criar fluxos de chatbot para gerar leads nesse texto, tudo bem?
Então vamos conversar um pouco mais sobre isso agora:
Quais são os principais pontos a se considerar na hora de criar fluxos para gerar leads com chatbots?
Então já entendemos quais são os tipos de chatbot que existem e quais são as suas principais características, certo?
Os chatbots para gerar leads são, na sua maioria, compostos por fluxos super simples de criar. O que você precisa ficar de olho é a finalidade de cada um.
Por exemplo: um fluxo para teste da sua ferramenta, caso você trabalhe no setor de softwares SaaS, vai ser bem diferente de um fluxo para um material rico.
A maioria dos pontos relacionados à construção de um fluxo de chatbots para gerar leads são questões relacionadas não com o próprio fluxo em si, mas com a estratégia e o posicionamento do seu chatbot, que devem ser pensados antes.
Vamos elaborar um pouco mais sobre isso agora. Veja os principais pontos que você deve considerar na hora de montar seu fluxo de chatbots. Começando agora:
Abordagens personalizadas
Cada uma das suas abordagens precisa de uma personalização para converter mais.
É o que estávamos discutindo agora a pouco. Para um material rico, você vai precisar fazer um fluxo. Para um teste, outro. Para textos no blog, mais um.
Essas abordagens personalizadas fazem toda a diferença para quem está interagindo com o chatbot. E é um dos motivos dele ser muito melhor do que qualquer formulário em landing pages.
O nível de personalização deve incluir:
- Canal de origem: seu lead veio de onde? De um anúncio, organicamente do Google, das redes sociais? Leve isso em consideração na hora de pensar na melhor abordagem do chatbot;
- Conteúdo da página: o que seu visitante está lendo naquela página? O nível de personalização vai longe. Esse blog que você está lendo, por exemplo, tem um fluxo de chatbot específico para ele. Nossa home também. Nossas páginas de materiais ricos a mesma coisa.
Não ignore as abordagens personalizadas no marketing. Em um cenário onde todo mundo está competindo por atenção, esse é um jeito fácil de garantir que a sua marca prenda a do seu visitante. Veja um exemplo de diferentes chamadas para diferentes momentos do visitante do seu site:
Captura de dados
Todo fluxo de chatbot para gerar leads precisa captar contatos. Afinal, é isso que significa converter um lead, né?
Isso se dá através de uma ótima CTA. O exemplo dos formulários volta mais uma vez. Veja esse formulário aleatório e logo a gente volta na conversa:
E olha que ainda peguei um bom exemplo de um formulário sem muita burocracia!
Veja como mal há espaço para uma boa CTA. No topo, fica só uma mensagem genérica: “não deixe de assistir”.
Um chatbot consegue ir muito mais longe que isso sem “cansar” seu visitante. Se você colocasse 5 linhas de texto nesse formulário, ele ficaria praticamente inviável, mas em um chatbot seria uma conversa.
Então, aproveite a vantagem competitiva que seu chatbot te dá. Prefira fazer mensagens personalizadas e boas CTAs para o seu material — a tolerância para texto quando a abordagem é conversacional é muito maior.
Perguntas de qualificação
Além do melhor texto para o fluxo de chatbot, você também vai precisar pensar nas informações que você quer ter dos seus visitantes.
Para isso, você vai precisar definir quais são seus qualificadores — ou seja, o que garante que um lead gerado é interessante para a sua empresa em um contexto comercial.
Alguns exemplos:
- Localização geográfica;
- Orçamento disponível;
- Quantas pessoas trabalham na empresa;
- Faturamento;
- Que tipo de conteúdo te interessa;
- Poder de decisão (no caso B2B, é o clássico “quem decide pela compra na sua empresa?”).
Dentre outras questões mais específicas. O segmento B2B é um dos mais complicados de trabalhar, por isso ele vai precisar de bastante planejamento em cada página para garantir uma boa qualificação.
Além das perguntas certas para os seus fluxos de chatbot, você também vai precisar encontrar o melhor momento de fazê-las. Sempre leve em consideração o que abordamos no tópico acima, sobre a segmentação.
A cada nova oferta, você tem mais uma oportunidade de levar seu lead adiante no Funil de Marketing, então sempre peça todas as informações necessárias. 😉
Temos alguns outros textos que vão te ajudar muito nesse processo:
➡️ Geração de Leads Qualificados: O Que é e Como Fazer?
➡️ 50 Perguntas de Qualificação do Lead com Explicação
➡️ Qualificação de Leads: Dicas dos Especialistas para Receber Leads mais Quentes
Integração com ferramentas de automação
Esse é um ponto muito importante para a sua estratégia de marketing em geral. Seu chatbot para gerar leads simplesmente precisa de integrações com as outras ferramentas que você usa.
Isso auxilia seu processo colocando seu lead em contato instantâneo com qualquer outro recurso que você utiliza. Por exemplo: você pode gerá-lo pelo chatbot que ele imediatamente vai começar a receber seus e-mails de nutrição.
Aqui na Leadster essa é uma grande prioridade. Veja abaixo algumas integrações nativas:
Fluxos de nutrição
Já mencionei até agora um pouco sobre fluxos de nutrição, mas compensa a gente se aprofundar um pouco mais nesse ponto porque ele é muito útil na sua estratégia de marketing.
Um fluxo de nutrição é o que você vai fazer com leads que ainda não estão prontos para a compra — os de Topo de Funil e Meio de Funil.
O seu fluxo de chatbot consegue trabalhar alguns pontos de nutrição, como a identificação de outros materiais que seu lead já acessou no seu site.
Mas para fazer um fluxo de nutrição robusto, você vai precisar de uma ferramenta de automação de marketing como a RD Station ou a ActiveCampaign.
Através delas, você começa a enviar e-mails personalizados para o seu lead assim que ele converte no seu chatbot.
Por isso as integrações são tão importantes. Com elas, você não perde tempo e não tem nenhum trabalho manual de exportação de leads do chatbot para a ferramenta de automação de marketing.
Distribuição de leads
Na hora de fazer seu fluxo de chatbots, também é importante saber que é possível enviá-los para sua equipe comercial automaticamente, conforme eles vão chegando.
Essa configuração é uma das mais importantes para leads Fundo de Funil. Através dela é possível criar uma roleta de atendimento, onde os leads vão caindo para a equipe comercial um por vez.
E através da integração com o WhatsApp, a transição do chatbot para o atendimento direto no app é a mais simples possível.
Inclusive é possível ir até além disso. Olha só:
Geração de reuniões instantâneas
Na hora de criar um fluxo de chatbot, você também vai ter a opção de permitir que o seu lead agende uma reunião imediatamente, sem precisar por nenhum outro tipo de contato.
Funciona assim:
Seu lead escolhe qual é o melhor dia e horário para falar. E o horário é automaticamente criado no Google Calendar da sua preferência.
Temos dois textos bacanas que se aprofundam bastante nesses pontos que mencionamos até agora e até em alguns outros. Saiba mais no link abaixo:
➡️ Como Gerar Leads com Chatbots – 10 Ideias para Aumentar a Conversão
➡️ Textos para Chatbots: 59 Exemplos Com Foco em Conversão
5 exemplos de fluxos de chatbots reais
O melhor jeito de entender como fazer fluxos de chatbot é vendo na prática como eles realmente funcionam.
Para isso, separei aqui alguns fluxos que estão em atividade hoje aqui na Leadster. Vou te mostrar passo a passo quais são as chamadas, as ofertas e um pouco mais sobre a estratégia de cada um deles.
É claro que o seu fluxo de chatbot vai ser um pouco diferente. Você tem suas próprias motivações e estratégias para criá-los, então use os nossos mais como uma referência e um modelo para consulta, ok?
Para conversão em material rico
Para te mostrar na prática como fazer os fluxos do chatbot, não vou te mostrar o chatbot em funcionamento aqui, mas prints do próprio fluxo, ok?
Mas fique tranquilo que sempre vou trazer os links de onde os fluxos estão em funcionamento. Pode testar sem medo!
Nesse caso, o fluxo de chatbot que vamos analisar é o que está em funcionamento agora aqui nessa página que disponibiliza nosso material rico sobre criação de OKRs e KPIs.
O primeiro passo é a saudação:
Para fazer seu fluxo de chatbot, você vai precisar criar blocos na ferramenta e determinar o que eles são (se uma pergunta, mensagem etc.) e o que você quer dizer com eles.
Nesse caso, criamos duas mensagens e uma resposta para elas, descrita ali no “Iniciar”. Quando a pessoa clicar em “Quero receber”, o fluxo de fato começa:
Aqui estamos pedindo informações super simples, só o nome e o e-mail da pessoa. Isso também é configurado através de blocos com facilidade.
Para finalizar, damos uma última dica, agradecemos e seguimos com a entrega do material:
Veja como é possível inclusive configurar a URL do material direto no chatbot, sem a necessidade de enviá-lo por e-mail.
Vamos para mais um exemplo:
Fluxos com Inteligência Artificial
Você também pode usar a funcionalidade de criação de fluxos com inteligência artificial na Leadster.
O trabalho é bem simples. Primeiro, você precisa ter a Leadster instalada no seu site há pelo menos 7 dias para que a gente consiga analisar suas páginas mais lidas.
Depois, você só vai precisar seguir para a categoria “Criar fluxos com ChatGPT” e essa listona vai aparecer:
Essa lista indica suas páginas com as maiores quantidades de visualizações, assim como a taxa de conversão em cada uma delas.
Você pode criar o fluxo de chatbot clicando ao lado, em “Criar”, e usar as mensagens geradas pelo ChatGPT.
Dessa forma, você facilita o trabalho de ficar comparando seus resultados no Google Analytics para depois pensar em 10 chamadas únicas. Já fica tudo pronto na hora!
Para artigos no blog
Trouxe a questão dos textos no blog aqui porque eles têm uma particularidade.
A maioria dos seus fluxos vão ser individuais, para páginas específicas e falando algo também específico sobre essas páginas.
No caso dos blogs é um pouco diferente. Você pode agrupar vários textos similares em um único fluxo de chatbot.
Aliás, é até melhor que você faça isso porque estratégias de marketing de conteúdo robustas vão passar dos 100 textos publicados por ano facilmente. Criar um fluxo para cada um é bastante complicado.
Veja como os nossos ficam agrupados em uma das nossas categorias mais gerais:
E aí o fluxo segue como os outros: perguntando nome e e-mail inicialmente. Mas nesse caso, como estamos tratando do blog, ele tem uma leve variação: oferecemos um teste do produto ao final e indicamos que o lead agora está inscrito na nossa newsletter.
Veja:
Para cases de sucesso
No caso dos cases, o mais importante é que o seu visitante leia a página sem distrações.
Por isso, nosso fluxo é bem simples e o redireciona direto para uma página de testes do nosso produto:
Você pode acompanhar o fluxo completo em qualquer página de cases aqui na Leadster. No link você o acompanha no case da Contraktor.
Bom, chegamos ao fim dos nossos fluxos de chatbot! Espero que eu tenha te transmitido bem a facilidade de criá-los e o nível de complexidade que eles conseguem atingir para atender às suas demandas.
Mas você pode ver tudo isso na prática hoje ainda sem nem precisar cadastrar um cartão de crédito.
É só você clicar no banner abaixo e fazer um teste grátis da Leadster agora, sem compromisso.
Vou ficar te esperando, ok? Obrigado pela leitura e a gente se vê no próximo texto 😉
1 comentário
Caroline · 22 de outubro de 2024 às 14:10
Obrigada pela explicação. Ajudou bastante!